Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 1

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 0
Preliminares


A Revolução Antienvelhecimento
Um Programa Radical de Rejuvenescimento
Evite Doenças Cardiovasculares
Aumente a Sua Energia a Cada Ano
Melhore Sua Capacidade Mental

Timothy J. Smith, M.D.
Preliminares
    0.1  Capa
        0.1.1  Contra-Capa
            0.1.1.1  Dieta para Combater o Envelhecimento
            0.1.1.2  Programa de Complementos
            0.1.1.3  Programa de Exercícios
    0.2  Início do Livro
        0.2.1  Ficha Catalográfica
        0.2.2  Aviso
        0.2.3  Dedicatória
        0.2.4  Agradecimentos
    0.3  Sumário do Livro
        0.3.1  Partes da "Revolução Antienvelhecimento"
        0.3.2  Capítulos do Livro
    0.4  O Médico e Autor - Timothy J. Smith
        0.4.1  Book: "Outsmarting The Number One Killer"
    0.5  Introdução

0.1  Capa

     Imagine ter 100 cem anos de idade, sem preocupações, sem doenças e com a sensação de ter 50. Impossível? Não, se você confiar no DR. TIMOTHY J. SMITH, conceituado especialista em medicina de combate ao envelhecimento, e adotar o programa revolucionário que ele propõe.

     O DR. SMITH já há mais de 25 anos vem estudando as estratégias usadas contra o envelhecimento, bem como os recursos da medicina alternativa. Ele demonstra que existe um nexo entre a longevidade e os métodos que usamos no tratamento de nosso corpo e de nossa mente.

     Ele nos apresenta a conceitos e substâncias como:

     O livro que modificará para sempre sua forma de encarar o envelhecimento!

     E muito mais! Este livro é o passaporte para saúde ideal e o máximo em longevidade.

0.1.1  Contra-Capa

     Você está prestes a iniciar uma viagem que modificará para sempre sua maneira de sentir em relação ao envelhecimento.

     Siga o caminho revolucionário que leva à Renovação.

     Você irá descobrindo nesse percurso que o corpo humano está programado para viver 120 anos. Ficará conhecendo a extraordinária capacidade de rejuvenescimento do corpo já em nível celular. E, o que é ainda mais importante, se dará conta de que o envelhecimento não é algo inevitável - que a longevidade máxima é possível, sem que para isso tenha de sofrer as enfermidades e o declínio que a expressão "envelhecer" comumente evoca.

     A teoria da renovação foi criada pelo DR. TIMOTHY J. SMITH.

     Esse novo enfoque radical das razões do envelhecimento - e das medidas possíveis para retardar ou mesmo reverter o processo - é resultado de mais de 25 anos de pesquisa e prática dos princípios médicos convencionais e alternativos.

     E o melhor de tudo: qualquer pessoa, de qualquer idade, pode experimentar esta renovação desde já. Basta seguir o fabuloso programa proposto pelo DR. SMITH.

     Este programa divide-se em três partes:

0.1.1.1  Dieta para Combater o Envelhecimento

     Deixe de lado os roteiros dietéticos propostos até agora! Os Quatro Novos Grupos de Alimentos (Seção 5.5) proporcionam doses saudáveis de vitaminas, minerais, substâncias fitoquímicas e outros nutrientes importantíssimos e necessários para que o organismo proteja, repare e regenere as células.

0.1.1.2  Programa de Complementos

     Determinados complementos alimentares, hormonais e à base de ervas reforçam a capacidade de que o próprio organismo dispõe para combater as doenças e curar-se espontaneamente. Veja os que são mais adequados para você, tomando como base suas necessidades e preocupações pessoais em matéria de saúde.

0.1.1.3  Programa de Exercícios

     Uma caminhada rápida de 30 minutos, três vezes por semana, associada a exercícios de alongamento e fortalecimento, estimula o organismo a produzir importantes agentes químicos fundamentais para o combate ao envelhecimento.

     Claro está que essa renovação implica transformações de monta em seu estilo de vida. Mas, como observa DR. SMITH, mesmo certas alterações mínimas fazem uma enorme diferença quando se quer atingir uma saúde ideal e um máximo em longevidade.

     Quer o seu alvo seja o de combater doenças, viver mais ou sentir-se mais jovem, você precisa da Renovação.

     Seja qual for a sua idade, nem por isso o rejuvenescimento deixa de estar ao seu alcance.

     O DR. TIMOTHY J. SMITH aplica os princípios da medicina ocidental e oriental em sua clínica médica, em Sebastopol, na Califórnia. Em 1972, fundou a primeira clínica de acupuntura nos Estados Unidos.

0.2  Início do Livro

0.2.1  Ficha Catalográfica

     Título: A Revolução Antienvelhecimento

     Um Programa Radical de Rejuvenescimento

     Autor: Timothy J. Smith, M.D.

     Do original: The Anti-Aging Revolution - Editado em 1998

     Assuntos: Rejuvenescimento; Longevidade; Células - Envelhecimento; Envelhecimento - Aspectos moleculares;

     Código Decimal Universal - CDU: 612.67

0.2.2  Aviso

     Este livro não pretende substituir as recomendações dos médicos ou outras providências relacionadas à saúde. Ao contrário, seu objetivo é dar informação que ajude o leitor a cooperar com os médicos e os profissionais de saúde em uma busca mútua por um estado ótimo de bem-estar.

     A identidade das pessoas cujos casos foram relatados teve de ser alterada para garantir a privacidade do paciente.

     O editor e o autor não se responsabilizam por quaisquer produtos e/ou serviços citados ou oferecidos neste livro e rejeitam expressamente qualquer responsabilidade em relação ao atendimento de encomendas de quaisquer dos produtos e/ou serviços e por qualquer dano, perda ou prejuízo para pessoa ou propriedade decorrentes deles ou a eles relacionados.

0.2.3  Dedicatória

     Para Dellie, com amor

0.2.4  Agradecimentos

     Antes de tudo, quero exprimir minha profunda e genuína gratidão pela minha agente literária Patti Breitman, por sua energia positiva, seus sábios conselhos e seu incansável apoio. O que dizer quando esgotam-se todos os superlativos? É motivo de inspiração o compromisso de Patti com uma vida mais saudável e com um planeta mais esclarecido e iluminado.

     Sinto-me privilegiado por ter recebido a generosa orientação de Debora Yost, vice-presidente e diretora-editorial da Rodale Health and Fitness Books. Sou especialmente grato pela sabedoria e atenção dedicadas a mim.

     Tenho uma dívida de gratidão com Susan Berg, por seu empenho na editora. Seus insights, sua visão e sensibilidade tornaram maravilhoso trabalhar em sua companhia.

     Também quero agradecer aos redatores e revisores Kathryn Cressman e Amy Kovalski, cuja perspicácia e atenção para o detalhe garantiram a coesão e a coerência do texto; digo o mesmo em relação à gerente editorial Roberta Mulliner, sempre pronta e disposta a dar uma ajuda quando necessário.

     Muitos outros na editora atuaram nesta obra. Reconheço plenamente o trabalho que tiveram.

     Lisa Ruffin garantiu o apoio espiritual e editorial desde o início. Foi ela quem vislumbrou o princípio perfeito que resume minhas idéias: a palavra Renovação.

     Meu querido amigo Megan Waterman manteve sob controle minha intensa atividade médica, garantindo-me mais tempo livre para escrever este livro.

     Muitíssimo obrigado a Richard Carlson, Ph.D., por me levar até Patti. Sua pequena relíquia Não Faça Tempestade em Copo D'Água junto com meu I Ching constituíram uma fonte de apoio espiritual nos momentos de aflição.

     Sou muito grato ao meu amigo Larry Needleman, que criou e testou muitas das deliciosas receitas incluídas no livro e me abraçou quando eu mais precisava.

     Quero agradecer aos meus colegas de profissão, amigos e professores, por generosamente me apoiarem e dividirem suas informações. Um obrigado especial ao Dr. Stephen Langer; Dr. Michael Rosenbaum; Dr. Joseph Helms; Stephen Levine, Ph.D., Fritjof Capra, Ph.D., Dr. Allen Wheelis; Dra. Ernestine Ward; Dra. Cada Dalton e Dr. Elson Haas.

     Agradeço aos pioneiros em nutrição: Dr. John McDougall; Dr. Neal Barnard; John Robbins; Dr. Dean Ornish e Nathan Pritikin por terem contribuído para conscientizar a população no tocante aos benefícios de uma dieta vegan.

     Também quero expressar meus agradecimentos a Don Cadson, por seu apoio e orientação valiosos, e também a Gale Young, Ph.D, por sua coragem, fé e por ter sido uma amiga constante.

     Muitos outros amigos e clientes ajudaram de diversas outras maneiras. Obrigado a Catherine Connor; Victor Talmadge; Stephen Wooldridge; Janice Diane; Shannon Collins; Mary Jane Soares; Todd Fletcher; Larry Hayden; Margaret Seabury; Hal Cox; Herb Smith; Jack Einheber, Ph.D; Annabel Gregory e Bruce Henderson. Também agradeço a Carole Talpers, que talvez nem se dê conta do que sua coragem representou para mim.

     Sou mais do que agradecido à minha mãe, Elizabeth Foote-Smith, que me deu amor, força e conselhos editoriais especializados durante todo o processo de elaboração deste livro. Além disso, minha mãe adotou o Programa Antienvelhecimento muito mais cedo do que a maioria das pessoas. Vital e vigorosa aos 85 anos, ela é a prova viva da eficácia desse método.

     Muito obrigada às minhas filhas maravilhosas, Hana Marijke Kohlsmith e Emma Rose Kohlsmith, que ouviram mais do que qualquer outra criança teria ouvido de seu pai: "Hoje o papai não vai jantar em casa."

     Como exprimir todo meu amor e reconhecimento por Dellie Kohl, minha mulher e companheira de vida? Ela se empenhou profundamente na criação desta obra. Durante os anos que passei redigindo este livro, Dellie me ajudou a dividir o tempo; administrou nossa vida doméstica, preparando uma variedade incrível de refeições saudáveis e coordenando a agenda social de nossos filhos; e atuou como redatora-assistente, consultora em criatividade e censora de idéias negativas. Em suas horas vagas, Dellie também elaborou o plano de cardápio, contribuiu com novas idéias e forneceu muitas das receitas deste livro.

     E, finalmente, meu muito obrigado aos meus clientes. Seu apoio ao meu trabalho tem sido uma fonte contínua de inspiração.

0.3  Sumário do Livro

     Segue o sumário do livro "A Revolução Antienvelhecimento" escrito pelo doutor Timothy J. Smith. O livro é subdividido nas seguintes partes com os respectivos capítulos:

0.3.1  Partes da "Revolução Antienvelhecimento"

  1. Parte I, Capítulos 1-4 Renovação: Uma Teoria Unificada do Envelhecimento
  2. Parte II, Capítulos 5-18 A Dieta Antivelhecimento para a Renovação
  3. Parte III, Capítulos 19-22 Suplementos: Essenciais à Longevidade Máxima
  4. Parte IV, Capítulos 23-31 O Programa de Suplementos Antienvelhecimento para Renovação
  5. Parte V, Capítulos 32-36 Os Hormônios Antienvelhecimento
  6. Parte VI, Capítulos 37 O Programa de Exercícios Antienvelhecimento para Renovação
  7. Parte VII, Capítulos 38 Renovação pela Vida

0.3.2  Capítulos do Livro

     Após a introdução, este livro sobre alimentação vegetariana, apresenta 38 capítulos com os seguintes títulos:

  1. A Teoria da Renovação e o Processo do Envelhecimento: Esperanças para o Futuro
  2. Derrotando os Radicais Químicos Livres: o Segredo da Longevidade
  3. Teoria da Renovação: Uma Nova Visão do Envelhecimento
  4. O Programa Antivelhecimento para Renovação: Uma Visão Geral
  5. A Dieta Antivelhecimento em prol da Longevidade e da Saúde Ideal
  6. Argumentos contra a Dieta Carnívora: Por que Mudar
  7. As Gorduras: As Boas, as Ruins e as Absolutamente Feias
  8. O Poder das Gorduras: Os Ácidos Graxos Essenciais
  9. O Caminho para uma Dieta de Baixo Teor de Gordura que Promove a Saúde
  10. Proteína: Mais Não É Sinônimo de Melhor
  11. Evitando Pesticidas e Aditivos Alimentares: A Solução Orgânica
  12. Como Prevenir o Câncer
  13. Combatendo o Câncer com o Garfo: A Dieta de Prevenção do Câncer
  14. A Perigosa Carne Vermelha: O Bife Bate em Retirada
  15. Frango Não É Alimento Saudável
  16. O Enigma do Peixe: Por Onde Ele Andou?
  17. Os Hábitos: Álcool, Cafeína e Açucar
  18. Alimentos que Renovam: Adotando a Dieta Antivelhecimento
  19. Por Que os Suplementos são Necessários - e qual a Dose Diária Ideal (DDI)
  20. Impendindo o Avanço de uma Epidemia Silenciosa
  21. Os Suplementos Oferecem Garantia Nutricional
  22. Você Deve Confiar no Seu Médico? A Maioria dos Médicos Não Entende de Nutrição
  23. Os Componentes Básicos de Sua Estratégia Pessoal de Suplementos
  24. Antioxidantes: A Linha de Frente na Luta contra os Radicais Químicos Livres
  25. A Revolução das Substâncias Fitoquímicas
  26. Ginseng: O Rei dos Tônicos
  27. Ginkgo: O Tônico Cerebral da Natureza
  28. Alho: A Mais Surpreendente de Todas as Ervas
  29. Protegendo o Cérebro: Pílulas Inteligentes e Neuronutrientes
  30. Fibras: Alimento Zen e Agente de Limpeza Interna
  31. Acidófilos: Proteção que Cresce Dentro de Nós
  32. Terapia da Reposição com Hormônios Naturais: Uma Excelente Forma de Reverter o Envelhecimento
  33. DHEA e Pregnenolona: Os Super-Hormônios do Antienvelhecimento
  34. Melantonina: Megamaravilha da Medicina ou um Mito Magnífico
  35. Hormônios do Sexo: Estrôgenio, Progesterona e Testosterona Naturais
  36. Hormônio da Tireóide: Deficiência Impulsiona Sinais do Envelhecimento
  37. Pratique Exercícios Como se Sua Vida Dependesse Deles ... Ela Depende!
  38. Como Implementar o Programa Antienvelhecimento para Renovação

     Conclusão

     Ferramentas para Renovação

     Renovação: Um cardápio para 14 Dias

     Idéias de Refeições

     Receitas

     Referências

     O Autor

     Índice

0.4  O Médico e Autor - Timothy J. Smith

     Dr. Timothy J. Smith1 pesquisa e pratica os princípios da medicina alternativa e tradicional há mais de 25 anos. Em 1970, formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Cincinnati, concluiu seu internato no Pacific Medical Center, em San Francisco, e sua residência médica na Universidade da Califórnia, onde continua a atender seus clientes, adotando técnicas de tratamento da medicina oriental e ocidental.

     Pesquisador de longa data e defensor da medicina chinesa, Dr. Smith tem atuado como um difusor da acupuntura junto à comunidade médica dos Estados Unidos. Em 1972, fundou a primeira clínica americana de acupuntura. Tornou-se famoso por utilizar a acupuntura no tratamento de síndromes de abstinência.

     Por seu intenso trabalho ligado à acumpuntura, Dr. Smith foi convidado a integrar a delegação de médicos americanos praticantes da medicina tradicional chinesa em sua primeira visita à China. Uma das consequências positivas desse contato foi o convite que recebeu para dar palestras na prestigiosa Faculdade de Medicina de Xangai.

     Além de sua clínica em Berkley, Dr. Smith tem feito seminários de medicina chinesa na Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, em San Francisco e em Berkley. Atualmente, é professor de teoria de medicina chinesa na Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

     Dr. Smith é também vice-presidente da Associação Médica de Nutrição dos Estados Unidos e ex-vice-presidente da Associação de Acupuntura Americana. É membro de diversas organizações profissionais especializadas, entre as quais a Academia Americana de Medicina Antienvelhecimento, o Comitê Médico em Prol de uma Medicina Responsável e a Faculdade de Medicina Avançada dos Estados Unidos.

     Dr. Smith vive em Sabastopol, Califórnia, com sua esposa Dellie e duas filhas.

0.4.1  Book: "Outsmarting The Number One Killer"

     Sobre o doutor Timothy J. Smith no livro: Outsmarting The Number One Killer: A Science-based Program for Reversing Atherosclerotic Plaque, Heart Attacks and Strokes [Vencendo o Assassino Número Um: Um Programa com Base Científica para Reverter Placa Aterosclerótica, Ataque Cardíaco e Acidente Vascular Cerebral (AVC)]

Traduzido de About the Author
Figura 0.1: Timothy J. Smith, M.D.

     Timothy J. Smith, MD vem estudando e praticando, há mais de 40 anos, princípios de cura alternativa, nutricional e convencional. Como estudante de graduação, ele acumulou cursos da Universidade de Wisconsin, da Universidade de Illinois, da Universidade de Northwestern, e da Universidade de Harvard. Então, com 20 e poucos anos, ele decidiu por uma carreira na medicina. Ele se formou na Universidade de Cincinnati [College of Medicine] em 1970, completou o seu internato no Presbyterian Hospital, Pacific Medical Center em San Francisco e sua residência na Universidade da Califórnia, no San Francisco Medical Center. Em seguida, ele estabeleceu uma clínica geral para família, em Berkeley, Califórnia, onde integrou a prática médica convencional com modalidades alternativas e medicina molecular.

     A prática atual do doutor Smith consiste em consultas telefônicas com médicos e pacientes em todo o mundo. Ele é especialista em diagnósticos difíceis e planejamento de programas de tratamento médico alternativo e integrativos para uma ampla variedade de condições médicas, incluindo protocolos de medicina nutricional para a reversão da doença aterosclerótica cardiovascular e do coração.

     Um estudante de longa data e defensor da Medicina Tradicional Chinesa, o Dr. Smith foi fundamental na introdução da acupuntura para a comunidade médica americana. Em 1972 ele fundou, nos Estados Unidos, a primeira clínica de acupuntura com financiamento público. Em 1977, o Dr. Smith se juntou a primeira delegação de médicos americanos, praticantes da Medicina Tradicional Chinesa, para visitar a República Popular da China. Doutor Smith é um dos membros fundadores da Academia Americana de Acupuntura Médica e foi vice-presidente da Associação de Acupuntura Americana. Ele participou na criação do primeiro exame de certificação para médicos da Academia Nacional Americana de Acupuntura Médica e dos exames de licenciamento estadual para acupunturistas não médicos na Califórnia e na Flórida.

     Reconhecendo que os mesmos conceitos que se aplicam a cura também são eficazes para a prevenção, e com um interesse ao longa da carreira em decifrar as causas bioquímicas da doença, na década de 80 doutor Smith mudou seu foco para aplicações clínicas de novos desenvolvimentos da pesquisa em biologia molecular e celular. Sua ênfase na prescrição de medicamentos naturais não tóxicos, sinaliza uma mudança no paradigma médico dominante, para longe de produtos farmacêuticos de supressão dos sintomas, e, na direção dos medicamentos que tratam das causas biológicas moleculares subjacentes da doença e que alimentam o processo de cura. Para encorajar a aplicação destes princípios na vida cotidiana, em 1999, Dr. Smith publicou "Renovação: A Revolução Anti-Envelhecimento" (Rodale Press; editora St. Martin), um livro de 680 página que apresenta um programa de dieta, suplementação e exercícios para retardar e reverter o processo de envelhecimento e criar uma saúde óptima.

     Após a publicação de "Renovação", o Dr. Smith voltou sua atenção para aplicar os mais recentes desenvolvimentos de pesquisa em biologia molecular e medicina nutricional para prevenir e reverter a doença cardiovascular aterosclerótica (infarto e acidente vascular cerebral). Seu livro, Vencendo o Assassino Número Um [Outsmarting The Number One Killer], representa o culminar desse trabalho, com resultados surpreendentemente bem-sucedidas em centenas de pacientes em um período de quinze anos.

     Dr. Smith é membro de diversas organizações profissionais, incluindo a Academia Americana de Medicina Anti-Envelhecimento [American Academy of Anti-Aging Medicine], o Colégio Americano para o Avanço da Medicina [American College for the Advancement of Medicine], e o Comitê de Médicos para uma Medicina Responsável [Physicians Committee for Responsible Medicine].

     Dr. Smith vive em Sebastopol, Califórnia, com sua esposa, Dellie, e as suas duas filhas.

0.5  Introdução

     Por que temos de morrer? Quando meninos,
ganhamos de presente lindos sapatos brancos
de amarrar, colete de veludo, calças e uma
bela camisa. Cursamos a faculdade, conhecemos
uma garota bonita, casamos, trabalhamos
durante algum tempo e depois temos
de morrer. Afinal, o que é isso ... ?

     - MEL BROOKS COMO O HOMEM DE 2.000 ANOS

     Vivemos em uma época absolutamente fantástica. Avanços revolucionários nas pesquisas sobre longevidade nos estão proporcionando a oportunidade de acrescentar várias décadas saudáveis à nossa vida. E os especialistas em engenharia genética estão prestes a fazer descobertas que poderiam abrir as portas a vidas que durariam vários séculos.

     No entanto, quanto mais a ciência se aproxima de desvendar os segredos da imortalidade, mais precisamos fazer hoje para tirar proveito do nosso tempo de vida máximo - os 120 anos que a natureza concedeu a cada um de nós. É exatamente disso que trata este livro.

     Em meus 25 anos de profissão, praticando a medicina holística, passei a ter profundo respeito pela capacidade de autocura do organismo humano. Por isso, afastei-me de propósito dos aspectos mais tóxicos da prática médica tradicional, como o recurso de medicamentos e cirurgias, para me concentrar em tratamentos que sirvam de apoio aos mecanismos de cura do organismo. Minhas "receitas" aos clientes em geral incluem recomendações e suplementos alimentares, acupuntura, ervas, remédios homeopáticos e outras modalidades de tratamento natural complementares.

     Esse tipo de prática é extremamente gratificante para mim. Mas a maior parte da minha inspiração vem da constatação, cada vez mais profunda, de que a natureza dotou cada um de nós de um conjunto de mecanismos internos que proporcionam a continuidade da saúde muito depois dos anos dourados da juventude. Chamo esse processo de Renovação.

     A Renovação é, literalmente, uma dádiva da natureza. Só continuamos existindo por causa da Renovação. A Renovação permite que o organismo se proteja e se repare constantemente, resistindo aos diversos tipos de danos - tanto os que podem quanto os que não podem ser evitados - aos quais ele está sujeito no dia-a-dia.

     Durante a juventude, essa capacidade de renovação é imensa. Contentamo-nos com poucas horas de sono, comemos demais (ou subsistimos à base de alimentos prontos ou semiprontos, de baixo valor nutritivo, nos exercitamos esporadicamente, fumamos e bebemos ... e, de modo geral, nos sentimos bem. As consequências surgem quando nos aproximamos da meia-idade: o ritmo começa a diminuir, esquecemos com facilidade sentimos mais dores, cansamo-nos amiúde.

     A cultura popular bombardeou aos nossos ouvidos que, depois dos 40 começa o declínio. Talvez experimentemos, de fato, um certo pânico ao vermos nossos pais envelhecerem e notarmos o surgimento de nossas primeiras rugas e cabelos brancos. Com o tempo, talvez tenhamos que enfrentar a dificuldade de cuidar de um ente querido que recebeu o diagnóstico de doença cardíaca ou câncer, sofreu um ataque cardíaco ou um derrame. Olhamos ao redor e percebemos que muitas pessoas - na verdade, três em cada quatro norte-americanos - estão morrendo em consequência desses problemas de saúde debilitantes. E começamos a nos sentir vulneráveis.

     A Renovação derruba todas as "concepções míticas" populares sobre o envelhecimento. A velhice não precisa ser uma época de sofrimento prolongado ou de decrepitude. Podemos envelhecer - e viver mais do que se acredita ser possível - com muita saúde e vitalidade, até o fim. Podemos fazê-lo mediante o programa de Renovação.

     Na juventude, fazemos o que bem entendemos. Graças a Deus. Se nossa saúde dependesse principalmente do nosso bom senso, talvez não tivéssemos sobrevivido até aqui. Agora, que estamos mais velhos e, quem sabe mais sábios, temos em mãos a chave para a boa saúde. Cabe a nós optar por utilizá-la ou não. Esforço, disciplina e mudanças no estilo de vida certamente serão necessários. Mas as recompensas são muitas, sobretudo quando se considera a alternativa.

     Uma das piores consequências da alimentação inadequada, da exposição a toxinas, do sedentarismo e do estresse emocional é o desgaste prematuro do nosso organismo - muitas vezes, décadas antes do normal. Tais hábitos minam o processo de Renovação. Precisamos dar aos sistemas de renovação internos o apoio necessário. Enquanto fizermos a nossa parte, eles farão a deles, trabalhando muito para nos manter fortes durante longo tempo.

     O Programa Antienvelhecimento para Renovação, que apresento nas páginas a seguir, pode beneficiar indivíduos de todas as idades. Baseia-se na Teoria da Renovação, uma visão nova e revolucionária do processo de envelhecimento. Em vez de aceitar à força o declínio inevitável do corpo, podemos dar boas-vindas à oportunidade de participar da sua regeneração contínua.

     Desenvolvi o Programa Antienvelhecimento com base em uma extensa análise das pesquisas disponíveis sobre longevidade, bem como nos meus anos de experiência clínica. Eu, minha família e muitos dos meus clientes seguimos o programa. Todos nós estamos bastante satisfeitos com os resultados. Estamos nos sentindo mais saudáveis e mais vivos do que nunca, no caminho certo para alcançar o tempo de vida máximo.

     O Programa Antienvelhecimento de fato recomenda mudanças bastante radicais na alimentação e no estilo de vida. Para torná-las o mais fáceis possível, tentei oferecer o maior número de opções. Entretanto, quando você se sentir desanimado, lembre-se de duas coisas: primeiro, a mudança significativa ocorre aos poucos, pois precisa ser incorporada à sua vida. Segundo - e essa mensagem se repetirá ao longo do livro - quanto mais você seguir o programa de Renovação, mais se beneficiará dele.

     Sendo assim, quando se deve iniciar o Programa Antienvelhecimento? Agora mesmo! Quanto mais cedo você começar, melhores serão os resultados. E jamais se julgue velho demais para começar. Mudanças positivas podem gerar resultados positivos em qualquer idade.

     Pense neste livro como um manual de manutenção preventiva do organismo que contém instruções específicas sobre o que você pode fazer para apoiar os sistemas de Renovação internos e aumentar seu tempo de vida. Pondo em prática tais instruções, você pode evitar o desgaste prematuro do organismo e proteger-se contra doenças degenerativas. E pode garantir sua sobrevivência até a verdadeira velhice.

     Se gozar de boas condições de saúde atualmente, você não tem por que não chegar ao tempo de vida máximo. Espero sinceramente que, ao ler as páginas que se seguem, você se convença - como eu me convenci - de que envelhecimento não é sinônimo de doença e degeneração. Que consiga saudar cada ano vindouro como uma época de vitalidade renovada, bem-estar constante e descoberta contínua.

     OUTUBRO DE 1998


Notas de Rodapé:

1 Esta pequena biografia profissional do Doutor Timothy, estava de forma humilde no final do livro que ele escreveu. Com gratidão, colocamos esta seção no início desta disseminação de parte de seu livro médico-científico sobre alimentação vegetariana e longevidade.