Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior

Medicina Oral e Toxicologia

1 Intoxicação por Mercúrio das Amálgamas Odontológicas
2 Protocolo de Segurança para Remoção das Amálgamas com Mercúrio
3 Materiais Odontológicos


International Academy of Oral Medicine and Toxicology (IAOMT)

[Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia]


Intoxicação por Mercúrio das Amálgamas Odontológicas

O ABC da Intoxicação por Mercúrio Devido a Obturações de Amálgama Odontológico - Guia para as vítimas de intoxicações por mercúrio devido ao amálgama odontológico. Associação Sueca dos Pacientes de Mercúrio Odontológico.

Soluções para o Mercúrio das Amálgamas Dentárias - DAMS: Dental Amalgam Mercury Solutions. Obtido de www.amalgam.org em janeiro de 2011.

Página sobre as Restaurações com Amálgama Dentário - Onze fatos sobre o mercúrio das amálgamas odontológicas. Obtido de www.flcv.com em janeiro de 2011.

História da clínica odontológica Olympio Faissol Pinto. - Contém um alerta sobre o mercúrio das amálgamas odontológicas. Narra o encontro dos doutores Olympio Faissol e Hal A. Huggins. Também fala sobre a fundação da IAOMT (Academia Internacional de Medicina Oral e Toxicologia).

Orientações Odontológicas Gerais - Neste pequeno informativo, o problema do mercúrio das amálgamas odontológicas, e das infecções dos canais radiculares, é visto na óptica da terapia de Max Gerson, e do livro "A Ciência da Prevenção e Cura Natural do Câncer". Nesta perspectiva naturalista, é explicado como o mercúrio se acumula nos tecidos infeccionados e como estes fatores infectológicos e toxicológicos causam doenças crônicas, especialmente o câncer.

Perigos dos Canais Radiculares - Weston A. Price Foundation - Escrito por Hal Huggins, DDS, em 25 de Junho de 2010. Este artigo apareceu na Wise Traditions in Food, Farming and the Healing Arts [Tradições Sábias nas Artes da Alimentação, da Agricultura e da Cura, a revista trimestral da Fundação Weston A. Price, Verão de 2010.


Protocolo de Segurança para Remoção das Amálgamas com Mercúrio

Remoção Segura do Mercúrio em Obturações Odontológicas - Academia International de Medicina Oral e Toxicologia (IAOMT). Protocolo de segurança para remoção das obturações dentárias de mercúrio/prata. Traduzido de "Protocol for Mercury/Silver Filling Removal".

Precauções de segurança para a remoção do amálgama - 1) Remover as amálgamas odontológicas aos poucos. 2) Utilizar água fria na broca para minimizar a vaporização de mercúrio. 3) Cobrir os olhos e nariz para evitar a inalação do mercúrio vaporizado. 4) Utilizar um aspirador de forte sucção para enviar para fora os vapores tóxicos do mercúrio. 5) Cobrir a boca com uma proteção evitando que os resíduos de mercúrio sejam ingeridos. Técnicas de dentística para remoção do amálgama.


Materiais Odontológicos

Um Esmalte Sintético para Reparo Rápido dos Dentes - Um artigo científico publicado por Kazue Yamagishi e outros colaboradores do Japão. Eles descrevem uma nova pasta dental, baseada na hidroxiapatita, que alcança uma restauração rápida das deteriorações dentárias iniciais.

Síntese e Caracterização de Hidroxiapatita Obtida pelo Método da Precipitação - Descrição de um método simples para sintetizar hidroxiapatita (Ca10(PO4)6(OH)2) através da reação química de neutralização de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) e ácido fosfórico (H3PO4). A síntese desta substância é muito importante para medicina e odontologia pois o osso e o esmalte dos dentes são formados principalmente por ela.

Uso do Cimento de Construção Civil na Odontologia - Reportagem sobre o trabalho de mestrado realizado por Ana Paula C. Fornetti e orientado por Ruy César C. Abdo na Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Mostrou-se como o cimento portland de construção civil é mais econômico que o MTA e mais biocompatível que o formocresol comumente utilizados na odontologia.

Uso do Cimento MTA e do Cimento Portland como Tampão Apical em Dentes com Rizogênese Incompleta - Monografia apresentada em 2009 por Kenneth dos Santos Senna, para a obtenção do título de especialista em Endodontia. Este trabalho re-enfatiza a viabilidade, biocompatível e financeiramente vantajosa, da utilização na odontologia do cimento Portland de construção civil.

Comparação da Composição Química de Materiais Utilizados em Restaurações Dentárias 8 Anos Após Irradiação - Um estudo interessante sobre a composição de elementos químicos em três materiais odontológicos: amálgama, resina composta e compômero. Os elementos químicos foram analisados em 2001 e oito anos depois em 2009. Os pesquisadores mostraram na tabela 1 que o mercúrio (Hg) compunha 53% das amostras de amálgama em 2001, e passou a compor 42% em 2009. Isto prova que cerca de 20% do mercúrio (Hg) da amálgama odontológica efetivamente vaporizou em oito anos.

Livros e informativos em inglês