Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 4

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 3
Famílias Unidas em um Sistema Político e Econômico Local (SPEL)

Diálogos baseados no
Livro de Urantia

Livro Um
uma apresentação de
religião, filosofia e ciência unificadas
de acordo com a revelação nos
Documentos de Urantia
Escrito a partir de 2012
Famílias Unidas em um Sistema Político e Econômico Local (SPEL)
    3.1  União da família em grupos de estudo e trabalho
        3.1.1  Afinidade, realidade e comunicação entre as pessoas
        3.1.2  Famílias unidas em um sistema econômico local
        3.1.3  Criação de uma micro-economia familiar
        3.1.4  Os exemplares sacerdotes, curadores e professores setistas
        3.1.5  SELO - Sistema Econômico Local Organizado
        3.1.6  SPEL - Sistema Político e Econômico Local
    3.2  Família e os três pilares da felicidade humana
        3.2.1  O matrimônio e a vida familiar
        3.2.2  Religiosidade, altruísmo e serviço social
        3.2.3  Equilibrando o egoísmo humano e o altruísmo Divino
        3.2.4  O alto valor das pessoas
        3.2.5  Deus ama o pecador e odeia o pecado
        3.2.6  Desenvolvimento espiritual harmônico do ser humano
    3.3  Fundamentos da fraternidade humana e do humanitarismo
        3.3.1  Paternidade de Deus e fraternidade dos seres humanos
        3.3.2  A religião de Jesus e a fraternidade na terra
        3.3.3  A motivação do serviço e a fraternidade na economia
        3.3.4  O triunfo do amor
        3.3.5  Felicidade interior e as futuras gerações
        3.3.6  Princípios da fraternidade humana

3.1  União da família em grupos de estudo e trabalho

     Mãe: Qual o objetivo deste diálogo?

     Pai: Expressar de forma interativa uma síntese dos informativos sociais do Grupo de Aprendizes da Informação Aberta - GAIA.

     Mãe: Qual o objetivo destes informativos?

     Pai: A união da família, que é a unidade social fundamental.

     Mãe: Que propostas este grupo sugere para unir nossas famílias?

     Pai: As famílias são unidades sociais de convivência. Propomos que elas sejam também unidades econômicas locais de estudo e trabalho, e unidades políticas de uma representatividade escalonada da democracia do futuro.

     Mãe: Como uma política e economia familiar local pode contribuir para união da família?

     Pai: Acreditamos que a convivência, o compartilhar do trabalho e do prazer da vida, fortificam o amor e promovem a união. Percebemos que a falta de diálogo e convivência na família se deve ao fato de que muitos de nós passa mais tempo no trabalho e na escola do que em casa. Se organizarmos em nosso lar grupos de estudo e empresas familiares, nossa convivência em casa aumentará. Além disso se concebermos uma representatividade política com base na família, nossos representantes qualificados precisarão ser bons familiares. Tudo isso aumentará a convivência, incentivará o diálogo, promoverá o trabalho cooperativo, criará uma via familiar política de representatividade. Isto irá contribuir para união das famílias.

3.1.1  Afinidade, realidade e comunicação entre as pessoas

     Mãe: Achei interessante estas sugestões para união da família. Contudo vocês não acham que a afinidade e o amor é o que une as pessoas?

     Pai: Sim. A cientologia8 explica que a afinidade é um dos vértices de um triângulo. O triângulo ARC de Afinidade, Realidade e Comunicação, ou seja, amor, conhecimento mútuo e diálogo. É preciso que duas pessoas tenham afinidade para estarem próximas em sintonia, então elas poderão se comunicar. E esta comunicação possibilitará cada um saber quem o outro realmente é. Afinidade, comunicação e realidade.

     Nós existimos pela graça da Pessoa Infinita e Eterna de Deus, e, por esta graça uma pessoa pode conhecer e ser conhecida, amar e ser amada. Para isso ocorrer, é fundamental que de alguma forma estejamos nos comunicando. De acordo com a cientologia, o triângulo ARC começa com a Comunicação, que possibilita a existência da Afinidade e a Realidade. Estas três qualidades - afinidade, realidade e comunicação - culminam na compreensão. E uma vez que tenhamos compreendido o nosso semelhante, nos tornaremos tolerantes, e tal tolerância amadurecerá a amizade transformando-a em amor. Devemos buscar a comunicação, o conhecimento mútuo e o amor fraterno entre as pessoas da nossa família universal. Mesmo que existam barreiras exteriores contra este ideal, tenhamos fé que interiormente podemos vivenciar a unidade espiritual através do circuito da pessoalidade de Deus: O Pai das pessoas.

     Por outro lado, na vida moderna das cidades, muitas vezes nem nos alimentamos junto de nossos familiares. Passamos a maior parte do tempo no trabalho e nos estudos. Em casa somos inundados por uma avalanche de sons e imagens da televisão e computador. Por isso, muitas vezes não convivemos (afinidade), dialogamos (comunicação) e nem conhecemos (realidade) as pessoas de nossa própria casa. Se incentivarmos grupos de estudo e trabalho nas famílias, isto irá estimular a convivência, o diálogo, o conhecimento mútuo, o amor e a união. Este é nosso plano-esperança para união do lar, união da família.

3.1.2  Famílias unidas em um sistema econômico local

     Mãe: Existe um problema prático. Estão todos muito envolvidos e investidos no estudo e trabalho necessário para conseguir algum dinheiro e sobreviver. Por isso, acredito que nem todos terão o tempo necessário para dispender neste projeto de estudo e trabalho familiar. Acredito que vocês deveriam iniciar alguma coisa com as pessoas mais próximas, então outras pessoas interessadas vão se aproximar devido ao vosso exemplo e realizações.

     Pai: Pois exatamente com o objetivo de congregar nossa família, nos organizarmos para trabalharmos juntos, sobrevivermos e vivermos mais saudáveis e felizes, que, no pilar temático de Economia Fraterna do GAIA, este grupo de aprendizes propõe a união da família em um sistema político e econômico local.

     Mãe: Sistema Político e Econômico Local? Na nossa família?

     Pai: Sim, cada família é potencialmente um sistema econômico local com uma moeda pessoalizada própria, que é chamada trinheiro, objetivando organizar sucessivamente um grupo de estudos, um grupo de trabalho e finalmente um condomínio autosustentável. Cada família, funcionando no espírito de uma economia local solidária, é também potencialmente uma unidade política. Os representantes das várias famílias elegem um representante do condomínio, os representantes de vários condomínios elegem um representante do bairro e assim sucessivamente obtemos uma representação escalonada, também chamado sistema político poliarquico ou representação em cascata da "democracia do futuro". Se fizermos desta forma estaremos pensando globalmente e agindo localmente em nossa empresa familiar. Este tema social, econômico e político compõe um dos assuntos fundamentais do Grupo de Aprendizes da Informação Aberta..

     Mãe: Parece que vocês pesquisaram bastante para organizar todo este material! Não sei nem por onde começar. Me sinto um pouco perdido em meio a tanta informação aberta.

     Pai: Certamente podemos começar organizando um grupo de estudos em nossa família. Propomos que estudemos juntos biologia, medicina, nutrição e psicologia com o objetivo prático de melhorar nossa saúde e aumentar a longevidade de todos. Além disso podemos utilizar uma moeda local pessoalizada para intermediar as aulas pessoalizadas entre os diversos participantes. Cada um poderia preparar um pequeno currículo adicionado de uma lista dos livros, habilidades e conhecimentos teóricos e práticos que seria capaz de compartilhar.

3.1.3  Criação de uma micro-economia familiar

     Mãe: Como posso contribuir para esta iniciativa de união da família na convivência, estudo e trabalho?

     Pai: Na medida de sua vontade, tu podes contribuir com a política e economia fraterna e estruturar em sua família um Sistema Econômico Local Organizado - SELO fazendo a compensação do trinheiro no Banco Local9 familiar.

     Mãe: Será que compreendi direito. Creio que preciso de um exemplo prático. Ajudou minha compreensão o breve relato sobre a história do Sistema Econômico Local Solidário - SELO-Sol. Entretanto, qual seria o primeiro passo para se criar uma micro-economia familiar?

     Pai: Para formar um sistema econômico na sua família, primeiramente acesse o trinheiro pré-elaborado. Depois cadastre as pessoas da família e preencha, com os respectivos nomes, os "cheques pessoalizados" de sua "moeda local familiar". Então imprima um "papel-moeda nominal" para cada um de seus familiares. Agora as partilhas de saberes, serviços e bens já podem acontecer mediadas por esta "moeda familiar pessoalizada".

     Suponha por exemplo que você dê uma aula de 60 minutos para um aprendiz da família. Uma aula explicando como ele pode organizar um sistema econômico local com os colegas da escola. Após a aula, o aprendiz preenche o documento trino, aqui chamado de trinheiro, com um memorando para ele, um recibo de trabalho para você e um cheque para o Banco Local. Você ficará com um crédito de 60 Reais minutos de trabalho. A pessoa que usufruiu do seu serviço ficará com um débito correspondente no banco do grupo de participantes do SELO.

     Desta forma, qualquer relação econômica pode ser itermediada e organizada pelo trinheiro, este papel-moeda pessoalizado válido localmente em nossa família de convivência humana. Para fazer funcionar o SELO, periodicamente os usuários, deste sistema econômico familiar, entregam os cheques para pessoa responsável pelo Banco Local. Cada minuto de trabalho vale 1 Real. A pessoa que trabalhou à serviço do outro, ficará com um crédito correspondente, e a pessoa que foi servida ficará com um débito na conta do Banco Local.

     Perceba que o valor monetário em reais minutos de trabalho do trinheiro, é criado no momento da troca econômica. Trata-se realmente de um meio de troca pessoalizado e local. Este micro sistema econômico organiza as trocas de conhecimentos, serviços e bens e valoriza o trabalho e a pessoa humana.

3.1.4  Os exemplares sacerdotes, curadores e professores setistas

     Mãe: Vocês conhecem algum exemplo histórico que expresse estes objetivos sociais e familiares do GAIA?

     Pai: Desde o início do milênio, temos trabalhado com o plano de que nossas famílias, além de estarem unidas no amor da convivência, estejam também unidas na sabedoria do estudo conjunto e na boa vontade do trabalho em grupo.

     O GAIA, que floresceu em um Laboratório da UniverCidade, objetiva a união da família, a saúde do corpo, a espiritualização da mente e o consequente engrandecimento da alma. Este grupo de aprendizes elaborou um planejamento de três fases que deverão ocorrer em três gerações sucessivas. Estamos na fase editorial. Quando esta fase estiver concluída iniciaremos uma fase educativa e então uma fase de trabalho. No longo prazo pretendemos edificar as bases educacionais, junto com os nossos filhos, para que nossos netos possam crescer em famílias ideais.

     Visualizamos a possibilidade de reavivarmos a cultura dos setistas, descendentes de Set, o primeiro filho de Adão e Eva no segundo jardim. Os setistas eram simultaneamente sacerdotes, curadores e professores. Veja como isto é revelado no livro de urantia:

     "Livro de Urantia", parágrafo 76.3_5:  ...  "O sacerdócio setita foi uma missão tríplice, abrangendo religião, saúde e educação. Os sacerdotes dessa ordem eram treinados para oficiar em cerimônias religiosas, para servir como médicos, inspetores sanitários e professores nas escolas do jardim."  ...

     "Livro de Urantia", parágrafo 76.3_9:  ...  "A vida no lar dos povos violetas era a ideal, para a sua época e idade. As crianças eram submetidas a cursos de aperfeiçoamento na agricultura, no artesanato e na criação de animais, ou então eram educadas para desempenharem os deveres tríplices de um setita: ser um sacerdote, um médico e um professor."

     "E, ao pensardes no sacerdócio setita, não deveis confundir esses mestres da saúde e da religião, de mente elevada e nobre, de verdadeiros educadores, com os sacerdócios adulterados e comercializados das tribos posteriores e das nações vizinhas. Os conceitos religiosos de Deidade e do universo que eles possuíam eram avançados e razoavelmente precisos, as suas regras de saúde eram excelentes para a sua época e os seus métodos de educação jamais foram superados."

3.1.5  SELO - Sistema Econômico Local Organizado

     Mãe: Este diálogo contêm muito de espiritualidade e amor familiar. O assunto em pauta não deveria ser economia e política local? Será que nós não estamos desviando do foco?

     Pai: Bem, não devemos ensinar o que não praticamos. Precisamos estruturar ao menos um Sistema Econômico Local Organizado - SELO em nossa própria família.

     Mãe: Mas como fazer isso? Em termos práticos, quais os detalhes para organizarmos estes sistemas econômicos familiares que vocês chamam de SELO?

     Pai: Para responder sua pergunta, reproduzimos a seguir o estudo da Trilogia dos SELOs e do trinheiro. O trinheiro é o papel moeda pessoalizado dos SELOs, com recibo do trabalhador e valor expresso em reais minutos de trabalho:

"Sistema Político e Econômico Local"
Trilogia Econômica dos SELOs:

     Os SELOs são Sistemas Econômicos Locais Organizados, com um papel moeda próprio do SELO, chamado de trinheiro porque é um documento com três aspectos:

  1. O trinheiro possui três partes:
    1. Um recibo para pessoa que ofertou o saber, serviço ou bem.
    2. Um memorando para pessoa que recebeu o saber, serviço ou bem.
    3. Um cheque para contabilidade do "Banco Local" do SELO.
  2. O trinheiro é pessoal com o nome do recebedor do saber, serviço ou bem e também o local de convivência do grupo.
  3. A unidade de valor do trinheiro é o Real que equivale à 1 minuto de trabalho. Uma hora de trabalho valem 60 Reais do trinheiro.
Três partes do Trinheiro
(∫) SELO Urantia (Terra) 2021
Sistema Econômico Local Organizado
Memorando de
José Filho
por _________________________________
Data: ____ / ____ / 2021            
Saldo Anterior: _____ Reais MT
Trinheiro de _________ Reais MT
Saldo Atual: ________ Reais MT

(∫) SELO Urantia (Terra) 2021
Sistema Econômico Local Organizado
Recebi de
José Filho
em troca de _______________________
_____ Reais Minutos de Trabalho
Data: ____ / ____ / 2021            
Assinatura:                             

(∫) SELO Urantia (Terra) 2021
Sistema Econômico Local Organizado
Cheque de
José Filho
para _________________________________
valendo _____ Reais MT             
Data: ____ / ____ / 2021            
Assinatura:                             
Enviar para Banco Local

     Cada Sistema Econômico Local Organizado (SELO) é um grupo de amigos que possui um papel moeda próprio chamado trinheiro válido no Banco Local, que funciona como o dinheiro do Banco Central, com a diferença que é controlado pelos próprios participantes do SELO, de forma economicamente auto-sustentada. Para fazer funcionar um Sistema Econômico Local Organizado (SELO), são preciso três trabalhos, que podem ser executados por três pessoas, enumerados a seguir:

  1. Dialogar, integrar e cadastrar os novos participantes do SELO
  2. Imprimir o trinheiro: papel moeda pessoalizado válido no SELO
  3. Fazer a compensação dos cheques do SELO no Banco Local.

     Sequencialmente um Sistema Econômico Local Organizado (SELO) é um grupo de estudos, de trabalho e de convívio constituído por amigos, colaboradores e familiares localizado no colégio, na cidade e no condomínio.

     O amadurecimento de um SELO passa por três etapas enumeradas a seguir:

  1. Compartilhamento de saberes em aulas pessoalizadas entre os membros do SELO.
  2. Realização de serviços mútuos buscando a auto-suficiência econômica do SELO.
  3. Formação da ecovila da grande família que o SELO se transformou.

     Lembremos que na economia, a motivação do lucro está para a motivação do serviço, como o medo está para o amor, na religião. Existem distorções na economia convencional motivada pelo lucro. As pessoas do corpo social perdem o contato e se enclausuram no anonimato. Não é possível haver fraternidade, se nem ao menos sabemos o nome do irmão anônimo. O trabalho deixa de ser o principal valor e muitos ganham dinheiro porque tem dinheiro e não por trabalharem. Finalmente, quando o banco central emite mais papel moeda, o dinheiro de todos é desvalorizado. Um Sistema Econômico Local Organizado (SELO), com papel moeda próprio válido localmente, é uma alternativa humilde para o problema do trabalho motivado pelo lucro egoísta. O trabalho deveria ser motivado pelo desejo de servir à irmandade humana, filha de Deus único. Por isso, as três principais vantagens de um SELO são:

  1. As relações econômicas são mais humanas, pessoais e vivas em um SELO.
  2. O principal valor em um SELO é a pessoa e o trabalho e não o dinheiro e o lucro.
  3. O trinheiro do Banco Local de um SELO não é desvalorizado como dinheiro produzido pelo banco central.

     Mãe: Esta proposta é uma re-volução. Talvez estejamos sendo sub-versivos.

     Pai: Nós estamos propondo uma e-volução e nos consideramos sobre-versivos. Pois esta sobre-versão de economia motivada pelo serviço e amor é superior a sub-versão de uma economia motivada pelo lucro egoísta. Em outras palavras a atual estrutura econômica e política é uma versão inferior, uma sub-versão da proposta superior de uma economia motivada pelo serviço altruísta e o amor fraternal. Com sabedoria, sem desregrar a sociedade, buscamos o progresso por meio da evolução, e não a revolução por meio da revelação. A revelação é evolucionária, mas é sempre progressiva. Os Documentos de Urantia são a quinta revelação epocal da verdade. A economia fraterna é um aspecto do ideal mais amplo de nos fundamentar no livro de urantia para lapidar o caráter estatal da nação aonde querem viver os buscadores da verdade do Senhor que é o nosso redentor.

3.1.6  SPEL - Sistema Político e Econômico Local

     Mãe: Tudo bem, eu concordo que esta é uma boa idéia, a de unir as famílias em sistemas econômicos locais. Mas não basta saber para aonde estamos indo, é preciso caminhar da forma correta. Lembro das palavras do papa João Paulo II quando visitou Cuba. Ele disse: "A verdadeira revolução é a revolução do amor".

     Pai: Pois é justamente por isso, para estimular o amor e os laços familiares, que concebemos a possibilidade de organizar no lar um empreendimento familiar com uma moeda pessoalizada válida localmente.

     Mãe: OK. Você me convenceu que a convivência no lar será estimulada se além de células sociais, as famílias forem também unidades econômicas de estudo e trabalho. E quanto a política local? O que significa a família compor os núcleos de base de uma democracia do futuro? Como eleger pessoas que ouvem e sabem trabalhar em equipe?

     Pai: Reproduzo à seguir a parte introdutória da definição de um SPEL - Sistema Político e Econômico Local. Podemos organizar um SPEL em nossa própria família:

Sistema Político e Econômico Local, Seção 1:
Introdução

     Um SPEL é um Sistema Político e Econômico Local formado por um grupo de pessoas que se conhecem e convivem, com um papel moeda próprio, pessoalizado e válido localmente, chamado de trinheiro. Cada SPEL é uma pequena célula de uma nova e evolucionada economia com valores mais humanos baseados na fraternidade e espiritualidade  ...

...  Cada Sistema Político e Econômico Local, possuirá um representante político. Estes representantes dos vários SPELs locais, também elegem seu "porta-voz". Um sistema escalonado de representação em cascata da "democracia do futuro", possibilitaria por exemplo, que os representantes dos SPELs familiares elegam um representante de um SPEL do condomínio, estes elegam escalonadamente representantes do bairro, e da cidade, do estado, do país e finalmente deste planeta urantia (terra)  ...

     "Sistema Político e Econômico Local", parágrafo 2.1_2:  ...  Esta é uma proposta para se formar SPELs com 7 ordens de grandeza cada um com seu representante político. Resumidamente podemos organizar grupos com um número de pessoas correspondentes a um dos 49 primeiros itens da série matemática de Fibonacci que gera a transcendental razão de ouro:

Item da Série Número de Pessoas Representatividade
7 13 Família
14 377 Condomínio
21 10.946 Bairro
28 317.811 Cidade
35 9.227.465 Estado
42 267.914.296 Nação
49 7.778.742.049 Planeta

    

3.2  Família e os três pilares da felicidade humana

     Mãe: Uau! Isto é um projeto de união planetária que principia no espírito divino em cada ser humano e floresce na irmandade do corpo social da humanidade. Porém, eu diria que nós não podemos esquecer da felicidade. Talvez, individualmente, mais importante do que uma vida com grandes realizações seja uma vida feliz! Se todos que viverem com boa fé irão, pela graça de Deus, ressucitar nos mundos celestiais, talvez o mais sábio seja desestressar e viver com felicidade.

     Pai: É verdade. Contudo uma família unida é o berço ideal para felicidade humana. Por isso, ressalto a importância desta proposta de união da família em um Sistema Político e Econômico Local - SPEL.

     Todos nós queremos amar e ser amados, ser felizes, e viver eternamente. A nossa sociedade e as instituições humanas objetivam três coisas: automanutenção, autoperpetuação e autogratificação. Nós primeiramente precisamos viver e garantir nossa manutenção, então podemos nos dedicar à nossa perpetuação através dos filhos e família, e nesta base familiar, buscamos o prazer, a diversão e a própria gratificação. Estes três fatores constituem a base da felicidade humana sobre a qual estamos falando. Observe como o livro de urantia revela estas ponderações:

     "Livro de Urantia", parágrafo 70.9_17:  ...  É assunto e dever da sociedade prover, ao filho da natureza, uma oportunidade justa e pacífica de buscar a automanutenção, de participar da autoperpetuação e, ao mesmo tempo, de desfrutar, em alguma medida, da autogratificação; e a soma de todas essas três constitui a felicidade humana.

     Em seu livro [9], Linus Torvalds, o iniciador do sistema operacional aberto chamado Linux, expõe sua "teoria" sobre o sentido da vida e as motivações humanas. Com um pouco de discernimento podemos perceber que a automanutenção, a autoperpetuação e a autogratificação contêm o que Linus chamou de sobrevivência, ordem social e entretenimento. Nas palavras deste "geek"10 no caminho da felicidade:

     LINUS: Tenho uma teoria sobre o sentido da vida ... Ela não dará nenhum sentido à sua vida, mas lhe diz o que vai acontecer. Assim, há três coisas que dão sentido à vida. Elas são os fatores de motivação para tudo na vida - para tudo o que você faz ou qualquer ser vivo faz: a primeira é a sobrevivência, a segunda é a ordem social e a terceira é o entretenimento. Tudo na vida avança nesta ordem ...

     Mãe: Linus Torvalds é um defensor do software com código-fonte aberto. O GAIA usufrui da informação aberta na Internet. Meu filho se interessa por engenharia da informação e interessada eu te pergunto: Você acha que na família unida poderemos vivenciar estes três pilares da felicidade humana?

     Pai: Sim, as famílias são a base da civilização e um grande contribuinte da felicidade humana. Veja como a revelação epocal considera o matrimônio, e expressa o que estou tentando verbalizar:

     "Livro de Urantia", parágrafo 83.8_6:  ...  O matrimônio sempre tem sido e ainda é o sonho supremo na idealidade temporal do humano. Embora esse belo sonho raramente seja realizado integralmente, permanece como um ideal glorioso, levando sempre a humanidade em progresso a esforços maiores na direção da felicidade humana.  ...

3.2.1  O matrimônio e a vida familiar

     Mãe: Eu tenho a impressão que este diálogo é mais sobre espiritualidade e família do que sobre política e economia!

     Pai: Sua impressão está certa. Este trabalho informativo do Grupo de Aprendizes da Informação Aberta - GAIA, objetiva à longo prazo, a vida ideal, felicidade e elevação da alma das futuras gerações da cidade. A família unida e feliz, é a base, o cálice, o ventre humano para o florescimento de tudo de bom que concebemos para todos nós. Te pedimos com esperança, vamos trabalhar juntos por nossas famílias. Se tu és um leitor voraz, leia com carinho o livro de urantia. Considere especialmente o seguinte capítulo:

"Livro de Urantia", Capítulo 84:
O Matrimônio e a Vida Familiar

     A NECESSIDADE material fundou o matrimônio, o apetite sexual embelezou-o, a religião sancionou-o e exaltou-o, o estado exigiu-o e regulamentou-o; e em tempos mais recentes o amor evoluiu e começou até a justificar e glorificar o matrimônio como sendo o ancestral e o criador da instituição mais útil e sublime da civilização: o lar. A edificação do lar deveria, então, ser o centro e a essência de todo esforço educacional.

     O acasalamento é, sobretudo, um ato de autoperpetuação associado a vários graus de autogratificação; o matrimônio, com a edificação do lar em grande parte existe para automanutenção da espécie e implica a evolução da sociedade. A sociedade é, em si mesma, a estrutura que agrega as unidades familiares. Os indivíduos são muito temporários, como fatores planetários - são as famílias que promovem a continuidade da evolução social. A família é o canal através do qual flui o rio da cultura e do conhecimento, de uma geração a outra.

     O lar é, basicamente, uma instituição sociológica. O matrimônio cresceu da cooperação para a automanutenção e da associação para a autoperpetuação; nele, o elemento da autogratificação é bastante incidental. Entretanto, o lar abrange todas as três funções essenciais da existência humana; enquanto a propagação da vida faz dele a instituição humana fundamental, e o sexo torna-o distinto de todas as outras atividades sociais.

     Mãe: Isto na teoria parece bom, contudo, como chegar a felicidade no lar e implementar uma representatividade política com base no indivíduo e na família, se hoje em dia existem tantos lares desfeitos e tantos indivíduos imaturos e inconscientes dos valores espirituais e eternos?

     Pai: Repare que esta é uma proposta de união da família com consequências sociais, econômicas e políticas. Não se trata de uma proposta política para união da família. Toda esta proposta, das famílias unidas numa economia fraterna, valoriza primeiramente as pessoas integrais, com corpo, mente, alma e espírito. Valorizando o espírito divino na mente de cada ser humano, a lealdade e fidelidade dos casais e a responsabilidade em relação aos filhos adivirá. O engrandecimento do espírito de Deus, em cada um, frutificará nas virtudes do altruísmo, fidelidade, lealdade e responsabilidade entre os familiares. Isto promoverá a união das famílias. As famílias unidas e felizes edificarão uma comunidade melhor, do ponto de vista social, econômico e político.

3.2.2  Religiosidade, altruísmo e serviço social

     Mãe: Se eu entendi bem, esta proposta social do GAIA, é em síntese um berço de oportunidades para que cada indivíduo possa engrandecer a própria alma, filha do espírito Ajustador dos Pensamentos, residente na mente humana. E como consequência, cada pessoa centrada no espírito, irá se tornar um familiar e cidadão melhor. Parece que existe nesta proposta uma valoração da verdadeira religião, a religação entre o Criador Divino e a criatura humana.

     Pai: É exatamente isso. O amor, a fraternidade, o altruísmo genuíno, a união da família e o progresso social são consequências das realizações de perfeccionamento da pessoalidade e espiritualização da mente de cada ser humano. Esta proposta é uma sugestão prática de manifestar o que nos foi revelado no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 16.9_7:  ...  O altruísmo, exceto no instinto paternal, não é de todo natural; ao próximo não se ama naturalmente, nem se serve socialmente. São necessários o esclarecimento da razão, a moralidade e o estímulo da religião e a consciência de Deus para gerar uma ordem social não-egotista e altruísta.  ...

     A consciência social não egotista deve ser, na sua base, uma consciência religiosa; isto é, se quiser ser objetiva; se assim não for, será uma abstração filosófica puramente subjetiva e, consequentemente, desprovida de amor. Apenas um indivíduo consciente de Deus pode amar uma outra pessoa, como ama a si próprio.

     "Livro de Urantia", parágrafo 102.3_3:  ...  Os sentimentos materiais, as emoções humanas levam diretamente a ações materiais, a atos egoístas. O discernimento da visão religiosa, de motivação espiritual, conduz a ações religiosas e atos não-egoístas de serviço social e de benevolência altruísta.

     O desejo religioso é a busca sedenta da realidade divina. A experiência religiosa é a realização da consciência de haver encontrado Deus. E, quando um ser humano encontra Deus, o triunfo dessa descoberta fica experienciado dentro da alma desse ser de um modo tão indescritivelmente efervescente, que ele é levado a buscar o serviço amoroso do contato com os seus semelhantes menos iluminados, não para revelar que ele encontrou Deus, mas para consentir que o transbordamento da bondade eterna que inunda a sua própria alma refresque e enobreça os seus semelhantes. A religião real conduz a um serviço social maior.

3.2.3  Equilibrando o egoísmo humano e o altruísmo Divino

     Mãe: Uau! Vocês estão dizendo que o amor ao próximo, o altruísmo e o serviço social fraterno são consequências do espírito divino que vive na mente humana?

     Pai: Sim. É do espírito supra-humano que procedem as inspirações altruístas que nos permite atribuir igual valor à todas as criaturas humanas que vivem pela graça do Criador Divino. Contudo devemos equilibrar o cuidado conosco e com o próximo. Sem uma pessoalidade unificada podemos nos tornar sobre-altruístas como é revelado no livro de urantia:

     "Livro de Urantia", parágrafo 103.2_10:  ...  O homem tende a identificar o impulso de atender às próprias necessidades do seu ego, com o seu eu - consigo próprio. E, ao mesmo tempo, inclina-se a identificar a vontade de ser altruísta com alguma influência exterior a ele próprio - Deus. E esse julgamento de fato está certo, pois todos os desejos altruístas têm a sua origem nos guiamentos do Ajustador do Pensamento residente, e esse Ajustador é um fragmento de Deus. A consciência humana correlaciona o impulso do Monitor espiritual com a tendência de ser altruísta, de pensar fraternalmente. Ao menos, essa é a experiência primeira e fundamental na mente da criança. Quando a criança em crescimento não tem êxito em unificar a sua pessoalidade, a tendência altruísta pode tornar-se tão superdesenvolvida a ponto de causar um prejuízo sério ao bem-estar do eu. Uma consciência mal orientada pode tornar-se responsável por muitos conflitos, preocupações, tristezas e um sem-fim de infelicidades humanas.

3.2.4  O alto valor das pessoas

     Mãe: Este livro de urantia é extasiante para os buscadores da verdade! Estive lendo nele que a pessoalidade é a principal dádiva de Deus, O Pai Universal. Gostaria de entender melhor o seguinte parágrafo da revelação:

     "Livro de Urantia", parágrafo 0.5_5:  ...  O Pai Universal é o segredo, tanto da realidade da pessoalidade quanto da outorga e destino da pessoalidade. O Filho Eterno é a pessoalidade absoluta, é o segredo da energia espiritual, dos espíritos moronciais e dos espíritos perfeccionados. O Agente Conjunto é a pessoalidade mente-espírito, a fonte da inteligência, da razão e da mente universal. A Ilha do Paraíso, porém, é não-pessoal e extra-espiritual, sendo a essência do corpo universal, fonte e centro da matéria física e arquétipo mestre absoluto da realidade material universal.

     Embora não compreenda totalmente o parágrafo supra-citado, percebo uma valoração significativa das pessoalidades e pessoas. O que vocês acham?

     Pai: Nós concordamos. Seja o que fizermos, devemos fazer por amor às pessoas. As pessoas tem grande valor, valor não-finito, valor sem fim. Pois as pessoas podem, pela graça de Deus, viver eternamente em uma vida sem fim, ou seja, uma vida não-finita, infinita. Daqui a mil anos, muitos de nós estaremos vivendo em mundos celestiais, depois de experimentarmos a ressurreição de nossas almas.

     Observe também que a diferença principal entre o trinheiro da economia fraterna e o dinheiro da economia global, é que o trinheiro valoriza as pessoas. O trinheiro sempre tem o nome da pessoa que usufruiu do trabalho, tem um recibo para pessoa que trabalhou, e o valor do trinheiro é dado em reais minutos de trabalho de uma pessoa.

3.2.5  Deus ama o pecador e odeia o pecado

     Mãe: Isto é teoria. Nem sempre teremos uma relação de amizade genuína com todos aqueles com os quais interagimos economicamente. Por exemplo, é muito difícil amar alguém que está fazendo mal para você e outras pessoas. Além disso o mal, o pecado e a iniqüidade existem porque alguns transgridem consciente, consabida e deliberadamente a lei divina.

     Pai: Calma lá. Não se esqueça que nossa pessoalidade é capaz de unificar o espírito divino, a alma imortal, a mente e o corpo humano. Como em Jesus, um fragmento espiritual de Deus habita em todos os seres humanos. Somos criaturas aprendizes em perfeccionamento. Por isso, não devemos esquecer que vive em nossas almas um fragmento do Criador Divino Perfeito. Não devemos julgar ou condenar ninguém à partir de nosso ponto de vista externo e parcial. Somente o que vive no íntimo de todos sabe tudo que importa na eternidade.

     É oportuno citar o livro de urantia quando revela que "Deus ama os pecadores e odeia o pecado". Amigo, para nosso consolo, leia atentamente no livro de urantia, o 8o parágrafo do item 6 sobre "A Bondade de Deus", no documento 2 intitulado "A Natureza de Deus":

     "Livro de Urantia", parágrafo 2.6_8:  ...  Deus ama o pecador e odeia o pecado: tal afirmação é verdadeira filosoficamente; contudo, Deus é uma pessoalidade transcendental, e as pessoas apenas amam e odeiam às outras pessoas. O pecado não é uma pessoa. Deus ama o pecador porque ele é uma realidade de pessoalidade (potencialmente eterna), enquanto, em relação ao pecado, Deus não assume nenhuma atitude pessoal; pois o pecado não é uma realidade espiritual, não é pessoal; portanto, apenas a justiça de Deus toma conhecimento da existência dele. O amor de Deus salva o pecador; a lei de Deus destrói o pecado. Essa atitude da natureza divina mudaria, aparentemente, se o pecador afinal se identificasse completamente com o pecado, da mesma forma que a mente mortal pode também se identificar totalmente com o espírito Ajustador residente. Um mortal, assim identificado com o pecado, tornar-se-ia então inteiramente não-espiritual, na sua natureza (e, portanto, pessoalmente irreal), e por fim experimentaria a extinção do seu ser. A irrealidade, e mesmo a incompletude da natureza da criatura, não pode existir para sempre, em um universo progressivamente mais real e crescentemente mais espiritual.

3.2.6  Desenvolvimento espiritual harmônico do ser humano

     Mãe: Estou convencido. Eu concordo convosco que a política e economia ideal é aquela que valoriza e engrandece o espírito de Deus na pessoa humana e na família.

     Pai: Sim, todos os assuntos fundamentais deste Grupo de Aprendizes da Informação Aberta, objetivam a salvação da alma e a manifestação harmônica da perfeição de Deus na pessoalidade de cada ser humano. A união da família, a saúde do corpo e a integridade da mente, aumentam as chances de uma manifestação segura de Deus no ser humano.

     "Livro de Urantia", parágrafo 110.6_4:  ...  Quando o desenvolvimento da natureza intelectual se dá de modo mais rápido do que o da natureza espiritual, tal situação torna a comunicação com o Ajustador tão difícil quanto perigosa. Da mesma forma, um superdesenvolvimento espiritual tende a produzir uma interpretação fanática e desvirtuada das orientações espirituais do residente divino. A falta de capacidade espiritual dificulta grandemente a transmissão, para um intelecto material, das verdades espirituais que residem na supraconsciência mais elevada. É na mente perfeitamente ponderada, abrigada por um corpo de hábitos limpos e de energias neurais estabilizadas e com as suas funções químicas em harmonia - quando os poderes físicos, mentais e espirituais estão na harmonia trina do desenvolvimento - , que um máximo de luz e de verdade podem ser induzidos, com um mínimo de perigo, ou de risco temporal, ao bem-estar real de um ser. Por meio de um crescimento assim equilibrado o homem ascende nos círculos da progressão planetária, um a um, do sétimo até o primeiro.

3.3  Fundamentos da fraternidade humana e do humanitarismo

     Mãe: Grato, realmente creio que esta visão espiritualizada do ser humano pode contribuir muito como premissa de uma sociedade melhor, com base em famílias unidas e indivíduos mais felizes. Uma visão mais elevada do ser humano são também premissas do humanitarismo:

O Que Há de Errado Com a Política? Seção 1.3:
O Humanitarismo
  1. Todos os seres humanos constituem uma FRATERNIDADE;
  2. Todos os seres humanos possuem uma mesma origem e uma mesma natureza essencial e, portanto, IGUAL VALOR;
  3. Não obstante a sua unidade e igualdade essenciais, os seres humanos apresentam CAPACIDADES DIFERENCIADAS;
  4. Em vista destes princípios, a norma que deve presidir a justiça e a harmonia possíveis entre os seres humanos é a da IGUALDADE DE OPORTUNIDADES para o desenvolvimento de suas capacidades individuais diferenciadas.

3.3.1  Paternidade de Deus e fraternidade dos seres humanos

     Pai: É pertinente tu citar estes princípios neste contexto. Eu adicionaria ainda, um princípio ao humanitarismo, que antecede a fraternidade, a irmandade dos seres humanos: nós somos irmãos na eternidade porque Deus, O Pai Universal, é O Pai espiritual de nossa alma imortal. O evangelho de Jesus é sinteticamente a consciência da paternidade de Deus e vivência na fraternidade dos seres humanos. Destes princípios procedem todas as consequências sociais que estamos buscando. A revelação sugere principiarmos em nosso amor à Deus para em consequência despertar em nós o amor fraterno por nossa irmandade humana:

     "Livro de Urantia", parágrafo 52.6_7:  ...  O discernimento espiritual. A irmandade dos humanos é, afinal, baseada no reconhecimento da paternidade de Deus. O modo mais rápido de se alcançar a irmandade dos humanos em Urantia11 é efetuar a transformação espiritual da humanidade nos dias presentes. A única técnica para acelerar a tendência natural de evolução social seria aplicar a pressão espiritual vinda de cima, elevando, assim, o discernimento moral e, ao mesmo tempo, aumentando a capacidade da alma de cada mortal de compreender e amar a todos os outros mortais. O entendimento mútuo e o amor fraterno são fatores civilizadores transcendentes e poderosos na realização mundial da irmandade humana.

3.3.2  A religião de Jesus e a fraternidade na terra

     Mãe: Bem, contudo, embora esta visão espiritual do ser humano talvez não seja muito mencionada entre os cientistas políticos e sociais, certamente isto é a base e a busca da maioria das religiões. Por isso, gostaria de te perguntar o que o livro de urantia revela sobre as contribuições de Jesus para religação12 com Deus e a fraternidade entre os seres humanos?

     Pai: Jesus em sua vida revelou Deus como um Pai Amoroso e expressou o amor ao próximo como à um irmão. Cristo elevou o mandamento de temor a `Deus - o Rei Todo-Poderoso', e nos ensinou o amor a `Deus - o Pai todo-misericordioso'. E deste amor à Deus sobre todas as coisas, brota o amor fraterno ao próximo. Do amor provém a fraternidade fascinante que um dia se manifestará na terra. Esta é a sequência natural das coisas. Citando o "Livro da Verdade", the "Truth Book" - www.truthbook.org:

     "Livro de Urantia", parágrafo 180.5_12:  ...  E tudo isso indica claramente a diferença entre a velha religião e a nova. A velha religião ensinava o auto-sacrifício; a nova religião ensina apenas o auto-esquecimento, uma auto-realização maior conjugada a um serviço social de compreensão do universo. A velha religião era motivada pela consciência-medo; o novo evangelho do Reino é dominado pela convicção da verdade, pelo Espírito da Verdade eterna e universal. E nenhuma quantidade de piedade, nem de fidelidade a um credo, pode compensar a ausência, na experiência de vida dos crentes do Reino, daquela amizade espontânea, generosa e sincera que caracteriza os filhos, nascidos pelo espírito, do Deus vivo. Nem a tradição, nem um sistema cerimonial de adoração formal podem reparar a falta da compaixão genuína pelos nossos semelhantes.

3.3.3  A motivação do serviço e a fraternidade na economia

     Mãe: Vocês me convenceram que a união da família e manifestação de uma sociedade fraterna ocorrerá se cada ser humano for guiado pelo espírito de Deus que vive na sua mente, no centro causal de sua própria alma. Mas vamos voltar à economia, qual a conexão que vocês vizualizam entre a espiritualidade e a economia?

     Pai: Seguindo o exemplo de Jesus, devemos cuidar das necessidades econômicas e observar a sacralidade de todas as lealdades humanas. Contudo, excetuando iniciativas como a do movimento dos focolares, hoje em dia muitas pessoas vão trabalhar pelo dinheiro e não pelo serviço ao próximo. A maioria não faria o trabalho que faz, se não recebesse dinheiro, salário ou lucro em troca.

     É preciso a motivação correta. A gratidão pela vida e o amor ao próximo, gera a correta motivação. Assim, mais do que operários francos, nos tornamos trabalhadores felizes. Olha como isto é colocado no instrutivo livro de urantia:

"Livro de Urantia", Item 71.6:
A Motivação do Lucro

     A economia atual, motivada pelos lucros, está condenada, a menos que a motivação do lucro possa ser acrescida da motivação de servir. A competição impiedosa, baseada em interesses egoístas e de horizontes estreitos, é terminantemente destrutiva, até mesmo daquelas coisas que busca manter. A motivação exclusiva do lucro individualista é incompatível com os ideais cristãos - e mais incompatível ainda com os ensinamentos de Jesus.

     Na economia, a motivação do lucro está para a motivação do serviço, como o medo está para o amor, na religião. Mas a motivação do lucro não deve ser destruída, nem removida, subitamente; ela mantém muitos mortais no trabalho duro, os quais, de outro modo, ficariam indolentes. Não é necessário, contudo, que esse estimulador das energias sociais, para sempre, tenha objetivos puramente egoístas.

     O motivo do lucro nas atividades econômicas é de todo vil e totalmente indigno de uma ordem avançada de sociedade; contudo, é um fator indispensável no decorrer das primeiras fases da civilização. A motivação do lucro não deve ser afastada dos homens, até que eles estejam imbuídos de tipos superiores de motivações não lucrativas, para os seus esforços econômicos e para os seus serviços sociais - os anseios transcendentes de uma sabedoria superlativa, de uma fraternidade fascinante, e da excelência, na realização espiritual.

3.3.4  O triunfo do amor

     Mãe: Fraternidade fascinante! Parece um sonho, um dia chegamos lá. Podia haver um "efeito manada" do amor!

     Pai: Efeito manada? Você está falando da tendência do ser humano de seguir na direção da maioria? Como em uma manada de animais! Sabe, alguns não acreditam em "efeito manada" do amor. Mesmo que a maioria da humanidade realmente vivenciasse o amor à Deus sobre todas as coisas e o amor ao próximo como a si mesmo, ainda assim, cada novo cristão teria que realizar isto internamente. Primeiro precisamos amar Deus em nós mesmos para depois amá-Lo no próximo. Não é possível amar no outro o que não amamos em nós mesmos.

     Contudo, se não existe "efeito manada" do amor, o contrário também é verdadeiro. Não existe "efeito manada" do desamor. Mesmo que a maioria dos seres humanos deste início de milênio não esteja vivenciando ainda a verdadeira religião de Jesus, nada impede que individualmente nós adoremos o espírito pré-pessoal de Deus em nós até ascendermos e sermos transladados diretamente da vida na carne para os mundos celestiais.

     Mãe: Vocês estão dizendo que o livro de urantia revela que nosso desenvolvimento espiritual é até certo ponto independente do ambiente exterior?

     Pai: Sim, a revelação explana sobre uma religião pessoal que depende principalmente da relação interna entre a mente da criatura humana e o espírito do Criador divino. Saber disso é um conforto diante das mazelas da vida moderna.

     Creio que todo bom cristão fica um pouco perplexo com a maldade no mundo. Prosseguiremos corajosamente na exposição desta proposta de união da família em uma economia e política local. Contudo, existe um item confortador no livro de urantia sobre o amor na nossa família universal. Este item se chama: "O Triunfo do Amor". Basicamente é explicado que fazemos parte de uma grande família universal e sofremos com os erros de nossos irmãos e irmãs ignorantes. Contudo, a nossa ascenção ao Paraíso pode ser retardada, mas jamais impedida. Nosso encontro com Deus, o Pai Universal, depende fundamentalmente de nossa fé e boa vontade. Observe como são confortadores os seguintes parágrafos sobre o triunfo do amor:

"O Triunfo do Amor"

     "Livro de Urantia", parágrafo 54.6_3:  ...  Se um pai afeiçoado de uma grande família, escolhe demonstrar misericórdia a um dos seus filhos, culpado por graves erros, pode muito bem acontecer que essa extensão da misericórdia, ao filho mal-comportado, resulte em provações temporárias para todos os outros filhos bem-comportados. Essas eventualidades são inevitáveis; e tal risco se faz inseparável da situação da realidade de se ter um pai cheio de amor e ser um membro de um grupo familiar. Cada membro de uma família beneficia-se da conduta justa de todos os outros membros; do mesmo modo, cada membro deve sofrer a consequência imediata, no tempo, da má conduta de todos os outros membros. Famílias, grupos, nações, raças, mundos, sistemas, constelações e universos são relacionamentos de associação que possuem individualidade; portanto, cada membro de todo o grupo, grande ou pequeno, colhe os benefícios e sofre as consequências das boas ações e dos erros de todos os outros membros do grupo envolvido.

     Entretanto, uma coisa deve ficar clara: caso sejais levados a sofrer as consequências más, por causa do pecado de algum membro da vossa família, de um compatriota ou companheiro mortal, ou mesmo por causa da rebelião no sistema, ou em outra parte - não importa o que vós possais ter de suportar, por causa do erro de conduta dos vossos parceiros, companheiros ou superiores - , podeis ficar seguros na certeza eterna de que tais atribulações serão aflições passageiras. Nenhuma dessas consequências do erro dos seres fraternos, do mau comportamento grupal, pode jamais colocar em perigo as vossas perspectivas eternas, nem vos privar, no mínimo grau que seja, do vosso direito divino de ascensão ao Paraíso e de alcançar a Deus.

3.3.5  Felicidade interior e as futuras gerações

     Mãe: Isto me faz pensar que, embora a fraternidade dos seres humanos não esteja presentemente factualizada e exteriorizada, internamente e nos níveis espirituais nós podemos viver a bem-aventurança e conforto de sermos filhos do Criador do Paraíso e fazermos parte de uma família universal!

     Pai: É verdade. Jesus lembrou como a felicidade interior frequentemente advêm da comunhão com o espírito divino, que cria nossa alma no coração vivo de nossa mente espiritualizada.

"Livro de Urantia", Item 149.5:
A Lição Sobre o Contentamento

     Certo dia, quando Jesus estava dando palestra ao grupo de evangelistas, trabalhando sob a supervisão de Simão zelote, durante a conferência da tarde, Simão perguntou ao Mestre: "Por que algumas pessoas são muito mais contentes e felizes do que as outras? O contentamento é uma questão ligada à experiência religiosa?" Entre outras coisas, em resposta à pergunta dele, Jesus disse:

     "Simão, algumas pessoas são naturalmente mais felizes do que outras. E tudo depende muito, bastante mesmo, da disposição do homem de ser conduzido e dirigido pelo espírito do Pai, residente dentro dele. Acaso não lestes nas escrituras as palavras do homem sábio: `O espírito do homem é a luz da vela do Senhor, perscrutando todas partes internas'? E, também, o que esses mortais guiados pelo espírito dizem: `Os desígnios caíram dentro de mim em lugares convenientes; sim, eu herdei uma boa coisa'. `O pouco que um homem reto tenha é melhor do que as riquezas de muitos homens maus', pois `um bom homem tirará a satisfação de dentro de si'. `Um coração feliz faz uma fisionomia alegre e é uma festa contínua. Melhor é ter só um pouco, fazendo reverência ao Senhor, do que ter um grande tesouro e complicações junto a Deus. Mais vale uma refeição de legumes e amor, do que um boi gordo e com ele o ódio. Melhor é o pouco, com justiça, do que grandes rendimentos, sem retidão'. `Um coração contente causa o bem, tanto quanto um medicamento.' `Melhor é o pouco cheio de serenidade do que a superabundância repleta de tristeza e vexação de espírito'."

     Mãe: Eu sempre pensei assim. Porém, as vezes, a espiritualidade não é suficiente para nos fazer felizes.

     Pai: Você tem razão, contudo se nós não conseguirmos humanamente viver a alegria de uma família humana unida, poderemos ao menos preparar o caminho para que nossos descendentes creçam em um lar unido, com um corpo saudável, paz na mente e ambiente propício para salvação da própria alma. Estes são os objetivos deste Grupo de Aprendizes da Informação Aberta - GAIA.

3.3.6  Princípios da fraternidade humana

Cartaz com os princípios da fraternidade humana

     1 - A finalidade maior desta fraternidade é vivenciar o evangelho da paternidade de Deus e da irmandade dos seres humanos pois:

     "Livro de Urantia", parágrafos 147.4_3 e 7:  ...  Jesus continuou falando:  ...  "No nível do amor fraterno. Ainda mais elevado descobrimos ser o nível da devoção não-egoísta ao bem-estar do nosso semelhante. Nesse plano mais elevado, do serviço social sincero, que nasce da consciência da paternidade de Deus e do reconhecimento consequente da irmandade entre os seres humanos, é descoberta uma interpretação nova e muito mais bela dessa regra básica para viver."

     2 - O princípio e o fundamento desta fraternidade é a Pessoa Infinita de Deus - O Pai da nossa família Universal. É fundamental que nós, seres humanos, tenhamos fé no espírito dO Criador de nossas almas imortais, e o entendimento de que em todas as situações o melhor que podemos fazer é a Vontade do nosso Pai Universal, pois:

     "Livro de Urantia", parágrafo 1.1_2: O Pai Universal nunca impõe qualquer forma de reconhecimento arbitrário, de adoração formal, ou de serviço escravizador às criaturas inteligentes e dotadas de vontade dos universos. Os habitantes evolucionários dos mundos do tempo e do espaço, por si mesmos, devem - nos seus corações - reconhecer, amar e voluntariamente adorá-Lo. O Criador recusa-Se a exercer coação de submissão sobre os livres-arbítrios espirituais das suas criaturas materiais. A dedicação afetuosa da vontade humana, de fazer a vontade do Pai, é a dádiva mais bem escolhida que o homem pode oferecer a Deus;  ...

     3 - O objetivo prático desta fraternidade é o engrandecimento da alma, a espiritualização da mente, a saúde do corpo e a edificação do lar, pois:

     "Livro de Urantia", parágrafo 0.5_10: A alma do ser humano é uma aquisição experiencial. À medida que uma criatura mortal escolhe "cumprir a vontade do Pai dos céus", assim o espírito que reside no ser humano torna-se o pai de uma nova realidade na experiência humana. A mente mortal e material é a mãe dessa mesma realidade emergente. A substância dessa nova realidade não é nem material, nem espiritual - é moroncial. Essa é a alma emergente e imortal que está destinada a sobreviver à morte física e iniciar a ascensão ao Paraíso.

     "Livro de Urantia", parágrafos 91.7_5 à 12: O teste prático de todas essas estranhas experiências religiosas de misticismo, de êxtase e de inspiração, é o de observar se esses fenômenos levam um indivíduo:

  1. A gozar de uma saúde física melhor e mais completa.
  2. A funcionar mais eficiente e praticamente na sua vida mental.
  3. A socializar mais plena e alegremente a sua experiência religiosa.
  4. A espiritualizar mais completamente a sua vida no cotidiano e a desempenhar-se fielmente dos deveres comuns da existência mortal rotineira.
  5. A aumentar o seu amor e a sua apreciação da verdade, da beleza e da bondade.
  6. A conservar os valores sociais, morais, éticos e espirituais normalmente reconhecidos.
  7. A ter mais discernimento espiritual interior - a consciência de Deus.

     "Livro de Urantia", parágrafo 196_7: ...  O Mestre (Jesus) sempre coordenava a fé da alma com o juízo da sabedoria da experiência amadurecida. A fé pessoal, a esperança espiritual e a devoção moral foram sempre correlacionadas em uma unidade religiosa, sem par, de associação harmoniosa com a compreensão profunda da realidade e da sacralidade de todas as lealdades humanas - a honra pessoal, o amor familiar, a obrigação religiosa, o dever social e a necessidade econômica.

     "Livro de Urantia", capítulo 84:  ...  A edificação do lar deveria, então, ser o centro e a essência de todo esforço educacional.

Referências Bibliográficas

[9]
Linus Torvalds e David Diamond, 2001. "Só por prazer". Editora Campus Ltda.

Notas de Rodapé:

8 A cientologia do espírito (Thetan) foi o conhecimento que sucedeu a dianética da alma no trabalho de L. Ron Hubbard
9 No Brasil o valor do dinheiro é contado em reais e a compensação dos cheques é feita no Banco Central. Nos SELOs o valor do trinheiro é contado em minutos reais de Trabalho e a compensação dos cheques é feita no Banco Local
10 Geek significa nio em informátika.
11 Urantia é o nome da terra no grande universo.
12 A palavra religião vem de religare que significa religação. A verdadeira religião estimula a religação, sintonia, união e fusão da alma com o espírito de Deus individualizado em cada um de nós.