Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 7

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 6
Educação Integral (Família e Escola)

Diálogos baseados no
Livro de Urantia

Livro Dois
uma apresentação de
religião, filosofia e ciência unificadas
de acordo com a revelação nos
Documentos de Urantia
Escrito a partir de 2012
Educação Integral (Família e Escola)
    6.1  Urantia, ideal, GAIA e educação
        6.1.1  Trabalhando pelo ideal espiritual de urantia
        6.1.2  Integridade, família e educação
        6.1.3  Família, escola e socialização
        6.1.4  Adão e a história de urantia
        6.1.5  Educação e liberdade
        6.1.6  Educação no estado ideal
    6.2  Educadores valorosos
        6.2.1  Educação de Rudolf Steiner
            6.2.1.1  Religião, espírito, educare
            6.2.1.2  Espiritualidade na educação Steiner
            6.2.1.3  A integridade de Rudolf Steiner
        6.2.2  Aurobindo, Montessori, Doman e a Ponte
    6.3  Educação integral no LAR
        6.3.1  Crescimento pessoal espiritual, família e fraternidade
        6.3.2  Ciência, filosofia e religião integradas
        6.3.3  A verdadeira religião do espírito

     Pai: Bom dia compadre31!

     Compadre: Bom dia pai de família! O que é este texto?

     Pai: Esta carta-diálogo é um convite para que, conforme tua vontade, tu participes da fase educacional do grupo GAIA, e assim, colaboremos para uma educação integral das crianças e dos jovens de nossa família e nação.

6.1  Urantia, ideal, GAIA e educação

     Compadre: O que significa GAIA?

     Pai: Neste contexto, GAIA é a abreviação de Grupo de Aprendizes da Informação Aberta. Em uma amplitude planetária, Gaia significa também: Terra Viva. E com a revelação dos Documentos de Urantia, alguns membros da fraternidade FELU32 focalizam no nome Urantia-Gaia o ideal da Terra estabelecida em Luz e Vida.

     Compadre: Para mim este ideal urantiano de luz e vida está tão distante quanto o céu.

     Pai: De fato, os ideais são como as estrelas do céu. Nós não alcançamos as estrelas durante a breve vida humana na terra, contudo as estrelas e os ideais nos orientam. Além disso, uma explicação para a pobreza, o divórcio, a guerra e os ódios raciais, é que as nações do mundo estão sendo dirigidas por humanos que têm uma superabundância de idéias, mas grande pobreza de ideal.

6.1.1  Trabalhando pelo ideal espiritual de urantia

     Compadre: Meu caro idealista desapontado, eu temo que, a busca egoísta de lucro e o desenvolvimento excessivo das instituições, venha diminuir os méritos do valor individual, ofuscando a pessoalidade e menoscabando a iniciativa. Por outro lado, fico feliz em conviver com pessoas trabalhando altruisticamente à serviço da vida, cuja essência é espírito. A decisão de se dedicar à esta causa não só é humana, como é religiosa. Contudo, a experiência espiritual de muitas almas desprecavidas tem sido frustrada pelo secularismo moderno que é filho da ciência ateísta, e que teve início num protesto que surgiu contra o domínio quase completo da igreja medieval institucionalizada, sobre a civilização ocidental.

     Pai: Eu concordo contigo. Penso que as pessoas deveriam antes controlar as instituições, mais do que permitir a si próprias serem dominadas por essas criações da civilização. Por isso, trabalhamos pela realização deste ideal nos fundamentando no núcleo espiritual de cada ser humano. Honramos este espírito, residente em cada um, como sendo a fundação de urantia - a terra revelada. Trabalhamos por uma educação que estimule o florescimento deste espírito divino em três níveis: pessoal, familiar e social:

pessoal
- Uma educação integral que estimule o crescimento e expansão inteira do eu - do eu total - material, intelectual e espiritual.
familiar
- A formação de pessoas íntegras e responsáveis pela integridade de suas famílias. Pessoas que compreendam que a edificação do lar deve ser o centro e a essência de todo esforço educacional. Enfatizando que a família é a unidade fundamental da fraternidade, na qual os pais e os filhos aprendem as lições da paciência, altruísmo, tolerância e indulgência, tão essenciais à realização da irmandade entre todos os seres humanos.
social
- Educação e desenvolvimento de uma sociedade fundamentada na boa família. Ressaltando que o matrimônio é a base de toda evolução social, e que a família é a mestra civilizadora.

6.1.2  Integridade, família e educação

     Compadre: Parece que esta é uma proposta educacional com forte ênfase na família.

     Pai: Esta é uma proposta de estímulo à formação de pessoas íntegras, no seio de famílias unidas pelo amor. E de edificação de uma sociedade baseada nas famílias mantidas em integridade. Dentre as 7 finalidades práticos do GAIA, as 4 primeiras visam o desenvolvimento da pessoa humana integral: corpo, mente, alma e espírito. A 5a e a 6a finalidade são explicitamente a educação integral e a união da família. Finalmente, baseado na verdadeira família, almejamos estimular uma sociedade fraterna e uma economia motivada pelo serviço ao próximo.

     Neste contexto, transcrevo trechos de uma proposta de educação integral:

Educação Integral
desenvolvimento pessoal integral:
corpo, mente, alma e espírito

     Pais, Mães, Educadores e Aprendizes,

...

     Enfatizamos que idealmente a pessoa humana nasce em uma família e que nossa pessoalidade é quem unifica o espírito, a alma, a mente e o corpo. O objetivo de uma educação integral é que todos possam desenvolver uma pessoalidade forte e unificada ...

     ... Em outras palavras, pensamos em uma educação integral para nossas crianças no ambiente da (1) casa, (2) do colégio e (3) da cidade para formação dos futuros (1) pais, mães, (2) professores e (3) profissionais.

     Acreditamos que uma educação integral seja capaz de formar indivíduos íntegros. Indivíduos íntegros são capazes de formar famílias inteiras e unidas. ...

     Compadre: Compreendi que este grupo de aprendizes busca proteger e estimular a educação e o desenvolvimento da pessoa humana integral. Compreendi que vocês ressaltam a importância da família na educação do indivíduo e na base da civilização.

     Pai: Exatamente. A salvaguarda social do lar e da escola, da vida familiar, da educação, da ética e da religião, são abrangidas nas instituições de autoperpetuação. Existem descrições de povos que consideram o lar como a instituição básica da civilização. Povos com a expectativa de que a parte de maior valor da educação de uma criança seja dada pela família. Como revelado no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 72.3_4: Esse povo considera o lar como a instituição básica da sua civilização. A expectativa é de que a parte de maior valor na educação de uma criança, da formação e aperfeiçoamento do seu caráter, seja provida pelos seus pais e no lar, e o pai dedica quase tanta atenção à cultura da criança quanto o faz a mãe.

6.1.3  Família, escola e socialização

     Compadre: Então a família é o "átrio" que introduz a pessoa na sociedade. E a escola, junto com a família, são as principais instituições sociais educativas. Creio que a causa deste fato, é que a família e a escola são geralmente os primeiros ambientes de socialização do ser humano. A socialização permite as pessoas se relacionarem, e toda relação verdadeira entre as pessoas é um fim em si mesma, além de ter consequências sociais almejáveis.

     Pai: Estamos concordando. Este é o motivo de concebermos uma educação integral que alie a família e a escola em prol de uma fraternidade social. A socialização é fundamental para estimular o amor fraterno. Isto talvez explique porque, após serem educados intelectualmente, estimulava-se a socialização nas escolas do oeste do Jardim, frequentadas por jovens entre 16 e 20 anos de idade. Como revelado no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 74.7_2: Todo o propósito do sistema das escolas do oeste do Jardim era a socialização. Os períodos matinais de recreação eram dedicados à horticultura e à agricultura práticas; os períodos da tarde, aos jogos competitivos. As noites eram gastas em relações sociais e no cultivo de amizades pessoais. A educação religiosa e sexual era considerada domínio do lar, um dever dos pais.

     O ensino nessas escolas incluía a instrução sobre:

  1. Saúde e cuidados com o corpo.
  2. A regra de ouro, o modelo das relações sociais.
  3. A relação dos direitos individuais com os direitos grupais e as obrigações comunitárias.
  4. A história e a cultura das várias raças de Urantia (Terra).
  5. Os métodos para implementar e fazer o comércio mundial progredir.
  6. A coordenação dos deveres e emoções conflitantes.
  7. O cultivo dos jogos, humor e substitutos competitivos para as lutas físicas.

6.1.4  Adão e a história de urantia

     Compadre: Fiquei curioso a respeito da fonte destes ensinamentos. Busquei a referência que mencionastes e fiquei perplexo em saber que as citadas escolas do oeste do Jardim, eram escolas do Jardim do Éden preparado para receber Adão e Eva! Isso é uma piada, eu não tenho tempo para estas coisas.

     Pai: Compadre, antes de fazermos piadas lembremos que o humor espiritual nunca vem da ridicularização dos infortúnios dos fracos e dos fracassados, e, jamais blasfema contra a retidão e glória da divindade. A nossa ignorância, à respeito da história de urantia, se deve em parte a rebelião de Lúcifer que eclodiu há cerca de duzentos mil anos. Esta rebelião resultou no isolamento de nosso mundo ... não desanime compadre, existem recompensas do isolamento ...

     Porém, em defesa da plausabilidade da existência de Adão, vou utilizar argumentos científicos convencionais. Kary Banks Mullis foi o recebedor do prêmio Nobel de química em 1993 pelo mérito da invenção da Polymerase Chain Reaction (PCR). Em sua página na Internet, o doutor Kary B. Mullis escreveu um artigo sobre The Urantia Book [O Livro de Urantia]. Neste artigo, Kary cita trabalhos publicados em 2005 nas conceituadas revista científicas Science, e também na Nature. Estas publicações científicas confirmam, 50 anos depois, o que foi revelado em 1955, quando da publicação do Livro de Urantia em inglês.

     Como exemplo, o prêmio nobel Kary B. Mullis cita três artigos da revista "Science" que falam sobre o surgimento do alelo genético microcefalina há cerca de 37.000 anos:

Science - 309:1717 e 309:1662 (2005)

     "Favorecido alelo microcefalina surgiu há 37.000 anos (com intervalos de confiança de 14.000 a 60.000 anos)." (editorial na revista Science sobre microcefalina e ASPN, e também: gene ASPN na Science) Science [Ciência] 309: 1717 (2005).

     Notícias da Semana: "Are Human Brains Still Evolving? Brain Genes Show Signs of Selection" ["Os Cérebros Humanos Ainda Estão Evoluindo? Genes Mostram Sinais de Seleção?"] (Science [Ciência] 309:1662 - 2005) (microcefalina em Ciência Notícias)

     Esta evolução súbita no genoma humano, há cerca de 37.000 anos, está de acordo com a revelação da vinda de Adão e Eva. Como observado por Kary Mullins:

Genoma de Adão há 37 mil anos
Livro de Urantia (LU): parágrafos 74_1 e 76.4_7 (1955)
37.848 anos atrás: "Elevação biológica adâmica do genoma humano"

     LU, par. 74_1: ADÃO E EVA chegaram a Urantia 37 848 anos antes do ano 1934 d.C. Era meia estação, e o Jardim estava em um pico de florescimento quando chegaram. ...

...

     LU, par. 76.4_7: As células do corpo dos Filhos Materiais e da sua progênie são muito mais resistentes à doença do que as dos seres evolucionários naturais do planeta. ...

6.1.5  Educação e liberdade

     Compadre: Você aumentou minha credibilidade no livro de urantia. Voltemos nosso diálogo para educação. Há algo específico neste livro sobre educação e liberdade?

     Pai: Sim. O livro de urantia enfatiza a importância da educação e da instrução do povo para que haja liberdade da mente. Afinal, liberdade não é apenas poder fazer o que se quer, mas além disso, saber o que se pode fazer. O saber, a ciência, o conhecimento, é poder libertador que promove o desenvolvimento cultural, estabiliza a filosofia por meio da eliminação do erro e purifica a religião, ao exterminar a superstição. E a liberdade da mente é o segundo dentre dez passos, ou estágios, na evolução de uma forma de governo representativo que seja prática e eficiente. Por isso, a representação democrática depende da educação libertadora da mente. A educação verdadeira liberta.

     Você já notou como o substantivo livro parece com o verbo livre. Um livro verdadeiro nos faz livres. Um dos mais procurados sites na Internet sobre o livro de urantia, se chama Truth Book que significa em português Livro da Verdade. Bíblia significa livro, e, Urantia é o nome da Terra no grande universo. Por isso, Livro de Urantia significa literalmente Bíblia da Terra. De fato, tanto na "bíblia evolucionária", quanto nesta "bíblia revelada" para urantia, está escrito: vós conhecereis a verdade, e a verdade libertar-vos-á.

     Compadre: Estimulante! Busquemos uma educação libertadora em casa e no colégio, que una pais e professores, e crie um ambiente adequado de socialização das crianças, filhos e aprendizes desta escola da vida.

     Pai: Que alegria discernir ideais em comum, vamos colaborar pela educação da juventude de nossa nação!

6.1.6  Educação no estado ideal

     Compadre: Estou rejubilando em conhecer a verdade libertadora e a mensagem de boa vontade do Príncipe da Paz. Imagino que na amplitude do livro de urantia também existam alguns ensinamentos específicos sobre educação.

     Pai: Sim, além de todo este maravilhoso esforço humano a serviço da educação da humanidade, tenho esperanças na iluminadora revelação supra-humana do:

"Livro de Urantia", Citações do Item 71.7
A Educação

     O estado duradouro é fundamentado na cultura, dominado pelos ideais e motivado pelo serviço. O propósito da educação deve ser adquirir habilidade, buscar a sabedoria, realizar a individualidade e alcançar os valores espirituais.

     No estado ideal, a educação continua durante a vida e, algumas vezes, a filosofia torna-se a principal busca dos seus cidadãos. Os cidadãos dessa comunidade buscam a sabedoria como uma ampliação do seu discernimento dos significados nas relações humanas, das significações da realidade, da nobreza dos valores, das metas da vida e das glórias do destino cósmico.

     Os urantianos podem e devem ter a visão de uma nova sociedade cultural bem mais elevada. A educação saltará para novos níveis de valor, quando ultrapassar o sistema da economia, baseado puramente na motivação do lucro. A educação tem sido, por muito tempo, regionalista, militarista, exaltadora do ego e buscadora do sucesso; ela deve finalmente ser aberta para o mundo, tornar-se idealista, auto-realizadora e abrangente do ponto de vista cósmico.

     A educação passou, recentemente, do controle do clero para o dos advogados e homens de negócios. E finalmente deve ser entregue aos filósofos e cientistas. Os educadores devem ser seres livres, líderes de fato, com o fito de que a filosofia, a busca da sabedoria, possa tornar-se a busca principal na educação.

     A educação é a ocupação maior da vida; deve continuar durante toda a vida e de um modo tal que a humanidade possa gradualmente experimentar os níveis ascendentes da sabedoria mortal, que são:

  1. O conhecimento das coisas.
  2. A compreensão dos significados.
  3. A apreciação dos valores.
  4. A nobreza do trabalho - o dever.
  5. A motivação das metas - a moralidade.
  6. O serviço pleno de amor - o caráter.
  7. A clarividência cósmica - o discernimento espiritual.

     E então, por meio dessas realizações, muitos ascenderão à ultimidade da realização mortal da mente: a consciência de Deus.

6.2  Educadores valorosos

6.2.1  Educação de Rudolf Steiner

     Compadre: Para caminharmos velozmente, em direção a estrela guia de nosso ideal, precisamos "aterrisar" na nossa realidade aqui e agora. Lembremos que a maneira mais rápida de um girino tornar-se uma rã é vivendo lealmente cada momento como um girino. A realidade é que no sistema educacional que estamos inseridos não vejo muitos exemplos que conciliem a teoria intelectual com a prática do trabalho, mais raro ainda é uma educação instilada de espiritualidade. Você conhece exemplos de filosofias educacionais que integrem espiritualidade, formação acadêmica e a prática?

     Pai: Sim, me rejubilo com a filosofia espiritual cristalizada por Rudolf Steiner. Ele escreveu um ensaio sobre "Educação na Luz da Ciência Espiritual". O objetivo geral da filosofia educacional de Steiner é desenvolver indivíduos integrados, moralmente responsáveis e livres, equipados com um alto grau de competência social. Ele posiciona um forte valor na integração dos cursos acadêmicos, práticos e artísticos. Leia com esperanças o que este inspirado cristão fez no passado e ficou assegurado para toda a eternidade:

"Educação Integral":
Educação Steiner (Pedagogia Waldorf)
Rudolf Steiner [Education - Wikipedia (2013)]

     Rudolf Steiner foi um filósofo Austríaco, que em 1907, escreveu um ensaio sobre "Educação na Luz da Ciência Espiritual". Neste trabalho ele descreve as principais fases do desenvolvimento da criança, o que veio mais tarde a formar o fundamento de sua abordagem da educação.

     ... Durante o tempo de vida de Steiner, escolas baseadas em seus princípios educacionais também foram fundadas em Hamburgo, Essen, Haia e Londres; existem agora mais de 1000 escolas Waldorf por todo mundo.

Traduzido de: Waldorf education

     A educação Steiner (pedagogia Waldorf) distingue três amplos estágios no desenvolvimento infantil, cada um deles durando aproximadamente sete anos. Os anos iniciais da educação se concentram em prover atividades manuais práticas e ambientes que encoragem a brincadeira criativa. Na escola elementar, a ênfase é no desenvolvimento da expressão artística e nas capacidades sociais dos pupilos, favorecendo ambos os modos de entendimento: criativo e analítico. A educação secundária se focaliza no desenvolvimento de compreensão crítica e do idealismo sustentável. Ao longo de todo tempo, esta abordagem reforça o papel da imaginação na aprendizagem e posiciona um forte valor na integração dos cursos acadêmicos, práticos e artísticos.

     O objetivo geral desta filosofia educacional é desenvolver indivíduos integrados, moralmente responsáveis e livres, equipados com um alto grau de competência social. Os professores geralmente usam métodos de avaliação formativos (qualitativo) ao invés de somativos (quantitativo), particularmente nos anos de pré-adolescência. As escolas tem um alto grau de autonomia para decidir como melhor construir seus currículos e governar a si próprias.

6.2.1.1  Religião, espírito, educare

     Compadre: Será que podemos alcançar a integração dos cursos acadêmicos, práticos e artísticos e o objetivo de desenvolver indivíduos integrados, à família universal e à família humana, sem mencionar religião?

     Pai: Creio que não, pois a verdadeira religião é a religião do espírito, e o espírito pré-pessoal que reside na mente do humano é o Ajustador da pessoalidade humana outorgado pelo Pai Universal. Como revelado no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 0.5_9: Espírito. O espírito divino que reside na mente do humano - o Ajustador do Pensamento. Este espírito imortal é pré-pessoal - não é uma pessoalidade, se bem que esteja destinado a transformar-se em uma parte da pessoalidade da criatura mortal, quando da sua sobrevivência.

     Em outras palavras, o espírito é um fator associado da individualidade humana. Ou seja, embora exista um paradoxo no nosso entendimento finito, de fato, este espírito divino é um fragmento da infinitude dentro de cada ser humano, uma parte de cada indivíduo.

     A verdadeira educação não pode existir se negar a verdade do espírito que reside na mente do ser humano. Afinal, a palavra "educação" vem de "educare" que significa "tirar de dentro". O que se "tira de dentro" quando se educa verdadeiramente? Desenvolver a criança é "deixar de envolver". O que aflora e "deixa de ser envolvido" quando ocorre o desenvolvimento infantil? A resposta é óbvia. O espírito reside dentro, envolvido pela mente. É o espírito que se desenvolve e se manifesta na alma que cresce no ventre da mente humana. Isto explica, porque Jesus via este mundo como um local de edificação de almas, uma esfera do nascimento de espíritos eternos e imortais de ascenção ao Paraíso. Por isso, no meu entendimento não existe educação integral do ser humano se disconsiderarmos o espírito, a alma, a mente ou o corpo da pessoa humana inteira.

6.2.1.2  Espiritualidade na educação Steiner

     Compadre: Suas ponderações são irrefutáveis para todos que amadureceram com uma experiência espiritual viva, genuína e real. Voltando a educação Steiner, pergunto-te como ela aborda a espiritualidade e a religião?

     Pai: Novamente cito o trabalho sobre:

"Educação Integral":
Espiritualidade [Spirituality]

     Para Steiner, a educação é uma atividade que promove a conexão do ser humano com o divino, e sendo assim, a educação é inerentemente33 religiosa [29]. Contudo, como explica o professor de filosofia educacional Thomas Nielsen [16]:

     Um dos propósitos primordiais de Steiner em sua nova escola em Stuttgart era ter um ambiente não-sectário para crianças de todas as formações religiosas.

     De acordo com McDermott et al, a educação Steiner (pedagogia Waldorf) está "infundida com espiritualidade" por todo currículo, e pode incluir uma ampla faixa de tradições religiosas sem favorecer uma tradição única [12]. As teorias e práticas de Steiner são modificadas a partir de suas raízes Européias e Cristãs para ir de encontro às tradições históricas e culturais da comunidade local [5]. Exemplos de tais adaptações inclui as escolas Waldorf em Isrrael e no Japão, que celebram festivais de sua herança espiritual particular, e classes na escola urbana Waldorf de Milwaukee, que tem adotado tradições com heranças Afro-Americanas e de Nativos Americanos [12]. Em geral, tais festivais, bem como as assembléias, fazem um papel importante nas escolas Waldorf e são geralmente celebrado com amostras do trabalho de estudantes.

6.2.1.3  A integridade de Rudolf Steiner

     Compadre: É engrandecedor verificar como Rudolf Steiner contribuiu para integração e promoção da ciência, arte, filosofia e espiritualidade.

     Pai: É verdade, podemos pesquisar na wikipedia que Rudolf Joseph Lorenz Steiner [21] é em si mesmo um exemplo de desenvolvimento integral da pessoa humana. Ele foi um filósofo, reformador social, arquiteto e espiritualista. Fundou um movimento espiritual chamado antroposofia [anthroposophy] e trabalhou em vários empreendimentos práticos, incluindo a educação espiritualizada de Steiner [Waldorf education], a agricultura orgânica [biodynamic agriculture] e a medicina alternativa, naturopatia e homeopatia da antroposofia [anthroposophical medicine]. Steiner tentou encontrar uma síntese entre ciência e espiritualidade [6]. Seu trabalho filosófico nestes anos, o qual ele denominou ciência espiritual, procurou prover uma conexão entre a filosofia Ocidental e as necessidades espirituais e interiores do ser humano [13].

6.2.2  Aurobindo, Montessori, Doman e a Ponte

     Compadre: Compadre, muito grato por estas informações. Antes de seguirmos adiante nesta carta diálogo, eu lhe pergunto se, além de Rudolf Steiner, houveram outros seres humanos que propuseram e estimularam esta educação integral urantiana que floresce do núcleo destes ideais motivadores?

     Pai: Sim. Com gratidão ressalto que nos ensinamentos de Sri Aurobindo a educação integral é a filosofia e prática de educação para a totalidade da criança: corpo, emoções, mente, alma e espírito [3][2].

     Creio que os ensinamentos de Sri Aurobindo estão mais focalizados no desenvolvimento da pessoa do que na cultura educacional. Porém um afloramento e unificação de todos os fatores associados de individualidade é o objetivo de uma formação plena. Há algo em comum no desenvolvimento pessoal e na educação cultural ensinados por Sri Aurobindo e Rudolf Steiner, ambos ressaltam a importância fundamental do espírito na pessoa humana integral.

     Por sua vez, Maria Montessori e Glenn Doman elaboraram métodos educacionais que integram a prática experimental com o desenvolvimento intelectual. Se unirmos os ensinamentos de Aurobindo, Steiner, Montessori e Doman em um ambiente respeitador da pessoa humana, como a Escola da Ponte idealizada por José Pacheco, teremos feito um jardim de oportunidades para que as crianças e jovens aprendizes possam vivenciar um florescimento equilibrado do corpo, mente, alma e espírito, unificados pela pessoalidade em cada indivíduo.

6.3  Educação integral no LAR

     Compadre: Você tem alguma sugestão prática para, partindo da nossa realidade presente, caminharmos na direção destes ideais de desenvolvimento da pessoa, edificação do lar e renovação das instituições educacionais?

     Pai: Sim. A sugestão é estimular a educação das pessoas na instituição do lar. Pois o lar será sempre a instituição básica na tarefa de passar o archote cultural para a próxima geração. A sugestão é que os pais, mães e professores conversem, planejem e ministrem a educação pessoalizada de seus filhos, filhas e aprendizes, no tempo complementar da escola padronizada. Esta sugestão estimulará a união da família em grupos de estudo e trabalho. A convivência dos pais e filhos, em grupos educativos familiares, florescerá na alegria de aprender em família. Tenho esperanças que esta prática estimule o crescimento integral de cada pessoa individual, no seio da própria família unida no amor e sabedoria dos pais.

6.3.1  Crescimento pessoal espiritual, família e fraternidade

     Compadre: Estou entendendo, com a formação de grupos de estudo no seio das famílias estaremos como que plantando três flores com uma semente só. Antevejo benefícios para as pessoas, para as famílias e para a sociedade. Primeiramente, a formação de cada pessoa será estimulada por este ambiente estudantil familiar. Em consequência, a família também ficará mais alegre quando criarmos oportunidades de convivência engrandecedora e intelectualmente estimulante. Finalmente, a sociedade, composta pelas unidades familiares, irá colher os frutos desta educação na instituição do lar.

     É um planejamento que estimula o desenvolvimento integral de cada ser humano. As pessoas que forem cuidadas desta forma terão, de acordo com seu livre arbítrio, todas as condições de vivenciar uma experiência espiritual sadia e natural, com um crescimento da alma e guiamento do espírito. A experiência religiosa individual possibilita que cada um acalente o Reino divino no seu próprio coração. Em consequência deste Reino de Deus no interior de cada um, o ideal de toda realização social poderá ser cumprido. Assim, estaremos vivenciando a fraternidade que Jesus nos ofereceu, baseada no reconhecimento do Pai Universal. Como revelado no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 196.2_11: Jesus não propôs regras para o avanço social; a sua missão era religiosa; e a religião é uma experiência exclusivamente individual. A última meta, e de realização mais avançada da sociedade, não pode esperar nunca transcender a fraternidade que Jesus ofereceu aos homens: baseando-a no reconhecimento da paternidade de Deus. O ideal de toda a realização social apenas pode ser cumprido com a vinda deste Reino divino.

     Pai: Eu fico feliz só de imaginar no que este mundo será quando cada pessoa humana se sintonizar e se unir ao seu próprio espírito eterno. Imagine cada um realizando as soluções divinas para cada desafio pessoal, familiar e social. Dizem que no final tudo termina bem, e que se ainda não está bem é porque ainda não é o final. Mesmo que sejamos aflingidos por atribulações, confio que ao final testemunharemos o triunfo do amor. Confio no plano de Deus que abraça cada criatura humana, e oro para que cada um consiga discernir este propósito eterno no espírito residente na sua própria mente e alma. Se você concorda com estas palavras considere que esta carta diálogo só é possível graças a revelação no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 32.5_7: Há, na mente de Deus, um plano que abraça cada criatura de todos os seus imensos domínios; e esse plano é um propósito eterno de oportunidades sem fronteiras, de progresso ilimitado e vida eterna ...

6.3.2  Ciência, filosofia e religião integradas

     Compadre: Ok. Concordamos que, a longo prazo, a família é o canal através do qual flui o rio da cultura e do conhecimento, de uma geração a outra. Percebemos os benefícios, a médio prazo, de uma educação integral na instituição do lar. E no curto prazo? O que faço agora para cristalizar este ideal e factualizar estas idéias?

     Pai: Compadre, considere o convite de colaborarmos no planejamento de um curso com o título: Educação Integral - Ciência, Filosofia e Religião integradas no Livro de Urantia.

6.3.3  A verdadeira religião do espírito

     Compadre: Certamente, para que eu colabore contigo precisarei, ler este livro. Porém, esta é a primeira vez que ouço falar nele com tanta ênfase. Além disso, embora eu seja receptivo à espiritualidade, tenho um interesse menor pela autoridade eclesiástica da religião da mente. Por outro lado, busco a verdadeira religião do espírito, quero estar consciente de Deus. Quero me sentir parte da família universal, e que meu eu esteja integrado ao universo. O princípio que me motiva é a sobrevivência, trabalho pela sobrevivência dos seres humanas. Desejo que o que é verdadeiro, belo e bom não pereça. Notei que o livro texto, desta educação integral que está sendo proposta, possui 196 capítulos e 2097 páginas, sendo que o 3o parágrafo da última página diz:

     "Livro de Urantia", parágrafo 196.3_35: (2097.3) E a consciência de Deus é equivalente à integração do eu com o universo, nos seus níveis mais elevados de realidade espiritual. Apenas o conteúdo espiritual, de qualquer valor, é imperecível. Aquilo que é mesmo verdadeiro, belo e bom não pode perecer, pois, na experiência humana. Se o homem escolher a não-sobrevivência, então o Ajustador sobrevivente conservará, consigo, aquelas realidades nascidas do amor e nutridas pelo serviço. E todas essas coisas são uma parte do Pai Universal. O Pai é amor vivo, e a vida do Pai está nos seus Filhos. E o espírito do Pai está nos filhos dos seus Filhos - os homens mortais. Quando tudo estiver dito e feito, a idéia de um Pai será ainda o conceito humano mais elevado de Deus.

     Pai: Agradeço a lembrança deste parágrafo conclusivo do livro texto da educação integral que estamos propondo. Viver e sobreviver é o que todos nós buscamos. O ser humano primeiro vive e depois pensa sobre o seu viver. Assim, talvez antes de planejar e pensar este curso baseado na revelação de urantia, talvez seja sábio aguardar a receptividade em nossa comunidade destes ideais, idéias e informações.

     Concluímos que o grupo de aprendizes da escola da vida antecede e procede ao grupo de aprendizes da informação aberta na Internet. Porém, cada um de nós pode rever sua história de vida e organizar as experiências, habilidades, livros e expressões culturais de valor. Podemos participar, da presente fase editoral do GAIA, organizando, comentando e publicando as histórias, livros, filmes e músicas que foram mais importantes para cada um de nós. Esta revisão de nossa história pode ser feita com a presença de nosso amigo divino nos ajudando a ir "Tecendo o Fio de Ouro"34 de nossa vida. Podemos organizar este material educativo de uma forma acessível para nossos filhos. Ao fazer isto estaremos nos adiantando na fase educacional do GAIA. Se preparamos este material educativo de uma maneira engrandecedora, inclusive para nossos descendentes que ainda não nasceram, teremos transcendido as circunstâncias menores de nosso dia a dia, lapidado as pérolas de sabedoria de nossa vida, e, cristalizado este tesouro educativo para a posteridade de nossa família.

     Compadre, vamos nos dedicar, com plenitude de coração, a esta causa espiritual, pessoal, familiar, educacional e social. Que nós tenhamos uma disposição de servir, sem reconhecimento, nem recompensas humanas. E mesmo que estejamos sofrendo as conseqüências más, por causa da rebelião no sistema, fiquemos seguros na certeza eterna de que tais atribulações serão aflições passageiras. Lembremos que as dificuldades podem desafiar a mediocridade e derrotar os temerosos, mas apenas estimulam os verdadeiros filhos dos Altíssimos. Amigo da família, vamos trabalhar juntos a serviço da vida e rejubilar na satisfação profunda da consciência da realização que transcende qualquer recompensa material concebível. Novamente cito o livro texto de educação integral:

     "Livro de Urantia", parágrafo 39.4_13: Para os mundos habitados, os estimuladores da moralidade retratam a vida mortal como uma corrente contínua de muitos elos. A vossa curta permanência em Urantia (Terra), esta esfera da infância mortal, é apenas um elo, o primeiríssimo da longa cadeia que irá estender-se através dos universos e através das idades eternas. Não é tanto o que aprendeis nesta primeira vida; é a experiência de viver essa vida que é importante. Mesmo o trabalho deste mundo, por mais importante que seja, não tem tanta importância, não tanto quanto a maneira com a qual vós fazeis esse trabalho. Não há nenhuma recompensa material para a vida na retidão, mas há a satisfação profunda - a consciência da realização - e isso transcende qualquer recompensa material concebível.

Referências Bibliográficas

[2]
Mirra ALFASSA, "Collected Works of the Mother, Volume 12 - On Education" [Coletânea de Trabalhos da Madre, Volume 12 - Sobre Educação], Sri Aurobindo Ashram Press, Pondicherry.
[3]
"Sri Aurobindo and the Mother on Education" [Sri Aurobindo e a Madre sobre Educação], Sri AUROBINDO Ashram Press, Pondicherry, 1986.
[5]
EASTON, Freda (1 March 1997). "Educating the whole child, `head, heart, and hands': Learning from the Waldorf experience" [Educando a criança integral, cabeça, coração e mão: Aprendendo com a experiência Waldorf]. Theory into Practice 36 (2): 87-94 [Teoria e Prática]. doi:10.1080/00405849709543751.
[6]
R. Bruce ELDER, Harmony and dissent: film and avant-garde art movements in the early twentieth century, ISBN 978-1-55458-028-6.
[12]
MCDERMOTT, R.; Henry, M. E.; Dillard, C.; Byers, P.; Easton, F.; Oberman, I.; Uhrmacher, B. (1996). "Waldorf education in an inner-city public school" [Educação Waldorf em uma escola pública de uma cidade interior]. The Urban Review 28 (2): 119.
[13]
MCDERMOTT, Robert A. Rudolf Steiner and Anthroposophy, in Faivre and Needleman, Modern Esoteric Spirituality, ISBN 0-8245-1444-0, p. 288ff :291.
[16]
Thomas William Nielsen, "Rudolf Steiner's Pedagogy of Imagination: A Phenomenological Case Study" :79 [Rudolf Steiner e a Pedagogia da Imaginação: Um Estudo Fenomenológico de Caso], Peter Lang Publisher 2004.
[21]
Rudolf STEINER Autobiography: Capítulos in the Course of My Life: 1861-1907, xvi Lantern Books, 2006 ISBN 0-88010-600-X.
[29]
ZANDER, Helmut (2007). Anthroposophie in Deutschland :1422, 1430 [Antroposofia na Alemanha]. Vandenhoeck & Ruprecht.

Notas de Rodapé:

31 Padre significa pai em italiano, compadres são os pais de família que conjuntamente nutrem uma amizade paternal pelos filhos de ambos.
32 FELU é a abreviação de Fraternidade dos Estudantes do Livro de Urantia.
33 A palavra religião vem de "religare" que significa religação, ou reconexão. Neste sentido tudo que promove a religação com o divino, é religioso.
34 "Tecendo o Fio de Ouro" é o nome de um livro escrito por Maria Emmir Oquendo Nogueira, que aborda a "Psicologia da Vida Consagrada" iniciada por Amedeo Cencini, dentre outros. Maria é uma ativa participante da comunidade cristã Shalom. A comunidade Shalom nasceu e cresceu em torno da juventude. Ela principiou com um jovem, especialmente na experiência do amor de Deus com a qual ele foi agraciado. Este jovem, chamado Moysés, sentiu vontade de compartilhar esta espiritualizadora vivência do amor verdadeiro. Assim, pela graça de Deus, na transição do milênio, esta semente espiritual frutificou no seio da nossa família humana.