Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 8

Arquivos de Impressão: Capítulo 7 em Tamanho A4, Capítulo 7 em Tamanho A5.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 7
Balanço Orgânico do Corpo


A Ciência da Prevenção e
Cura Natural do Câncer

Guia Científico de Cura Natural
Balanço Orgânico do Corpo
    7.1  Estresse, inflamação e câncer
    7.2  Má nutrição, toxinas e estresse
        7.2.1  Suplementar a saúde, e permanecer sob o limite!
    7.3  Resumo

     Existem trilhões de reações acontecendo no corpo a cada momento. Estas reações estão constantemente interagindo umas com as outras para mantê-lo vivo e saudável. Muitos cientistas tentam isolar reações individuais para entender como elas funcionam. Mas olhar para o organismo humano como uma unidade inteira é também muito importante. De certa forma, a perspectiva "holística" é ainda mais importante. Cientistas de todo o mundo agora estão entendendo como funcionam essas interações.

7.1  Estresse, inflamação e câncer

     O corpo está constantemente interagindo com a mente, emoções, nutrição e meio ambiente para produzir alterações bio-químicas. Quando estamos estressado, por exemplo, os hormônios e substâncias químicas cerebrais mudam para afetar as células. Isto é bem explicado por David Servan-Schreiber em seu livro "Anticâncer", no capítulo 4, item "estresse: óleo para o fogo":

     "Há uma causa que faz explodir as substâncias inflamatórias que é raramente mencionada quando se fala de câncer: sentimentos persistentes de impotência, um desespero que não cede. Esse estado emocional é acompanhado de mudanças na secreção de doses elevadas de noradrenalina (o hormônio dito `do combate ou de fuga') e de cortisol, o hormônio do estresse por excelência. Eles preparam o corpo para possibilidade de uma ferida e portanto estimulam imediatamente os fatores de inflamação2 necessários à reparação dos tecidos. Estes últimos são também o adubo dos tumores cancerosos, quer sejam declarados, quer latentes." [72]

     Este mecanismo tem ajudado os seres humanos a sobreviver e evoluir ao longo da história. Mas se sempre estamos com muito estresse, podemos estar correndo o risco de sofrer danos genéticos e doenças degenerativas.

     O corpo é um sistema complexo e interativo. Por exemplo, se são colocadas juntas duas pessoas sob estresse intenso por um longo tempo, arrisca-se que elas sofram algum dano genético. Mas se uma delas toma vitaminas de alta qualidade, que podem proteger as células, ela terá menos problemas do que a outra pessoa.

     Outro exemplo disso é a gripe comum. Quando muitas pessoas ficam expostas ao vírus, apenas algumas delas irão realmente ficar doentes. Neste caso, existem muitas variáveis diferentes que determinam o resultado do sistema. Algumas pessoas podem ter um sistema imunológico mais ativo, porque elas tiveram um descanso melhor. Outras podem ter tomado vitaminas ou ervas para ajudar o corpo a combater a doença. Há também uma nova ciência chamada Psico-neuroimunologia. Um dos estudos novos mostraram que a ansiedade pode reduzir a função do sistema imunológico. Então uma outra pessoa pode estar apenas naturalmente ansiosa levando-a a contrair a gripe com mais facilidade do que outras.

     Muitos estudos têm demonstrado essas interações sistêmicas no organismo. Em um estudo de 2003, as pessoas com bom humor eram resistentes à doença, quando um esguicho de rinovírus foi colocada no nariz [44]. Outro estudo mostrou que as pessoas em um ambiente acadêmico tinham aumentado as ocorrências de complicações de saúde (como infecções do trato respiratório) durante o tempo de exames e provas. Este estudo mostrou que as pessoas sob estresse apresentaram menos respostas de células T do sistema imunológico [68].

     Então, quando estamos estressados, as células que lutam contra a infecção não respondem tão rapidamente. Isto aumenta as chances de se ficar doente. Também se conhece o fato de que a deficiência de nutrientes pode levar a uma ampla gama de doenças. Isto pode variar desde de um aumento de infecções, até doenças graves, como o escorbuto e osteomalácia. Por exemplo, maiores quantidades de vitamina D têm sido o tema popular ultimamente, devido à sua capacidade de prevenir resfriados e gripes. Sabemos também que a quantidade recomendada do governo é muito baixa para muitas vitaminas. O corpo é um sistema e há muitos fatores que podem determinar o estado de saúde geral.

7.2  Má nutrição, toxinas e estresse

     Estas variáveis múltiplas podem tornar as coisas confusas. Devido a isso, muitas coisas diferentes devem ser consideradas quando se tenta resolver um problema. O câncer funciona da mesma maneira. O estresse, toxinas e a má nutrição, especialmente comer gorduras trans e incorretas, são os principais promotores do câncer.

7.2.1  Suplementar a saúde, e permanecer sob o limite!

     Mas aqui está o exemplo geral do equilíbrio sistêmico:

     O corpo de cada pessoa tem o próprio limite único para a doença. Mas uma vez ultrapassado este limite, ficamos doente. Temos 3 opções:

  1. Permanecer sob o limite de resistência à doença.
  2. Suplementar a saúde para aumentar a resistência à doença.
  3. Fazer AS DUAS COISAS!

     Mas lembre-se, o corpo é um sistema portanto não se pode evitar totalmente qualquer opção.

     Aqui está um diagrama mostrando que um sistema pode ser equilibrado de diferentes formas.

    

    

    

    

     Para que este conceito fique totalmente claro, vamos dar mais um último exemplo. Imagine que todos ao redor estejam doentes com gripe e queremos evitar ficar doente.

     "Permanecer no limite", pode incluir:

  1. Evitar as pessoas doentes e lavar as mãos frequentemente para evitar o contato com o vírus.
  2. Não tocar o rosto e olhos para evitar a contaminação.
  3. Dormir 8 horas todas as noites para o bom funcionamento do sistema imunológico.
  4. Reservar uma hora todas as noites para relaxar e praticar respiração relaxada profunda para melhorar a função imunológica.

     Essas coisas vão minimizar o contato com o vírus e estimular o corpo a se restaurar para que ele possa lutar contra qualquer vírus. Todas estas coisas vão ajudá-lo a "permanecer sob o limite da doença".

     Por outro lado:

     "Complementando a saúde para aumentar a resistência à doenças", pode incluir coisas como:

  1. Comer mais alimentos ricos em nutrientes saudáveis.
  2. Tomar doses mais altas de vitaminas como a vitamina C e D, que se mostraram capazes de ajudar a prevenir e tratar doenças.
  3. Tomar ervas ou outros suplementos naturais que são conhecidos por aumentar a atividade das células imunológicas.

     Estes são exemplos de como "suplementar a saúde para aumentar a resistência à doença". Isto fará com que se possa lidar com mais estresse, com menos chances de ficar doente.

     Agora se fizermos ambos, teremos uma chance menor ainda de ficar doente! Mas não podemos ignorar completamente qualquer um. Por exemplo, se nós sempre descansarmos bem o corpo, mas ignorarmos a alimentação a tal ponto que tenahmos uma deficiência grave de nutrientes, teremos grandes chances de ficar doente. E nós também poderemos tomar todas as vitaminas, ervas e suplementos do mundo, mas se estamos sempre trabalhando sob pressão, e nunca dormimos mais de 3 horas por noite, é provável que ficaremos doente.

     Portanto, a melhor opção é fazer as duas coisas ...  Suplemente a saúde com coisas como a nutrição ideal, e permaneça sob o limite obtendo bom descanso e mantendo o corpo longe das coisas que fazem mal.

     Este é um dos conceitos mais importantes por isso vamos repetir.

     Suplementar a saúde, e permanecer sob o limite!

     Quando se corrige a causa primária do câncer (oxigenação das células), todas as causas secundárias cancerígenas se tornam um problema menor. Resolver o problema principal é o mesmo que suplementar a saúde. Evitar as causas secundárias de câncer é o mesmo que permanecer sob o limite.

7.3  Resumo

Referências Bibliográficas

[44]
www.personalityresearch.org
[68]
O'Leary, A. Stress, emotion, and human immune function. Psychological Bulletin, 108 (1990), pp. 363-382.
[72]
Servan-Schreiber, David. "Anticâncer - Prevenir e Vencer Usando Nossas Defesas Naturais".

Notas de Rodapé:

2 Os tumores cancerígenos são muito parecidos com uma inflamação e utilizam-se dos processos inflamatórios para se alimentar e se esconder do sistema imunológico de defesa do corpo.