Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior

Arquivos de Impressão: Tamanho A4 (pdf), Tamanho A5 (pdf), Texto (txt).

Cartazes Disseminadores
do
Grupo de Aprendizes da Informação Aberta
GAIA

Sumário

Livro de Urantia
    1.1  Livro de Urantia - Parte I
    1.2  Livro de Urantia - Parte II
    1.3  Livro de Urantia - Parte III
    1.4  Livro de Urantia - Parte IV
Princípios da Fraternidade Humana
Carta com Propósitos e Planejamento do GAIA
Diálogos Baseados no Livro de Urantia
    4.1  Diálogo: Jesus Humano e a Salvação
    4.2  Diálogo: Medicina Nutricional Preventiva
    4.3  Diálogo: Famílias Unidas em um SPEL
    4.4  Diálogos: Psicologia Espiritualizada
    4.5  Diálogos: Educação Integral (Religião, Ciência, Família e Escola)
Página inicial do GAIA
    5.1  Alma Engrandecida
    5.2  Mente Espiritualizada
    5.3  Alimentação Natural e Saudável
    5.4  Cura Natural do Câncer
    5.5  Medicina Oral e Toxicologia
Vida saudável e medicina nutricional
    6.1  Medicina Nutricional Preventiva
    6.2  Revolução Antienvelhecimento
    6.3  Terapia Nutricional do Doutor Max Gerson
    6.4  Vencendo o Assassino Número Um
    6.5  Doenças Degenerativas
        6.5.1  Vegetarianismo e Saúde
Defendendo o cérebro das drogas materiais
    7.1  A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema
    7.2  Intoxicação Cerebral Causada por Drogas Psiquiátricas
    7.3  Planeje a Redução da Droga Psiquiátrica
    7.4  Agência americana reconhece suicídio induzido por drogas psiquiátricas
    7.5  Psiquiatria: Um Erro Mortal
    7.6  Demonstrando Danos Cerebrais e Morte Celular Induzidos por Neurolépticos
    7.7  Tratamentos Psiquiátricos Danificam o Cérebro
    7.8  Violência e Suicídio Induzido por Drogas Psiquiátricas
    7.9  As consequências anti-vida das drogas da psiquiatria materialista
    7.10  Droga Psiquiátrica, Akatisia, Tortura Interior e Violência
Cartazes diversificados e específicos
    8.1  Religião, Filosofia e Ciência
    8.2  Teoria da Aprendizagem
    8.3  Proposta de uma Educação Integral
    8.4  Fraternidade Humana
    8.5  Sistema Político e Econômico Local (SPEL)
Referências bibliográficas

1  Livro de Urantia

Cartaz sobre o Livro de Urantia
Livro de Urantia (Terra)

    

     Parte I - O Universo Central e Os Superuniversos

     Parte II - O Universo Local

     Parte III - A História de Urantia (Terra)

     Parte IV - A Vida e Os Ensinamentos de Jesus

1.1  Livro de Urantia - Parte I

Cartaz sobre o Livro de Urantia - Parte I
Parte I - O Universo Central e Os Superuniversos

    

1.2  Livro de Urantia - Parte II

Cartaz sobre o Livro de Urantia - Parte II
Parte II - O Universo Local

    

1.3  Livro de Urantia - Parte III

Cartaz sobre o Livro de Urantia - Parte III
Parte III - A História de Urantia

    

1.4  Livro de Urantia - Parte IV

Cartaz sobre o Livro de Urantia - Parte IV
Parte IV - A Vida e Os Ensinamentos de Jesus

    

2  Princípios da Fraternidade Humana

Princípios da Fraternidade Humana
  1. Finalidade maior de amor à Deus e ao próximo;
  2. Busca pessoal do reino da Vontade de nosso Pai Espiritual;
  3. Objetivos práticos de engrandecimento da alma, espiritulização da mente, saúde do corpo e edificação do lar.

     1 - A finalidade maior desta fraternidade é vivenciar o evangelho da paternidade de Deus e da irmandade dos seres humanos pois:

     "Livro de Urantia", parágrafos 147.4_3 e 7:  ...  Jesus continuou falando:  ...  "No nível do amor fraterno. Ainda mais elevado descobrimos ser o nível da devoção não-egoísta ao bem-estar do nosso semelhante. Nesse plano mais elevado, do serviço social sincero, que nasce da consciência da paternidade de Deus e do reconhecimento consequente da irmandade entre os seres humanos, é descoberta uma interpretação nova e muito mais bela dessa regra básica para viver."

     2 - O princípio e o fundamento desta fraternidade é a Pessoa Infinita de Deus - O Pai da nossa família Universal. É fundamental que nós, seres humanos, tenhamos fé no espírito dO Criador de nossas almas imortais, e o entendimento de que em todas as situações o melhor que podemos fazer é a Vontade do nosso Pai Universal, pois:

     "Livro de Urantia", parágrafo 1.1_2: O Pai Universal nunca impõe qualquer forma de reconhecimento arbitrário, de adoração formal, ou de serviço escravizador às criaturas inteligentes e dotadas de vontade dos universos. Os habitantes evolucionários dos mundos do tempo e do espaço, por si mesmos, devem - nos seus corações - reconhecer, amar e voluntariamente adorá-Lo. O Criador recusa-Se a exercer coação de submissão sobre os livres-arbítrios espirituais das suas criaturas materiais. A dedicação afetuosa da vontade humana, de fazer a vontade do Pai, é a dádiva mais bem escolhida que o homem pode oferecer a Deus;  ...

     3 - O objetivo prático desta fraternidade é o engrandecimento da alma, a espiritualização da mente, a saúde do corpo físico e a edificação do lar, pois:

     "Livro de Urantia", parágrafo 0.5_10: A alma do ser humano é uma aquisição experiencial. À medida que uma criatura mortal escolhe "cumprir a vontade do Pai dos céus", assim o espírito que reside no ser humano torna-se o pai de uma nova realidade na experiência humana. A mente mortal e material é a mãe dessa mesma realidade emergente. A substância dessa nova realidade não é nem material, nem espiritual - é moroncial. Essa é a alma emergente e imortal que está destinada a sobreviver à morte física e iniciar a ascensão ao Paraíso.

     "Livro de Urantia", parágrafos 91.7_5 à 12: O teste prático de todas essas estranhas experiências religiosas de misticismo, de êxtase e de inspiração, é o de observar se esses fenômenos levam um indivíduo:

     1 - A gozar de uma saúde física melhor e mais completa; 2 - A funcionar mais eficiente e praticamente na sua vida mental; 3 - A socializar mais plena e alegremente a sua experiência religiosa; 4 - A espiritualizar mais completamente a sua vida no cotidiano e a desempenhar-se fielmente dos deveres comuns da existência mortal rotineira; 5 - A aumentar o seu amor e a sua apreciação da verdade, da beleza e da bondade; 6 - A conservar os valores sociais, morais, éticos e espirituais normalmente reconhecidos; 7 - A ter mais discernimento espiritual interior - a consciência de Deus;

     "Livro de Urantia", parágrafo 196_7: ...  O Mestre (Jesus) sempre coordenava a fé da alma com o juízo da sabedoria da experiência amadurecida. A fé pessoal, a esperança espiritual e a devoção moral foram sempre correlacionadas em uma unidade religiosa, sem par, de associação harmoniosa com a compreensão profunda da realidade e da sacralidade de todas as lealdades humanas - a honra pessoal, o amor familiar, a obrigação religiosa, o dever social e a necessidade econômica.

     "Livro de Urantia", capítulo 84:  ...  A edificação do lar deveria, então, ser o centro e a essência de todo esforço educacional.

3  Carta com Propósitos e Planejamento do GAIA

     Carta com Propósitos e Planejamento do GAIA - Especificação das três gerações e três fases do GAIA: 1 - editorial; 2 - educacional; 3 - laboral. Proposta de disseminação e organização destas informações vitais sobre espiritualidade, sanidade mental, saúde física e fraternidade humana. Com conhecimentos sobre cura natural de doenças degenerativas, terapias psicológicas baseadas no diálogo e na empatia, economia local organizada com moeda pessoalizada e principalmente a ciência, filosofia e religião reveladas no livro de urantia de forma coerente e unificada.

Urantia-Gaia: Ideal de Luz e Vida
Grupo de Aprendizes da Informação Aberta (GAIA)

     Concidadão e Concidadã,

     Em uma introvisão orientadora, Urantia-Gaia é o ideal da Terra estabelecida em Luz e Vida. Na atual conjuntura, GAIA é o Grupo de Aprendizes da Informação Aberta. Na prática, a fonte informativa deste Grupo de Aprendizes da escola da vida na terra (urantia), é a Informação Aberta na Internationalnet. As revelações, biografias, livros e informativos publicadas na Internet, são da responsabilidade dos seus respectivos autores.

     Durante os últimos sete anos tivemos contato com algumas informações vitais sobre espiritualidade, sanidade mental, saúde física e fraternidade humana1. Muitas destas informações, importantes para nosso bem estar e de nossas famílias, foram então organizadas em mídia eletrônica e chegamos à um consenso da importância de disseminar este material. Criamos então um grupo, chamado GAIA, com este objetivo. GAIA é a abreviação de Grupo de Aprendizes da Informação Aberta.

     Resumidamente a idéia é que cada um de nós organize tudo aquilo que considere importante para partilhar com as próximas gerações. Muitos dos livros na mídia referida são sobre cura natural de doenças degenerativas, terapias psicológicas baseadas no diálogo e na empatia, economia local organizada com moeda pessoalizada e principalmente a ciência, filosofia e religião reveladas no livro de urantia de forma coerente e unificada.

     Receba este presente da boa vontade, da boa intenção e do esforço de muitas pessoas da nossa cidade. Selecione, corriga e adicione aquilo que você considera importante para nossos filhos e aprendizes. Se tu perceberes valor neste trabalho, faça cópias à vontade, dissemine-o com seus familiares, amigos e amigas.

***

     O Grupo de Aprendizes da Informação Aberta, GAIA, tem um planejamento de três fases que deverão ocorrer em três gerações sucessivas. Nossa geração é responsável pela fase editorial. Junto com nossos filhos planejamos realizar a fase educacional. Esperamos que a geração de nossos netos factualize a fase de trabalho.

     Em nossos tempos a Informação Aberta do GAIA é pesquisada, selecionada e editada principalmente na Internet. Podemos ver nosso serviço nesta fase editorial como sendo de estudo, verificação da veracidade, tradução, organização e edição dos livros, filmes, palestras e toda a informação que considerarmos importantes para nossas crianças, descendentes, e a geração seguinte.

     Na fase educacional, planejamos organizar de forma pedagógica e ensinar baseado em experimentos e tecnologia educacional moderna, todo o material vital editado na fase anterior. Assim, junto com nossos filhos, teremos editado, reunido e ensinado as informações essenciais para vida de acordo com a experiência e discernimento de cada um.

     Fundamentados neste trabalho editorial e educacional, esperamos que nossos netos creçam em famílias ideais, com uma educação baseada na experiência e em informações verdadeiras, sabiamente organizadas em ordem de importância e valor. Assim, após este período de transição, esperamos que nossos netos estejam vivendo uma fase de trabalho ideal deste grupo de aprendizes da escola da vida e da informação aberta na Internationalnet.

4  Diálogos Baseados no Livro de Urantia

(Bíblia da Terra2)

     Diálogos Baseados no Livro de Urantia - Volume 1 - 1 Jesus Humano e a Salvação; 1-2 Medicina Nutricional Preventiva; 1-3 Família Unida em um Sistema Político e Econômico Local (SPEL); 1-4 Ciência Experimental e Religião; 1-5 Psicologia, Mente e Religião; 1-6 Família Espiritualizada e Feliz; 1-7 Psicologia Espiritualizada. Volume 2 - 1 Medicina Integral e Nutricional; 2-2 Espírito Divino na Mente Humana; 2-3 As Origens do Mal no Planeta; 2-4 Diálogo Interior; 2-5 e 2-6 Educação Integral (Religião, Ciência, Família e Escola).

4.1  Diálogo: Jesus Humano e a Salvação

Cartaz: Jesus Humano e a Salvação

     Volume 1, Capítulo 1 - Jesus Humano e a Salvação

     Volume 1, Capítulo 4 - Ciência Experimental e Religião

     Volume 1, Capítulo 5 - Psicologia, Mente e Religião

     Volume 1, Capítulo 6 - Família Espiritualizada e Feliz

     Volume 2, Capítulo 2 - Espírito Divino na Mente Humana

4.2  Diálogo: Medicina Nutricional Preventiva

Cartaz: Medicina Nutricional Preventiva

     Volume 1, Capítulo 2 - Medicina Nutricional Preventiva

     Volume 2, Capítulo 1 - Medicina Integral e Nutricional

4.3  Diálogo: Famílias Unidas em um SPEL

Cartaz: Famílias Unidas em um SPEL

     Volume 1, Capítulo 3 - Famílias Unidas em um Sistema Político e Econômico Local (SPEL)

     Volume 1, Capítulo 6 - Família Espiritualizada e Feliz

4.4  Diálogos: Psicologia Espiritualizada

Cartaz: Psicologia Espiritualizada

     Volume 1, Capítulo 4 - Ciência Experimental e Religião

     Volume 1, Capítulo 5 - Psicologia, Mente e Religião

     Volume 1, Capítulo 6 - Família Espiritualizada e Feliz

     Volume 1, Capítulo 7 -Diálogo, Psicologia e Espiritualidade

4.5  Diálogos: Educação Integral (Religião, Ciência, Família e Escola)

Cartaz: Educação Integral (Religião, Ciência, Família e Escola)

     Volume 2, Capítulo 5 - Educação Integral (Religião e Ciência)

     Volume 2, Capítulo 6 - Educação Integral (Família e Escola)

5  Página inicial do GAIA

     Página Principal - Cartaz com a página principal do site do GAIA com os objetivos deste Grupo de Aprendizes da Informação Aberta.

LIVRO DE URANTIA
I O Universo Central e Os Superuniversos
II O Universo Local
III A História de Urantia (Terra)
IV A Vida e Os Ensinamentos de Jesus
Pela fé na paternidade de Deus, podemos entrar no Reino do céu, nos tornando filhos de Deus.
Grupo de Aprendizes da Informação Aberta
(GAIA)
1. Pessoalidade Unificada
2. Alma Engrandecida
3. Mente Espiritualizada
4. Corpo Saudável
5. Educação Integral
6. Família Unida
7. Fraternidade Humana
Books and Informatives in English
Mapa do Site e Cartazes Disseminadores

     A alma do ser humano é uma aquisição experiencial. À medida que uma criatura mortal escolhe "cumprir a vontade do Pai dos céus", assim o espírito que reside no ser humano torna-se o pai de uma nova realidade na experiência humana. A mente mortal e material é a mãe dessa mesma realidade emergente. A substância dessa nova realidade não é nem material, nem espiritual - é moroncial. Essa é a alma emergente e imortal que está destinada a sobreviver à morte física e iniciar a ascensão ao Paraíso.

     A pessoalidade unifica os fatores da individualidade. Na verdadeira família, a pessoalidade humana se desenvolve idealmente. A vida familiar é o berço do corpo. O corpo é a base da mente material. A mente ponderada é o ventre ideal da alma. A alma espiritual é filha do espírito divino e da mente humana.

     Por isso, estes informativos do GAIA intencionam servir, pela graça de Deus, para que cada um de nós desenvolva uma pessoalidade unificada, edifique uma família unida, mantenha um corpo saudável, oriente a mente para escolhas de boa fé, engrandeça a alma com o espírito Ajustador, até o ponto desta alma fusionar com este espírito Ajustador de Pensamentos.

     Convidamos todos à vivenciar o evangelho do amor e da fé espiritual, e, sabendo que o divino e o humano podem coexistir em uma pessoalidade unificada, adentrar os sete círculos psíquicos, chegar ao status de fusão da alma imortal com o Ajustador residente, então, pedir para permanecer temporariamente isento do translado aos mundos celestiais, servindo neste planeta até quando for da vontade de Deus e quiçá até a segunda vinda do Mestre.

5.1  Alma Engrandecida

     Alma Engrandecida - Cartaz com a lista dos informativos do GAIA sobre a sabedoria unificada a respeito da vida de Jesus Cristo, ciência, filosofia e religião revelada no Livro de Urantia.

Alma Engrandecida
Livro de Urantia e a Verdadeira Religião do Espírito

     Livro de Urantia - Parte I O Universo Central e Os Superuniversos. Parte II O Universo Local. Parte III A História de Urantia (Terra). Parte IV A Vida e Os Ensinamentos de Jesus.

     O Básico do Livro de Urântia - Autoria de Mary Linvigton que nos escreve: "... para nossos adolescentes, adultos jovens, e novos leitores que necessitam de um alicerce preliminar sobre o qual construir os conceitos mais elevados apresentados no Livro de Urântia."

     História dos Documentos de Urantia - Um livro escrito por Larry Mullins, que conta a história da revelação do livro de urantia em um período de 49 anos (1906-1955), para vários seres humanos, na cidade de Chicago, na América do Norte.

     Religião, Filosofia e Ciência Integradas no Livro de Urantia - Informativo sobre a ciência material, a filosofia intelectual e o discernimento espiritual apresentados de forma unificada na revelação contida no livro de urantia. Este trabalho seminal contém referências ao Papa João Paulo II, à ciência espiritual de Rudolf Steiner, à filosofia integral de Ken Wilber, ao sentido da vida de acordo com Viktor Frankl. Neste texto enfatizamos que a pessoalidade, outorgada pelo Pai do Espírito, é a unificadora dos fatores de individualidade da pessoa humana integral: corpo, mente, alma e espírito.

     O Valor dos Grupos de Estudo - Orientações de Gard Jameson sobre os Grupos de Estudo do Livro de Urantia.

     Jesus Humano e a Salvação - Volume 1, Capítulo 1 dos diálogos baseados no Livro de Urantia. Uma exposição sobre: 1.1 A infância e adolescência de Jesus, sobre 1.2 A religação do Criador e da criatura, e sobre 1.3 Jesus humano e as pessoas.

Unidade Espiritual na Diversidade das Religiões

     Anna Bonus Kingsford - Biografia e obras da médica, escritora e mística britânica Anna Kingsford.

     Chiara Lubich - Biografia na Wikipédia da fundadora do Movimento dos Focolares.

     Eckhart Tolle - "O Poder do Agora". Um guia para a iluminação espiritual.

     Evangelho de Tomé - Evangelho com supostos ditos de Jesus vivo, lembrados por seu apóstolo: Tomé Dídimo. Este trabalho é iluminado pelos ensinamentos de Anna Kingsford, pelas diversificadas interpretações da experiênca de Deus único, pelo cristianismo depois de pentecostes, e pelo ensinamento oriental do budismo.

     Papa João Paulo II - Biografia da Wikipédia de Karol Józef Wojtylada, eleito papa em 1978.

     Ramakrishna - "O Evangelho de Sri Ramakrishna". Por M. (Mahendranath Gupta) (Um discípulo direto de Sri Ramakrishna). Introdução Biográfica e Tradução para o inglês de Swami Nikhilananda.

5.2  Mente Espiritualizada

     Mente Espiritualizada - Cartaz com a lista dos informativos do GAIA sobre a mente, e urgentemente a respeito das drogas psiquiátricas.

Mente Espiritualizada

     Psicologia Espiritualizada - Urantia → supraconsciente; Sadler → consciência central; Freud → superego; Jung → inconsciente coletivo; Frankl → inconsciente espiritual; Hubbard → Thetan; Assagioli → inconsciente superior.

     A Ciência Revelada e Evolucionária sobre a Mente Humana - Informativo com o objetivo de esclarecer alguns conceitos sobre a mente humana, de forma coerente com a ciência evolucionária contemporânea, e de acordo com a coordenação filosófica - espiritual, mental e material - da religião, filosofia e ciência - revelada no livro de urantia.

     O Ato da Vontade, Psicossíntese - Trabalho de psicologia transpessoal baseado na obra de Roberto Assagioli.

     A Prática da Vida Integral, segundo Ken Wilber - Trabalho, de curso em psicologia transpessoal, sobre a psicologia e a abordagem integral elaborada por Ken Wilber. Resumo sobre o enfoque holístico dos elementos da teoria integral: níveis [matéria, corpo vivo, mente, alma e espírito], quadrantes, linhas, estados e tipos.

Psique-Terapia pela Alma

     Em Busca de Sentido - Escrito por Viktor Emil Frankl, um psicólogo que discerne um profundo sentido da vida ao sobreviver no campo de concentração.

     Dianética: A Ciência da Saúde Mental - Escrito por L. Ron Hubbard. Uma ponte para liberdade das aberrações psicológicas de inconsciência e dor. Livro Um da psique-terapia da Dianética para clareamento da mente reativa e recuperação das capacidades plenas da mente analítica.

Intoxicação Cerebral

     A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema - Como e porquê parar de tomar medicamentos psiquiátricos. Um livro escrito por Peter R. Breggin, M.D. e David Cohen, Ph.D. Este é um livro de senso comum escrito para pacientes, famílias e psicoterapeutas que compreendem a toxicidade destas drogas psiquiátricas, discernem a esfera psicológica e biológica, e querem ajudar as pessoas a parar de consumir estas drogas iatrogênicas de uma forma segura.

     Mente Sã em Corpo Saudavelmente Alimentado - Coletânia de vários escritos com variada autoria, sobre nutrição e transtornos mentais; rendimento escolar prejudicado por aditivos alimentares; açúcar, euforia e depressão; ação lesiva do flúor sobre o cérebro.

5.3  Alimentação Natural e Saudável

     Alimentação Natural e Saudável - Cartaz com a lista dos informativos do GAIA sobre alimentação saudável.

Alimentação Natural e Saudável

     Tinham acesso ao "leite de uma grande variedade de nozes e aos sucos de muitas frutas" ... Eles consideravam os seus alimentos - frutas, nozes e cereais - já preparados quando amadureciam.

     Medicina Nutricional Preventiva - Exposição em forma de diálogo sobre a alimentação natural necessária para saúde do corpo.

     Alimentação Para Uma Vida Saudável de 120 Anos - Texto síntese sobre a alimentação saudável, que resume parte deste material organizado pelo Grupo de Aprendizes da Informação Aberta (GAIA).

     A Revolução Antienvelhecimento - Uma alimentação para se viver 120 anos com saúde de acordo com o médico Timothy J. Smith, vice-presidente da Associação Médica de Nutrição dos Estados Unidos.

     Terapia Nutricional de Max Gerson - Livros e informativos sobre a terapia, de nutrição natural e de desintoxicação, proposta pelo doutor Max Gerson. Mais informações podem ser obtidas no "Instituto Gerson" (www.gerson.org) e também no "Centro Médico Gerson" de Medicina Integrativa: CHIPSA (www.chipsahospital.org).

     Cura Natural do Câncer - Livros e informativos sobre medicina nutricional preventiva, toxicologia e doenças degenerativas, mais especificamente o câncer.

     Entendendo, previnindo, revertendo e curando diabetes - Legendas traduzidas do vídeo Reversão da Diabetes Pela Alimentação Viva. O doutor Gabriel Cousens explica como Alimento Vegano com Pouco Carbohidrato Cura Diabetes e Obesidade.

     O Milagre dos Alimentos Vivos - A experiência da médica Kirstine Nolfi, que se curou de um câncer de mama através da alimentação viva!

     Citações: Lugar de Médico é na Cozinha - Cura e saúde pela alimentação viva. Nossa sincera gratidão ao autor e médico: Dr. Alberto Peribanez Gonzales.

     Fundamentos da Culinária Viva e Receitas Vivas - Prática e teoria da alimentação viva, curativa e deliciosa. Experimentado e escrito por Adriano Caceres & Ana Paula Boquadi, idealizadores da Semente N'Ativa.

     A Saúde Depende do Estado do Intestino - Entrevista com o médico Hiromi Shinya, criador do método de colonoscopia de filmagem do colo intestinal. É mostrado como os alimentos de origem animal intoxicam o intestino e o corpo.

     Citações: As Frutas na Medicina Natural - Escrito por A.B. e Daniel S.F. Boarim. Livro de referência com tabelas expositivas da concentração de vários nutrientes minerais, vitaminas e o poder de alcalinização e acidificação de inúmeros alimentos.

     Citações: Alimentação Naturista - Frutas e vegetais compõe a alimentação natural da natureza natal do nascimento do corpo humano, como mostra o professor Dieno Castanho.

     Citações: Sugar Blues - Os malefícios do açúcar refinado e a avareza das corporações da indústria químicas, de alimentos e drogas farmacêuticas. Escrito por William Dufty.

5.4  Cura Natural do Câncer

     Cura Natural do Câncer - Cartaz com a lista dos informativos do GAIA sobre a cura do câncer através da alimentação saudável, exercícios curativos e desintoxicação orgânica propostos na medicina nutricional preventiva.

Cura Natural do Câncer

     Como Prevenir o Câncer - Referência aos dois capítulos sobre o câncer, do livro de medicina nutricional preventiva intitulado: "A Revolução Antienvelhecimento". Neste livro benfeitor, pode-se ler no índice do capítulo 12 e do capítulo 13, uma explicação sobre como prevenir o câncer e estimular a cura desta doença através de uma alimentação natural e saudável.

     Uma Terapia do Câncer (Capítulos Iniciais) - Resultados de cinquenta casos e a cura do câncer avançado pela terapia da dieta. Um resumo de trinta anos de experimentação clínica. Escrito por Max Gerson, doutor em medicina, e publicado pelo Gerson Institute.

     A Causa Primária do Câncer: Hipóxia e Acidose - Este informativo é baseado no trabalho do médico, bioquímico e cientista chamado Otto Heinrich Warburg, que recebeu o prêmio Nobel no século passado. Este resumo, da causa e da cura do câncer, foi escrito baseado em uma carta da Internet de pessoas espiritualistas à serviço da vida.

     Guia Prático de Cura Natural do Câncer - Dieta lipo-proteíca anticâncer da benfeitora Johanna Budwig. Princípios, práticas e receitas para, através da alimentação, fortificar nossas células normais e "matar de fome" as células cancerígenas fermentadoras, que obtêm energia somente dos carboidratos.

     Protocolo Dietético Curativo - Esta dieta curativa foi proposta pela doutora Johanna Budwig. Esta versão foi re-editada do original atualizado "O Protocolo da Dra. Budwig". Com gratidão e em unidade espiritual, vamos todos servir à vida em busca da Vida Eterna!

     Exercício em Esteira Elástica - Descubra o poder de cura do rebounder. Aprenda como os exercícios leves na esteira elástica chamada rebounder, estimulam a circulação sanguínea. E como isto aumenta a nutrição e excreção no nível celular. Aprenda também porque o exercício estimula a circulação linfática, o que promove a ativação e produção das células imunológicas de defesa.

Medicina Nutricional Preventiva

     Medicina Nutricional: Alimentação natural e saudável - Citação: Lugar de médico nutricional é orientando e preparando o alimento. Se queremos um corpo saudável, devemos nos nutrir com alimentos alcalinizantes, tais como os da dieta Gerson, e também os alimentos vivos. É natural nos alimentar de nozes, cereais, frutas, legumes e verduras orgânicas. É vitalizante germinar as sementes (cereais). Se necessário, cozinhar o alimento no vapor, que é água destilada sem metais, toxicinas e sem o flúor advindo da fluoretação sistêmica. É saudável beber a "água viva" dos sucos ou água mineral naturalmente alcalina. Lembremos que a quinoa, a soja, o arroz e feijão fornecem proteína completa, sem carne. É vital saber que a linhaça contém uma quantidade elevada de ácidos graxos essenciais. Quando estivermos nos alimentando e tendo prazer de viver, sejamos felizes e conscientes de Deus. Façamos exercícios e evitemos substâncias tóxicas.

5.5  Medicina Oral e Toxicologia

     Medicina Oral e Toxicologia - Cartaz do GAIA com o índice sobre: 1) intoxicação por mercúrio das amálgamas odontológicas; 2) protocolo de segurança para remoção das amálgamas com mercúrio; 3) materiais odontológicos.

Medicina Oral e Toxicologia
Intoxicação por Mercúrio das Amálgamas Odontológicas

     O ABC da Intoxicação por Mercúrio Devido a Obturações de Amálgama Odontológico - Guia para as vítimas de intoxicações por mercúrio devido ao amálgama odontológico. Associação Sueca dos Pacientes de Mercúrio Odontológico.

     Soluções para o Mercúrio das Amálgamas Dentárias - DAMS: Dental Amalgam Mercury Solutions. Obtido de www.amalgam.org em janeiro de 2011.

     Página sobre as Restaurações com Amálgama Dentário - Onze fatos sobre o mercúrio das amálgamas odontológicas. Obtido de www.flcv.com em janeiro de 2011.

     História da clínica odontológica Olympio Faissol Pinto - Contém um alerta sobre o mercúrio das amálgamas odontológicas. Narra o encontro dos doutores Olympio e Hal A. Huggins. Também fala sobre a fundação da IAOMT (Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia).

     Orientações Odontológicas Gerais - Neste pequeno informativo, o problema do mercúrio das amálgamas odontológicas, e das infecções dos canais radiculares, é visto na óptica da terapia de Max Gerson, e do livro "A Ciência da Prevenção e Cura Natural do Câncer". Nesta perspectiva naturalista, é explicado como o mercúrio se acumula nos tecidos infeccionados e como estes fatores infectológicos e toxicológicos causam doenças crônicas, especialmente o câncer.

     Perigos dos Canais Radiculares - Weston A. Price Foundation - Escrito por Hal Huggins, DDS, em 25 de Junho de 2010. Este artigo apareceu na Wise Traditions in Food, Farming and the Healing Arts [Tradições Sábias nas Artes da Alimentação, da Agricultura e da Cura, a revista trimestral da Fundação Weston A. Price, Verão de 2010.

Protocolo de Segurança para Remoção das Amálgamas com Mercúrio

     Remoção Segura do Mercúrio em Obturações Odontológicas - Academia International de Medicina Oral e Toxicologia (IAOMT). Protocolo de segurança para remoção das obturações dentárias de mercúrio/prata. Traduzido de "Protocol for Mercury/Silver Filling Removal".

     Precauções de segurança para a remoção do amálgama - 1) Remover as amálgamas odontológicas aos poucos. 2) Utilizar água fria na broca para minimizar a vaporização de mercúrio. 3) Cobrir os olhos e nariz para evitar a inalação do mercúrio vaporizado. 4) Utilizar um aspirador de forte sucção para enviar para fora os vapores tóxicos do mercúrio. 5) Cobrir a boca com uma proteção evitando que os resíduos de mercúrio sejam ingeridos. Técnicas de dentística para remoção do amálgama.

Materiais Odontológicos

     Um Esmalte Sintético para Reparo Rápido dos Dentes - Um artigo científico publicado por Kazue Yamagishi e outros colaboradores do Japão. Eles descrevem uma nova pasta dental, baseada na hidroxiapatita, que alcança uma restauração rápida das deteriorações dentárias iniciais.

     Síntese e Caracterização de Hidroxiapatita Obtida pelo Método da Precipitação - Descrição de um método simples para sintetizar hidroxiapatita (Ca10(PO4)6(OH)2) através da reação química de neutralização de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) e ácido fosfórico (H3PO4). A síntese desta substância é muito importante para medicina e odontologia pois o osso e o esmalte dos dentes são formados principalmente por ela.

     Uso do Cimento de Construção Civil na Odontologia - Reportagem sobre o trabalho de mestrado realizado por Ana Paula C. Fornetti e orientado por Ruy César C. Abdo na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Mostrou-se como o cimento portland de construção civil é mais econômico que o MTA e mais biocompatível que o formocresol comumente utilizados na odontologia.

     Uso do Cimento MTA e do Cimento Portland como Tampão Apical em Dentes com Rizogênese Incompleta - Monografia apresentada em 2009 por Kenneth dos Santos Senna, para a obtenção do título de especialista em Endodontia. Este trabalho re-enfatiza a viabilidade, biocompatível e financeiramente vantajosa, da utilização na odontologia do cimento Portland de construção civil.

     Comparação da Composição Química de Materiais Utilizados em Restaurações Dentárias 8 Anos Após Irradiação - Um estudo interessante sobre a composição de elementos químicos em três materiais odontológicos: amálgama, resina composta e compômero. Os elementos químicos foram analisados em 2001 e oito anos depois em 2009. Os pesquisadores mostraram na tabela 1 que o mercúrio (Hg) compunha 53% das amostras de amálgama em 2001, e passou a compor 42% em 2009. Isto prova que cerca de 20% do mercúrio (Hg) da amálgama odontológica efetivamente vaporizou em oito anos.

Livros e informativos em inglês

     Dental Amalgam Mercury Solutions - DAMS: Download from www.amalgam.org, in january of 2011.

     Dental Amalgam Fillings Page - Eleven facts about the mercury from amalgam fillings. Download from www.flcv.com.

     Root Canal Dangers - Written by Hal Huggins, DDS, on June 25 of 2010. This article was download from Wise Traditions in Food, Farming and the Healing Arts, a trimestral journal of Weston A. Price Foundation, Summer of 2010.

     Protocol for Mercury/Silver Filling Removal - Download from International Academy of Oral Medicine and Toxicology (IAOMT). A procedure for safe removal of dental mercury/silver filling.

     A Synthetic Enamel for Rapid Tooth Repair - Written by Kazue Yamagishi and others colaborators from Japan. They describe a new dental paste, based in hydroxyapatite, that achieves rapid repair of early tooth decay. This article was publicated by the scientific journal Nature.

     Comparison of Chemical Composition of Materials Used in Dental Restorations 8 Years After the Irradiation - An interesting study about the chemical composition of three types of odontological material: amalgam, resin-based composite and compomer. The chemical elements was analysed in 2001 and in 2009, eight years after. The researchers shown, in table 1, that mercury (Hg) compound 53% of the samples in 2001, and compound 42% in 2009. This is a proof that about 20% of the mercury (Hg), from the odontological fillings of amalgam, effectively vaporized in eight years.

6  Vida saudável e medicina nutricional

6.1  Medicina Nutricional Preventiva

     Medicina Nutricional Preventiva - Alimentação natural e saudável pesquisada na Informação Aberta da Internet pelo GAIA, o Grupo de Aprendizes da escola da vida na Terra (Urantia).

Medicina Nutricional Preventiva:
Alimentação natural e saudável

     Medicina Nutricional Preventiva - Alimentação natural e saudável - Lugar de médico nutricional é orientando e preparando o alimento. Se queremos um corpo saudável, devemos nos nutrir com alimentos alcalinizantes, tais como os da dieta Gerson, e também os alimentos vivos. Na prática, nos alimentar de nozes, cereais, frutas, legumes e verduras orgânicas. É vitalizante germinar as sementes (cereais). Se necessário, cozinhar o alimento no vapor, que é água destilada sem metais, toxicinas e sem o flúor advindo da fluoretação sistêmica. É saudável beber a "água viva" dos sucos ou água mineral naturalmente alcalina. Lembremos que a quinoa, a soja, o arroz e feijão fornecem proteína completa, sem carne. É vital saber que a linhaça contém uma quantidade elevada de ácidos graxos essenciais. Quando estivermos nos alimentando e tendo prazer de viver, sejamos felizes e conscientes de Deus. Façamos exercícios e evitemos substâncias tóxicas. Existem vários textos e livros sobre medicina nutricional e preventiva. Reproduzimos a seguir parte do índice sobre Alimentação Natural e Saudável do Grupo de Aprendizes da Informação Aberta (GAIA):

Alimentação Natural e Saudável

     Tinham acesso ao leite de uma grande variedade de nozes e aos sucos de muitas frutas ... Eles consideravam os seus alimentos - frutas, nozes e cereais - já preparados quando amadureciam.

     Medicina Nutricional Preventiva - Exposição em forma de diálogo sobre a alimentação natural necessária para saúde do corpo.

     Alimentação Para Uma Vida Saudável de 120 Anos - Texto síntese sobre a alimentação saudável, que resume parte deste material organizado pelo Grupo de Aprendizes da Informação Aberta (GAIA).

     A Revolução Antienvelhecimento - Uma alimentação para se viver 120 anos com saúde de acordo com o médico Timothy J. Smith, vice-presidente da Associação Médica de Nutrição dos Estados Unidos.

     Terapia Nutricional de Max Gerson - Livros e informativos sobre a terapia, de nutrição natural e de desintoxicação, proposta pelo doutor Max Gerson. Mais informações podem ser obtidas no "Instituto Gerson" (www.gerson.org) e também no "Centro Médico Gerson" de Medicina Integrativa: CHIPSA (www.chipsahospital.org).

     Cura Natural do Câncer - Livros e informativos sobre medicina nutricional preventiva, toxicologia e doenças degenerativas, mais especificamente o câncer.

     O Milagre dos Alimentos Vivos - A experiência da médica Kirstine Nolfi, que se curou de um câncer de mama através da alimentação viva!

     Citações: Lugar de Médico é na Cozinha - Cura e saúde pela alimentação viva. Nossa sincera gratidão ao autor e médico: Dr. Alberto Peribanez Gonzales.

     Citações: Fundamentos da Culinária Viva com Receitas Vivas - Prática e teoria da alimentação viva, curativa e deliciosa. Experimentado e escrito por Adriano Caceres & Ana Paula Boquadi, idealizadores da Semente N'Ativa.

     A Saúde Depende do Estado do Intestino - Entrevista com o médico Hiromi Shinya, criador do método de colonoscopia de filmagem do colo intestinal. É mostrado como os alimentos de origem animal intoxicam o intestino e o corpo.

     Citações: As Frutas na Medicina Natural - Escrito por A.B. e Daniel S.F. Boarim. Livro de referência com tabelas expositivas da concentração de vários nutrientes minerais, vitaminas e o poder de alcalinização e acidificação de inúmeros alimentos.

     Citações: As Hortaliças na Medicina Natural - Escrito por Alfons Balbach e D.B. com capítulos sobre os inconvenintes da carne e a saúde e longevidade dos vegetarianos.

     Citações: Alimentação Naturista - Frutas e vegetais compõe a alimentação natural da natureza natal do nascimento do corpo humano, como mostra o professor Dieno Castanho.

     Citações: Sugar Blues - Os malefícios do açúcar refinado e a avareza das corporações da indústria químicas, de alimentos e drogas farmacêuticas. Escrito por William Dufty.

6.2  Revolução Antienvelhecimento

     Revolução Antienvelhecimento - Cartaz com o índice principal do livro "A Revolução Antienvelhecimento".

A Revolução Antienvelhecimento
Timothy J. Smith, M.D.

     0 - Preliminares

I - Renovação: Uma Teoria Unificada do Envelhecimento

     1 - A Teoria da Renovação e o Processo do Envelhecimento: Esperanças para o Futuro

     2 - Derrotando os Radicais Químicos Livres: O Segredo da Longevidade

     3 - Teoria da Renovação: Uma Nova Visão do Envelhecimento

     4 - O Programa Antienvelhecimento para Renovação: Uma Visão Geral

II - A Dieta Antienvelhecimento para Renovação

     5 - A Dieta Antienvelhecimento em Prol da Longevidade e da Saúde Ideal

     6 - Argumentos contra a Dieta Carnívora: Por que Mudar

     7 - As Gorduras: As Boas, as Ruins e as Absolutamente Feias

     8 - O Poder das Gorduras: Os Acidos Graxos Essenciais

     9 - O Caminho para uma Dieta de Baixo Teor de Gordura que Promove a Saúde

     10 - Proteína: Mais Não É Sinônimo de Melhor

     11 - Evitando Pesticidas e Aditivos Alimentares: A Solução Orgânica

     12 - Como Prevenir o Câncer

     13 - Combatendo o Câncer com o Garfo: A Dieta de Prevenção do Câncer

     14 - A Perigosa Carne Vermelha: O Bife Bate em Retirada

     15 - Frango Não É Alimento Saudável

     16 - O Enigma do Peixe: Por Onde Ele Andou?

     17 - Os Hábitos: Álcool, Cafeína e Açúcar

     18 - Alimentos que Renovam: Adotando a Dieta Antienvelhecimento

     19 - Apêndice

6.3  Terapia Nutricional do Doutor Max Gerson

     Terapia Nutricional do Doutor Max Gerson - Cartaz com referências a informativos e livros sobre a Terapia Gerson. Inclui o livro em inglês: A Cancer Therapy, escrito por Max Gerson, e que está sendo traduzido para: Uma Terapia do Câncer.

Terapia Nutricional do Doutor Max Gerson
Pedro Martins Simões
Diálogos baseados no Livro de Urantia - Livro Dois
Capítulo 1 - Medicina Integral e Nutricional
The Gerson Therapy

     A Cancer Therapy - Results of fifty cases and the cure of advanced cancer by diet therapy. A summary of 30 years of clinical experimentation. Written by Max Gerson, M.D. and published by the Gerson Institute.

     Juices for the Gerson Therapy - From the Gerson Institute (www.gerson.org), healing with nature.

     The Gerson Therapy - 60 years of success. The proven nutritional program for cancer and other illness. Charlotte Gerson and Morton Walker, D.P.M.

6.4  Vencendo o Assassino Número Um

     Vencendo o Assassino Número Um - Cartaz com uma citação de um livro com um programa com base científica para reverter Placa Aterosclerótica, Ataque Cardíaco e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Book: "Outsmarting the Number One Killer"

     P: Vamos ser práticos. A saúde de meus pais me preocupa. Recentemente eu soube de um conhecido com menos de 50 anos que morreu de ataque cardíaco. Nestes casos, qual a orientação do nosso herói da medicina?

     R: O doutor Smith, que escreveu o livro A Revolução Antienvelhecimento, também escreveu um livro sobre as doenças cardíacas intitulado Outsmarting the Number One Killer. Uma possível tradução deste título e do subtítulo seria: Vencendo o Assassino Número Um: Um Programa com Base Científica para Reverter Placa Aterosclerótica, Ataque Cardíaco e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Doença aterosclerótica cardiovascular: o assassino número um

     P: Agradeço esta informação pró-vida. Por que o autor chama a doença aterosclerótica cardiovascular3 de assassino número um?

     R: Porque esta é a doença que mais mata no mundo. O sistema cardiovascular do organismo é composto fundamentalmente pelo coração e vasos sanguíneos (artérias e veias). Aterosclerose (athero = artéria e sclero = dura) significa artéria dura. A aterosclerose é o enrijecimento e obstrução das artérias. A aterosclerose aparece quando surgem depósitos de gordura nas paredes arteriais, provocando, com o tempo, a obstrução e o enrijecimento arterial.

Algumas causas da disfunção endotelial

     Alta pessão do sangue (hipertensão). Dietas com elevada quantidade de gordura animal. Dietas com elevada quantidade de carboidrato e açúcar. Dietas com pouca fruta e vegetais. Elevados níveis no sangue de glicose, fibrinogênio, proteína C-reativa, homocisteína, e/ou colesterol. Esgotamento de nutrientes antioxidantes. Pesticidas e herbicidas em comida não-orgânica. Fast food, comida de lanchonete, comida processada. Poluentes do ar e da água. Cloro (exemplo, água de torneira da cidade). Metais pesados (exemplo, mercúrio nos peixes). Químicos ambientais (exemplo, pesticidas na comida). Alcool. Fumo.

6.5  Doenças Degenerativas

     Doenças Degenerativas - Cartaz com uma lista das doenças degenerativas anti-naturais potencializadas pelos radicais químicos livres.

2.4.1 Radicais químicos livres, acidez, baixa oxigenação
→ doenças degenerativas e câncer

     P: Comprendi que os exercícios, alimentos vitalizantes e os cuidados para evitar intoxicação são um modo de vida saudável que pode nos propiciar longevidade e bem-estar. Contudo, quais as causas biológicas que comprovam a salubridade destas práticas?

     R: Estas práticas saudáveis evitam o excesso de radicais químicos livres e consequentemente evitam a acidez que caracteriza os tecidos em degeneração e a baixa oxigenação causadora de câncer.

6.5.1  Vegetarianismo e Saúde

     Vegetarianismo e Saúde - Cartaz com uma pequena explicação dos benefícios da alimentação vegetariana que nos protege da ação degradante dos radicais químicos livres. No cartaz também se lista as doenças degenerativas anti-naturais causadas por estes radicais químicos.

As doenças degenerativas e radicais químicos livres

     As doenças degenerativas anti-naturais são provocadas pelos radicais químicos livres ou mais precisamente fracionais químicos desfuncionais. A alimentação vegetariana é duplamente benéfica no combate aos radicais químicos livres, ao envelhecimento por danos, doenças degenerativas e morte precoce. Por um lado, o alimento vegetal produz muito menos radicais químicos livres ao ser digerido pelo ser humano. Além disso os vegetais são ricos em substâncias antioxidantes que combatem os radicais químicos livres produzidos naturalmente pelos organismos vivos.

...

     O Doutor Timothy explica como os radicais químicos livres provocam as doenças degenerativas e o envelhecimento precoce:

"A Revolução Antienvelhecimento", Seção 2.1:
Doenças Causadas por Danos Impostos pelos Radicais Químicos Livres

     Com o passar do tempo, os danos dos radicais químicos livres podem impor um tributo a praticamente todos os órgãos e sistemas do organismo. Isso, por sua vez abre caminho para todos os tipos de doenças degenerativas, como mostramos aqui. As seguintes doenças são causadas por danos impostos pelos radicais livres:4

No coração e sistema circulatório
- Doenças cardíacas e gastrintestinais causadas pelo álcool; Arteriosclerose; Doenças coronarianas; Infarto
Em Todo o Organismo
- Doenças autoimunes; Câncer; Problemas circulatórios; Hipertensão arterial; Lúpus; Esclerose múltipla; Distrofia muscular; Doença de Parkinson; Artrite reumatóide; Efeitos colaterais de medicamentos
No cérebro
- Doença de Alzheimer; Ressaca; Perda de memória; Demência senil; Derrame
No fígado e rim
- Cirrose hepática; Insuficiência renal
No pulmão
- Enfisema
Nos olhos
- Catarata; Glaucoma; Degeneração macular  ...

7  Defendendo o cérebro das drogas materiais

7.1  A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema

     A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema - Cartaz com o sumário parcial deste livro sobre como e porquê parar de tomar medicamentos psiquiátricos. Escrito por Peter R. Breggin, M.D. e David Cohen, Ph.D.

A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema
Como e Por Que Parar de Tomar Medicamentos Psiquiátricos
Peter R. Breggin & David Cohen

7.2  Intoxicação Cerebral Causada por Drogas Psiquiátricas

     Intoxicação Cerebral Causada por Drogas Psiquiátricas - Cartaz com o índice dos livros, informativos e vídeos do psiquiatra Peter R. Breggin, da Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos (CCHR), e com o vídeo "Psiquiatria: Um Erro Mortal".

Intoxicação Cerebral

     Aviso sobre as drogas psiquiátricas: Elas são muito mais perigosas do que muitos percebem. Aconselhamos, ao parar de tomá-las, planejar bem a retirada e ir devagar. E também ficar alerta sobre os perigos de parar abruptamente qualquer medicação deste tipo. Se necessário, leia a explicação do doutor Peter R. Breggin sobre como retirar sua criança destas drogas de drogaria.

     A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema - Como e porquê parar de tomar medicamentos psiquiátricos. Um livro escrito por Peter R. Breggin, M.D. e David Cohen, Ph.D. Este é um livro de senso comum escrito para pacientes, famílias e psicoterapeutas que compreendem a toxicidade destas drogas psiquiátricas, discernem a esfera psicológica e biológica, e querem ajudar as pessoas a parar de consumir estas drogas iatrogênicas de uma forma segura.

     Verdades simples sobre psiquiatria (Peter Breggin) - Legendas de alguns vídeos da série feita pelo psiquiatra Peter Breggin. Você pode assistir o primeiro vídeo da série original em inglês. Vídeo 01 - Você tem um desequilíbrio bioquímico? Vídeo 02 - Como as Drogas Psiquiátricas Realmente Funcionam? Vídeo 03 - O que é Dopagem Medicamentosa? Vídeo 05 - Como ajudar as pessoas deprimidas com tendências suicidas.

     Comissão dos Cidadãos para os Direitos Humanos - CCHR - Defende as pessoas das drogas psiquiátricas e da visão desalmada através da qual a psiquiatria materialista enxerga o ser humano.

     Erro Mortal: Como Drogas Psiquiátricas podem Matar sua Criança - Legendas em português do filme de mãe Celeste onde, em parte, é documentado o evento desafortunado no qual as drogas psiquiátricas privaram os familiares e amigos da presença viva de seu filho Matthew. O filme documentário pode ser visto na Internet no endereço: Psiquiatria: Um Erro Mortal.

7.3  Planeje a Redução da Droga Psiquiátrica

     Planeje a Redução da Droga Psiquiátrica - Cartaz com uma citação do início do capítulo 7 do livro: "A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema" sobre como parar de tomar estas drogas de drogaria de maneira segura, planejando a retirada e reduzindo a dose devagar.

A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema
Peter R. Breggin & David Cohen
Capítulo 7 - Planeje a Redução da Droga Psiquiátrica

     Podemos resumir o caminho mais prudente e sensato de parar de tomar drogas psiquiátricas em uma sentença curta: planeje bem a retirada e vá devagar. Independentemente da droga que você esteje usando e dos problemas que ela pode ter criado em sua vida, uma retirada bem planejada e gradual tem as melhores chances de ser bem sucedida. Por outro lado, uma retirada não planejada e abrupta aumenta o risco de grandes dificuldades e pode levá-lo à retornar, de forma igualmente não planejada, a tomar estas drogas.

     Neste capítulo, oferecemos um programa, de retirada das drogas psiquiátricas, que é racional e centrado na pessoa. Por "racional", queremos dizer que ele repousa em princípios e evidências clínicas fortes. Por "centrado na pessoa", queremos dizer que ele procura ajudar os indivíduos à se encarregarem do processo de retirada. Qualquer um que esteja considerando sair das drogas psiquiátricas, ou aconselhar um parente, um amigo, um cliente, ou um paciente sobre esta questão, deve ler este capítulo cuidadosamente. No Capítulo 8, nós discutiremos o processo real de reduzir o consumo destas drogas até zero. Então, no Capítulo 9, nós revisaremos as reações de abstinência específicas associadas com vários tipos de drogas psiquiátricas. No Capítulo 10, discutiremos como ajudar sua criança à sair destas drogas.

7.4  Agência americana reconhece suicídio induzido por drogas psiquiátricas

     Agência americana reconhece suicídio induzido por drogas psiquiátricas - Cartaz com citação do livro: "A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema" sobre como antidepressivos produzem graus perigosos de estimulação e suicídio em crianças e adultos.

A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema
Peter R. Breggin & David Cohen
0.6.1.1 A FDA finalmente reconhece o suicídio induzido por antidepressivo

     A FDA finalmente tem confirmado as observações da primeira edição deste livro, de que os antidepressivos produzem graus perigosos de estimulação com comportamentos agressivos e que eles também produzem suicídio em crianças e adultos.

     Nas audiências públicas de 2004, a FDA apresentou re-avaliações dos testes clínicos com antidepressivos para crianças e jovens menores de dezoito anos, documentando que o risco de suicídio foi o dobro em crianças que tomam antidepressivos, em comparação com indivíduos semelhantes tomando pílulas de açúcar. A agência também informou que apenas um quinto dos testes clínicos controlados demonstraram alguma utilidade para os antidepressivos em crianças e jovens com idade inferior a dezoito anos5. Os antidepressivos não só foram ineficazes em crianças e adolescentes, como também se comprovou que eles provocam suicídio.

     A FDA aplicou as suas conclusões a todos os antidepressivos mais recentes, incluindo a bupropiona (Wellbutrin), citalopram (Celexa), fluoxetina (Prozac, Sarafem), fluvoxamina (Luvox), mirtazapina (Remeron), nefazodona (Serzone), a paroxetina (Paxil), sertralina (Zoloft), o escitalopram (Lexapro) e venlafaxina (Effexor). Um antidepressivo mais recente, a duloxetina (Cymbalta), apresenta riscos semelhantes.

     Ao resumir as audiências, o presidente do painel Wayne K. Goodman, M.D., confirmou o surgimento de um "padrão" de "toxicidade comportamental" e, especificamente, se referiu a "ativação" ou estimulação excessiva como um problema fundamental. Ele sugeriu que os sintomas ou sinais de sobre-estimulação "podem representar um precursor para o sintoma que mais tememos, o de intenção de suicídio". Dr. Goodman lembrou a audiência que apenas 20 por cento dos testes clínicos mostrou qualquer eficácia e advertiu: "Assim, além dos efeitos adversos que foram motivos de preocupação, nós questionamos a respeito do benefício global destes antidepressivos, elevando então naturalmente perguntas sobre relação benefício/risco" (FDA, 2004b [9]).

7.5  Psiquiatria: Um Erro Mortal

     Psiquiatria: Um Erro Mortal - Legendas em português do documentário da mãe Celeste Steubing sobre como as drogas psiquiátricas provocaram o suicídio do seu filho Matthew.

Erro Mortal: Como Drogas Psiquiátricas podem Matar sua Criança
Mãe Celeste conta sobre o filho Matthew (Mateus)
1 - Introdução

    

     Este informativo contêm as legendas em português do filme documentário intitulado "Psiquiatria: Um Erro Mortal".

     Nesta introdução sobre o filme, traduzimos do inglês um pouco do relato sobre o evento desafortunado no qual as drogas psiquiátricas nos privaram da presença viva de Matthew Sean Steubing (foto). O jovem de 18 anos cometeu suicídio pulando da ponte Silas Pearman na cidade de Charleston, no dia 18 de Julho de 2003, nove semanas após começar a tomar a droga psiquiátrica antidepressiva Lexapro.

7.6  Demonstrando Danos Cerebrais e Morte Celular Induzidos por Neurolépticos

     Demonstrando Danos Cerebrais e Morte Celular Induzidos por Neurolépticos - Cartaz citando um estudo científico que mostra como os neurolépticos, um tipo de droga psiquiátrica, provoca morte de células do cérebro.

Diálogos baseados no Livro de Urantia - Livro Um
Capítulo 5 - Psicologia, Mente e Religião
5.6.1 Livro: "Desabilitação Cerebral Causada por Tratamentos Psiquiátricos"
Demonstrando Danos Cerebrais e Morte Celular Induzidos por Neurolépticos

     Um estudo recente envolvendo primatas demonstrou que ambos neurolépticos, os antigos e os atípicos, diminuem o tecido cerebral durante exposição clínica rotineira. Dorph-Petersen et al. (2005) [7], do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Pittsburgh, submeteram três grupos de seis macacos cada, à administração oral de haloperidol (Haldol), olanzampina (Zyprexa) e placebo, por um período de 17-27 meses. As doses do Haldol e do Zyprexa produziram concentrações no plasma sanguíneo similares àquelas usadas na prática clínica com seres humanos. Após a exposição, os pesquisadores decobriram uma redução do peso cerebral de 8% à 11% em ambos os grupos psiquiatricamente drogados, mas não observaram isto no grupo ao qual foi dado placebo. A diminuição do cérebro foi observada "ao longo de todas as regiões cerebrais majoritárias (frontal, pariental, temporal, occipital e cerebelo), mas aparentou ser mais robusta nas regiões frontal e pariental" (p. 1649). A região frontal é a mais crítica na produção de efeitos de desabilitação cerebral do tipo lobotomia (capítulo 1).

7.7  Tratamentos Psiquiátricos Danificam o Cérebro

     Tratamentos Psiquiátricos Danificam o Cérebro - Tradução de algumas citações do livro escrito pelo psiquiatra Peter R. Breggin selecionadas do capítulo 5 intitulado: Neurotoxicidade, Dano Cerebral, Déficits Cognitivos Persistentes, Demência e Psicose Induzida por Neurolépticos (classe de droga psiquiátrica).

A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema
Peter R. Breggin & David Cohen
Capítulo 7 - Planeje a Redução da Droga Psiquiátrica

     Podemos resumir o caminho mais prudente e sensato de parar de tomar drogas psiquiátricas em uma sentença curta: planeje bem a retirada e vá devagar. Independentemente da droga que você esteje usando e dos problemas que ela pode ter criado em sua vida, uma retirada bem planejada e gradual tem as melhores chances de ser bem sucedida. Por outro lado, uma retirada não planejada e abrupta aumenta o risco de grandes dificuldades e pode levá-lo à retornar, de forma igualmente não planejada, a tomar estas drogas.

     Neste capítulo, oferecemos um programa, de retirada das drogas psiquiátricas, que é racional e centrado na pessoa. Por "racional", queremos dizer que ele repousa em princípios e evidências clínicas fortes. Por "centrado na pessoa", queremos dizer que ele procura ajudar os indivíduos à se encarregarem do processo de retirada. Qualquer um que esteja considerando sair das drogas psiquiátricas, ou aconselhar um parente, um amigo, um cliente, ou um paciente sobre esta questão, deve ler este capítulo cuidadosamente. No Capítulo 8, nós discutiremos o processo real de reduzir o consumo destas drogas até zero. Então, no Capítulo 9, nós revisaremos as reações de abstinência específicas associadas com vários tipos de drogas psiquiátricas. No Capítulo 10, discutiremos como ajudar sua criança à sair destas drogas.

Brain-Disabling Treatments in Psychiatry
Tratamentos Psiquiátricos Danificam o Cérebro
Drogas, Eletrochoque, e o Complexo Psicofarmacêutico
Peter R. Breggin, MD
Capítulo 5 - Neurotoxicidade, Dano Cerebral, Déficits Cognitivos
Persistentes, Demência e Psicose Induzida por Neurolépticos
Item 5.1 - Demonstrando Danos Cerebrais e Morte Celular Induzida por Neurolépticos

     Um estudo recente envolvendo primatas demonstrou que ambos neurolépticos, os antigos e os atípicos, diminuem o tecido cerebral durante exposição clínica rotineira. Dorph-Petersen et al. (2005) [7], do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Pittsburgh, submeteram três grupos de seis macacos cada, à administração oral de haloperidol (Haldol), olanzampina (Zyprexa) e placebo, por um período de 17-27 meses. As doses do Haldol e do Zyprexa produziram concentrações no plasma sanguíneo similares àquelas usadas na prática clínica com seres humanos. Após a exposição, os pesquisadores decobriram uma redução do peso cerebral de 8% à 11% em ambos os grupos psiquiatricamente drogados, mas não observaram isto no grupo ao qual foi dado placebo. A diminuição do cérebro foi observada "ao longo de todas as regiões cerebrais majoritárias (frontal, pariental, temporal, occipital e cerebelo), mas aparentou ser mais robusta nas regiões frontal e pariental" (p. 1649). A região frontal é a mais crítica na produção de efeitos de desabilitação cerebral do tipo lobotomia (capítulo 1).

     Os autores concluíram: "Em resumo, descobrimos que a exposição crônica de macacos ao haloperidol ou olanzapina de uma forma que imita o uso clínico está associada a uma redução significativa no volume do cérebro que afeta tanto a matéria cinzenta quanto a branca" (p. 1659). Um estudo de acompanhamento realizado pela mesma equipe de pesquisa (Konopaske et al., 2007) [13] e com base no mesmo protocolo procurou identificar o dano celular específico associado ao encolhimento do cérebro causada por Haldol e Zyprexa em doses clínicas. Um exame da matéria cinzenta na região parietal descobriu que uma redução de 14,6% na massa cinzenta estava associada com uma redução de 14,2% nas células gliais. O número de neurônios e células endoteliais estavam inalteradas, o que resulta na sua densidade aumentada no tecido encolhido.

     Os autores concluíram que os seus dados levantam a possibilidade de que as alterações observadas em cérebros de pacientes com diagnóstico de esquizofrênia pode ser devido, pelo menos em parte, a medicação antipsicótica. Esta foi uma sugestão dramática de pesquisadores que foram patrocinadas por ambos NIH e Eli Lilly, fabricante do Zyprexa. Como este capítulo irá confirmar, de fato, não pode haver dúvida científica séria de que as mudanças destrutivas vistas nos cérebros de pacientes rotulados esquizofrênicos são totalmente atribuíveis aos medicamentos infligidos sobre eles.

     Por si só, estes estudos deveriam ter sido suficientes para levantar bandeiras de sinalização de preocupação com infligir estes medicamentos em seres humanos. NIH, a agência de fomento federal para a pesquisa, não realizou nenhuma conferência de imprensa para alertar sobre estes resultados nefastos. Eli Lilly, o fabricante da olanzapina, não enviou nenhuma carta aos "Queridos Provedores de Cuidados de Saúde" alertando sobre o encolhimento cerebral amplamente espalhado resultante da morte das células cerebrais. Apesar desta pesquisa e da existência de anteriores, estudos com animais confirmatórios (veja mais no capítulo), a profissão médica ainda fecha os olhos ao submeter seus pacientes a uma classe de drogas, os neurolépticos que destroem uma grande porcentagem de células cerebrais e substancialmente diminuem o tamanho do cérebro de seus pacientes.

     Os neurolépticos podem danificar ou destruir as células do cérebro através de uma variedade de mecanismos. Eles não só suprimem a função principal dos neurônios dopaminérgicos, eles também interrompem uma variedade de funções metabólicas dentro neurônios e outras células de todo o corpo.

     Tem sido conhecido há várias décadas que estas drogas de drogaria inibem a maioria dos sistemas de enzimas na mitocôndria (Teller et al., 1970) [18], que são os sítios principais para muitos dos processos metabólicos mais importantes da célula. Pesquisa feita por Inuwa et al. (1994) [11] demonstraram que os neurolépticos são absorvidos nas mitocôndrias das células humanas, onde eles interferem com processos metabólicos e causam anomalias estruturais. Os autores sugeriram, "É possível que essa interação pode ser citopática levando à morte prematura de células" (p. 1091) [11].

     Pesquisa recente se tornou mais sofisticada em estudar o efeito tóxico dos neurolépticos sobre as células dos processos neuronais. Ethier et al. (2004) [8] descobriram que o haloperidol prejudica a expressão genética do neuropeptídeo estriatal. Eles correlacionaram isto em ratos com a produção de catalepsia - um abrandamento dos movimentos corporais - criando assim um estudo dos efeitos desabilitadores cerebrais causado por neurolépticos. Estas drogas danificam os processos celulares e, simultaneamente, inibem o movimento espontâneo. A redução global de espontaneidade em pacientes está intimamente relacionada com o chamado efeito terapêutico.

     Bonelli et al. (2005) [2] observaram que "a influência da droga psicotrópica na morte celular aguda não foi estudado in vivo até agora, ainda que algumas experiências realizadas in vitro sugerem que as drogas antipsicóticas são neurotóxicos." Transglutaminase de tecido (tTG) é um marcador de apoptose, uma etapa na morte dos neurônios. Os pesquisadores estudaram a ocorrência deste marcador de morte celular no líquido espinhal de pacientes expostos aos neurolépticos clássicos e atípicos. Alguns dos pacientes tinham doença de Alzheimer e outras desordens neurológicas, e alguns não tinham: "Uma influência significativa (P < 0,01) das drogas anti-psicóticas, tanto para o Alzheimer quanto para o grupo não-Alzheimer, foi encontrada no que diz respeito a níveis de proteína tTG no fluído cerebro espinal." Uma variedade de outras drogas, incluindo tranqüilizantes e antidepressivos, não teve tais efeitos de "morte celular cerebral". Os autores concluíram: "Os resultados sugerem que as drogas antipsicóticas típicas e atípicas pode induzir a morte celular cerebral." Os resultados foram piores para as mulheres que para os homens.

     Consistentemente com o achado bioquímico de Bonelli et al., pacientes de Alzheimer, aos quais foram dados os novos neurolépticos, têm uma perda significativamente maior de memórias autobiográficas do que pacientes não tratados (Harrison & Therrien, 2007) [10]. Colocado de maneira simples, neurolépticos pioraram a demência de Alzheimer.

     Em uma tentativa de lançar luz sobre o mecanismo pelo qual os neurolépticos induzem reações extrapiramidais, Bishnoi et al. (2007) [1] administraram cronicamente haloperidol (1 mg/kg) e clorpromazina (5 mg/kg) para ratos, o que resultou num aumento dependente do tempo dos movimentos hipercinéticos orofaciais. Eles encontraram uma correspondente redução tempo-dependente nos níveis extracelulares de norepinefrina, dopamina e serotonina em várias regiões corticais e subcorticais do cérebro.

     Devido à sua neurotoxicidade, neurolépticos, provavelmente, pioram qualquer distúrbio cerebral. Uma experiência controlada em ratos submetidos a lesão cerebral traumática demonstraram que doses elevadas crônicas de risperidona ou haloperidol eram prejudiciais, causando persistentes défices cognitivos (Kline6 et al., 2000).

     Coerentemente com a minha própria observação clínica de que os neurolépticos pioram a doença de Alzheimer e outras doenças demenciais, Bonelli et al. (2005) [2] alertou que os indivíduos com a doença de Alzheimer são muito mais vulneráveis à morte celular induzida por neurolépticos. Os pesquisadores afirmaram, "Um limite para o uso de antipsicóticos de primeira e de segunda geração em pacientes idosos é proposto." Finalmente, eles viram uma possível conexão entre "o observado aumento da morte de células cerebrais e a discinesia tardia, o efeito colateral mais ameaçador do tratamento com antipsicóticos".

     Jarskog et al. (2007) [12] estudaram os efeitos do haloperidol, clozapina, quetiapina em inúmeros chamados marcadores apoptóticos para estudar o impacto dessas drogas em apoptose. Essencialmente, eles examinaram a neurotoxicidade dos neurolépticos, especificamente a sua capacidade para induzir a deterioração celular típica do processo de morte celular. Eles descobriram que os neurolépticos, tanto os mais antigos quanto os atípicos, causam a activação da caspase-3, um marcador de apoptose. Eles tentaram tranqüilizar seus leitores de que "esta atividade provavelmente não foi letal".

7.8  Violência e Suicídio Induzido por Drogas Psiquiátricas

     Violência e Suicídio Induzido por Drogas Psiquiátricas - Cartaz sobre a tortura de dentro para fora (akatisia), provocada por drogas psiquiátricas, que podem levar a a violência contra si mesmo ou outras pessoas.

Capítulo 4 - Efeitos Adversos de Drogas Psiquiátricas Específicas
Item 4.7 - Discinesia tardia causada por antipsicóticos

     Parágrafo 4.7_3 - Outra variante da discinesia tardia é a akatisia tardia. O indivíduo é virtualmente torturado de dentro de seu próprio corpo com sentimentos de irritabilidade e ansiedade, compelindo a pessoa a constantes movimentos, às vezes ao ponto de sofrimento contínuo. Nós concordamos com T. van Putten e S. Marder os quais observaram que a akatisia, "nos casos extremos, pode conduzir as pessoas ao suicídio ou ao homicídio"7.

Capítulo 9 - Reações de Abstinência de Drogas Psiquiátricas
Subitem 9.9.1 - Reações de abstinência de antidepressivos tricíclicos

     Parágrafo 9.9.1_2, item 6 - Movimentos anormais, incluindo movimentos descontrolados de quase qualquer músculo do corpo (discinesias), espasmos musculares (distonias), parkinsonismo (lentidão, movimento rígido), e akatisia (agitação interna que compele uma pessoa a se mover). Os espasmos musculares podem ser muito dolorosos, e a akatisia pode ser sentida como uma tortura.

7.9  As consequências anti-vida das drogas da psiquiatria materialista

     As consequências anti-vida das drogas da psiquiatria materialista - Cartaz com citações do índice do informativo intitulado Morte Celular e Tortura Interior Causada por Drogas Psiquiátricas que cita o terrível efeito colateral de tortura interior denominado akatisia, que pode levar ao suicídio e homicídio, causado por drogas psiquiátricas.

Morte Celular e Tortura Interior Causada por Drogas Psiquiátricas
Citações da obra do psiquiatra Peter R. Breggin

     1 - Família consagrada à vida

     2 - Tortura interior: akatisia induzida por drogas psiquiátricas

     3 - Demonstrando danos cerebrais induzidos por drogas psiquiátricas

7.10  Droga Psiquiátrica, Akatisia, Tortura Interior e Violência

     Droga Psiquiátrica, Akatisia, Tortura Interior e Violência - Algumas citações do livro "A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema" incluindo o Capítulo 4 - "Efeitos Adversos de Drogas Psiquiátricas Específicas", Capítulo 9 - "Reações s de Abstinência de Drogas Psiquiátricas" e o Capítulo 8 - "Como Parar de Consumir Drogas Psiquiátricas".

Capítulo 4 - Efeitos Adversos de Drogas Psiquiátricas Específicas
Subitem 4.6.2 - Antidepressivos que especificamente estimulam a serotonina

     Parágrafo 4.6.2_6 - Nós temos visto pacientes tornarem-se muito perturbados e violentos, especialmente quando a dose está mudando (como quando um paciente começa, aumenta, reduz ou interrompe a droga psiquiátrica). A perda de controle dos impulsos, bem como agitação e mania, induzidas por estas drogas, estão entre as causas possíveis disto. Prozac também pode produzir akatisia - caracterizada por um sentimento de ser torturado por dentro - o que é provavelmente um dos mecanismos pelos quais ele causa comportamento auto-destrutivo ou violento. Jonathan O. Cole, professor de psiquiatria em Harvard e um dos participantes nos estudos do Prozac, tem visto casos de "pensamentos suicidas obsessivos" relacionados a esta substância8. Cole acredita que a reação adversa é "rara", mas acrescenta: "Contudo, alguns psiquiatras alertam os pacientes de conferir ou interromper a medicação se ocorrer uma nova e bizarra ideação suicida".

Capítulo 3 - "A Droga Psiquiátrica pode ser o Problema"
Mas Você Pode Ser o Último a Saber
Subitem 3.6.3 - Os efeitos adversos comuns no seu pensamento, sentimento e comportamento

     Parágrafo 3.6.3_19 - Ansiedade. Muitas drogas psiquiátricas diferentes podem fazer você sentir agitação, ansiedade e pânico. Para aumentar a sua confusão, estes sintomas são geralmente causados pelas drogas usadas para tratar desordens de ansiedade e de pânico. Tranquilizantes, de ação relativamente curta como Xanax ou Ativan, podem causar episódios de ansiedade, quando o efeito destas drogas desaparece e o cérebro reage várias horas após cada dose9. A maioria dos antidepressivos e estimulantes também podem causar ansiedade e agitação. E as drogas do tipo Prozac, bem como as drogas antipsicóticas, podem causar uma síndrome particularmente aflitiva conhecida como akatisia, que envolve ansiedade e irritabilidade interior e que leva a necessidade compulsiva de se mover. A akatisia pode ser sentida como uma tortura de dentro para fora.

Capítulo 8 - Como Parar de Consumir Drogas Psiquiátricas
Item 8.2 - Por que a retirada gradual é melhor do que a retirada súbita

     Parágrafo 8.2_3 É interessante que há alguma evidência de que "a interrupção gradual tende a encurtar a duração de qualquer síndrome de abstinência" (Noyes et al., 1991 [15], p. 1621). Em outras palavras, a duração efetiva, de todos os sintomas esperados da abstinência da droga psiquiátrica, será provavelmente mais curta se você parar lentamente do que se você parar abruptamente. Há também, entretanto, evidências, a maioria de histórias pessoais publicados na Internet por usuários de antidepressivos, que a retirada gradual, por vezes, não diminui a aflição das reações de abstinência. David Taylor, farmacêutico-chefe do Hospital de Maudsley, em Londres, descreveu a sua própria abstinência de antidepressivo IRSS [SSRI], afirmando:

     Parágrafo 8.2_4 "Por seis semanas ou mais, eu sofri os sintomas que eram na melhor das hipóteses perturbadores e na pior delas torturadores. Isso ocorreu apesar de seguir um cronograma cauteloso de diminuição da dose" (Taylor, 1999 [17]).

Capítulo 4 - Efeitos Adversos de Drogas Psiquiátricas Específicas
Item 4.7 - Discinesia tardia causada por antipsicóticos

     Parágrafo 4.7_3 - Outra variante da discinesia tardia é a akatisia tardia. O indivíduo é virtualmente torturado de dentro de seu próprio corpo com sentimentos de irritabilidade e ansiedade, compelindo a pessoa a constantes movimentos, às vezes ao ponto de sofrimento contínuo. Nós concordamos com T. van Putten e S. Marder os quais observaram que a akatisia, "nos casos extremos, pode conduzir as pessoas ao suicídio ou ao homicídio"10.

8  Cartazes diversificados e específicos

8.1  Religião, Filosofia e Ciência

     Religião, Filosofia e Ciência - Cartaz com um sumário parcial de um trabalho sobre a revelação unificada e coerente da religião, filosofia e ciência integradas no livro de urantia.

Religião, Filosofia e Ciência
Integradas no
Livro de Urantia (Terra)

     0 - Introdução

     1 - O Deus da pessoalidade

     2 - Religião, filosofia e ciência

     3 - Alma imortal e vida eterna

     4 - Ciência material

8.2  Teoria da Aprendizagem

     Teoria da Aprendizagem - Cartaz com a introdução de um futuro livro sobre aprendizagem no ser humano; aprendizagem na mente viva; e aspectos físicos, computacionais e matemáticos da aprendizagem. Um enfoque multidisciplinar.

Teoria da Aprendizagem
Um enfoque multidisciplinar

     Sumário

     I Aprendizagem no ser humano

     II Aprendizagem na mente viva

     III Aspectos físicos, matemáticos e computacionais da aprendizagem

8.3  Proposta de uma Educação Integral

     Proposta de uma Educação Integral - Carta propondo uma educação para o desenvolvimento pessoal integral: corpo, mente, alma e espírito.

Educação Integral
desenvolvimento pessoal integral: corpo, mente, alma e espírito.

     Pais, Mães, Educadores e Aprendizes,

     Esta carta é uma proposta de educação integral de nossas crianças e aprendizes. Esta proposta nasceu após cerca de três anos de trabalho editorial, de um grupo de aprendizes da escola da vida e da informação aberta na Internet.

     Enfatizamos que idealmente a pessoa humana nasce em uma família e que nossa pessoalidade é quem unifica o espírito, a alma, a mente e o corpo. O objetivo de uma educação integral é que todos possam desenvolver uma pessoalidade forte e unificada com um crescimento do eu total - material, intelectual e espiritual. O objetivo prático desta educação integral que queremos é a felicidade e edificação da alma, a espiritualização da mente, a saúde do corpo e a união da família. Trabalhamos para que, em um ambiente de responsabilidade e liberdade, os aprendizes, desta escola da vida, possam crescer com integridade e com um desenvolvimento harmônico e equilibrado do corpo, da mente, da alma e do espírito.

     Este é um projeto semente para a próxima geração de crianças da nossa cidade. Resumidamente a idéia é de um "berço" de educação integral que concilie (1) o amor da convivência familiar, (2) a sabedoria da pesquisa e estudo escolar e (3) a boa vontade do sacro-ofício do trabalho à serviço do próximo. Em outras palavras, pensamos em uma educação integral para nossas crianças no ambiente da (1) casa, (2) do colégio e (3) da cidade para formação dos futuros (1) pais, mães, (2) professores e (3) profissionais.

     Acreditamos que uma educação integral seja capaz de formar indivíduos íntegros. Indivíduos íntegros são capazes de formar famílias inteiras e unidas. Em nossa visão, a edificação do lar deveria, então, ser o centro e a essência de todo esforço educacional. Por isso, para fortificar os laços da família, da escola e do trabalho, planejamos elaborar roteiros de experimentos educativos simples, que possam ser realizados por nossas crianças em casa, no colégio ou na cidade.

     Em termos práticos, esta proposta é a de ensinar e aprender, na teoria e na prática, utilizando livros e experimentos. Assim, nossas crianças poderão aprender experimentando, inclusive com os familiares, nas oficinas-escola e nas fazendas-escola. Esta é uma proposta de educação integral que unifica família, escola e trabalho e pretende formar os cidadões do futuro.

8.4  Fraternidade Humana

     Fraternidade Humana - Cartaz com uma lista de informativos do GAIA sobre a fraternidade humana, espiritual e social.

Fraternidade Humana

     Princípios da Fraternidade Humana - Informativo sobre a fraternidade dos seres humanos fundamentada na paternidade de Deus. História, propósito e ideal da fraternidade de Urantia (Terra). Desenvolvimento de uma linguagem comum esperanto-urantiana.

     Famílias Unidas em um Sistema Político e Econômico Local - Volume 1, Capítulo 3 dos diálogos baseados no Livro de Urantia. Uma exposição sobre: 3.1 a união da família em grupos de estudo e trabalho, sobre um 3.1.5 SELO - Sistema Econômico Local Organizado, e sobre um 3.1.6 SPEL - Sistema Político e Econômico Local.

     O Que Há de Errado Com a Política? - Livro básico do humanitarismo. Ele analisa o que há de errado na política. Propõe uma visão fraterna e espiritualizada do ser humano. Faz uma análise das falhas nas ideologias do liberalismo e marxismo. Finalmente, apresenta a forma alternativa de eleição escalonada da "democracia do futuro".

Economia Fraterna
com a motivação do serviço da fraternidade humana
acrescida à motivação do lucro

     Sistema Político e Econômico Local (SPEL) - Texto síntese sobre a Política e Economia Local proposta pelo Grupo de Aprendizes da Informação Aberta (GAIA).

     Sistema Econômico Local Solidário (SELO-Sol) - Uma visão pessoal da história do grupo de economia solidária SELO-Sol, criado em 2007, no festival Puroritmo de cultura consciente.

     Trocas Solidárias, Moeda e Espiritualidade - Artigo com princípios da economia solidária, escrito por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina.

     Citações: Após o Capitalismo - Título do livro escrito por Dada Maheshvarananda, sobre a Teoria da Utilização Progressiva (PROUT). Esta visão mais espiritual da economia foi proposta por Prabhat Ranjan Sarkar, o fundador da "Ananda Marga".

     Leis, Códigos e Estatutos - República Federativa do Brasil.

8.5  Sistema Político e Econômico Local (SPEL)

     Sistema Político e Econômico Local (SPEL) - Cartaz com a introdução da proposta de política e economia local idealizada na fraternidade humana. Cita-se também a economia local organizada dos SELOs com um exemplo do trinheiro: a moeda local, pessoalizada, cuja unidade é o real minuto de trabalho.

Economia Fraterna - Sistema Político e Econômico Local
com a motivação do serviço da fraternidade humana, acrescida à motivação do lucro

     Um SPEL é um Sistema Político e Econômico Local formado por um grupo de pessoas que se conhecem e convivem, com um papel moeda próprio, pessoalizado e válido localmente, chamado de trinheiro. Cada SPEL é uma pequena célula de uma nova e solidária economia com valores humanos baseados na família, fraternidade e espiritualidade ...

     Com ajuda da Internet, serão organizados os fórums públicos de diálogo, votação e decisão política de um SPEL. Cada Sistema Político e Econômico Local, possuirá um representante político. Estes representantes dos vários SPELs locais, também elegem seu "porta-voz". Um sistema escalonado de representação em cascata da `democracia do futuro', possibilitaria por exemplo, que os representantes dos SPELs familiares, elegam um representante de um SPEL do condomínio, estes elegam escalonadamente representantes do bairro, e da cidade, do estado, do país e finalmente do planeta. ...

Trilogia Econômica dos SELOs

     Os SELOs são Sistemas Econômicos Locais Organizados, com um papel moeda próprio do SELO, chamado de trinheiro porque é um documento com três aspectos:

  1. O trinheiro possui três partes: 1 - Um recibo para pessoa que ofertou o saber, serviço ou bem; 2 - Um memorando para pessoa que recebeu o saber, serviço ou bem; 3 - Um cheque para contabilidade do "Banco Local" do SELO.
  2. O trinheiro é pessoal com o nome ou número do recebedor do saber, serviço ou bem e também o local de convivência do grupo.
  3. A unidade de valor do trinheiro é o Real MT que equivale à 1 Minuto de Trabalho Real. Uma hora de trabalho valem 60 Reais do trinheiro.
Trinheiro
(∫) SELO UniverCidade 2021 (∫) SELO UniverCidade 2021 (∫) SELO UniverCidade 2021
Sistema Econômico Local Organizado Sistema Econômico Local Organizado Sistema Econômico Local Organizado
Memorando de Recebi de Cheque de
Nome ou Número Nome ou Número Nome ou Número
por _________________________________ em troca de _______________________ para _________________________________
Data: ____ / ____ / 2021             _____ Reais Minutos de Trabalho valendo _____ Reais MT             
Saldo Anterior: _____ Reais MT Data: ____ / ____ / 2021             Data: ____ / ____ / 2021            
Trinheiro de _________ Reais MT Assinatura:                              Assinatura:                             
Saldo Atual: ________ Reais MT Enviar para Banco Local

9  Referências bibliográficas

Referências Bibliográficas

[1]
Bishnoi, M., Chopra, K., & Kulkarni, S. (2007). Neurochemical changes associated with chronic administration of typical antipsychotics and its relationship with tardive dyskinesia. Methods and Findings in Clinical & Experimental Pharmacology, 29, 211-216.
[2]
Bonelli, R., Hofmann, P., Aschoff, A., Niederwieser, G., Heuberger, C., Jirikowski, G., et al. (2005). The influence of psychotropic drugs on cerebral cell death: Female neurovulnerability to antipsychotics. International Clinical Psychopharmacology, 20, 145-149.
[3]
Breggin, P.R. (1991). Toxic Psychiatry: Why Therapy, Empathy and Love Must Replace the Drugs, Electroshock and Biochemical Theories of the `New Psychiatry' [Psiquiatria Tóxica: Por Que a Terapia, Empatia e Amor Devem Substituir as Drogas, Eletrochoque e as Teorias Bioquímicas da `Nova Psiquiatria']. New York: St. Martins Press.
[4]
Breggin, P.R. (1994, 17-19 de outubro). Testimony in Joyce Fentress et al. v. Shea Communications et al. ("The Wesbecker Case") [Testemunho em Joyce Fentress et al. v. Shea Communications et al. ("O Caso Wesbecker")]. Jefferson Circuit Court, Division One, Louisville, Kentucky No 90-CI-06033, Vol. 16.
[5]
Breggin, P.R. (1997a). Brain-Disabling Treatments in Psychiatry: Drugs, Electroshock, and the Role of the FDA [Tratamentos em Psiquiatria Desabilitadores do Cérebro: Drogas, Eletrochoque, e o Papel da FDA]. New York: Springer.
[6]
Breggin, P.R. (1998b). Analysis of Adverse Behavioral Effects of Benzodiazepines With a Discussion of Drawing Scientific Conclusions From The FDA's Spontaneous Reporting System [Análise dos Efeitos Comportamentais Adversos dos Benzodiazepínicos com Uma Discussão sobre Tirar Conclusões Científicas de Sistema da FDA de Relatórios Espontâneos]. Journal of Mind and Behavior [Jornal da Mente e do Comportamento], 19, 21-50.
[7]
Dorph-Petersen, K.-A., Pierri, J., Perel, J., Sun, Z., Sampson, A., & Lewis, D. (2005). The influence of chronic exposure to antipsychotic medications on brain size before and after tissue fixation: A comparison of haloperidol and olanzapine in macaque monkeys. Neuropsychopharmacology, 30, 1649-1661.
[8]
Ethier, I., Beaudry, G., St-Hilaire, M., Milbrandt, J., Roulliard, C., & Levesque, D. (2004). The transcription factor NGFI-B (Nur77) and retinoids play a critical role in acute neuroleptic-induced extrapyramidal effect and striatal neuropeptide gene expression. Neuropsychopharmacology, 29, 335-346.
[9]
Food and Drug Administration (FDA) [Administração de Drogas e Alimentos] (2004b, 14 de setembro). Transcript of Meeting of The Center For Drug Evaluation and Research [Transcrição da Reunião do Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas Farmacêuticas]. Joint meeting of the CDER Psychopharmacologic Drugs Advisory Committee and the FDA Pediatric Advisory Committee [Reunião Conjunta dos Comitês Consultivos de Drogas Psicofarmacológicas do CDER e Pediátrico da FDA]. Bethesda, Maryland. www.fda.gov .
[10]
Harrison, E, & Therrien, B. (2007). Effect of antipsychotic medication use on memory in patients with Alzheimer's disease: Assessing the potential risk for accelerated recent autobiographical memory loss. Journal of Gerontological Nursing, 33, 11-20.
[11]
Inuwa, I., Horobin, R., & Williams, A. (1994, July). A TEM study of white blood cells from patients under neuroleptic therapy. ICEM 13Paris, pp. 1091-1092.
[12]
Jarskog, L., Gilmore, J., Glantz, L., Gable, K., German, T., Tong, R., et al. (2007). Carpase-3 activation in rat frontal cortex following treatment with typical and atypical antipsychotics. Neuropsychopharmacology, 32, 95-102.
[13]
Konopaske, G., Dorph-Petersen, K.-A., Pierri, J., Q, Wu, Sampson, A., & Lewis, D. (2007). Effect of chronic exposure to antipsychotic medication on cell numbers in the parieral cortex of macaque monkeys. Neuropsychopharmacology, 32, 1216-1223.
[14]
Marks, I.M., De Albuquerque, A., Cottraux, J., Gentil, V., Greist, J., Hand, J., Liberman, R.L., Relvas, J.S., Tobena, A., & Tyrer, P., et al. (1989). The "Efficacy" of Alprazolam in Panic Disorder and Agoraphobia: A Critique of Recent Reports [A "Eficácia" de Alprazolam na Desordem do Pânico e Agorafobia: Uma Crítica de Relatórios Recentes]. (1989). Archives of General Psychiatry [Arquivos de Psiquiatria Geral], 46, 668-672.
[15]
Noyes, R., Jr., Garvey M.J., Cook, B., & Suelzer, M. (1991). Benzodiazepine Withdrawal: Dr. Noyes and Associates Reply [Abstinência de Benzodiazepínicos: Dr. Noyes e Associados Respondem]. American Journal of Psychiatry [Jornal Americano de Psiquiatria], 148, 1621.
[16]
Schatzberg, A.F. (1997). Antidepressant Discontinuation Syndrome: An Update of Serotonin Reuptake Inhibitors [Síndrome de Descontinuação de Antidepressivo: Uma Atualização dos Inibidores de Reabsorção da Serotonina]. Journal of Clinical Psychiatry [Jornal de Psiquiatria Clínica], 58 (supplemento 7), 3-4.
[17]
Taylor, D. (1999, September/outubro). Truth Withdrawal: David Taylor Experienced SSRI Withdrawal - It's Not Quite Like The Standard Texts Say [Verdadeira Abstinência: David Taylor Experimentou a Abstinência de IRSS [SSRI] - Não é Bem Como os Textos Padrão Dizem]. Open Mind [Mente Aberta] (National Association for Mental Health, London), p. 16.
[18]
Teller, D., & Denber, H. (1970). Mescatine and phenothiazines: Recent studies on subcellular localization and effects upon membranes. In A. Lajtha (Ed.), Protein metabolism of the nervous system (pp. 685-698). New York: Plenum.

Notas de Rodapé:

1 Índices do GAIA: "Alma Engrandecida", "Mente Espiritualizada", "Corpo Saudável" e "Fraternidade Humana".
2 Bíblia significa Livro e Urantia é o nome da Terra no grande universo. Por isso, Livro de Urantia significa literalmente Bíblia da Terra.
3 Cardio-vascular significa do coração e dos vasos sanguíneos
4 É indiginador como através das drogas e alimentos a população está sendo literalmente envenenada. Talvez, os defensores da lei e os amantes da vida pudessem elaborar um processo legal padrão, enumerando todas as substâncias que provocam as doenças degenerativas. Isto seria usado para processar as empresas e orgãos governamentais responsáveis toda vez que um cidadão sofresse de uma destas doenças aqui listadas.
5 A FDA falhou em mencionar que os três estudos positivos foram patrocinados por fabricantes de drogas psiquiátricas e conduzidos por indivíduos ligados à empresas de drogas farmacêuticas.
6 Kline, A., Massucci, J., Zafonte, R., Dixon, C., DeFeo, J., & Rogers, E. (2000). Differential effects of single versus multiple administration of haloperidol and risperidone on funtional outcome after experimental brain trauma. Critical Care Medicine, 35, 919-924.
7 Ver também Breggin ("Brain-Disabling Treatments in Psychiatry") para discussões sobre a violência contra si mesmo ou outras pessoas devido a akatisia induzida por drogas psiquiátricas.
8 Schatzberg, Cole, e DeBattista (1997) [16], p. 77. Cole cita Fisher et al. (1992), que demonstraram um aumento da taxa de suicídio entre os pacientes consumindo Prozac em comparação com aqueles que consumiam trazodona.
9 Nos testes clínicos utilizados para aprovação do Xanax para desordem de pânico, a maioria dos pacientes teve mais ansiedade, depois de algumas semanas consumindo estas drogas, do que antes de consumí-las pela primeira vez. Para uma discussão sobre a piora da condição de ansiedade dos pacientes tratados com Xanax, ver Marks et al. (1989) [14] e Breggin (1991 [3], 1998b [6]).
10 Ver também Breggin e Breggin (1994 [4]) e Breggin (1997a [5]) para discussões sobre a violência contra si mesmo ou outras pessoas devido a akatisia induzida por drogas psiquiátricas.