Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior

Educação Integral

1 Educação da Pessoa Inteira
2 Educação e Ciência
3 Escola da Ponte


Educação da Pessoa Inteira

corpo, mente, alma e espírito

Educação Urantiana e Escola - Esta é uma das primeiras aulas, em forma de diálogo, de uma educação personalizada baseada na instituição da família. Estas aulas pretendem integrar a educação intelectual das escolas, estimulando nos aprendizes os valores espirituais da vida, e as habilidades práticas do trabalho. O livro de urantia é o livro texto desta educação integral do eu total - material, intelectual, moroncial e espiritual.

Educação Integral - Urantia-GAIA, Sri Aurobindo e outros - Objetivos e planejamento da fase educacional do GAIA. Proposta de uma educação integral que integre religião, filosofia e ciência de forma unificada, e estimule o desenvolvimento dos múltiplos aspectos do ser humano inteiro: da pessoa, do espírito-alma, da mente e do corpo. E que esta integridade frutifique na educação, na família, e no trabalho. Referência à iniciativas educacionais significativas tais como: Educação Steiner (Pedagogia Waldorf). Método Montessori (Constructor Sui). Escola da Ponte (José Pacheco). Gaia Education (Ecovilas e Sustentabilidade). IAHP - Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano (Glenn Doman).

Educação Integral (Religião e Ciência) - Volume 2, Capítulo 5 de uma exposição em forma de diálogo sobre: 5.1 O que é a vida?, sobre 5.2 Os ensinamentos de Jesus, e sobre 5.3 Livro de urantia no ensino médio.

Educação Integral (Família e Escola) - Volume 2, Capítulo 6 dos diálogos baseados no Livro de Urantia. Uma exposição sobre: 6.1.2 Integridade, família e educação, sobre 6.1.3 Família, escola e socialização, e sobre 6.3 Educação integral no LAR.

Universidade Holística na Cidade da Paz (UNIPAZ) - Universidade Holística Internacional de Brasília e Fundação Cidade da Paz. Pierre Weil, fundador da UNIPAZ, relata como o governador da cidade ... "falou de um projeto de criação da Cidade da Paz, um lugar onde as correntes filosófico-espirituais de Brasília pudessem se encontrar". Pierre explica também, sobre uma compreenção mais holística e integral do ser humano, capaz de integrar as quatro escolas da psicologia e incluir a psicologia transpessoal e espiritual. Então, em 1987, foi realizado o primeiro Congresso Holístico Internacional, e foi lançada a Fundação Cidade da Paz para criar, manter e administrar a futura Universidade Holística Internacional de Brasília. A UNIPAZ é movimento de educação, cuidado e práticas integrativas para o despertar de uma consciência de inteireza, de onde emana a paz nas ecologias individual, social e ambiental, rumo à sustentabilidade com ética e respeito à vida.

A Arte de Viver em PAZ - Por uma nova consciência e educação. Escrito por Pierre Weil que nos explica que "... a educação tradicional tem uma tendência a condicionar as pessoas a viverem exclusivamente no mundo exterior, enquanto a proposta holística se orienta tanto para o exterior quanto para o interior". A educação integral e holística é uma educação para paz, pois unifica as experiências humanas, a espiritual e a material, a interior e a exterior, e assim, resolve a conflituosa "guerra civil na personalidade", estimulando a unificação da mente e do corpo humano com a alma e o espírito divino, no eu total e pessoal do indivíduo.

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) - Manifesto de pensadores destacados sobre a reconstrução educacional no Brasil depois de quatro décadas do regime republicano. Neste manifesto são abordadas as diretrizes, reformas, finalidade e função da educação. Dentre os signatários do manifesto estão Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Cecília Meirelles.

Como Multiplicar a Inteligência do Seu Bebê - Livro sobre a suave revolução feita pelos avós, mães e pais professores dos bebês e crianças da família. Escrito pelo pai Glenn Doman e sua filha Janet Doman, diretora dos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano. Este livro é um estímulo a união da família no ideal de uma educação integral. Ele possui instruções práticas sobre como ensinar seu bebê a ler, como lhe dar conhecimento enciclopédico, e também como lhe ensinar matemática.

Glenn Doman, Introdução dos Institutos (Parte I) - Transcrição e tradução de um vídeo da Internet, no qual Glenn Doman faz uma introdução ao trabalho com crianças, por mais de 50 anos, dos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano [Institutes for the Achievment of Human Potencial - IAHP]. Pais vêm do mundo inteiro aos Institutos para aprender como significativamente aumentar as habilidades intelectuais, físicas e sociais de suas crianças. Como Multiplicar a Inteligência do seu Bebê é um curso compreensivo projetado para prover mães e pais com a informação essencial que eles necessitam para enriquecer o ambiente do lar para suas crianças.


Educação e Ciência

com a coordenação filosófica entre ciência e religião

Religião, Filosofia e Ciência Integradas no Livro de Urantia - Informativo sobre como a filosofia pode servir de ligação entre a ciência material e a religião espiritual, apresentadas de forma unificada na revelação contida no livro de urantia. Este trabalho seminal contém referências ao Papa João Paulo II, à ciência espiritual de Rudolf Steiner, à filosofia integral de Ken Wilber, ao sentido da vida de acordo com Viktor Frankl, e também à Lafayette Ronald H., Albert Einstein e Amit Goswami. Neste texto enfatizamos que a pessoalidade, outorgada pelo Pai do Espírito, é a unificadora dos fatores de individualidade da pessoa humana integral: corpo, mente, alma e espírito.

A Ciência Revelada no Livro de Urantia - Observações significativas feitas por Kary Banks Mullis, sobre fatos científicos revelados no livro de urantia em 1955. Mullins é o inventor da "Polymerase Chain Reaction" (PCR) ["Reação de Cadeia da Polimerase"]. Devido a invenção do PCR, ele recebeu o prêmio nobel de química de 1993.

Evolução da Vida até o Surgimento do Ser Humano - Estes são os primeiros 7 capítulos da terceira parte do Livro de Urantia. Neles é descrito a formação da nebulosa, do sistema solar e deste planeta. Segue uma descrição do desenvolvimento geológico e da implantação da vida. Então, conciliando evolucionismo e criacionismo, os autores revelam a evolução da vida e as mutações súbitas das quais surgem novas espécies, até o aparecimento dos primeiros seres humanos.

A Ciência Revelada e Evolucionária sobre a Mente Humana - Informativo com o objetivo de esclarecer alguns conceitos sobre a mente humana, de forma coerente com a ciência evolucionária contemporânea, e de acordo com a coordenação filosófica - espiritual, mental e material - da religião, filosofia e ciência - revelada no livro de urantia.

Universidade sem Fronteiras - em forma de um Diálogo entre o Mestre e o Discípulo. Este livro é sobre o uso da Internet para apoiar a educação integral da escola da família na qual os avós, mães e pais são também professores dos filhos e filhas aprendizes. A primeira edição deste trabalho foi em 1999 e por isso a informação técnica está desatualizada. Por outro lado, a parte filosófica e idealista do livro explana sobre princípios da educação.

Ciência Física e o Livro de Urantia - Carta para um físico teórico explanando sobre a possibilidade de uma teoria física, inspirada no livro de urantia, que torne matematicamente coerente a teoria da relatividade geral e o modelo padrão da física quântica dos campos. Usando termos da revelação urantiana a idéia é que a gravita, energia material sensível a gravidade linear, consista em ultímatons juntos formando as partículas com massa gravitacional como por exemplo os elétrons.

A Linguagem Matemática, a Mente e o Livro de Urantia - A matemática é uma linguagem exata que aborda as realidades quantitativas da energia física, das coisas que se repetem em quantidades mensuráveis e que são cópias de um modelo tipificado. Ao abordar o nível da realidade quantificável das coisas materiais, a matemática colabora com a ciência. Enquanto linguagem, com símbolos e informações, a matemática também expressa algo sobre os signos e significados da mente e da lógica filosófica. Um modelo matemático, dos símbolos informativos de um computador e dos signos significantes da mente, poderá ser uma realização que contribua para construção da interface entre a ciência e a filosofia, entre a matéria e a mente ...

Como Vejo o Mundo - Escrito por Albert Einstein, o cientista idealizador da teoria da relatividade e também o espiritualista da "religiosidade cósmica", a religião em um último grau, com características da verdadeira religião ensinada por Jesus.

Discurso do Método - Escrito por René Descartes. Na primeira parte, encontrar-se-ão diversas considerações atinentes às ciências. Na segunda, as principais regras do método que o Autor buscou. Na terceira, algumas das regras da Moral que tirou desse método. Na quarta, as razões pelas quais prova a existência de Deus e da alma humana, que são os fundamentos de sua metafísica.

Ensino Médio - Conteúdo do Programa de Estudo para Vestibulares Universitários e do Ensino Médio e Fundamental.

Aulas de Matemática para as Olimpíadas - Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI).

Teoria da Informação e Organismos Vivos - Resumo: Nós iniciamos este artigo com a definição de entropia e informação, na física e engenharia, usando os conceitos de estado e de símbolo, baseados na teoria da probabilidade aplicada no espaço e no tempo respectivamente. A quantidade de informação e o nível de organização é proposto como a principal característica da vida. É calculada a quantidade de informação do código genético e o resultado é comparado com as dimensões do tempo e espaço do universo ... Nós apresentamos a hipótese de que a atividade eletro-química dos neurônios de nosso cérebro é uma espécie de símbolo da realidade exterior mensurando a quantidade de informação ... Nós concluímos que a teoria da informação, nascida na engenharia, pode fazer uma ligação entre a física e a biologia.

As Dimensões Escondidas do Universo - Escrito por Carlos Augusto Romero Filho. Carlos apresenta a teoria de supercordas nas quais além do tempo e das 3 dimensões espaciais estendidas, teoriza-se a respeito de mais 6 dimensões compactadas ou escondidas. Este modelo teórico, sobre um universo com 1+3+6=10 dimensões, amplia a idéia de Theodor Kaluza & Oscar Klein. A teoria da gravidade de Kaluza-Klein conseguiu unificar matematicamente, as equações do eletromagnetismo e da teoria da relatividade geral, utilizando-se de um formalismo com 5 dimensões universais.


Escola da Ponte

Escola da Ponte: Uma Escola Pública em Debate - Apresentação ... "Estes dispositivos comportam uma dinâmica de trabalho realizada num espaço de área aberta, onde não há séries. Os alunos organizam-se em grupos formados à medida das necessidades de formação, sempre que surjam novos projetos. Movimentam-se entre espaços da escola em função das áreas de saber que em cada momento exploram, trabalhando com diferentes professores, desenvolvendo um trabalho que valoriza a reflexão, a capacidade de análise crítica e a componente de investigação." Organizadores: José e Maria Pacheco.

Cartas do avô José para neta Alice - Cartas com amor que José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, escreveu para sua netinha Alice.

Dicionário de Valores - Autonomia; Beleza; Coerência; Desapego; Esperança; Felicidade; Gratidão; Honestidade; Indignação; Justiça; Lealdade; Meio Ambiente; Não violência; Otimismo; Prudência; Qualidade de vida; Responsabilidade; Solidariedade; Tolerância; Uma atitude; Verdade; X da questão; Zero em comportamento ou nota dez? Autor: José Pacheco.

José Pacheco fala sobre Educação e a Escola da Ponte - Transcrição da entrevista, em um programa de TV acessível na Internet, no qual o professor José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, nos conta um pouco da história e características da Escola, do Projeto Âncora da Ponte no Brasil e discute também a realidade da educação nesse país.

Valores Humanos e a União dos Povos - A União dos Povos pela Alma do Futebol. Uma história idealizada de paz e união de crianças, Judeus e Palestinos unidos em um campeonato esportivo no qual cada time representa um valor. Inspirado na busca sincera dos valores divinos e o amor irrestrito ao divino Doador dos Valores.

Valores Urantianos - Citações do Livro de Urantia sobre os valores da paz e da felicidade em cinco línguas: português, inglês, espanhol, francês e alemão.

Escola da Ponte: Defender a Escola Pública - Aprender com a escola da ponte. Uma escola sem muros. Fazer a ponte, construir a memória.

Caminhos para a Inclusão - Um guia para o aprimoramento da equipe docente. Autores: José Pacheco, Rósa Eggertsdóttir & Gretar L. Marinósson.

Livros e informativos em inglês