Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 9

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 8
O Poder das Gorduras: Os Ácidos Graxos Essenciais


A Revolução Antienvelhecimento
Um Programa Radical de Rejuvenescimento
Evite Doenças Cardiovasculares
Aumente a Sua Energia a Cada Ano
Melhore Sua Capacidade Mental

Timothy J. Smith, M.D.
O Poder das Gorduras: Os Ácidos Graxos Essenciais
    8.1  Aliadas Improváveis
    8.2  Quando falta gordura
    8.3  Por que Eles São Tão Importantes Assim?
    8.4  A Produção de Membranas Celulares
    8.5  A Produção de Prostaglandinas
        8.5.1  As poderosas substâncias
    8.6  Seu Suprimento de Ácidos Graxas Essenciais É Adequado?
    8.7  Sintomas da Deficiência
    8.8  Ingestão Máxima, Saúde Ideal
    8.9  A conexão com o câncer de mama
    8.10  Como Obter os Nutrientes Necessários
    8.11  Fontes Alimentares de Primeira
    8.12  Suplementos, Naturalmente
    8.13  Bibliografia do Capítulo 8

     Eles começaram a desaparecer da nossa
alimentação há cerca de 75 anos e hoje
praticamente não existem, Consumimos
apenas cerca de 20% da quantidade necessária para
a saúde e o bem-estar humanos, Estamos falando
dos ácidos graxos - um nutriente tão importante
e tão pouco conhecido que costumo chamá-lo
de elo perdido da nutrição.

     - DR. DONALD O. RUDIN, THE OMEGA-3 PHENOMENON

     Edna Hampton já experimentara as melhores terapias que a medicina tradicional tinha a oferecer. No entanto, sua artrite continuava a piorar, provocando inchações e dores insuportáveis. Mas, quando o clínico geral sugeriu a administração de esteróides, Edna torceu o nariz.

     Ouvira falar em medicina alternativa e resolveu tentar. Nada tinha a perder. Calculou que, se as terapias alternativas não ajudassem, ela ainda poderia recorrer às injeções de esteróides. Um amigo de Edna a encaminhou a mim.

     - Dr. Smith, trabalhei muito até os 65 anos - contou-me. - Agora que me aposentei, quero viajar e aproveitar a vida. Mas minhas juntas doem tanto que, na maioria dos dias, não consigo nem sair da cama, quanto mais pensar em viajar para um país estrangeiro. Meu médico diz que preciso tomar esteróides. Mas minha mãe teve osteoporose e sei que a prednisona (um corticosteróide usado no tratamento da artrite) pode causar osteoporose. Tenho uma amiga que está se tratando com prednisona e ficou com os ossos tão fracos que acabou fraturando a bacia depois de uma queda. Será que o senhor pode me ajudar?

     Após um exame meticuloso, receitei-lhe o seguinte regime alimentar: uma dieta vegetariana, com baixo teor de gordura, eliminando laticínios, açúcar e trigo; um suplemento de vitaminas e minerais; suplementos de antioxidantes; ervas usadas no combate à artrite; e glucosamina, um suplemento que nutre as articulações e outros tecidos conjuntivos, acelerando sua cura. Receitei também ácidos graxos essenciais.

     Um mês após iniciar o regime, Edna relatou que suas dores nas articulações praticamente haviam desaparecido, o que lhe permitiu reduzir o uso de antiinflamatórios. Dentro de dois meses, a artrite estava em total remissão e ela não precisava mais de medicamentos.

     Isso foi há três anos. Vez por outra, Edna ainda apresenta crises ocasionais, mas a artrite não a incapacita mais. Na verdade, ela está mais ativa do que nunca. Começou até a concretizar o sonho de viajar pelo mundo, conhecendo Londres, na Holanda, Cingapura e África (onde fez um safári). E está amando cada momento que vive sem dor.

     O que está por trás da notável recuperação de Edna? Ele descobriu o Poder das Gorduras.

8.1  Aliadas Improváveis

     As "gorduras" em Poder das Gorduras referem-se aos ácidos graxos essenciais, nutrientes que desempenham papel importante no enredo da saúde e da cura. Os ácidos graxos essenciais ajudam a produção de prostaglandinas, substâncias antiinflamatórias, fortalecem as células imunológicas e minimizam as reações auto-imunes (nas quais as células imunológicas atacam tecidos sadios).

     O Poder das Gorduras pode prevenir e ajudar a curar o câncer, as doenças cardíacas, deficiências imunológicas, infecções e - como no caso de Edna - até mesmo artrite. Os ácidos graxos essenciais podem aliviar a depressão e a fadiga. Podem melhorar sua pele. E, mais importante para quem busca a Renovação, podem retardar e até reverter o processo de envelhecimento.

     O Poder das Gorduras não está em gorduras oleosas e vis encontradas em abundância na alimentação norte-americana. Na verdade, não conseguimos quantidades ideais de ácidos graxos essenciais apenas por meio da alimentação, e é por isso que recomendo a suplementação. Do contrário, você se arrisca a apresentar deficiência de ácidos graxos essenciais, uma condição que pode torná-lo predisposto a diversos problemas de saúde que ameaçam a vida.

8.2  Quando falta gordura

     A deficiência de gorduras boas - os ácidos graxos essenciais - pode afetar o organismo de inúmeras e inesperadas maneiras. Considere a lista de problemas de saúde apresentada a seguir; todos eles podem ser causados ou agravados pela carência de ácidos graxos essenciais.

8.3  Por que Eles São Tão Importantes Assim?

     Assim como as vitaminas e os minerais, os ácidos graxos essenciais são nutrientes essenciais. Foram identificados pela primeira vez na década de 1950, quando foram então denominados vitamina F. Na época, os pesquisadores não entenderam a natureza química exata dos ácidos graxos essenciais, mas perceberam que se tratava de nutrientes necessários para sustentar a vida humana.

     Os pesquisadores levaram anos para confirmar a importância dos ácidos graxos essenciais para a vida humana. Nas décadas de 1970 e 1980, tinham reunido indícios convincentes para sustentar a teoria de que nós, seres humanos, não podemos viver sem essas "vitaminas gordurosas". Descobriram também que as deficiências de ácidos graxos essenciais são comuns na população em geral, mas seus sintomas em geral passam despercebidos.

     Por que tantos de nós - 80%, segundo uma estimativa - apresentam tais deficiências? O problema está na impossibilidade de se obterem quantidades ideais de ácidos graxos essenciais a partir das fontes alimentares comuns. Como os ácidos graxos essenciais constituem uma peça tão importante para o quebra-cabeça da nutrição, sua deficiência pode gerar uma série enorme de distúrbios, inclusive artrite, aterosclerose (enrijecimento e obstrução das artérias), câncer, diabetes, disfunção imunológica e outras doenças intimamente associadas ao envelhecimento acelerado.

     Mas as pesquisas relacionadas aos ácidos graxos essenciais são relativamente novas e a química subjacente a eles é extremamente complexa. Por isso, muitas pessoas, inclusive a maioria dos médicos, não os conhece nem conhece seu papel crucial na saúde e na longevidade.

8.4  A Produção de Membranas Celulares

     O organismo utiliza os ácidos graxos essenciais para produzir membranas celulares e prostaglandinas. Os dois componentes realizam funções muito importantes, embora muito diferentes, no esquema maior da saúde humana. Sem o reparo da membrana celular e a síntese de prostaglandina adequada, a Renovação tornar-se-ia um exercício inútil.

     As membranas celulares atuam como uma capa protetora tanto para a célula como um todo quanto para as estruturas (ou organelas) que existem em seu interior. Essas membranas vigiam constantemente tudo que se passa tanto dentro quanto fora da célula, garantindo o acesso a determinadas substâncias, rejeitando outras e dispensando os arruaceiros.

     No desempenho de sua função, as membranas celulares são vítimas de constantes ataques dos radicais químicos livres e sofrem danos regularmente. As membranas danificadas têm dificuldade de deixar passar os nutrientes e expelir os resíduos. Desenvolvem fendas. Os locais receptores funcionam mal, impedindo as enzimas de entrarem na célula e realizar tarefas essenciais. O dano acumulado às membranas celulares ocasiona a erosão da saúde celular e acelera o envelhecimento.

     As células são aptas a reparar ou substituir suas próprias membranas danificadas. Mas, para isso, precisam do suprimento adequado da matéria prima certa - ou seja, de ácidos graxos essenciais.

     Tendo isso em mente, imagine os efeitos devastadores da deficiência de ácidos graxos essenciais na saúde da célula. Membranas celulares mais fracas e menos seletivas têm dificuldade de regular o entra-e-sai de substâncias "boas" e substâncias "ruins". Resultado: células pouco saudáveis e, por fim, um corpo pouco saudável.

     Quando faltam ácidos graxos essenciais, o sistema imunológico sofre mais. Isso porque as células do sistema imunológico não conseguem mais realizar seu trabalho. Muitos problemas de saúde comuns, entre eles alergias, doenças auto-imunes, infecções e até câncer, são, na verdade, manifestações do dano imunológico resultante da depleção crônica de ácidos graxos essenciais.

     Por outro lado, a ingestão adequada de ácidos graxos essenciais garante não só a sobrevivência das células imunológicas mas também o seu florescimento. Com membranas fortes, as células podem lutar ferozmente contra os radicais químicos livres, alérgenos, micróbios e toxinas. Combatem melhor as inflamações, pois tornam-se mais eficazes contra doenças como bronquite alérgica, sinusite alérgica, artrite e asma.

     Conclusão: para manter o perfeito funcionamento de todas as células, é preciso garantir o suprimento adequado de ácidos graxos essenciais. Membranas celulares danificadas enfraquecem as células e abrem as portas para sérios problemas de saúde.

8.5  A Produção de Prostaglandinas

     O organismo também usa os ácidos graxos essenciais para produzir poderosas substâncias químicas semelhantes a hormônios denominadas prostaglandinas (às vezes chamadas de eicosanóides). Estruturalmente, as prostaglandinas são exatamente iguais aos ácidos graxos essenciais, exceto pela presença, nas primeiras, de um pequeno nó na cadeia de átomos de carbono que forma sua "coluna vertebral".

     Embora estejam presentes. em quantidades ínfimas, as prostaglandinas exercem um imenso controle sobre inúmeros processos físicos fundamentais, inclusive a frequência cardíaca, a pressão arterial, a coagulação sanguínea, a fertilidade e a concepção. E atuam em pares: uma prostaglandina facilita uma determinada função, enquanto outra a inibe.

     Em termos de combater doenças e promover a Renovação, as prostaglandinas são importantes porque regulam os processos de inflamação. A inflamação é a principal característica de praticamente todas as doenças imunológicas, sejam elas infecciosas, alérgicas ou auto-imunes. As prostaglandinas pró-inflamatórias estimulam a inflamação "saudável", o tipo de inflamação que o corpo utiliza para curar uma infecção ou para deter uma reação alérgica. Suas parceiras, as prostaglandinas antiinflamatórias, impedem que a resposta inflamatória fuja ao controle.

     Para produzir as prostaglandinas pró-inflamatórias, o organismo utiliza o ácido araquidônico, um ácido graxo essencial prontamente disponível até na pior das dietas. Infelizmente, não se pode dizer o mesmo do ácido alfalinolênico e do ácido gama-linolênico, os ácidos graxos essenciais necessários à produção das importantíssimas prostaglandinas antiinflamatórias. É difícil obtê-los por meio da alimentação.

     Conclusão: sem a quantidade necessária de ácidos graxos essenciais, o organismo tende a produzir maior quantidade das prostaglandinas pró-inflamatórias. Resultado: a inflamação torna-se mais grave, o que se traduz em crises mais sérias de alergia e asma, artrite mais dolorosa e aterosclerose mais rápida - e, obviamente, envelhecimento acelerado.

8.5.1  As poderosas substâncias

     As prostaglandinas realizam uma série de tarefas essenciais em nosso organismo, influenciando praticamente todos os aspectos da nossa saúde. Para ter uma idéia da importância dessas substâncias químicas semelhantes a hormônios, considere a sua lista de tarefas.

8.6  Seu Suprimento de Ácidos Graxas Essenciais É Adequado?

     Mantendo todas as membranas celulares saudáveis e a quantidade correta (e equilibrada) de prostaglandinas, os ácidos graxos essenciais facilitam o processo de Renovação. Porém, como mencionei anteriormente, 80% dos norte-americanos não obtêm ácidos graxos essenciais suficientes por meio da alimentação. Na verdade, como resultado, grande parte dessas pessoas vem apresentando os sintomas da deficiência de ácidos graxos essenciais.

     Por que existem tantas pessoas com deficiência de ácidos graxos essenciais? A culpa é das péssimas condições da alimentação típica nos Estados Unidos. Para os iniciantes, muitos produtos são cultivados em solos onde houve depleção de nutrientes e tratados com fertilizantes artificiais, pesticidas e diversas outras substâncias químicas - fatores que alteram radicalmente o perfil nutricional dos alimentos. Embora alguns alimentos sigam diretamente para o mercado, outros são enviados para fábricas, onde serão processados. Lá, graças aos "avanços" tecnológicos, retiram-se-lhes os poucos nutrientes que ainda restavam - não apenas os ácidos graxos essenciais, mas também vitaminas, minerais, fibras e substâncias fitoquímicas.

     Muitos dos alimentos que compramos continuam com a mesma aparência de sempre. Mas, do ponto de vista nutritivo, são apenas uma sombra do que já foram - como frutas de cera, comparadas às frutas de verdade. No caso dos ácidos graxos essenciais, essa situação é particularmente problemática. Há um século, havia na alimentação norte-americana típica um nível limítrofe de ácidos graxos essenciais. Hoje, a alimentação está muito abaixo dessa linha. A depleção de ácidos graxos essenciais é indubitavelmente um dos fatores envolvidos na atual epidemia de doenças cardíacas, câncer, derrame, diabetes e outras doenças debilitantes.

8.7  Sintomas da Deficiência

     Como a deficiência de ácidos graxos essenciais mina o funcionamento do sistema imunológico e o controle das inflamações, os sintomas podem surgir em praticamente todas as partes. Quando se manifesta no trato intestinal, por exemplo, o indivíduo pode apresentar inchaço abdominal, prisão de ventre, indigestão, doença inflamatória do intestino ou alergias alimentares. Quando afeta o sistema nervoso central, o indivíduo se sente apático, deprimido e tem problemas de memória. Podem surgir até sintomas externos, estéticos, como pele seca, cabelos opacos e unhas quebradiças.

     Obviamente, inúmeros outros problemas de saúde podem causar esses mesmos sintomas, e esse é um dos motivos pelos quais é tão difícil diagnosticar a deficiência de ácidos graxos essenciais. E mais: os sintomas gerais são muito sutis e variam de uma pessoa para outra.

     Os médicos, que em geral não são especialistas em nutrição, raramente suspeitam da deficiência de ácidos graxos essenciais, tampouco realizam exames específicos para detectá-la. Até que um número maior de médicos se conscientize do problema, milhões de pacientes cujas doenças são causadas ou agravadas pela deficiência de ácidos graxos essenciais continuarão sofrendo, privados de uma terapia eficaz, barata e segura.

8.8  Ingestão Máxima, Saúde Ideal

     Meus pacientes muito me ensinaram sobre as muitas maneiras pelas quais a deficiência de ácidos graxos essenciais podem minar, a saúde. Permitiram-me também testemunhar, em primeira mão, os fantásticos poderes curativos dos suplementos de ácidos graxos essenciais.

     Vejamos o caso de Angela O'Day. Angela, que é cabeleireira, estava cortando o cabelo de uma cliente quando, de repente, sentiu uma enxaqueca gravíssima. Tentou se deitar, na esperança de que a dor passasse. Mas a enxaqueca persistiu por vários dias.

     Depois de procurar diversos neurologistas e fazer uma ressonância magnética, os médicos diagnosticaram esclerose múltipla. A esclerose múltipla é uma doença auto-imune na qual o sistema imunológico perde o controle, atacando as células nervosas do cérebro ou da medula.

     Angela me procurou e eu lhe recomendei uma dieta vegetariana, com baixo teor de gordura, e um amplo regime de suplementação que incluía óleo de linhaça e óleo de borragem, duas importantes fontes de ácidos graxos essenciais. (Voltaremos a esses óleos mais adiante, neste mesmo capítulo.) Os ácidos graxos essenciais persuadiriam seu sistema imunológico a se comportar e parar de atacar as células nervosas.

     Atualmente, a esclerose múltipla de Angela está em total remissão. Esperamos que continue assim enquanto ela seguir a dieta e o programa de suplementação.

     Outra cliente, Judy DiMaio, reclamava de tensão pré-menstrual tão grave que impedia seu funcionamento duas semanas por mês. "Acho que estou perdendo o controle", disse-me: "Quando minha menstruação está chegando, mudo completamente de personalidade. Não sou mais eu mesma. Fico altamente deprimida e ansiosa. Tudo me tira do sério. Meu marido já ameaçou sair de casa e minha filha adolescente não fala mais comigo. Estou absolutamente esgotada."

     Depois de um exame minucioso e da eliminação sistemática de outras possíveis causas dos sintomas, o diagnóstico de Judy foi: deficiência de ácidos graxos essenciais. Inicialmente, Judy teve dificuldade de acreditar que a ingestão de suplementos de ácidos graxos essenciais - mais uma vez, óleo de linhaça e óleo de borragem - pudesse fazê-la melhorar. Mas estava desesperada, por isso concordou em experimentar. O programa incluía também uma dieta com baixo teor de gordura, a exclusão de açúcar e de alimentos processados e um suplemento de vitaminas/minerais de alta qualidade.

     Quando voltou ao meu consultório, um mês depois, Judy relatou algumas melhoras: "Bem, pelo menos passei pela menstruação desse mês sem arrancar os cabelos, o que já é um grande progresso." Seis meses depois, ela entrou no meu consultório e declarou: "Sou outra pessoa!"

     Comemorei mais uma vitória pessoal. Sabia que Judy estava se sentindo melhor porque os ácidos graxos essenciais haviam restaurado o equilíbrio entre as prostaglandinas pró-inflamatórias e antiinflamatórias.

     Há também o caso da minha filha Hana. Quando tinha três anos, Hana contraiu uma infecção nos brônquios que simplesmente não cedia. Todo dia, eu e minha esposa lhe dávamos um complexo multivitamínico para crianças e vitamina C mastigável, mas a tosse rouca persistia. Por fim, percebemos que as vitaminas não bastavam para estimular seu sistema imunológico.

     Para fortalecer ainda mais seu sistema imunológico e eliminar de vez a bronquite, Hana teria que tomar ácidos graxos essenciais. Como era muito nova para engolir as cápsulas, chegamos a uma solução que consideramos muito engenhosa: colocávamos o óleo de linhaça em um de seus pudins preferidos. Ela comia, mas não sem antes nos lançar um olhar ocasional que dizia: "Olha, sei que vocês colocaram alguma coisa aqui e não estou gostando." Em uma semana, a tosse de Hana - e a infecção - haviam desaparecido inteiramente.

8.9  A conexão com o câncer de mama

     Diversos estudos mostram que as mulheres que ingerem altos níveis de ácidos graxos essenciais têm muito menos risco de desenvolver câncer, sobretudo câncer de mama. Nas mulheres que já desenvolveram câncer de mama, baixos níveis de ácidos graxos essenciais nos tecidos submetidos à biópsia são o maior indicador de possibilidade de metástase, ou disseminação, do câncer.

     A bioquímica alemã Johanna Budwig, sete vezes indicada para o Prêmio Nobel e uma autoridade reconhecida na área de ácidos graxos essenciais, sugeriu que as deficiências de ácidos graxos essenciais podem ser pelo menos parcialmente responsáveis pelo desenvolvimento do câncer. Budwig é reconhecida internacionalmente por tratar com sucesso diversas doenças degenerativas, inclusive o câncer, com suplementos de óleo de linhaça.

8.10  Como Obter os Nutrientes Necessários

     Como você pode ver, a correção da deficiência de ácidos graxos essenciais faz uma enorme diferença para a saúde. Cada célula, cada tecido, cada órgão do corpo se beneficiará.

     E se você não tiver deficiência de ácidos graxos essenciais? Bem, nesse caso, você pode se considerar uma pessoa de sorte - mas, de qualquer modo, deve pensar em tomar suplementos de ácidos graxos essenciais. Estudos científicos mostraram que a suplementação pode aumentar a energia e melhorar o ânimo, reduzir a pressão arterial e o colesterol e aumentar a resistência a alergias, infecções e outras doenças.

     Os dois ácidos graxos essenciais mais importantes são o ácido alfa-linonênico e o ácido gama-linolênico. Na alimentação norte-americana típica, as quantidades desses nutrientes são minúsculas, garantindo apenas a sobrevivência. Para obter as quantidades diárias ideais, você precisará seguir um regime vegetariano e tomar suplementos.

8.11  Fontes Alimentares de Primeira

     Uma alimentação que favorece os ácidos graxos essenciais tem duas características principais. Primeiro, enfatiza os alimentos derivados de plantas, as melhores fontes de ácidos graxos essenciais. Segundo, elimina os alimentos derivados de animais, que não contêm ácidos graxos essenciais mas contêm quantidades pouco saudáveis de gordura saturada e de gorduras do tipo trans, que ocasionam a depleção dos ácidos graxos essenciais.

     A melhor fonte alimentar dos ácidos alfa-linolênico e gama-linolênico é a semente de linhaça. No entanto, é necessário consumir quilos de semente de linhaça para obter a quantidade diária necessária de ácidos graxos essenciais. Por isso recomendo os suplementos de ácidos graxos essenciais, que discutirei em detalhes mais adiante.

     Outras boas fontes de ácido alfa-linolênico e gama-linolênico são: sementes de abóbora, semente de gergelim e nozes. E não se esqueça dos alimentos derivados de soja - tofu, bife de soja, leite de soja etc.

     As frutas e hortaliças contêm pequenas quantidades de gorduras ricas em ácidos graxos essenciais de alta qualidade. Frutas e hortaliças em geral têm baixo teor de gordura, mas o pouco que têm é da mais alta qualidade. Por exemplo, praticamente metade da gordura das hortaliças verdes folhosas ocorre em forma de ácido alfa-linolênico e o restante sob a forma de ácido gama-linolênico. Além disso, as frutas e hortaliças contêm grande quantidade de vitaminas, minerais e substâncias fito químicas - todos os nutrientes de que seu corpo necessita.

8.12  Suplementos, Naturalmente

     Mesmo que ingira grande quantidade de alimentos ricos em ácidos graxos essenciais, você ainda estará longe da ingestão ideal. Por isso precisa de suplementos. Não de megadoses, apenas o suficiente para garantir a inexistência de deficiências, mesmo que temporárias. É a garantia contra a doença e o envelhecimento prematuro.

     Para estimular a ingestão de ácido alfa-linolênico e ácido gama-linolênico, as melhores opções entre os suplementos são o óleo de semente de linhaça e o óleo de borragem, respectivamente. Na verdade, receito-os a todos os meus pacientes como parte do programa geral de bem-estar, seja o objetivo tratar ou prevenir doenças.

     No caso do ácido alfa-linolênico, tome uma a cinco cápsulas de 1.000 miligramas de óleo de linhaça duas vezes ao dia. (Se você apresentar uma das condições enumeradas na lista do parágrafo 8.2, "Quando falta gordura", opte pela maior quantidade.) Se tiver dificuldade de engolir essa dose, experimente uma colher de sopa de óleo de linhaça líquido uma vez ao dia. No caso do ácido gama-linolênico, sugiro que você tome uma cápsula de 250 miligramas uma ou duas vezes ao dia.

     Muitas lojas de produtos naturais vendem óleo de linhaça ou de borragem em cápsulas5, junto com produtos combinados, em líquido ou em forma de cápsulas. Uso uma dessas combinações e coloco duas colheres de sopa na torrada do café da manhã.

     Tanto o óleo de linhaça quanto o de borragem são produtos inócuos. Nenhum dos dois produziu sinais de toxicidade em doses muitas vezes superiores à recomendada.

     Os resultados devem vir aos poucos. Afinal, os ácidos graxos essenciais estão literalmente reconstruindo suas células do nada. Portanto, dê aos suplementos pelo menos alguns meses para eles começarem a surtir efeito.

****

     Aumentar a ingestão de ácidos graxos essenciais - as boas gorduras - é importante. Diminuir a ingestão das gorduras ruins e feias também. No próximo capítulo, mostrarei como fazê-lo.

8.13  Bibliografia do Capítulo 8

Referências Bibliográficas

[161]
Behan, P. O., Behan, W B. H., e Horrobin, D. F. "Effect of High Doses of Essential Fatty Acids on the PostViral Fatigue Syndrome". Acta Neurologica Scandinavica 82 (1990): 209.
[162]
Biagi, P. L., Bordoni, A., Hrelia, S., Celadon, M., e Horrobin, D. F. "Gamma-Linolenic Acid Dietary Supplementation Can Reverse the Aging Influence on Rat Liver Microsome Delta 6-Desaturase Activity". Biochimica et Biophysica Acta 1083 (1991): 187-92.
[163]
Budwig, J. "Das Fettsyndrom (The Fat Syndrome)" (Friburgo, Alemanha Ocidental: Hyperion Verlag, 1959).
[164]
Budwig, J. "Die Elementare Funktion der Atmung in lher Beziehung zu Autoxydasblen Nahrungstoffen (The Basic Function of Cell Respiration in Its Relationship to Autooxidizable Nutrients)" (Friburgo, Alemanha Ocidental: Hyperion Verlag, 1953).
[165]
Budwig, J. "Feufibel (Fat Notebook)" (Friburgo, Alemanha Ocidental: Hyperion Verlag, 1979).
[166]
Cameron, N. E., Cotter, M. A., e Robertson, S. "Essential Fatty Acid Diet Supplementation. Effects on Peripheral Nerve and Skeletal Muscle Function and Capillarization in Streptozocin-Induced Diabetic Rats". Diabetes 40 (1991): 532-39.
[167]
Chase, H. P. et al. "Intravenous Linoleic Acid Supplementation in Children with Cystic Fibrosis". Pediatrics 64 (1979): 207-13.
[168]
Erasmus, U. "Fats and Oils: The Complete Guide to Fats and Oils in Health and Nutrition" (Vancouver: Alive Publishing, 1986).
[169]
Erasmus, U. "Fats That Heal; Fats That Kill. The Complete Guide to Fats, Oils, Cholesterol, and Human Health" (Vancouver: Alive Publishing, 1993).
[170]
Galland, L., com Buchman, D. D. "Superimmunity for Kids" (Nova York: Dutton, 1988).
[171]
Hill, E. G. et al. "Perturbations of the Metabolism of EFA by Dietary Partially Hydrogenated Vegetable Oil". Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America 79 (1982): 953-57.
[172]
Horrobin, D. F. "Clinical Uses for Essential Fatty Acids" (St Albans, Vt.: Eden Press, 1983).
[173]
Horrobin, D. F. "Essential Fatty Acids: A Review". In Clinical Uses of Essential Fatty Acids (Londres: Eden Press, 1982).
[174]
Horrobin, D. F. "Essential Omega-6 and Omega-3 Fatty Acids in Medicine: A Practical Guide". Journal of Advancement in Medicine 3 (1990).
[175]
Johnston, I. M., e Johnston, J. R. "Flaxseed (Linseed) Oil and the Power of Omega-3. How to Make Nature's Cholesterol Fighters Work for You" (New Canaan, Conn.: Keats Publishing, 1990).
[176]
Kelley, D. S. "Alpha-Linolenic Acid and Immune Response". Nutrition 8 (1992): 215-17.
[177]
Kremer, J. M. et al. "Effects of Manipulation of Dietary Fatty Acids on Clinical Manifestations of Rheumatoid Arthritis". Lancet 1 (1985):184-87.
[178]
Leaf, A., e Weber, P. C. "Cardiovascular Effects of n-fatty Acids: An Update". New England Journal of Medicine318 (1988): 549-57.
[179]
Rudin, D. O., e Felix, C. "The Omega-3 Phenomenon" (Nova York: Rawson Associates, 1987).
[180]
Rudin, D. O. "Omega-3 Essential Fatty Acids in Medicine". In 1984-85 Yearbook of Nutritional Medicine (New Canaan, Conn.: Keats, 1985).
[181]
Rudin, D. O. "On Essential Fatty Acids: An Interview". In Health News and Review Julho-agosto de 1984).
[182]
Rudin, D. O. "The Dominant Diseases of Modernized Societies as Omega-3 Essential Fatty Acid Deficiency Syndrome: Substrate Beriberi". Medical Hypotheses 8 (1982): 17-47.
[183]
Rudin, D. O. "The Three Pellagras". Journal of Orthomolecular Psychiatry 12 (2) (1983): 91-110.
[184]
Serraino, M., e Thompson, L. U. "Flaxseeed Supplementation and Early Markers of Colon Carcinogenesis". Cancer Letters 63 (1992): 159-65.
[185]
Serraino, M., e Thompson, L. U. "The Effect of Flaxseed on Early Risk Markers for Mammary Carcinogenesis". Cancer Letters 60 (1991):135-42.
[186]
Simopoulos, A. P. "Omega-3 Fatty Acids in Health and Disease and in Growth and Development". American Journal of Clinical Nutrition 54 (1991): 438-63.

Notas de Rodapé:

5 No Brasil, o óleo de linhaça e o óleo de borragem são difíceis de encontrar, sendo substituídos pelos óleos ômega 3 (óleo de salmão) e ômega 6 (óleo de prímula). Mas os dois primeiros são sem, dúvida, muito mais ricos em ácidos graxos ômega 3 e 6. (N.R.T.)