Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior

Arquivos de Impressão: Tamanho A4 (pdf), Tamanho A5 (pdf), Texto (txt).


Glenn Doman, Introdução dos Institutos (Part I)
Trabalhando com crianças por mais de 50 anos.
Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano
Institutes for the Achievement of Human Potencial
IAHP

Vídeo bilingue inglês-português
Transcrição e tradução do vídeo na Internet:
www.youtube.com/watch?v=XDdWiY6xje0

Sumário

Glenn Doman, introdução dos Institutos (IAHP)
    1.1  Cursos para desenvolvimento do potencial das crianças
Tradução do vídeo de Doman (IAHP)
    2.1  Os bebês tem potencialmente uma inteligência de gênio
    2.2  IAHP, inteligência, crianças e pais
    2.3  As crianças querem atenção dos adultos
    2.4  Mãe professora e criança aprendiz

1  Glenn Doman, introdução dos Institutos (IAHP)

Glenn Doman Introduzindo os Institutos (Part I)
Trabalhando com crianças por mais de 50 anos.
www.youtube.com/watch?v=XDdWiY6xje0
Duração: 8 minutos e 32 segundos (8:32).
Enviado em 10 de novembro de 2009

1.1  Cursos para desenvolvimento do potencial das crianças

     Uma introdução ao trabalho com crianças, por mais de 50 anos, dos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano. Pioneiros em como ensinar leitura para crianças e como maximizar a inteligência delas.

www.iahp.org

     Curso para pais sobre Como Maximizar a Inteligência de sua Criança. Crianças podem aprender absolutamente qualquer coisa que nós possamos ensinar de uma maneira honesta, factual e alegre!

     Os Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano vão mostrar para você um mundo de possibilidades.

     Curso sobre Como Multiplicar a Inteligência do seu Bebê.

     Pais vêm do mundo inteiro aos Os Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano para aprender como significativamente aumentar as habilidades intelectuais, físicas e sociais de suas crianças. Como Multiplicar a Inteligência do seu Bebê é um curso compreensivo projetado para prover mães e pais com a informação essencial que eles necessitam para enriquecer o ambiente do lar para suas crianças.

     www.iahp.org/ParentsCourse

2  Tradução do vídeo de Doman (IAHP)

     (0:00)1 O propósito deste programa é prover os pais com uma introdução para o trabalho dos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano [Institutes for the Achievement of Human Potential (IAHP)].

    

     Os Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano são um grupo de institutos, não lucrativos, que servem as crianças e ensinam pais de todos continentes. A matriz mundial está localizada na Filadélfia e foi fundada em 1955 por Glenn Doman.

2.1  Os bebês tem potencialmente uma inteligência de gênio

    

Figura 1: Glenn Doman, fundador do IAHP

     (0:27) Se você me pedir para resumir, em um único parágrafo, tudo que nós aprendemos na metade do século passado, este parágrafo seria: "Nós estamos persuadidos, pelo que tem acontecido, que toda criança nascida tem no instante do nascimento uma inteligência potencial maior do que Leonardo da Vinci jamais usou." Eu mencionei Leonardo porque ele é meu gênio favorito. Eu penso que há pessoas no grande espaço que são gênios. E há outro grande espaço todo de Leonardo em si, contudo nós estamos persuadidos que toda criança nascida tem um potencial maior do ele jamais tenha usado.

     (1:08) O processo de educação inicia na idade de seis anos, mas o processo de aprendizagem começa no nascimento. Você pode ensinar um bebê absolutamente qualquer coisa que você possa apresentar para ele de maneira honesta, factual e alegre.

    

Figura 2: Glenn Doman nos Institutos

     (1:45) Se você quiser as melhores citações sobre crianças e a genialidade que está em todas elas, procure por citações dos gênios. Vamos considerar Buckminster Fuller por exemplo. Buck diz que todas as crianças quando nascem são gênios, e nós desperdiçamos os primeiros seis anos de suas vidas tirando a genialidade delas.

2.2  IAHP, inteligência, crianças e pais

     (2:05) Representando o staff, eu gostaria de dizer "bem vindos" todos aos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano (IAHP). Vocês são "bem vindos" aqui como as flores de maio. Vocês foram precedidos por quarenta mil pais.

     (2:25) Aqui nos Institutos, nós passamos meio século do tempo transcorrido estudando o papel da inteligência, estudando o que é inteligência, da onde ela vem e o que acontece. Ela é genética, ou ela é ambiental? Nós estudamos isso em termos das pessoas dos primórdios do homem um milhão de anos atrás ... até agora, com os maiores antropologistas no mundo. Nós estudamos isso mais especialmente com as crianças pequenas do dia do nascimento em diante.

     (3:02) Nós vivemos no deserto do Kalahari. Nós testemunhamos o nascimento das crianças e observamos elas desenvolvendo. Nós vivemos no território do Xingu no Brasil e observamos estes bebês nascerem e desenvolverem. E nós observamos no Ártico, aonde a temperatura é 55 abaixo de zero, e observamos crianças nascendo e como elas desenvolveram. E quais são as influências que contribuem ou não para inteligência elevada.

    

    

     Todos gostam de pensar que eles são muito bom em fazer coisas: "Eu sei `como' fazer isso." E certamente isto é importante. Mas agora eu sugiro que você dispense uma atenção especial ouvindo o "porque". Porque se você aprender somente o "como", na medida que você for esquecendo, seu conhecimento vai ficando menor. Se você compreender o "porque" você está fazendo o que faz com suas crianças, então todo o seu conhecimento vai crescer.

    

Figura 3: Mãe Deborah Phillips & e filha Catherine, 4 anos

     ... "Ela não tem uma cauda maravilhosa?" ... "O pássaro cantor e o esquilo tipificam a natureza ativa dos vertebrados." Aqui estão dois pequenos vertebrados. ... "A cobra verde Africana matou sua presa com veneno. Ela mora abaixo do Saara." Certo. Aqui está. Veja esta cobra verde.

2.3  As crianças querem atenção dos adultos

    

     (4:49) Se você perguntar a média dos adultos, "como é uma criança de três anos de idade", há grande chances que todos dirão, "Bem, elas são pequenas coisas amáveis e engraçadas que preferem jogar `pat-a-cake'2 do que qualquer outra coisa," Mas vamos dar a elas a chance de jogar "pat-a-cake" ou ficar em confinamento solitário com "playpen"3. E as crianças escolhem "pat-a-cake". Nós dizemos, elas amam "pat-a-cake".

     (5:25) Frequentemente me vem um pensamento ao lembrar alguns diplomatas Americanos que estavam prisioneiros em um país estrangeiro, eles estavam com mãos atadas e olhos vendados. Mãos presas a uma cadeira de maneira que eles não as podiam mover. Eu estou certo que se você pudesse dizer a eles "Você prefere jogar `pat-a-cake'?" Eles iriam dizer "Sim, eu prefiro jogar `pat-a-cake', desamarre minhas mãos, tire as vendas dos meus olhos." Mas se você usar isso para provar que diplomatas não amam nada, mais do que jogar "pat-a-cake", você poderia ver quão tolo é este raciocínio.

     Se você desse a uma criança sua escolha entre "pat-a-cake" e aprender Grego, com cem por cento de confiabilidade ela iria escolher aprender Grego. Porque? O que as crianças querem mais do que qualquer coisa, é a atenção dos adultos. Atenção dos adultos em tempo integral. E elas irão dar qualquer coisa para obter esta atenção dos adultos em tempo integral. Quando elas tem esta opção, sua primeira escolha é a mamãe. Segunda escolha é o papai. Terceira escolha é qualquer um que vai prestar atenção nelas, porque ao prestar atenção nelas, elas aprendem.

2.4  Mãe professora e criança aprendiz

    

     (6:42) O que este programa (do IAHP) fez por nossas crianças, foi fazer que elas ... olhassem as coisas mais profundamente. Elas estão sempre levando as coisas um passo adiante quando estão lá. Elas estão fazendo perguntas sobre as coisas. Elas são muito talentosas e muito intelectuais. Mas elas são bastante modestas, ou seja, elas são crianças normais. É uma visão de que suas vidas são um laboratório de aprendizagem.

    

Figura 4: JoAnn e Burk Loelinger, 2 anos

     (7:46) Eu tenho sido capaz de ter uma relação muito próxima delas, como uma professora. E algumas vezes nós revertemos os papéis. Algumas vezes elas se tornam uma professora. É nos divertimos com isso. Nós vamos e voltamos nisto. Estar envolvida com este programa me permite realmente conhecer minha criança. E me divertir aprendendo com eles. Eu aprendi bastante sobre mim mesmo, bem como minha habilidade de ser uma professora sincera para minhas próprias crianças. O que eu penso seja a chave de porque isso funciona.

     (8:20) Sim, japonês. ...


Notas de Rodapé:

1 Na transcrição e tradução deste vídeo, nós convencionamos que (mm:ss) representa os minutos e segundos transcorridos. Por exemplo, (3:50) indica que já transcorreram 3 minutos e 50 segundos do vídeo.
2 Pat-a-cake é uma brincadeira, que algumas mães fazem com os bebês, de cantar uma música, bater palmas e tocar no corpo das crianças.
3 Playpen é um jogo de desenhar.