Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 2

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Parte 1
Renovação: Uma Teoria Unificada do Envelhecimento


Capítulo 1
A Teoria da Renovação e o Processo do Envelhecimento: Esperanças para o Futuro


A Revolução Antienvelhecimento
Um Programa Radical de Rejuvenescimento
Evite Doenças Cardiovasculares
Aumente a Sua Energia a Cada Ano
Melhore Sua Capacidade Mental

Timothy J. Smith, M.D.
I   Renovação: Uma Teoria Unificada do Envelhecimento
A Teoria da Renovação e o Processo do Envelhecimento: Esperanças para o Futuro
    1.1  Tudo Começa nas Células
    1.2  Como e Por que Envelhecemos
    1.3  Teorias do Envelhecimento Programado: Vivendo no Limite
    1.4  As Teorias do Dano: Recuperando o Desgaste
    1.5  Renovação: O Antídoto para o Envelhecimento
    1.6  Bibliografia do Capítulo 1

     Há quem queira alcançar a imortalidade
através de sua obra ou de seus descendentes.
Prefiro alcançá-la não morrendo.

     - WOODY ALLEN

     Parabéns! Estamos no ano de 2057 e hoje é seu aniversário! Você apagou todas as 111 velas de uma só vez.

     Você está em plena forma, com a mesma aptidão física que tinha aos 80 anos, em 2026. Ainda corre e nada em dias alternados. E decidiu começar a aprender windsurfe.

     Na semana passada, o médico lhe deu outro certificado de saúde: nada de doença cardíaca, câncer, doenças degenerativas. Sua taxa de colesterol se mantém em 140 e suas artérias estão tão limpas e maleáveis quanto estavam quando tinha 20 anos. Não há artrite em suas articulações, não há osteoporose em seus ossos. A idade cronológica do seu organismo não corresponde à idade biológica, de aproximadamente 62 anos. Você está cheio de energia e no caminho certo para comemorar seu 120o aniversário - talvez mais.

     Você acumulou uma riqueza de conhecimentos e experiências durante a vida. E ainda tem uma alegria juvenil de viver. Atualmente seu maior problema é decidir o que fazer com todos os anos adicionais que vêm pela frente. Você pode começar uma nova carreira (a terceira), viajar ou passar mais tempo com seus trinetos.

     Ao recapitular sua longa e produtiva vida, a memória ainda nítida revivendo lembranças acalentadas de onze décadas, você se sente grato por ter lido, há anos, um livro como este. Pois você sabe que ele mudou sua vida para sempre.

     Impossível? Bom demais para ser verdade? Não acho. Sou médico especializado em medicina antienvelhecimento, medicina preventiva e cura natural, tanto pela tradição ocidental quanto pela oriental. Nos últimos anos, vi a medicina antienvelhecimento realmente chegar à maioridade. Não mais considerada vodu, essa área ganhou respeitabilidade científica, à medida que pesquisas cada vez mais sofisticadas geram estratégias importantes para desacelerar - e até mesmo reverter - o processo de envelhecimento. Este livro lhe dará condições de compreender e implementar com facilidade esses avanços médicos como um estilo de vida que realmente prolonga a vida.

1.1  Tudo Começa nas Células

     A vida é a realização mais espetacular da natureza - um milagre surpreendente, extraordinário e sem precedentes. Entretanto, por mais fabulosa que seja, a vida cessaria subitamente se as células não tivessem a capacidade de se renovar. Para permanecerem vivas, as células precisam se proteger de invasores perigosos. Quando essa proteção falha, elas precisam da capacidade curativa. Quando essa capacidade falha, elas morrem.

     Obviamente, órgãos e tecidos são constituídos de células. Isso significa que, quando muitas células sofrem lesões ou morrem, os órgãos e tecidos também começam a funcionar mal. Por exemplo, danos cumulativos nas células cerebrais podem fazer com que a pessoa pense ou se movimente um pouco mais devagar ou perca as chaves do carro com mais frequência. Danos cumulativos nas células cardíacas podem diminuir a tolerância da pessoa ao exercício, de modo que caminhar pouco mais de um quilômetro ou até cortar a grama exigem um pouco mais de esforço do que antes. Danos cumulativos nas células dos ossos e das articulações podem causar osteoporose e artrite. Em última instância, a proliferação de danos cumulativos nas células encurta a vida.

     Podemos ver por que o processo de recuperação celular é tão importante. É surpreendente constatar que, apesar dos grandes avanços em biologia celular, ainda sabemos muito pouco sobre como as células se curam. A extrema complexidade do processo frustrou as mentes mais brilhantes da nossa época.

     Felizmente, sabemos como estimular a recuperação celular e como evitar que as células sofram danos. Tudo o que você precisa fazer é:

     Essas cinco estratégias constituem o alicerce da Teoria da Renovação, segundo a qual o período de vida pode ser ampliado diminuindo-se os danos celulares e otimizando-se a recuperação e a regeneração das células. Os próximos capítulos examinam minuciosamente essas estratégias, explicando por que cada uma é importante e delineando atitudes específicas que você pode tomar para maximizar suas chances de ter a vida mais longa possível.

1.2  Como e Por que Envelhecemos

     Qual é exatamente o maior tempo de vida possível? A ciência moderna nos oferece diversas teorias. Em geral, elas podem ser divididas em duas categorias gerais: teorias do envelhecimento programado e teorias do dano. As teorias do envelhecimento programado sugerem que os genes humanos são pré-codificados para a idade específica da morte. As teorias do dano afirmam que o desgaste cumulativo determina a idade da morte. Combine as duas e você terá uma teoria de envelhecimento aproximadamente assim: a vida não pode durar além do limite geneticamente programado, mas os efeitos cumulativos de uma vida com danos celulares excessivos podem encurtá-la.

     É uma triste perspectiva - mas não se desespere. Independentemente de serem adeptos de uma ou outra teoria, todos concordam em que a expectativa de vida geneticamente programada máxima do ser humano é de aproximadamente 120 anos. A maioria de nós não chega perto dessa marca por não conseguir tomar atitudes que evitem ou reparem danos celulares cumulativos que podem ocorrer durante o período de vida. Os danos celulares cumulativos, sobretudo após os 30 anos, aceleram o envelhecimento. O controle desses danos - objetivo do Programa Antienvelhecimento de Renovação - retarda o envelhecimento.

     Antes de começar, vamos examinar mais detalhadamente as teorias do envelhecimento programado e as teorias do dano.

1.3  Teorias do Envelhecimento Programado: Vivendo no Limite

     O centro das teorias do envelhecimento programado é o conceito do tempo máximo de vida, a idade geneticamente determinada além da qual o ser humano não pode viver. Segundo essas teorias, os cromossomos de todas as células animais contêm um relógio biológico previamente acertado. Esse relógio funciona, ao longo da vida, até que toca o alarme interno, desencadeando a morte. Na verdade, o envelhecimento e a morte estão literalmente gravados no mapa genético.

     A idade de ocorrência da morte varia de uma espécie para outra. Os ratos, por exemplo, têm um tempo máximo de vida de aproximadamente dois anos, enquanto as tartarugas podem viver 150 anos ou mais. Para nós, seres humanos, o tempo máximo de vida é de aproximadamente 120 anos.

     Se quisermos romper a barreira dos 120 anos, primeiro temos que imaginar como funciona o programa genético para o tempo máximo de vida. Montar esse quebra-cabeça tornou-se a missão de pesquisadores da biologia molecular e da genética. O primeiro passo, em andamento hoje, é isolar os genes responsáveis pelo envelhecimento. Uma vez localizados, esses genes podem ser reprogramados para uma maior duração da vida e talvez, um dia, para a imortalidade.

     Obviamente, esse trabalho ainda é incipiente e talvez várias décadas se passem até que se gerem respostas definitivas. Mas a realidade da utilização da reprogramação genética para a longevidade é simplesmente uma questão de tempo. Na verdade, pesquisas sobre a glândula pineal, responsável pela produção do hormônio melatonina, sugerem que podemos estar prestes a realizar uma revolução que nos permitirá reajustar nossos relógios biológicos. Enquanto isso, como veremos, podemos fazer muita coisa para retardar o processo de envelhecimento.

1.4  As Teorias do Dano: Recuperando o Desgaste

     Se o corpo humano está geneticamente preparado para durar 120 anos, por que não nos aproximamos dessa marca? Segundo as teorias do dano, é o desgaste celular imposto pela vida diária que acelera o envelhecimento e acaba conosco tão cedo.

     Os danos aos quais se refere a teoria do dano são causados exclusivamente por radicais químicos livres. Os radicais livres, a galeria de foragidos da bioquímica, são fragmentos moleculares de alta carga elétrica que se movimentam com rapidez e danificam células saudáveis. Quanto mais radicais livres, mais danos são causados e mais o processo de envelhecimento se acelera.

     Sendo assim, de onde vêm esses radicais químicos livres? Alguns ocorrem naturalmente, são subprodutos do metabolismo celular humano normal (embora o organismo, em suas melhores condições de saúde, tenha sistemas eficientes para eliminá-los). Muitos outros resultam de dietas inadequadas, deficiências de nutrientes básicos e exposição a toxinas. Uma lista das causas dos radicais químicos livres incluiria praticamente todas as substâncias tóxicas conhecidas. Uma lista dos efeitos dos radicais livres também seria longa, abrangendo todas as doenças comuns que afligem os seres humanos.

     Isso não significa que cada doença seja causada exclusivamente por radicais químicos livres. Algumas pessoas herdam predisposições genéticas a certos problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer, osteoporose, artrite, mal de Alzheimer e doença de Parkinson. Sendo assim, se você tiver um "gene doente", está condenado a doenças? Claro que não. O fato de esse gene se "expressar" ou não depende inteiramente de você. Se você diminuir os radicais livres e manter suas células saudáveis, pode evitar uma doença ou revertê-la, caso ela já tenha começado.

     Como você descobrirá no Capítulo 2, seus maiores aliados na batalha contra os radicais químicos livres são os nutrientes conhecidos como antioxidantes. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres e, como resultado, desaceleram o processo de envelhecimento. São os "mocinhos" que queremos ter por perto o tempo todo. Para tê-los por perto, basta ingerir muitos alimentos ricos em antioxidantes e tomar suplementos antioxidantes.

1.5  Renovação: O Antídoto para o Envelhecimento

     A Teoria da Renovação, a base deste livro, baseia-se tanto na tese do envelhecimento programado quanto na tese do dano. Gosto de considerá-la o plano principal do organismo para rejuvenescer. É algo assim: você está geneticamente programado para viver 120 anos. Para chegar a esse tempo máximo de vida, é necessário que faça o que puder para diminuir os danos às células, que precipitam as doenças e aceleram o envelhecimento. Isso significa fornecer ao seu organismo grandes quantidades das matérias primas utilizadas por ele para proteger células saudáveis, recuperar células danificadas e substituir células irrecuperáveis ou mortas.

     Proteção, recuperação, regeneração - essas funções orgânicas são a essência da Renovação. Você pode fortalecê-las com a ajuda da minha Dieta Antienvelhecimento, com o Programa de Suplementos Antienvelhecimento e com o Programa de Exercícios Antienvelhecimento, explicados mais adiante neste livro.

     Lembre-se de que a chave para a longevidade está ao alcance de todos. As opções que você faz todos os dias - o que come e bebe, os suplementos que toma (ou não) e os exercícios que pratica ou não - exercem profunda influência sobre a duração da sua vida. Esses 120 anos que a natureza lhe proporcionou estão, em última instância, em suas mãos.

     Como os radicais químicos livres têm um papel crucial no processo de envelhecimento, analisaremos em mais detalhes esses vilões celulares. Examinaremos como influenciam a vida e a morte, tanto no mundo em miniatura da célula individual quanto no universo do organismo humano.

1.6  Bibliografia do Capítulo 1

Referências Bibliográficas

[2]
Bjorksten, J. "Crosslinkage and the Aging Process". In Theoretical Aspects of Aging (Nova York: Academic Press, 1974).
[3]
Bjorksten, J. "The Crosslinkage Theory of Aging: Clinical Implications". Comprehensive Therapy 11 (1976): 65.
[4]
Campbell, N. A. "Biology" (Menlo Park, Calif: The Benjamin/Cummings Publishing Company, 1987).
[5]
Curler, R. G. "The Molecular and Evolutionary Aspects of Human Aging and Longevity". In AntiAging Medicine (Larchmont, N.Y.: Mary Ann Liebert Publishers, 1996).
[6]
Harman, D. "Free Radical Theory of Aging: Effect of Free Radical Reaction Inhibitors on the Mortality Rate of Male LAF Mice". Journal of Gerontology 23 (1968): 476.
[7]
Harman, D. "Free Radical Theory of Aging: Origin of Life, Evolution, and Aging". Age 3 (1980):100.
[8]
Hayflick, L. "How and Why We Age" (Nova York: Ballantine Books, 1994).
[9]
Hayflick, L. "Theories of Aging". In Fundamentals of Geriatric Medicine (Nova York: Raven Press, 1983).
[10]
Klatz, R., e Goldman, R. "Stopping the Clock" (New Canaan, Conn.: Keats Publishing, 1996).
[11]
Mann, J. A. "Secrets of Life Extension" (Berkeley, Calif.: And/Or Press, 1980).
[12]
Orten, J., e Neuhaus, O. "Human Biochemistry" (St. Louis: Mosby Year-Book, 1986).
[13]
Passwater, R. A. "Supernutrition" (Nova York: Simon and Schuster, 1975).
[14]
Pierson, D., e Shaw, S. "Life Extension: A Practical Scientific Approach" (Nova York: Wamer Books, 1983).
[15]
Rosenfeld, Albert. "Prolongevity II" (Nova York: Alfred A. Knopf, 1985).
[16]
Walford, R. L. "Maximum Life Span" (Nova York: W. W Norton, 1983).