Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior

Arquivos de Impressão: Capítulo 20 em Tamanho A4, Capítulo 20 em Tamanho A5.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 20
Informações para as Pessoas Céticas


A Ciência da Prevenção e
Cura Natural do Câncer

Guia Científico de Cura Natural
20  Informações para as Pessoas Céticas
    20.1  Mentiras da indústria farmacêutica
        20.1.1  A busca do lucro das patentes de drogas farmacêuticas
        20.1.2  As vezes é melhor o medicamento antigo de domínio público
        20.1.3  O "marketing educacional" dos vendedores de drogas farmacêuticas
    20.2  Drogas farmacêuticas iatrogênicas
        20.2.1  Avandia → ataques cardíacos; Fosamax, Actonel e Boniva → osteoporose
        20.2.2  Drogas farmacêuticas mais antigas têm efeitos secundários mais conhecidos
        20.2.3  A droga Vioxx pode ter matado 30 mil pessoas
        20.2.4  Livro: "Overdo$e da America: A Promessa Quebrada da Medicina Americana"
    20.3  Corrupção da ciência médica
        20.3.1  A corrupção da medicina tradicional interessada prioritariamente em dinheiro
    20.4  Análise racional da medicina
        20.4.1  Os livres pensadores que se beneficiam da medicina natural
        20.4.2  Medicina Natural, o melhor e o pior
    20.5  História do Dr. Jerry Tennant
        20.5.1  Curriculum vitae deste médico, oftalmologista e cientista
        20.5.2  Por volta de 1994 contraiu encefalite causada por exposição à vírus durante as cirurgias oftalmológicas com laser
        20.5.3  A "salvadora" medicina integrativa: união da convencional e da medicina alternativa
        20.5.4  Médico top 10 na universidade e premiado na "Ordem de São Silvestre"
        20.5.5  O sistema médico padrão oprime a medicina natural
        20.5.6  As injustiças praticadas contra os médicos naturalistas cristãos
            20.5.6.1  Dr. Tennant e Dr. Andrew Weil: heróis da moderna medicina integrativa
        20.5.7  Estatísticas desonestas sobre as curas do câncer
    20.6  Cuidados paliativos da quimioterapia
    20.7  Medicina natural e holística
        20.7.1  Problemas da medicina convencional e da natural
    20.8  Responsabilize-se pela própria saúde
    20.9  Pressão sobre os médicos
    20.10  Corrupção na indústria médica
    20.11  Limitações dos "padrões de cuidado"
    20.12  Conclusão das autoras benfeitoras
    20.13  Bibliografia

     O que estamos lhe dizendo não são mentiras. É a verdade.

     Você tem que entender a qualidade das informações contidas neste livro. Sabemos que pacientes de câncer muitas vezes são enganados. É por isso que nós colocamos tantas citações de jornais médicos, e de cientistas, médicos e pesquisadores famosos. Eles são os corajosos que falam contra a sua própria indústria, pois eles percebem o problema. Como já lhe mostramos, muitos deles também têm credenciais de muito prestígio. Esses médicos percebem que os doentes com câncer estão constantemente sendo enganados. Mas algumas das maiores mentiras vêm da indústria farmacêutica.

20.1  Mentiras da indústria farmacêutica

     Como é que a indústria farmacêutica mente aos pacientes? Uma das maneiras é "dominar" os estudos de pesquisas que eles não gostam. Algumas das pesquisas mais importantes são ignoradas porque há pouco potencial para ganhar dinheiro com elas. Se a pesquisa mostra o quão boa a droga deles é, eles ganham dinheiro com a venda de um medicamento patenteado. Isso irá ajudá-los a vender drogas, mesmo se o estudo é manipulado. Se um estudo mostra que a margarina causa câncer, não há dinheiro para ser feito a partir deste estudo. Isso é inútil para as companhias de droga, por isso eles não vão colocar o seu dinheiro de marketing por trás disso. Devido a isso, poucas pessoas sabem sobre esse tipo de pesquisa. Mas esta informação é tão importante que o público precisa entendê-la. Se o público soubesse quão perigosas as gorduras trans são, todo mundo provavelmente iria parar de comprar isso. As taxas de câncer também diminuiriam drasticamente. Mas a indústria da margarina também perderia dinheiro. E se a maioria da população deixa-se de ter câncer a indústria do câncer diminuiria também. O tratamento do câncer é um grande negócio.

     Tudo o que as empresas farmacêuticas têm que fazer é promover os seus próprios estudos, tanto, que as pessoas não ouvem falar dos outros. Muitos desses estudos ignorados mostram como o câncer e outras doenças podem ser evitadas facilmente. Isso daria às pessoas soluções fáceis para a prevenção e diminuiria a taxa de câncer (que é pelo menos 40% de todas as pessoas). Nós também lhe mostramos quanta corrupção há no campo da pesquisa médica. Não é incomum para os cientistas falsificarem os seus resultados como já vimos na seção 6.2.3 do Capítulo 6. Isto é ainda pior do que "dominar" a pesquisa de outros cientistas.

20.1.1  A busca do lucro das patentes de drogas farmacêuticas

     Você pode estar percebendo, a "patente de droga" é a chave para as empresas farmacêuticas. Isso protege o seu potencial de lucro. Quando uma droga não pode ser patenteada, qualquer empresa pode produzi-la, então há apenas um pequeno potencial de lucro. As empresas farmacêuticas trabalham muito para "descobrirem" novas drogas por causa dessas patentes. As substâncias naturais não podem ser patenteadas, por isso eles não podem fazer muito dinheiro com elas. Medicamentos patenteados também perdem sua patente depois de 20 anos. Mas as empresas têm que aplicar a patente, enquanto elas ainda estão em ensaios clínicos. Devido a isso, as patentes de medicamentos só são rentáveis por 7-12 anos. Após esse período, elas perdem a patente e qualquer empresa pode vender o mesmo produto.

20.1.2  As vezes é melhor o medicamento antigo de domínio público

     Aqui está como. Às vezes, os medicamentos antigos funcionam melhor. Eles também são mais seguros porque sabemos todos os seus efeitos secundários a longo prazo. Mas porque a patente expirou, as empresas farmacêuticas não ganham tanto dinheiro em medicamentos antigos. Isso motiva elas a desenvolver novos medicamentos para as pessoas comprarem. Mas estes podem ser menos eficazes, mais perigosos, e eles são sempre mais caros!

     Houve um grande estudo chamado estudo "Allhat" que foi conduzido por 8 anos entre 1994-2002. Este estudo comparou o uso de remédios para pressão de sangue mais antigos (não patenteados) com medicamentos novos e mais caros de pressão de sangue. Ele mostrou que o remédio mais antigo funcionou tão bem quanto o novo, mas era mais barato (e provavelmente mais seguro). Assim, o Jornal de Medicina Britânico entrevistou um consultor da indústria farmacêutica sobre o assunto. Se um estudo mostrou que a droga nova não era melhor do que as drogas antigas, isso deveria ser ruim para a empresa, certo? Bem, o comerciante disse que "não haveria problema". Já que eles ganham tanto dinheiro, eles podem patrocinar vários eventos promocionais para a nova droga. Com toda essa promoção, as pessoas vão esquecer do outro estudo [70].

20.1.3  O "marketing educacional" dos vendedores de drogas farmacêuticas

     A indústria médica vem fazendo isso há décadas. Eles têm usado bilhões de dólares, e as pessoas ainda estão sofrendo. E como nós lhe mostramos anteriormente, elas podem manipular os estudos para fazer a droga deles parecer melhor do que é. Em seguida, eles usam um marketing agressivo e até brindes para os médicos e investigadores para que eles prescrevam os seus medicamentos. Em uma entrevista recente, Gene Carbona, um ex-representante de drogas explica como tudo isso funcionava [70]. De acordo com Carbona:

     "Não importa onde você gasta o dinheiro, na promoção farmacêutica - seja na distribuição da amostra, programação educativa, programação não-educativa, almoços com champanhe, happy hours, bilhetes de campeonato do New York Jets - não importa onde você gasta o dinheiro, você faz dinheiro. E meu chefe sempre me disse, sempre haverá mais financiamento, gaste o que você puder. Na verdade, se eu lhe der $100.000 dólares para gastar, Gene, eu quero que você gaste US $200.000."

     "Você pode esconder qualquer coisa debaixo de um evento `educacional'. Você pode esconder dezoito buracos de golfe para cinquenta pessoas debaixo de um evento educacional. E durante esses dezoito buracos, você pode dar uma caixa de uísque que custa US $1.000 para cada um dos recipientes deste jogo de golfe grátis. Você pode dar tacos de golfe para os indivíduos, e tudo está sob a fachada `educacional'. Assim, quando a empresa farmacêutica diz, `Oh, não, nós não gastamos dinheiro com essas promoções mais não, é tudo educacional,' "

     "Eu sei de fato que qualquer um que jogou golfe comigo ganhou um taco de $300 e meus patrões nunca viram isso no formulário de despesas, pois foram para a educação."

     "Obviamente, sobre esta empresa de droga que eu mencionei, os chefões, irão dizer: 'Este não é o caso, esta é a exceção e não a regra, este é o caminho que costumava ser.' Bem, isso é bobagem. Novamente, eu ainda tenho contatos muito próximos na indústria e eu recebo chamadas de telefone uma vez por semana: `Escute, eu tenho que gastar $35.000 dólares este mês - como posso fazer isso? Me de algo que não vai parecer tão ruim, mas eu preciso gastar o dinheiro, eu preciso gastar, gastar, gastar'."

     Aqui está o que a Dra. Marcia Angell tinha a dizer sobre as técnicas de promoções de drogas: [70]

     "Certas atividades que seriam ilegais se elas fossem chamadas de marketing, não são ilegais se são chamadas de educação. Há um porto seguro para elas. Por exemplo, é ilegal dar comissão aos médicos para prescreverem o seu medicamento, mas se você está essencialmente pagando eles para educar outros médicos ou para ser educado por outros médicos, então não é mais uma comissão."

     "Todos os tipos de coisas com uma máscara fina de educação sobre elas. Isto é onde eu acho que vai a maior parte do dinheiro de marketing deles. E eles recebem o que eles investiram de volta. Quer dizer, eles não são instituições de caridade. Eles acompanham atentamente o que os médicos prescrevem antes e depois de assistir a um desses eventos, e eles sabem que as prescrições para a droga da empresa sobem."

20.2  Drogas farmacêuticas iatrogênicas

     Estudos corruptos e promoções agressivas fazem grandes lucros para as companhias de droga ...  não pacientes mais saudáveis.

     Essas drogas novas também podem ter alguns efeitos secundários graves. Alguns destes efeitos colaterais não são conhecidos até que elas sejam dadas aos pacientes. Em 16 de Outubro de 2010, houve um artigo no New York Times. O artigo se chamava "Quando os Remédios Causam Problemas Que Eles Deveriam Evitar". Ele fala sobre o fato de que algumas drogas causam a doença que supostamente previnem. De acordo com o artigo:

     "No mês passado, a Administração de Alimentos e Drogas concluiu que, em alguns casos, dois tipos de medicamentos que deveriam estar impedindo graves problemas de saúde estavam, na verdade, causando eles" [42].

20.2.1  Avandia → ataques cardíacos; Fosamax, Actonel e Boniva → osteoporose

     Uma das drogas foi chamada Avandia, que é usada para diabéticos. Muitos diabéticos morrem de problemas cardíacos. Avandia é feita supostamente para protegê-los contra isso, mas pode na verdade aumentar o risco de ataque cardíaco e insuficiência cardíaca. Eles também estudaram os medicamentos mais recentes para osteoperosis como Fosamax, Actonel e Boniva. Estas drogas na verdade causaram fraturas do osso da coxa em algumas pessoas. Ela também pode fazer o osso da maxila se degenerar! Os "especialistas" neste artigo dizem que ainda "vale a pena o risco" de tomar essas drogas. Mas estes problemas podem ser facilmente resolvidos por uma alimentação adequada e exercícios que colocam peso sobre os ossos. E os únicos efeitos colaterais seriam aumento da saúde em geral! Você quer arriscar a saúde com essas drogas?

20.2.2  Drogas farmacêuticas mais antigas têm efeitos secundários mais conhecidos

     Sabemos também os efeitos de drogas mais antigas porque elas têm sido usadas por um longo tempo. Drogas novas geralmente têm efeitos secundários desconhecidos, porque elas ainda não foram utilizadas por um longo tempo. Também é muito fácil "esconder" os efeitos colaterais de novas drogas. Uma maneira é fazer ensaios clínicos curtos. Aqui está uma citação do artigo acima:

     "E a maneira como as drogas são avaliadas, com ênfase em estudos de curto prazo antes da comercialização, não está ajudando [nosso conhecimento dos efeitos colaterais]", disse o Dr. Carpenter.

     Quando você encurta estudos clínicos, alguns destes efeitos secundários não têm tempo para se desenvolverem. A outra forma é apenas deixar a informação fora do estudo. Se você consegue esconder os efeitos colaterais, mas ainda ser publicado em um jornal médico principal, você ainda recebe muita publicidade. Em seguida, os vendedores de drogas usam estes artigos para convencer os médicos a prescreverem seus remédios.

20.2.3  A droga Vioxx pode ter matado 30 mil pessoas

     Um dos escândalos médicos recentes envolveu uma droga chamada Vioxx. Segundo estudos recentes, esta droga pode ter matado cerca de 30.000 pessoas a partir de efeitos secundários! [33] Aqui está uma citação de uma entrevista com o Dr. Bob Goodman, um médico da Universidade de Columbia em Nova York: [70]

     "Vioxx é um exemplo excelente do que acontece quando você excessivamente promove uma droga. Quando especialmente os médicos prescrevem em excesso uma droga como consequência da promoção, e eles dão a pessoas não-indicadas para o uso da droga, a quem eles poderiam ter dado drogas mais baratas, drogas antigas, que teriam funcionado tão bem. E, em seguida, porque a droga tem estado no mercado por apenas alguns anos, você então descobre quando é usada em muitas e muitas pessoas que tem efeitos colaterais, alguns dos quais fatais, que você não sabia."

20.2.4  Livro: "Overdo$e da America: A Promessa Quebrada da Medicina Americana"

     De acordo com o John Abramson M.D., autor de Overdo$e da America: A Promessa Quebrada da Medicina Americana, é comum omitir fatos importantes, como os efeitos colaterais das drogas farmacêuticas. Também é muito comum, para alguns pesquisadores, ter laços financeiros com empresas farmacêuticas que fabricam "remédios" patenteados. Isso cria um conflito de interesses e potencial para informações tendenciosas a favor dos lucros das empresas e contrárias à saúde das pessoas. O Dr. Abramson já teve muitas experiências que o fizeram perceber a dimensão da corrupção no campo da medicina. Em Agosto de 2000, o Dr. Abramson estava lendo um estudo sobre o medicamento Pravachol, que é usado para o colesterol elevado. Conforme ele analisou o estudo, achou que este era fortemente inclinado à favor dos fabricantes de "medicamentos" artificiais.

     Abramson, em seguida, contatou um especialista em investigação para obter uma segunda opinião sobre toda essa crítica. O especialista em pesquisa concordou e achou que o Dr. Abramson estava correto. Mas quando Abramson quis ser co-autor de um estudo crítico sobre a inclinação tendenciosa das informações sobre a droga Pravachol, o pesquisador negou a oferta. O Dr. Abramson queria escrever este artigo para alertar outros médicos sobre a inclinação propagandística tendenciosa do estudo sobre o "remédio" Pravachol, mas o especialista em pesquisas tinha laços financeiros com a indústria farmacêutica. Estes laços financeiros eram devidos aos "trabalhos de consultoria" que o especialista fez para várias empresas de "medicamentos" artificiais. Por estes motivos, o especialista não quis se envolver com nada "controverso". Isso mostrou os tipos de problemas com a indústria médica. Isto também foi um grande choque para o Dr. Abramson. Na época, ele achou que o sistema universitário era o mecanismo que protegia a integridade da ciência. Mas este caso lhe mostrou que este mecanismo não estava funcionando por causa da influência e dinheiro das empresas de drogas farmacêuticas patenteadas, "remédios" artificiais, "medicamentos" não-naturais [70].

20.3  Corrupção da ciência médica

     Um artigo de 2002, publicado no "A Nação", fala mais sobre esse problema. Desta vez envolve um dos jornais mais respeitados, o Jornal de Medicina da Nova Inglaterra (NEJM). O jornal tinha uma apólice que assegurava que os autores de artigos de revisão não podiam ter laços financeiros com as empresas relacionadas com as drogas médico-farmacêuticas. Eles fizeram um anúncio chocante em Junho de 2002, afirmando que eles estavam largando esta apólice. Por quê? Porque eles não estavem conseguindo encontrar autores suficientes que não estavam recebendo algum tipo de pagamento ou de doações das empresas farmacêuticas! A apólice nova deles propõe o limite de US $10.000! Aqui está uma citação do artigo:

     "O limite [novo de $10.000] anunciado [pelo NEJM] em Junho era apenas para os revisores. Os verdadeiros autores de estudos científicos em revistas médicas são frequentemente comprados e pagos por empresas farmacêuticas privadas com participação nos resultados científicos. Enquanto o NEJM e algumas outras revistas divulgam esses conflitos, outras não."

     "Desconhecido por muitos leitores é o fato de que os dados sendo discutidos foram muitas vezes coletados e analisados pelo fabricante da droga envolvida no teste. Um estudo independente de 1996 descobriu que 98 por cento dos artigos científicos baseados em pesquisa patrocinados por empresas promoveram a eficácia da droga de uma empresa. Em comparação, 79 por cento dos estudos independentes descobriram que uma nova droga foi eficaz. Esta corrupção atinge dos médicos prescrevendo um medicamento aos conselhos de revisão governamentais aos centros de pesquisa de universidades" [49].

20.3.1  A corrupção da medicina tradicional interessada prioritariamente em dinheiro

     Quanto mais as empresas de drogas farmacêuticas se envolvem com a pesquisa da medicina tradicional, mais as informações podem ser corrompidas. Como você pode ver, é cada vez mais difícil hoje em dia obter boas informações sobre a medicina em geral. E isto é ainda verdade para algumas das melhores revistas do mundo.

     É verdade que as pessoas cometem fraudes com base na "medicina natural". Eles fazem a medicina natural parecer má, prometendo curas que não têm nenhuma evidência científica. Mas é evidente que alguns dos maiores escândalos vem da medicina tradicional. Eles costumam ignorar alguns dos melhores e mais seguros tratamentos naturais, porque eles não tem como ganhar tanto dinheiro com esta medicina da natureza. Eles se concentram em desenvolver e comercializar novos medicamentos, mesmo quando os medicamentos antigos são melhores, mais baratos e seguros. E quando eles não estudam os efeitos colaterais adequadamente, estes lucros vêm à custa da nossa saúde e, por vezes a nossa vida! Isso mostra como a indústria farmacêutica favorece os lucros das empresas em detrimento da vida dos pacientes. Como você vai aprender, isso se aplica ao tratamento de câncer também.

20.4  Análise racional da medicina

     Estude a informação, analise ela, compreenda ela, em seguida, você pode acredita nela.

     Muitas pessoas estão emocionalmente apegadas a realidade "normal de todos os dias". Isto é especialmente verdade quando se trata da saúde. A informação que nós lhe damos pode ser chocante para algumas pessoas. Elas ficam perturbadas quando percebem a quantidade de corrupção que existe na indústria médica. As pessoas estão acostumadas a pensar: "Basta ir ao médico e tudo vai ficar bem".

     E, na realidade, deveríamos ser capazes de confiar em nossos médicos. Alguns médicos são muito bem informados. Outros médicos só fazem o que é "normal". Na medicina convencional, "normal" não é muito bom para o paciente quando se trata de doença crônica. A medicina convencional é maravilhosa para trauma e medicina de emergência e não para a doença crônica.

20.4.1  Os livres pensadores que se beneficiam da medicina natural

     Às vezes é difícil para as pessoas acreditarem o que estamos lhe dizendo. Isso é totalmente compreensível. Nós não queremos que você acredite em nós ...  Nós apenas apresentamos a você as informações de alguns dos melhores médicos e pesquisadores do mundo. Cabe a você a pensar por si próprio e decidir o que é a verdade. É exatamente por isso que nós lhe damos tanta informação técnica de médicos, médicos naturais, cientistas, pesquisadores, revistas médicas e revistas científicas bem-respeitadas.

     Muitas pessoas vão pensar: "Como pode tantos médicos não saberem sobre a medicina natural e corrupção médica que vocês mencionam?" Em primeiro lugar, muitos médicos já sabem sobre essas coisas, como já mostramos. Estes são os médicos que estão tentando ensinar o público para o benefício de todos. Muitos destes médicos também estão lutando por seus direitos para praticar desta forma no sistema legal atual. É importante que nós escolhemos esses médicos, e apoiemos o seu trabalho.

20.4.2  Medicina Natural, o melhor e o pior

     Alguns médicos não sabem sobre estes métodos não-tóxicos, seguros e eficazes, porque eles nunca pesquisaram. Alguns simplesmente não estão interessados, mesmo quando há pesquisa científica. Mas muitos são repelidos pelo fato de que existem tantos absurdos no mundo da "medicina natural". Como você vai aprender, o campo da medicina natural realmente tem a melhor e a pior informação.

     A melhor informação vem de muitos dos médicos e cientistas que estudam estes métodos de tratamento não-tóxicos. Esses pesquisadores mudam a sua atenção para a medicina natural, por muitas razões. Alguns destes médicos estavam usando a medicina convencional. Mas eles perceberam que não estava funcionando tão bem para doenças crônicas. Para muitos desses médicos, ajudar as pessoas era o seu objetivo principal e eles queriam encontrar uma maneira melhor. Há também pesquisadores que perceberam o nível elevado de corrupção que ocorre na pesquisa médica e não queriam ser parte dela. Alguns médicos tiveram de explorar métodos alternativos, pois eles próprios ficaram doentes, e a medicina convencional não ofereceu nenhum tratamento para eles. A melhor informação da medicina natural geralmente vem destas pessoas. Isso é assim porque elas compreendem a ciência, e elas colocaram seu foco na medicina natural.

20.5  História do Dr. Jerry Tennant

     A história do Dr. Jerry Tennant é uma das mais interessantes. Como explicamos antes, o Dr. Tennant é um oftalmologista (médico do olho) treinado pela Harvard que foi o pesquisador sênior do laser Visiks usado na cirurgia ocular Lasiks. O Dr. Tennant não percebeu que ele estava se expondo à vírus no ar ao fazer as cirurgias do olho com o laser. Devido a isso, ele inalou essas grandes quantidades de vírus e ficou muito doente. Ele foi diagnosticado com encefalite viral. Isto é, quando uma infecção viral faz o cérebro inchar. Os médicos disseram que ele iria eventualmente ter câncer (linfoma) devido à intensa exposição viral. Ele estava tão doente que só conseguia ficar acordado durante algumas horas do dia.

20.5.1  Curriculum vitae deste médico, oftalmologista e cientista

    

Figura 20.1: Jerry Tennat, M.D., D.N.M. Curriculum Vitae
       • Praticou oftalmologia de 1964-1995
       • Fez a maior parte do estudo da FDA para o laser VISX excimer, isto significa que ele participou de 1,000 casos nos EUA e 2,000 no exterior entre 1991-1995

20.5.2  Por volta de 1994 contraiu encefalite causada por exposição à vírus durante as cirurgias oftalmológicas com laser

Figura 20.2: Laser lançou vírus no ar → eles foram inalados → encefalite

    

       • Laser lançou vírus no ar → eles foram inalados → encefalite
       • Em 1994 desenvolveu neuropatias, encefalite, quantidades baixas de plaquetas no sangue (PTI → sangra facilmente), e defeitos do sistema nervoso. Este problema de saúde durou sete anos.
       • Teve que parar de trabalhar em 30 de Novembro de 1995

    

Figura 20.3: Doente por 7 Anos Dormiu 16 Horas Por Dia

20.5.3  A "salvadora" medicina integrativa: união da convencional e da medicina alternativa

"Eu sinto que eu devo minha vida a Medicina Integrativa. À mim foi dito que eu iria desenvolver linfoma de Burkett e que nada poderia ser feito sobre os vários vírus no meu sistema. O meu perfil de sangue sugeriu que eu iria morrer no verão de 1999." - Dr. Tennnant

    

     Mas porque a medicina ocidental não tinha nada a oferecer, ele decidiu investigar a medicina alternativa. Após anos de pesquisa, ele descobriu uma forma de se curar com uma combinação de medicina energética (elétrica), e nutracêuticos. Ele agora está completamente saudável e diz que deve sua vida à medicina integrativa (a integração da medicina convencional e alternativa). O Dr. Tennant é um verdadeiro gênio médico que ganhou muitos prêmios, foi o autor de muitos livros, e também possui muitas patentes médicas para suas invenções.

20.5.4  Médico top 10 na universidade e premiado na "Ordem de São Silvestre"

     Este é um médico que foi treinado em uma das melhores universidades do mundo, e graduou-se no top 10 de sua classe da escola de medicina na idade de 23 anos!

     Ele também foi premiado com a "Ordem de São Silvestre" pelo Papa Bento XVI em Julho de 2008 por sua contribuição à medicina.

    

20.5.5  O sistema médico padrão oprime a medicina natural

     Mas mesmo com todos estes talentes surpreendentes, o Dr. Tennant ainda é oprimido pelo sistema médico padrão. Ele fala extensivamente sobre a supressão da medicina natural. Aqui está uma citação do livro do Dr. Tennant, "Cura é Voltagem":

     "M.D.s não são mais capazes de tratar pacientes de acordo com a literatura científica, as experiências dos médicos, ou os desejos do paciente. M.D.s são obrigados a tratar os pacientes de acordo com os chamados `padrões de cuidados'. Estas orientações não são realmente orientações, mas são consideradas editais obrigatórios por juntas médicas ...  Ao escrever este livro, eu não estou escrevendo como um M.D. Estou escrevendo como um Conselheiro e Praticante Pastoral da Saúde Licenciado e reivindico Imunidade Diplomática como um Diplomata da Ordem Soberana dos Médicos dos Cavaleiros Hospitalários e sob seção estatuta 503,054 do Texas e sob meus primeiro e nono direitos autorais da Constituição dos Estados Unidos" [78].

20.5.6  As injustiças praticadas contra os médicos naturalistas cristãos

     Como um M.D., não se permite ao Dr. Tennant fazer afirmações sobre diversos tratamentos naturais. Devido a isso, ele trabalha sob a jurisdição da igreja para ser capaz de escrever seus livros. Nos Estados Unidos, temos uma separação entre a Igreja e o Estado, assim o governo não tem o direito de interferir com os negócios da Igreja. Você deve entender a realidade e a gravidade da situação. Este é um médico muito respeitado que tem que trabalhar com a igreja para evitar a opressão. Quando se trata da corrupção no campo da medicina, é impossível ser cético. Porque esta é a realidade!

20.5.6.1  Dr. Tennant e Dr. Andrew Weil: heróis da moderna medicina integrativa

     O Dr. Tennant também fala sobre outros médicos que têm sido assediados pela Administração de Alimentos e Drogas (FDA). Um caso foi sobre o Dr. Andrew Weil. Dr. Weil é um M.D. muito famoso nos EUA. Ele também foi educado na Universidade de Harvard e hoje é professor na Escola de Medicina da Universidade do Arizona. Ele foi ameaçado recentemente pela FDA por dizer que seus suplementos de ervas apoiam o sistema imunológico contra a gripe. Mas o Dr. Weil se baseou em pesquisas científicas para provar isso! Ainda assim a FDA ameaçou o Dr. Weil com multas, apreensão de bens, e até mesmo prisão [77].

    

    

20.5.7  Estatísticas desonestas sobre as curas do câncer

     Dr. Tennant também fala sobre a falha do tratamento convencional do câncer. Aqui está uma citação de seu livro:

     "A guerra contra o câncer é um fracasso. Você vai ouvir muitas vezes que o sucesso de uma terapia de câncer é de 50% ou 80%. O que isso significa? O sistema é que, se o tumor encolher a qualquer momento durante a terapia, o paciente é considerado `curado'. Não importa se eles estão mortos uma semana depois. Eles ainda são considerados curados" [79].

     É difícil de acreditar, mas essa é a verdade.

     Este é outro exemplo de estatísticas desonestas. Será que importa se um tumor encolhe mas você não sobrevive? Dr. Tennant vai ainda mais longe mostrando as estatísticas de morte causada por câncer nos últimos 80 anos. Isso mostra a verdade! Segundo o Dr. Tennant:

     "A Sociedade Americana de Câncer divulgou dados em 2006. Observe que em ambos os homens e mulheres, as mortes por câncer de pulmão têm aumentado dramaticamente. As mortes em homens e mulheres têm diminuído por câncer de estômago e as mortes por câncer de útero também diminuíram. Mortes para o resto dos cânceres são essencialmente inalteradas desde 1950 até 2002! A guerra contra o câncer é um triste fracasso. Nós precisamos re-examinar o paradigma do câncer porque o nosso atual não está funcionando" [80].

     Dr. Tennant mostra que para a maioria dos cânceres, a terapia convencional tem feito muito pouco progresso. E como vocês já sabem, muitas das suas "estatísticas maravilhosas" são representações desonestas das informações. Ele também fala sobre os problemas com a quimioterapia. Quando você olha os gráficos da FDA do início de 1900 a 2000, você vê que o tempo médio até a morte com a quimioterapia é de 7,6 meses. E grande parte desse tempo em quimioterapia irá incluir vômitos, perda de cabelo, e extrema fadiga.

    

Figura 20.4: Taxas de Mortalidade de Câncer Ajustadas por Idade, *Sexo Masculino pelo Site, EUA, 1930-2003

     *Por 100.000 habitantes, ajustada por idade para a população padrão de 2000 nos EUA7.

    

Figura 20.5: Taxas de Mortalidade de Câncer Ajustadas por Idade, *Sexo Feminino pelo Site, EUA, 1930-2003

     *Por 100.000 habitantes, ajustada por idade para a população padrão de 2000 nos EUA8.

20.6  Cuidados paliativos da quimioterapia

     Um estudo recente realizado na Austrália até mesmo comparou a quimioterapia com "cuidados paliativos de apoio". Este estudo investigou os benefícios reais da quimioterapia e foi chamado de "A Contribuição da Quimioterapia Citotóxica a Sobrevida de 5 anos em Malignidades Adultas". O estudo descobriu que o benefício da quimioterapia foi em média de 2,2% [66]. O estudo concluiu que "a quimioterapia só faz uma pequena contribuição para a sobrevivência do câncer". Então, você deve considerar, o tempo médio até a morte com a quimioterapia é de 7,6 meses, e essas drogas só contribuem com um benefício de 2.2%. Este nem sequer considera o CUSTO ENORME da quimioterapia, e os EFEITOS SECUNDÁRIOS DOLOROSOS que vêm com estes tratamentos.

     Um aumento de 2.2% em benefício de um tratamento MUITO caro e doloroso? Isto faz sentido para você?

     O Dr. Tennant também discute um estudo canadense sobre a quimioterapia. Mesmo que a FDA requeira que medicamentos sejam testados contra o efeito placebo (um medicamento falso), a quimioterapia é isenta deste requisito. Devido a isso, foi comparada a "cuidados paliativos de apoio", que inclui tratamentos que reduzem os sintomas, mas não mudam o curso da doença. Se você olhar para o gráfico abaixo, você verá que a quimioterapia aumentou seu tempo de sobrevivência por cerca de 3 meses. MAS, mais da metade deles sofreram perda de cabelo, 4 deles morreram de dano da medula óssea, 40% tiveram lesão pulmonar, e 21% sofreram graves lesões pulmonares. Este nem sequer consideram muitos dos outros efeitos dolorosos que acompanham a quimioterapia. Como você pode ver, o tempo extra que você ganha com a quimioterapia vem com muitos efeitos colaterais dolorosos. E a quimioterapia é muito cara. Por isso perguntamos mais uma vez, será que isto faz sentido para você?

Docetaxel versus Suporte Rx
J Clin Oncol 2000; 18:2095-103
Docetaxel Rx 7,5 meses de sobrevivência
Cuidado de suporte 4,6 meses de sobrevivência
Efeitos colaterais e custo de viver mais três meses
Perda de Cabelo 56%
Lesões de medula óssea quatro mortes
Toxicidade pulmonar 40%
Graves danos aos pulmões 21%

20.7  Medicina natural e holística

     A verdade é que, existem muitos métodos naturais para tratar o câncer com sucesso. Existem muitas maneiras naturais para apoiar o corpo para que ele possa eliminar o câncer por si próprio e impedir futuro crescimento. Algo como o Poly-MVA é um dos melhores exemplos de uma fórmula natural que realmente mata as células cancerosas. Ele faz isso sem prejudicar as células saudáveis. Mesmo se você quiser fazer terapias convencionais contra o câncer, ainda é muito importante que você também apoie o corpo com alguns desses métodos. Isto aumentará suas chances de sobrevivência.

20.7.1  Problemas da medicina convencional e da natural

     O Dr. Tennant é apenas um dos muitos médicos que falam sobre os problemas na medicina convencional. Muitos destes médicos têm algumas das melhores credenciais e talentos que se pode ter. Há tantas evidências sobre a eficácia de vários métodos naturais. É também evidente que muitos métodos naturais são suprimidos por organizações governamentais que trabalham com as forças da indústria farmacêutica. O depoimento do Dr. Tennant é uma opinião muito credível sobre os problemas da medicina moderna, portanto é muito importante que nós demos atenção ao que ele diz.

     O mundo da medicina natural também tem algumas das piores informações. A maioria delas vem de indivíduos que estão apenas tentando ganhar o dinheiro de pacientes doentes. A medicina convencional não é muito eficaz para a maioria das doenças crônicas. Isso pode tornar as pessoas muito frustradas e desesperadas. Algumas ficam com raiva porque elas acabam dependentes de muitas drogas, e não sentem muito alívio. Os efeitos colaterais também podem ser muito prejudiciais, especialmente quando alguém está com múltiplas medicações. Outras podem ter gasto muito dinheiro em uma cirurgia que foi dolorosa e não ajudou no própio caso.

     Essas pessoas se tornam tão frustradas que elas procuram por qualquer tratamento que possa ajudá-las em seu caso, especialmente se não for da "medicina convencional" que falhou em ajudá-las. Isso também se torna um mercado muito grande para as pessoas que vendem tratamentos falsos ou não comprovados e muitas vezes são comercializados como "natural" ou "holístico". Isto cria uma reputação ruim para toda a medicina natural. A pessoa que compra um remédio falsificado ou ineficaz pode até mesmo terminar no hospital em pior estado. Quando o médico ouve falar de um paciente como este, eles começam a pensar que toda a medicina natural é falsa ou uma fraude.

     A medicina natural tem algumas das piores informações por outra razão. Isto vem de entusiastas e profissionais que não entendem as limitações de determinados tratamentos. O termo "medicina natural" é muito amplo e pode incluir um número muito grande de métodos. Algumas técnicas de medicina natural e holística são eficazes para alguns problemas, mas não para outros. Muitos profissionais não entendem isso e assim tratam de um problema que está além de suas capacidades de tratamento. Então quando essas pessoas acabam no hospital, toda a medicina natural recebe má reputação.

     Então, quando você está considerando a medicina natural, você também deve ter cuidado em suas escolhas. É por isso que nós apresentamos todas as ciências para você. Algumas das melhores informações e produtos vêm do mundo da medicina natural, mas você tem que filtrar o material falsificado. Por outro lado, a medicina convencional tem muitos problemas também. São as empresas corruptas que colocam pressão sobre os médicos, pesquisadores e universidades para aumentarem os lucros da sua empresa. Este é o maior problema.

20.8  Responsabilize-se pela própria saúde

     A medicina natural tem as melhores e piores informações. A medicina convencional é a melhor para cuidados intensivos, mas não para a doença crônica. Filtre as coisas ruins de cada lado e você terá o melhor.

     Quando se trata de sua saúde, pense com a sua mente, e não com as suas emoções.

     As pessoas estão acostumadas a obedecer as ordens do médico porque isso é "normal". O médico tem uma posição de autoridade em nossa sociedade. O médico normalmente inspira muito respeito. Mas você tem que entender, eles são apenas pessoas normais também. Na realidade, deveríamos ser capazes de depender da sua opinião, mas não devemos fazer isso cegamente. Só porque alguém é um médico não significa que eles sabem tudo. E só porque você não é um médico não significa que você não pode aprender sobre saúde. Você pode não ser um pesquisador, mas você pode aprender todas as informações possíveis. Em seguida você pode decidir qual é a verdade.

20.9  Pressão sobre os médicos

     Os médicos também são pessoas muito ocupadas. O sistema médico coloca muita pressão sobre eles e muitas vezes eles têm que trabalhar longas horas e ver muitos, muitos pacientes. Devido a isso, é muito difícil dar a cada paciente muita atenção. Também se torna mais difícil explorar diferentes métodos de tratamento. Muitos médicos escolhem confiar em algumas fontes principais de informação e assim economizar tempo. Isto pode incluir algumas revistas médicas ou serviços de resumo das revistas. Mas se estas fontes têm sido influenciadas pelas empresas farmacêuticas, a informação pode ser mais corrupta.

     Médicos também obtêm algumas de suas informações a partir de representantes de venda das empresas de drogas. Esses representantes de drogas irão trazer seus "estudos científicos" para mostrar ao médico. Se lhe parece bom, e vem de um jornal médico respeitável, a maioria dos médicos irão confiar na informação. Mas muitos não têm o tempo para realmente analisar as informações e qualquer possibilidade de corrupção que possa estar envolvida. E como mostramos, muitas das melhores revistas têm sido influenciadas pela indústria farmacêutica. Para oncologistas, em particular, as taxas de sucesso também são relativamente baixas. Seus trabalhos têm algumas histórias de sucesso, mas a maioria envolve seus pacientes morrendo após sofrerem tratamentos dolorosos. Devido a isso, muitos oncologistas se sentem esgotados e criam uma parede emocional entre eles e seus pacientes. Isto torna mais fácil de interagir com os pacientes em "piloto automático" para que haja menos envolvimento emocional. Estas são coisas a considerar quando estamos conversando com um médico oncologista mediano.

20.10  Corrupção na indústria médica

     Nós mostramos ao longo deste livro que a corrupção é comum na indústria médica e farmacêutica. Há muitos médicos e cientistas bons, mas há muitos corruptos também. E muitos dos cargos mais poderosos do mundo científico são ocupados pelos corruptos, porque eles são capazes de obter financiamento. Isto não são todos os casos, mas é assim que geralmente funciona. As grandes empresas farmacêuticas fornecem financiamento para os pesquisadores que estão dispostos a dobrar a informação científica. O pesquisador consegue financiamento e a empresa coloca seu produto no mercado. Porque estes investigadores corruptos são capazes de obter mais dinheiro para as universidades, eles muitas vezes obtêem as posições mais poderosas. Em seguida, eles são considerados os "especialistas líderes" em seu campo por causa da posição elevada que eles têm. O conhecimento e opinião deles podem ser altamente tendenciosas por causa de suas obrigações financeiras. Você deve considerar isso quando estiver tentando descobrir a verdade.

     Os governos muitas vezes tomam o conselho desses "pesquisadores" líderes. Mas esses "especialistas" são geralmente financiados por empresas farmacêuticas. Devido a isso muitas vezes você obterá as regulamentações governamentais que são a favor de determinados produtos e empresas. Estes são os regulamentos que dizem ao médico como ele pode ou não pode tratar seus pacientes. Muitas vezes, estes médicos podem perder sua licença se eles não seguirem estas "normas de atendimento". É sobre isto que o Dr. Tennant escreveu na citação anterior. Um médico que segue os padrões pode ter pacientes que morrem sem quaisquer problemas. Nestes casos "Não havia mais nada que poderíamos ter feito". Isto acontece todos os dias no tratamento convencional de câncer por exemplo. Mas, se um médico perde um paciente durante a prática de um método que não faz parte dos "padrões de cuidado", eles podem perder a sua licença.

20.11  Limitações dos "padrões de cuidado"

     O fato é que a medicina é muito complexa. Nada funciona 100%. As pessoas podem as vezes morrer, mesmo com os melhores tratamentos. Mas o governo usa esses casos de insucesso muito opressivamente contra os M.D.'s que usam métodos alternativos. Como o Dr. Tennant disse, não importa se você está praticando algo baseado em evidência científica ou clínica. Você não deve usar uma técnica se não estiver incluída nos "padrões de cuidado" que você deve seguir. Mas mesmo os métodos baseados em novas pesquisas podem levar muitos anos antes que eles sejam incorporados nos "padrões de cuidado"! Em muitos aspectos, isso pode fazer que os M.D.'s pratiquem uma medicina desatualizada!

     "Os padrões de cuidados" foram criados por uma boa razão. Essas regras são necessárias para que os pacientes não sejam tratados com procedimentos médicos falsos ou inseguros. Estas regras para os cuidados médicos não são o problema, é como elas são usadas e abusadas que é o problema. Para as pessoas que são céticas, é preciso entender que pessoas como o Dr. Tennant são médicos e pesquisadores das principais universidades. Esses médicos têm percebido a quantidade de corrupção que ocorre na indústria médica. Ouvimos falar de corrupção e escândalos o tempo todo, mas muita gente esquece muito rapidamente. Nós percebemos que há um grande problema e portanto nos defendemos com boas informações.

20.12  Conclusão das autoras benfeitoras

     "Nós queremos que você tenha a melhor informação possível. O que estamos lhe dizendo não são mentiras inventadas e nós lhe demos todas as informações para provar isso. Das principais revistas médicas e relatórios de notícias aos melhores médicos, lhe damos todas as provas. O tratamento convencional do câncer fracassou, e há muitos problemas com a medicina convencional em geral. Há maneiras muito melhores para curar e prevenir doenças como o câncer. Estes métodos estão agora sendo usados por alguns dos principais médicos convencionais e naturais do mundo. É muito importante que você saiba disto, para que você possa tomar a melhor decisão."

20.13  Bibliografia

     Bibliografia no livro eletrônico original.

Referências Bibliográficas

[1]
Albion Research Notes - A Compilation of Vital Research Updates On Human Nutrition. Albion Laboratories, Clearfield, UT (Vol. 6, No. 2, 1997)
[2]
American Association for Cancer Research (AARC) 100th Annual Meeting: Abstracts LB-224, LB-243, and LB-247. Presented April 21, 2009.
[3]
American Medical Assicoation Archives of Pathology, Vol. 66, October 1985
[4]
Aro, A., S. Mannisto, I. Salminen, M. L. Ovaskainen, V. Kataja, and M. Uusitupa. "Inverse Association between Dietary and Serum Conjugated Linoleic Acid and Risk of Breast Cancer in Postmenopausal Women". Nutr Cancer 38, no. 2 (2000): 151-7.
[5]
Balbach, Alfons & Boarim, Daniel S.F. - "Citações: As Frutas na Medicina Natural".
[6]
Bourre J. M., et. al. "High dietary fish oil alters the brain polyunsaturated fatty acid composition". Biochim Biophys Acta. 1988 Jun 15;960(3):458-61.
[7]
Bourre J. M., et. al. "Effect of increasing amounts of dietary fish oil on brain and liver fatty composition". Biochim Biophys Acta. 1990 Apr 2;1043(2):149-52.
[8]
Bowen P. E., Borthakur G. Postprandial lipid oxidation and cardiovascular disease risk. Curr Atheroscler Rep. 2004 Nov;6(6):477-84.
[9]
Brizel, D., et. al.: "Oxygenation of head and neck cancer: changes during radiotherapy and impact on treatment outcome", Radiotherapy and Oncology, 1999, pp. 113-117.
[10]
Cheng J., et al. 2009 Cytomegalovirus Infection Causes an Increase of Arterial Blood Pressure. PLoS Pathog 5(5): e1000427. doi:10.1371/journal.ppat.1000427
[11]
Cho E. et. al. "Breast cancer cutaneous metastasis at core needle biopsy site". Ann Dermatol. 2010 May;22(2):238-40. Epub 2010 May 19.
[12]
Cohen, D. "WHO and the pandemic flu `conspiracies' " BMJ 2010; 340:c2912
[13]
Dawson E. B., et al. The effect of ascorbic acid supplementation on the blood lead levels of smokers. J Am Coll Nutr. 1999 Apr;18(2):166-70.
[14]
Dhiman, T. R., G. R. Anand, et al. (1999). "Conjugated linoleic acid content of milk from cows fed different diets". J Dairy Sci 82(10): 2146-56.
[15]
Enig M. G., et. al. Isomeric trans fatty acids in the U.S. diet. J Am Coll Nutr. 1990 Oct;9(5):471-86.
[16]
Eynard A. R., Is the risk of urinary tract tumorigenesis enhanced by a marginal chronic essential fatty acid deficiency (EFAD)? Nutrition. 1998 Feb;14(2):211-6.
[17]
Flint A., et. al. "The use of glycaemic index tables to predict glycaemic index of composite breakfast meals". Br J Nutr. 2004 Jun;91(6):979-89.
[18]
German Müller, D, et. al. "HEAVY METAL (Cd, Cu, Pb, Cr, Zn, Hg) CONCENTRATIONS IN TOBACCO OF COMMONLY SMOKED CIGARETTE BRANDS PURCHASED IN GERMANY, CHINA, RUSSIA, INDIA AND CANADA" Institute of Environmental Geochemistry Heidelberg University, Heidelberg, Germany
[19]
Goldblatt H. and Cameron G., J. Exptl. Med. 97, 525 (1953).
[20]
Hansson, G. K., Inflammation, Atherosclerosis, and Coronary Artery Disease. N Engl J Med 2005; 352:1685-1695April 21, 2005
[21]
Harris W. S. et al., Omega-6 fatty acids and risk for cardiovascular disease: a science advisory from the American Heart Association Nutrition Subcommittee of the Council on Nutrition, Physical Activity, and Metabolism; Council on Cardiovascular Nursing; and Council on Epidemiology and Prevention. Circulation. 2009 Feb 17;119(6):902-7. Epub 2009 Jan 26.
[22]
He, J. et. al. Aspirin and risk of hemorrhagic stroke: a meta-analysis of randomized controlled trials. JAMA. 1998 Dec 9;280(22):1930-5.
[23]
articles.mercola.com
[24]
communications.medicine.iu.edu
[25]
gordonresearch.com
[26]
www.associatedcontent.com
[27]
www.awkolaw.com
[28]
www.businessweek.com
[29]
www.cancer.org
[30]
www.cbsnews.com
[31]
www.cdc.gov
[32]
www.chicagotribune.com
[33]
www.consumeraffairs.com
[34]
www.consumerreports.org
[35]
www.ctv.ca
[36]
www.ewg.org
[37]
www.huffingtonpost.com
[38]
www.medicalnewstoday.com
[39]
www.medterms.com
[40]
www.msnbc.msn.com
[41]
nobelprize.org
[42]
www.nytimes.com
[43]
www.opposingviews.com
[44]
www.personalityresearch.org
[45]
www.proteinpower.com
[46]
www.psrast.org
[47]
www.reuters.com
[48]
www.sciencedaily.com
[49]
www.thenation.com
[50]
www.timesonline.co.uk
[51]
www.warren-wilson.edu
[52]
Hussein, N., et. al. "Long-chain conversion of [13C] linoleic acid and linolenic acid in response to marked changes in their dietary intake in men" JLR Papers in Press, December 1, 2004.
[53]
Ip, C, J. A. Scimeca, et al. (1994) "Conjugated linoleic acid. A powerful anti-carcinogen from animal fat sources". p. 1053. Cancer 74(3 suppl):1050-4.
[54]
Jiang W. G., et al. Gamma linolenic acid regulates expression of maspin and the motility of cancer cells. Biochem Biophys Res Commun. 1997 Aug 28;237(3):639-44.
[55]
Jiang W. G., Regulation of cell adhesion, a central mechanism in the anticancer action of essential fatty acids (review). Int J Mol Med. 1998 Mar;1(3):621-5.
[56]
Jones, J. M. "Contraindications and Challenges: A Look at the Glycemic Index", Wheat Foods Council (White Paper) 2005
[57]
Knoop, Hockel, et. al.: "Intratumoral pO2 predicts survival in advanced cancer of the uterine cervix" Radiotherapy and Oncology, 1993, pp. 45-50.
[58]
Krebs, H. A., Otto Heinrich Warburg. 1833-1970. pp 24. Biographical Memoirs of Fellows of the Royal Society. 1972. The Royal Society.
[59]
Krebs, H. A., Otto Heinrich Warburg. 1833-1970. pp 66. Biographical Memoirs of Fellows of the Royal Society. 1972. The Royal Society.
[60]
Aldofo Hans Krebs, Prêmio Nobel de 1953.
[61]
Libby, P. et al, Inflammation and Atherosclerosis. Circulation. 2002;105:1135-1143
[62]
Malgrem, R. A., & Flanigan, C. C., "Localization of the vegetative form of Clostridum tetani in mouse tumors following intravenous spore administration", Cancer Reseach, 1995 Vol. 15(7), pp. 473-478.
[63]
Maughan, R. et. al. "Biochemistry of Exercise and Training" Oxford University Press, New York, 1997, pp. 203
[64]
Meyerhardt, J. A., et. al, "Impact of Diabetes Mellitus on Outcomes in Patients with Colon Cancer", Journal of Clinical Oncology, Vol 21 (3), Feburary 2003: pp. 433-440
National Cancer Institute, "New Onset Diabetes is Possible Marker for Early Pancreatic Cancer", NCI Cancer Bulletin: Eliminating the suffering and death due to cancer, August 9, 2005, Volume 2 (32)
[65]
Otto Fritz Meyerhof, Prêmio Nobel de 1922.
[66]
Morgan G, et al. The contribution of cytotoxic chemotherapy to 5-year survival in adult malignancies. Clin Oncol (R Coll Radiol). 2004 Dec;16(8):549-60.
[67]
Nolfi, Kirstine - "O Milagre dos Alimentos Vivos".
[68]
O'Leary, A. Stress, emotion, and human immune function. Psychological Bulletin, 108 (1990), pp. 363-382.
[69]
Pompei, F. et al. "Age distribution of Cancer: The Incidence Turnover at Old Age", Human and Ecological Risk Assessment. (2001) Vol. 7, No. 6, pp. 1619-1650
[70]
Ridberg, R. "Big Bucks, Big Pharma: Marketing Disease and Pushing Drugs". Media Education Foundation. 2006
[71]
Schubert J., Riley E.J., Tyler S. A Combined effects in toxicology. A rapid systematic testing procedure: cadmium, mercury, and lead. Toxicol Environ Health 1978; 4(5/6):763-776
[72]
Servan-Schreiber, David. "Anticâncer - Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Naturais".
[73]
Sinclair H. M., Essential fatty acids in perspective. Hum Nutr Clin Nutr. 1984 Jul;38(4):245-60.
[74]
Sircus, M. "Survival Medicine - For the 21st Century" IMVA Publications.
[75]
Smith, J. "Seeds of Deception: Exposing Industry and Government Lies About the Safety of the Genetically Engineered Foods You're Eating". Yes! Books (2003).
[76]
Spiteller G. Peroxyl radicals: inductors of neurodegenerative and other inflammatory diseases. Their origin and how they transform cholesterol, phospholipids, plasmalogens, polyunsaturated fatty acids, sugars, and proteins into deleterious products. Free Radic Biol Med. 2006 Aug 1;41(3):362-87. Epub 2006 Jun 2.
[77]
Tennant, J. "Healing is Voltage: The Handbook (Volume 1)" pp. 2-6. CreateSpace (2001).
[78]
Tennant, J. "Healing is Voltage: The Handbook (Volume 1)" pp. 7. CreateSpace (2001).
[79]
Tennant, J. "Healing is Voltage: The Handbook (Volume 1)" pp. 18. CreateSpace (2001).
[80]
Tennant, J. "Healing is Voltage: The Handbook (Volume 1)" pp. 19. CreateSpace (2001).
[81]
Tennant, J. "Healing is Voltage: The Handbook (Volume 1)" pp. 173 CreateSpace (2001)
[82]
Tennant, J. "Healing is Voltage: The Handbook (Volume 1)" pp. 253 CreateSpace (2001)
[83]
Toyokawa H., et al. Promotive effects of far-infrared ray on full-thickness skin wound healing in rats. Exp Biol Med (Maywood). 2003 Jun;228(6):724-9.
[84]
Axel Hugo Theodor Theorell, Prêmio Nobel de 1955.
[85]
Udagawa Y., et al. Inhibition by whole-body hyperthermia with far-infrared rays of the growth of spontaneous mammary tumours in mice. Anticancer Res. 1999 Sep-Oct;19(5B):4125-30.
[86]
Van Aswegen C. H., Du Plessis D. J. Can linoleic acid and gamma-linolenic acid be important in cancer treatment? Med Hypotheses. 1994 Dec;43(6):415-7.
[87]
Waller, J. et. al. "Awareness of human papilloma virus among women attending a well woman clinic" Sex Transm Infect, 2003, Vol.79, pp. 320-322
[88]
Warburg O., On the Origin of Cancer Cell, SCIENCE, 1956, Volume 123, Number 3191
[89]
Warburg, O. H., Burk, D. "The Prime Cause and Prevention of Cancer", (English Translation), National Cancer Institute, Bethesda Maryland.
[90]
Warburg, O. "The Prime Cause and Prevention of Cancer" (Revised Lindau Germany Lecture) Wiesenhof, pp. 312.
[91]
Otto Heinrich Warburg, Prêmio Nobel de 1931.
[92]
Weinberg, R. A., One Renegade Cell: How Cancer Begins, Basic Books (New York), 1998, pp. 67, 90, 95, 153.
[93]
Weinberg, R. A., One Renegade Cell: How Cancer Begins, Basic Books (New York), 1998, pp. 146

Notas de Rodapé:

7 Devido às alterações na codificação ICD, as informações do numerador tem mudado ao longo do tempo. Taxas para o câncer de fígado, pulmão e brônquios, cólon e reto, são afetadas por essas mudanças de codificação.
Fonte: Dados Públicos de Mortalide dos EUA gravados de 1960 a 2003, "Mortalide dos EUA" - Volumes 1930 a 1959, Centro Nacional para Estatísticas da Saúde, Centros para Controle e Prevenção de Doenças, 2006. Sociedade Americana de Câncer, Fiscalização de Pesquisa, 2007
8 Devido às alterações na codificação ICD, as informações do numerador tem mudado ao longo do tempo. Taxas para o câncer de fígado, pulmão e brônquios, cólon e reto, são afetadas por essas mudanças de codificação.
Fonte: Dados Públicos de Mortalide dos EUA gravados de 1960 a 2003, "Mortalide dos EUA" - Volumes 1930 a 1959, Centro Nacional para Estatísticas da Saúde, Centros para Controle e Prevenção de Doenças, 2006. Sociedade Americana de Câncer, Fiscalização de Pesquisa, 2007