Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 6

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Parte 2
A Dieta Antienvelhecimento para Renovação


Capítulo 5
A Dieta Antienvelhecimento em Prol da Longevidade e da Saúde Ideal


A Revolução Antienvelhecimento
Um Programa Radical de Rejuvenescimento
Evite Doenças Cardiovasculares
Aumente a Sua Energia a Cada Ano
Melhore Sua Capacidade Mental

Timothy J. Smith, M.D.
II   A Dieta Antienvelhecimento para Renovação
A Dieta Antienvelhecimento em Prol da Longevidade e da Saúde Ideal
    5.1  Décadas de Discussão
    5.2  A Construção da Pirâmide
    5.3  O Triste Estado da Nutrição
    5.4  O Desafio da Mudança
    5.5  Em Defesa dos "Quatro Novos"
    5.6  Apresentando a Dieta Antienvelhecimento
    5.7  Evite Alimentos de Origem Animal
    5.8  Opte pelos Carboidratos Complexos
    5.9  Aumente a Ingestão de Fibras
    5.10  Dê Preferência aos Alimentos Frescos
    5.11  Cuidado com os Pesticidas
    5.12  Faça Disso um Hábito
    5.13  A Dieta para Toda a Vida
    5.14  Bibliografia do Capítulo 5

     Sugerimos que as pessoas peguem a pirâmide
alimentar, cortem a parte de cima e a
transformem em um trapezóide saudável.

     - DR. NEIL BARNARD, PRESIDENTE DO PHYSICIANS COMMITTEE FOR RESPONSIBLE MEDICINE

     Nos últimos 20 anos, a efervescente atividade científica proporcionou revelações espantosas a respeito da composição química dos alimentos e de seus efeitos sobre a saúde. Pesquisas convincentes incriminam alguns alimentos por acelerarem o envelhecimento, ao mesmo tempo em que defendem outros por atrasá-lo.

     Você sabe que maçã e cenoura fazem bem, enquanto calda de caramelo e batata frita não fazem. Mas uma grande quantidade de alimentos se encontra em algum ponto entre esses dois extremos. Como saber o que é bom para a saúde e o que não é?

     Alguns alimentos contêm grandes quantidades de radicais químicos livres que danificam as células, enquanto outros são ricos em antioxidantes protetores. Alguns alimentos contêm substâncias cancerígenas conhecidas, enquanto outros são ricos em compostos que previnem o câncer. Alguns alimentos provocam o enrijecimento e a obstrução das artérias, e isso acarreta ataques cardíacos e derrames; outros alimentos bloqueiam esse processo fatal.

     Sendo um consumidor bem informado e que entende de nutrição, você tem o poder de escolher apenas os alimentos que acentuam os poderes curativos naturais do seu organismo, reforçam sua resistência às doenças e aumentam suas chances de viver o máximo possível. Por isso eu criei a Dieta Antienvelhecimento para Renovação: para servir como guia para escolhas inteligentes de alimentos que promovam a longevidade e a saúde.

     Se você está acostumado a seguir a dieta norte-americana comum - rica em gorduras e açucares, pobre em vitaminas, minerais e fibras - descobrirá que a Dieta Antienvelhecimento defende algumas mudanças importantes em seus hábitos alimentares. Mas não é, de modo algum, uma proposta radical. É claro que se você puder segui-la totalmente, ótimo! Se não, lembre-se apenas do seguinte: quanto mais você seguir a Dieta Antienvelhecimento, mais se beneficiará dela.

5.1  Décadas de Discussão

     Devido às características da natureza humana e às complexidades e incertezas da nutrição ideal, não espanta que, há muito tempo, as pessoas procurem orientação sobre o que devem ou não comer. Nos Estados Unidos, a tentativa de organizar programas alimentares significativos começou oficialmente em 1916, com a criação do Grupo dos Cinco Alimentos. Desde então, ocorreram várias revisões e atualizações: a mais recente resultou na Pirâmide de Nutrição, desenvolvida em 1992.

     Entre as várias encarnações dos guias, talvez as mais conhecidas sejam a dos Sete Alimentos Básicos e a dos Quatro Alimentos Básicos. Os Sete Alimentos Básicos serviram como padrão de nutrição de 1943 a 1956. As pirâmides eram formadas pelos seguintes grupos de alimentos.

     Ainda me lembro dessa lista colada na parede da minha sala da terceira série em Minnesota, a pouca distância dos matadouros de St. Paul, no centro da região das indústrias de laticínios. No lugar onde fui criado, os alimentos de origem animal não eram apenas aceitos. Eram um estilo de vida.

     Em 1956, o Departamento de Agricultura norte-americano sugeriu a simplificação dos Sete Alimentos Básicos para que o público em geral pudesse lembrá-los e segui-los com mais facilidade. Os grupos de alimentos existentes foram então transformados em quatro categorias mais gerais. Os "novos" Quatro Alimentos Básicos eram mais ou menos os grupos a seguir.

     A manteiga e a margarina enriquecida recomendadas nos Sete Alimentos Básicos estão visivelmente ausentes desses quatro grupos. Em público, os agentes do Departamento reconheceram que as pessoas continuariam a usar essas e outras gorduras para temperar seus alimentos. Em particular, eles já estavam a par de informações que sugeriam uma ligação entre uma dieta rica em gorduras e as doenças cardíacas.

     Aparentemente, o Departamento de Agricultura não queria provocar críticas defendendo um limite de ingestão de gordura. Mas também não queria apoiar o consumo de alimentos que poderiam estar ligados ao desenvolvimento de doenças degenerativas crônicas. A reputação do Departamento estava a salvo, mesmo que a saúde da população não estivesse.

     Durante a década de 1960, pesquisadores ligados à área de nutrição continuaram a reunir provas sobre a enorme influência do tipo de alimentação sobre saúde humana. Chegaram à conclusão de que o consumo excessivo de gordura e de colesterol podia aumentar o risco de desenvolvimento de doenças cardíacas, derrame e outras doenças. Mesmo assim, os Quatro Alimentos Básicos, incluindo laticínios e carnes ricos em gordura, ricos em colesterol, ricos em sódio, continuaram sendo uma parte importante da educação sobre nutrição.

     Entretanto, no final da década de 1970, os Quatro Alimentos Básicos já haviam saído de moda. Eles eram bastante criticados pelos especialistas por não estarem de acordo com as tendências e pesquisas sobre nutrição. Os estudos já haviam condenado a idéia de que os alimentos de origem animal eram essenciais para uma dieta saudável. Haviam provado também que os alimentos de origem vegetal - cereais, feijões, frutas e hortaliças - forneciam todos os nutrientes encontrados em alimentos de origem animal além de outros componentes preventivos de doenças (que agora conhecemos como substâncias fitoquímicas).

5.2  A Construção da Pirâmide

     Apesar da denúncia contra os Quatro Alimentos Básicos, quase 10 anos se passaram antes de o Departamento de Agricultura reconhecer que dar igual peso aos alimentos de origem vegetal e aos alimentos de origem animal não tinha mais apoio científico. Em 1987, o Departamento iniciou um projeto para modificar e atualizar os guias de orientação nutricional. O objetivo não era pôr de lado os Quatro Alimentos Básicos, mas sim revisar a classificação de modo a refletir a realidade nutricional.

     Três anos depois, os funcionários do Departamento de Agricultura revelaram sua última obra: a Pirâmide de Nutrição. Os conhecidos grupos de quatro alimentos tinham sido modificados; agora eram seis.

     Na verdade, exceto pela separação das frutas e hortaliças e pela inclusão de gorduras, óleos e doces, os grupos não tinham mudado tanto. O que mudou foi a sua aparência.

     A Pirâmide de Nutrição coloca as carnes, os laticínios e as gorduras, os óleos e os doces no alto da pirâmide. Fazendo esses alimentos parecerem aceitáveis do ponto de vista nutricional, a pirâmide estimula hábitos alimentares prejudiciais.

     Enquanto os Quatro Alimentos Básicos davam aos grupos um peso igual, a pirâmide os ordenou dos mais para os menos importantes. Os cereais ocupam o lugar de honra na base da pirâmide, ficando frutas e hortaliças (legumes e verduras) em segundo lugar. As proteínas animais - carnes e laticínios - e as gorduras, os óleos e os doces foram colocados nos dois lugares do alto da pirâmide, um reflexo da sua perda de importância.

     A pirâmide recebeu aplausos cautelosos de especialistas em nutrição, que a saudaram como um passo na direção certa. Sim, ela ainda tinha problemas (que discutirei adiante). Mas, pelo menos, mudava o foco dos alimentos de origem animal para os de origem vegetal - algo que nenhum guia alimentar havia tentado antes.

     Nem todos saudaram a pirâmide com tanto entusiasmo. Ela provocou, em especial, a ira dos setores de carnes e de laticínios, que não gostaram de seus produtos terem sido colocados em posição inferior aos cereais, frutas e hortaliças. Prevendo uma queda na popularidade e nos lucros, esses grupos resistiram ao que previram como um rebaixamento.

     Seus protestos não passaram despercebidos. Um dia após a sua divulgação, a Pirâmide de Nutrição foi retirada para o que as autoridades descreveram como "estudos adicionais". Ressurgiu em 1992, ostentando algumas pequenas modificações realizadas para deixar felizes os setores de carnes e laticínios.

5.3  O Triste Estado da Nutrição

     Infelizmente, até mesmo a nova e "melhorada" Pirâmide de Nutrição deixa de defender a verdade mais fundamental da nutrição moderna: os alimentos derivados dos vegetais curam, os alimentos derivados dos animais matam. Em vez disso, a pirâmide perpetua uma dieta que pouco faz para deter a onda de doenças degenerativas crônicas.

     Diretrizes alimentares cientificamente corretas e intelectualmente honestas enfatizariam a ingestão ideal de cereais, feijões, frutas e hortaliças, que contêm suprimentos abundantes de substâncias que combatem as doenças, nutrientes que estimulam a Renovação. Tais diretrizes não mencionariam carnes, laticínios, gorduras, óleos e açucares, pois esses alimentos não têm lugar em uma dieta que promova a saúde e a longevidade. Eles privam as pessoas de nutrientes essenciais, expondo-as a uma série de substâncias causadoras de doenças.

     Ainda assim, a Pirâmide de Nutrição, com suas camadas para carnes/laticínios e gorduras/açucares, dá a impressão de que esses alimentos não são apenas aceitáveis, mas também necessários. Chega até a recomendar o consumo diário de duas ou três porções de carne, aves, peixe ou ovos e duas ou três porções de leite, iogurte ou queijo.

     Para reforçar sua aparente aceitação dos alimentos de origem animal, o Departamento de Agricultura lançou um panfleto sobre a pirâmide que dizia: "Nenhum grupo de alimentos é mais importante que o outro - para uma boa saúde, você precisa de todos eles." Mentira!

     Se você acreditar nesse conselho antiquado, vai se expor ao duplo azar nutricional. Em primeiro lugar, os alimentos de origem animal aumentam o risco de doenças degenerativas crônicas. Em segundo, ao ingeri-los, você negligencia os alimentos derivados dos vegetais que fornecem os nutrientes de que seu organismo necessita. Isso o coloca dois passos atrás no processo de Renovação.

5.4  O Desafio da Mudança

     Ultrajado pela aparente vontade do Departamento de Agricultura de comprometer a saúde pública em favor dos setores de carnes e laticínios, um grupo de médicos preocupados com a nutrição lançou uma campanha para demolir a Pirâmide de Nutrição. O Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM) censura o consumo dos alimentos de origem animal como prejudiciais tanto à saúde humana quanto à saúde dos animais e ao planeta como um todo. A organização também se opõe às experiências com animais, por serem desnecessárias, antiquadas e bárbaras. Tenho orgulho de ser um dos 6.000 membros do PCRM.

     Quando o Comitê de Diretrizes Alimentares do Departamento de Agricultura reuniu-se em 1995 para pensar nas mudanças na Pirâmide de Nutrição, os membros do PCRM estavam a postos para expressar suas preocupações. Eles criticaram o Departamento de Agricultura por minorar deliberadamente as consequências das recomendações da pirâmide para aumentar sua aceitação, considerando as ações do departamento "um desserviço a pessoas que buscam orientação alimentar precisa". Além disso, imploraram às autoridades do Departamento de Agricultura que revisassem as diretrizes alimentares existentes, de modo a incluir as últimas descobertas das pesquisas em nutrição.

     Junto com os membros do PCRM, na exigência de uma reestruturação maciça das prioridades e políticas nacionais sobre dieta e nutrição, estava um grupo eminente de médicos e cientistas. Nele incluíam-se o presidente do PCRM, Dr. Neal Barnard; Dr. William Castelli, diretor do famoso Framingham Heart Study; Dr. Henry Heimlich, um inovador na área médica e inventor do método Heimlich; Dr. Dean Ornish, fundador e diretor do Preventive Medicine Research lnstitute em Sausalito, Califórnia; Dr. William Roberts, redator-chefe do American Journal of Cardiology; Dr. Benjamin Spock, conhecido pediatra e humanitário; e Dr. Peter Wood, do Stanford Center for Research in Disease Prevention.

     Esses luminares médicos exigiram a retirada imediata da Pirâmide de Nutrição, argumentando que ela estimula o consumo de gorduras e de colesterol em níveis muito acima do considerado saudável. Também repreenderam o Departamento de Agricultura por apoiar o consumo de carnes e laticínios, dizendo que tais recomendações contradiziam inúmeros indícios científicos de que esses alimentos prejudicam a saúde humana. Todos os nutrientes que as carnes e os laticínios contêm, observaram os especialistas, podem ser obtidos de outras fontes mais saudáveis de alimentos.

     Para substituir a Pirâmide de Nutrição, o PCRM propôs novas diretrizes alimentares baseadas exclusivamente em alimentos de origem vegetal: cereais, feijões, frutas e hortaliças. Os membros do PCRM os apelidaram de os Quatro Novos Grupos de Alimentos.

5.5  Em Defesa dos "Quatro Novos"

     Ao eliminar os alimentos de origem animal causadores de doenças e aceleradores do envelhecimento, os Quatro Novos Grupos de Alimentos proporcionam uma nutrição realmente ideal.

     Eles estimulam um maior consumo dos nutrientes que comprovadamente previnem doenças, promovem a saúde e aumentam o tempo de vida. Além disso, os Quatro Novos são fáceis de entender e seguir - uma vantagem inesperada para quem considerava complicadas e confusas as recomendações com muitas subdivisões da Pirâmide de Nutrição.

     Em uma conferência para a imprensa, apoiando os Quatro Novos Grupos de Alimentos do PCRM, o Dr. Spock pediu que todos - adultos e crianças - desistissem das carnes e do leite e se tornassem vegetarianos. Enfatizou a importância de se ensinar às crianças, desde cedo, padrões de alimentação saudáveis.

     Como era de se esperar, os setores de carne e laticínios reagiram quase imediatamente aos comentários do Dr. Spock. Os representantes do setor de carnes acusaram o Dr. Spock de fazer uma proposta "extrema" e "irreal", observando que 75 milhões de norte-americanos comem carne todos os dias. Um porta-voz do setor de laticínios declarou simplesmente: "As crianças precisam de leite para crescer, e ponto final."

     Para a nutrição ideal, o Physicians Committee for Responsible Medicine (PCRM) sugere simplesmente a retirada dos dois lugares no alto da Pirâmide de Nutrição existente.

     Os dois lugares restantes representam os Quatro Novos Grupos de Alimentos apoiados pelo Comitê. Elaborando suas refeições a partir desses alimentos, sua dieta será naturalmente pobre em gorduras e açucares. (Observe que os legumes e as verduras foram retirados do grupo das carnes ao qual realmente não pertenciam - e receberam seu próprio "bloco" no trapezóide dos Quatro Novos).

     Os Novos Grupos de Quatro Alimentos

     É claro que nenhum dos dois grupo ofereceu qualquer indício científico que sustentasse sua posição. Por quê? Porque tais indícios não existem. Por outro lado, milhares de estudos científicos têm provado, além de qualquer dúvida razoável, que as pessoas que ingerem alimentos de origem animal são muito mais suscetíveis a ataques cardíacos, câncer e derrame do que as pessoas que não os ingerem. -

5.6  Apresentando a Dieta Antienvelhecimento

     Os Quatro Novos Grupos de Alimentos constituem o alicerce para a Dieta Antienvelhecimento para Renovação. São os únicos alimentos de que você precisa para sobreviver e prosperar. Quanto mais você se afastar deles, mais próximo estará de uma nutrição sub-ótima, de uma saúde ruim e de um tempo de vida menor.

     Por enfatizar os alimentos de origem vegetal, a Dieta Antienvelhecimento é naturalmente rica em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, mas pobre em gorduras e proteínas. Procura também eliminar o consumo de pesticidas, aditivos, conservantes, antibióticos, hormônios e outras toxinas conhecidas.

     O Capítulo 18 apresenta informações mais específicas sobre a Dieta Antienvelhecimento. Além disso, você encontrará um cardápio para duas semanas e receitas a partir do parágrafo 0.3.2_3. Enquanto isso, vamos examinar os principais pontos da dieta.

5.7  Evite Alimentos de Origem Animal

     Bem, esse é um ponto óbvio, mas nunca é demais enfatizá-lo. Se quiser ter uma vida mais longa e mais saudável, é extremamente importante desistir de seus instintos carnívoros e tornar-se um vegetariano.

     Nos Estados Unidos, estamos presos à idéia de que nossa alimentação será inadequada se não comermos carne e produtos derivados do leite todos os dias. Como os problemas de saúde associados a esses alimentos só aparecem tarde na vida, convencemo-nos de que a nossa alimentação é inofensiva. Na verdade, ela está nos matando lenta e silenciosamente.

     Defendo o vegetarianismo não apenas porque ele promove a longevidade, mas principalmente porque ele evita as doenças debilitantes que podem tornar nossos últimos anos de vida bastante desagradáveis. Ataque cardíaco, câncer, derrame, diabetes, artrite, problemas circulatórios e outras doenças diminuem, e muito, a qualidade de vida. Essas doenças estão muito mais relacionadas a uma alimentação inadequada do que à idade em si.

     Se você ainda não é vegetariano, eu o incito a fazer a mudança. Deixar pouco a pouco os alimentos de origem animal e substituí-los por cereais, feijões, frutas e hortaliças é a mudança alimentar mais importante que se pode fazer. Você estará dando um passo gigante rumo à saúde ideal e a uma vida mais longa.

5.8  Opte pelos Carboidratos Complexos

     Como mencionei anteriormente, uma dieta baseada em alimentos de origem vegetal é naturalmente rica em carboidratos complexos. O ideal seria que 80% de suas calorias viessem de carboidratos complexos - alimentos como pães integrais, cereais, massa, arroz, batatas, inhame e abóbora. Os 20% restantes das calorias devem ser divididos igualmente entre proteínas e gorduras.

     Por falar nisso, os carboidratos complexos não engordam, como se costuma dizer. Mas é preciso distingui-los dos carboidratos refinados - açúcar branco, farinha branca e outros alimentos processados.

     Uma vez ingeridos, os carboidratos refinados são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea, pois não precisam ser decompostos. Isso provoca um efeito "montanha-russa" nos níveis de açúcar no sangue, aumentando a vontade de comer e levando, no final, ao aumento de peso. Como se isso não fosse ruim o bastante, os carboidratos refinados são transformados rapidamente em gordura pelo organismo.

     Como precisam ser decompostos antes de serem absorvidos, os carboidratos complexos entram na corrente sanguínea muito mais lenta e constantemente. Isso ajuda a evitar flutuações nos níveis de açúcar do sangue, assim como a vontade de comer que em geral se segue. E mais: os carboidratos complexos realmente desestimulam o aumento de peso, satisfazendo seu apetite com poucas calorias.

5.9  Aumente a Ingestão de Fibras

     Os alimentos de origem vegetal têm outra vantagem nutricional distinta: são excelentes fontes de fibras. Os alimentos de origem animal não contêm qualquer fibra; nos alimentos processados, as fibras foram retiradas.

     Na verdade, há vários tipos diferentes de fibras, cada qual realizando uma série única de tarefas dentro do organismo. Talvez o papel mais conhecido das fibras seja a de formação do bolo fecal, mantendo as fezes macias e de fácil passagem. Mas as fibras também promovem a saúde intestinal, absorvendo as toxinas e escoltando-as para fora do organismo. E provaram que têm um papel importante na prevenção de uma série de enfermidades, de prisão de ventre e hemorróidas a ataque cardíaco e câncer.

     Para assegurar que seu organismo receba um suprimento contínuo de vários tipos de fibras, recomendo acrescentar um suprimento de fibras à Dieta Antienvelhecimento. Há mais informações sobre as fibras no Capítulo 30.

     Reduza Drasticamente a Ingestão de Gordura

     Eis aqui algumas informações interessantes: as dietas típicas das populações ocidentais são responsáveis por um número maior de mortes prematuras do que todas as guerras da história da humanidade. O que torna essas dietas tão letais? Gordura em excesso.

     Quando você segue a Dieta Antienvelhecimento, seu consumo de gordura cai naturalmente até um nível saudável de 10% de calorias. Isso porque os alimentos de origem vegetal nos quais a dieta se baseia são naturalmente pobres em gorduras.

     Só tenha cuidado de não cair na armadilha da gordura vegetal. Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que estão fazendo um favor ao organismo, trocando simplesmente as gorduras animais pelas gorduras vegetais óleos, nozes, sementes e afins. Embora o excesso seja muito mais fácil em uma dieta carnívora, o consumo de gordura também é possível em uma dieta vegetariana.

     Como alguém em busca da Renovação, você deve escolher suas gorduras com cuidado. Porque a verdade é que, praticamente, todos os tipos de gordura contribuem, de alguma maneira, para o desenvolvimento de doenças crônicas degenerativas letais. As únicas exceções são os ácidos graxos essenciais, que protegem a saúde e retardam o processo de envelhecimento. (Os Capítulos 7 e 8 contêm maiores informações sobre gorduras boas e gorduras ruins.)

5.10  Dê Preferência aos Alimentos Frescos

     A Dieta Antienvelhecimento recomenda a escolha, sempre que possível, de alimentos frescos e integrais. Estes retêm as vitaminas e minerais - ao contrário de muitos alimentos industrializados, que não só são desprovidos de nutrientes, mas também são repletos de aditivos e outras toxinas durante o processamento.

     Os alimentos industrializados podem passar por um variedade de procedimentos de enfraquecimento, inclusive a fritura e a hidrogenação (que produz radicais químicos livres, causadores de doenças), radiação (que sacrifica os nutrientes para aumentar a validade), desgordurização (que retira as fibras) e a emulsificação, o enriquecimento e o fortalecimento (que tentam recuperar as vitaminas e minerais que sofreram depleção durante o processamento). Tais corrupções tecnológicas podem transformar até mesmo alimentos normalmente saudáveis, como frutas e hortaliças, em sombras de si mesmos, pelo menos em termos de seus perfis nutricionais.

     Para você, esses alimentos modificados mecanicamente podem ter aparência, odor e sabor agradáveis. Mas, para o seu organismo, eles têm apenas uma leve semelhança com a coisa verdadeira. Seu organismo não estão obtendo os nutrientes de alta qualidade que só os alimentos frescos e integrais podem fornecer. Finalmente, isso tem um impacto devastador sobre a saúde das células.

5.11  Cuidado com os Pesticidas

     Infelizmente, até mesmo os alimentos frescos podem ser perigosos para a saúde. Muitas frutas e hortaliças vendidos nos supermercados e até mesmo nos mercados hortigranjeiros foram tratados com pesticidas e com outros agentes químicos. Quando consumimos esses alimentos, nosso organismo absorve as toxinas. Na verdade, estamos sendo lentamente envenenados pelo que colocamos em nosso prato.

     Nos Estados Unidos, o uso de agentes químicos na agricultura continua muito difundido. Veja, por exemplo, os pesticidas: mais de 1.000 produtos diferentes são aplicados rotineiramente nas plantações. A maioria desses produtos entra no mercado sem ser devidamente testada, sobretudo no que concerne aos efeitos de longa duração. Entre os poucos que passaram por testes adequados, todos são tóxicos.

     O governo norte-americano não faz muito para regulamentar o uso dessas substâncias extremamente perigosas. Nem tomou providências para retirá-las do mercado. Assim, os agente químicos continuam, silenciosamente, a nos prejudicar, tornando-nos vulneráveis ao câncer e a uma série de outros problemas de saúde.

     Até que o governo decida combater essas toxinas, a maneira mais correta de se proteger contra elas é ingerir alimentos orgânicos. A Dieta Antienvelhecimento defende o consumo de alimentos cultivados organicamente.

     Houve época em que os alimentos orgânicos só podiam ser encontrados em lojas de produtos naturais. Mas, graças à exigência do público consumidor, hoje eles podem ser encontrados até em supermercados comuns.

     Gastando seu dinheiro das compras em alimentos cultivados organicamente, você está fazendo muito por sua saúde. Está enviando a mensagem de que desaprova o uso de pesticidas e outros agentes químicos no suprimento de alimentos da população. No final, isso melhora a saúde de todo o planeta.

5.12  Faça Disso um Hábito

     Se a Dieta Antienvelhecimento parece exigir muito de você ... bem, ela o faz. Afinal de contas, ela tem um objetivo bastante ambicioso: fazer seu organismo durar um bom e longo tempo. Você pode ajudar, fazendo da alimentação um hábito. O que quero dizer é que você deve usá-la para guiar todas suas escolhas de alimentos - em todas as refeições, todos os dias.

     Houve época em minha vida em que eu acreditava que comer uma vez ou outra alimentos prontos e semiprontos, sem grande valor nutritivo, não me faria mal. Sempre que eu fazia uma concessão, simplesmente compensava, comendo melhor no dia seguinte. Mas acabei rapidamente com esse hábito quando percebi que até uma refeição ruim produz problemas de saúde dos quais meu organismo pode não se recuperar por vários dias.

     Para ilustrar o que acontece, vamos imaginar que parei numa lanchonete para um almoço rápido composto de cheeseburger, batata frita e refrigerante. Primeiro problema: estou enchendo meu organismo de doses fatais de gordura, colesterol, açúcar, pesticidas e conservantes. Segundo problema: estou privando meu organismo das vitaminas, minerais, fibras e de outras substâncias básicas necessárias ao seu bom funcionamento. Terceiro problema (e o golpe fatal): para processar esses alimentos e minimizar seus efeitos nocivos, meu organismo tem de esgotar seus depósitos de nutrientes. Em outras palavras, minha refeição não apenas deixou de fornecer os nutrientes necessários, como também acabou com as reservas que acumulei em outras refeições..

     Comer dessa maneira cria deficiências crônicas de nutrientes e abre caminho para as doenças cardíacas, o câncer e uma série de outras condições debilitantes. Você está disposto a pagar com a vida o preço de um hambúrguer com fritas? Espero sinceramente que não.

5.13  A Dieta para Toda a Vida

     A Dieta Antienvelhecimento para Renovação ajudou-me a desenvolver hábitos alimentares que me colocam no caminho mais rápido para a longevidade. E pode fazer o mesmo por você. Você pode montar suas refeições baseadas em alimentos integrais, frescos e orgânicos de origem vegetal - alimentos que contêm quantidades abundantes dos nutrientes que seu organismo exige para iniciar a Renovação. Ao mesmo tempo, você se livrará dos alimentos de origem animal, que indícios cada vez maiores mostram serem as causas das doenças degenerativas e da morte prematura.

     Você pode começar sua mudança para a Dieta Antienvelhecimento agora mesmo. Em sua próxima refeição, substitua simplesmente alguns ou todos os alimentos de origem animal por uma seleção de um dos Quatro Novos Grupos de Alimentos - cereais, feijões, frutas e hortaliças. Nas refeições seguintes, coloque no prato um pouco mais de alimentos de origem vegetal e um pouco menos de alimentos de origem animal. Antes de se dar conta, você se transformará em um vegetariano - e vai adorar!

****

     Você ainda não se convenceu de que a dieta baseada em alimentos de origem animal pode fazê-lo adoecer e até mesmo matá-lo? Talvez o próximo capítulo o convença.

5.14  Bibliografia do Capítulo 5

Referências Bibliográficas

[78]
Barnard, N. D. "Eat Right, Live Longer" (Nova York: Harmony Books, 1995).
[79]
Barnard, N. D. "Food for Life: How the New Four Food Groups Can Save Your Life" (Nova York: Harmony Books, 1993).
[80]
Barnard, N. D. "The Power of Your Plate: A Plan for Better Living" (Summertown, Tenn.: Book Publishing Company, 1990).
[81]
Barnard, N. D. "The Pyramid Crumbles: Rewriting U.S. Dietary Guidelines". Good Medicine 4 (2) (verão de 1995): 16-18.
[82]
Cooper, R. K., e Cooper, L. L. "Low-Fat Living" (Emmaus, Pa.: Rodale Press, 1996).
[83]
Diamond, M. "The American Vegetarian Cookbook" (Nova York: Warner Books, 1990).
[84]
Erasmus, U. "Fats and Oils: The Complete Guide to Fats and Oils in Health and Nutrition" (Vancouver: Alive Publishing, 1986).
[85]
Garrison, R. H., e Somer, E. "The Nutrition Desk Reference" (New Canaan, Conn.: Keats Publishing, 1985).
[86]
Haas, E. Staying "Healthy with the Seasons" (Berkeley, Calif.: Celestial Arts, 1981).
[87]
Leonard, J., Hofer, J. L., e Pritikin, N. "Live Longer Now: The First One Hundred Years of Your Life" (Nova York: Charter Books, 1974.)
[88]
"Low-Fat, High-Fiber Diet Improves Post-Breast Cancer Immune Function". Family Practice News (1o de fevereiro de 1995): 21.
[89]
McDougall, J. "McDougall's Medicine" (Clinton, N.J.: New Win, 1985).
[90]
McDougall,J. "The McDougall Plan" (Clinton, N.J.: New Win, 1983).
[91]
Messina, V., e Messina, M. "The Vegetarian Way" (Nova York: Random House, 1996).
[200]
Ornish, D. "Dr. Dean Ornish's Program for Reversing Heart Disease" (Nova York: Harper-Collins, 1993).
[93]
Ornish, D. et al. "Can Lifestyle Changes Reverse Coronary Heart Disease? The Lifestyle Heart Trial". Lancet 336 (1990): 129-33.
[94]
Packer, L. "Health Effects of Nutritional Antioxidants". Free Radical Biology and Medicine 15 (1993): 685-86.
[95]
Pritikin, N., e McGrady, P. M. "The Pritikin Program for Diet and Exercise" (Nova York: Grosset and Dunlap, 1979).
[96]
Quillan, P. "Safe Eating" (Nova York: M. Evans and Company, 1990).
[97]
Rath, M. "Eradicating Heart Disease" (San Francisco: Health Now, 1993).
[98]
Robbins, J. "Diet for a blew America" (Walpole, N.H.: Stillpoint Publishing, 1987).
[99]
Robbins, J. "May All Be Fed: Diet for a New World" (Nova York: William Morrow and Company, 1992).
[100]
Steinman, D. "Diet for a Poisoned Planet" (Nova York: Ballantine Books, 1990).
[101]
Wasserman, D., e Mangels, R. "Simply Vegan" (Baltimore: The Vegetarian Resource Group, 1991).