Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 12

Arquivos de Impressão: Capítulo 11 em Tamanho A4, Capítulo 11 em Tamanho A5.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 11
Como Prevenir e Curar o Câncer: Regra No 4 - Obter Vitaminas e Minerais de Alta Qualidade


A Ciência da Prevenção e
Cura Natural do Câncer

Guia Científico de Cura Natural
11  Como Prevenir e Curar o Câncer: Regra No 4 - Obter Vitaminas e Minerais de Alta Qualidade
    11.1  Nutrientes nos alimentos e sucos
    11.2  Suplementos vitamínicos e minerais
        11.2.1  Minerais "quelados" biodisponíveis
        11.2.2  Quantidades recomendadas de diversos minerais
        11.2.3  Absorção dos minerais em combinações diversas de alimentos e suplementos
        11.2.4  Suplemento preventivo Protandim e superóxido dimutase "SOD"
        11.2.5  Suplemento multivitamínico Alive baseado em alimentos orgânicos
            11.2.5.1  A importância do Iodo na dieta
            11.2.5.2  Doses diárias ideais de vitaminas e minerais
    11.3  Resumo

     Ter uma boa quantidade de vitaminas e minerais no corpo é muito importante na prevenção do câncer. Muitas destas vitaminas evitam o estresse oxidativo e a inflamação que explicamos anteriormente. Minerais em sua forma utilizável também são muito importantes para a oxigenação das células sobre a qual o Dr. Warburg discute em sua pesquisa.

11.1  Nutrientes nos alimentos e sucos

     Você tem muitas opções para obter os nutrientes. Comer alimentos saudáveis é o caminho óbvio. Mas além de comer uma dieta boa, sucos é uma ótima maneira de obter bastante vitaminas e enzimas. Para a prevenção e cura do câncer, sucos vegetais é a melhor opção. Desta forma, você obtêm bastante nutrientes, sem todo o açúcar contido em sucos de frutas. A maneira como você extrai o suco dos vegetais também é importante. Muitas das máquinas de sucos comuns que as pessoas usam em suas casas perdem 30% do suco, que é jogado fora com a polpa.

    

     Máquinas de extrair sucos vão desde as mais baratas e acessíveis até as caras. A máquina mais econômica é a mastigadora. Este tipo de máquina obtêm a maior parte do suco e nutrientes e não é tão cara (2a na foto). A melhor máquina, porém muito mais cara, é uma moedora e prensadora como a Norwalk (3a na foto). Este tipo primeiro mói os legumes. Em seguida, ela usa uma prensadora muito forte para espremer todo o suco. Testes recentes mostraram que estes dois tipos de máquinas de sucos obtêm muito mais nutrientes e enzimas dos vegetais do que uma máquina centrífuga normal. A maioria das melhores clínicas naturais do câncer no mundo todo usam sucos vegetais de alta qualidade no tratamento de seus pacientes. Eles querem que os seus pacientes obtenham a máxima nutrição possível, de modo que todos recomendam máquinas de sucos moedoras e prensadoras. Mas para uso pessoal, mesmo uma máquina mastigadora é uma boa escolha.

11.2  Suplementos vitamínicos e minerais

     Para as pessoas que não têm tempo de preparar sucos diariamente, um suplemento de vitamina baseado em alimentos também é ok. As vitaminas têm que trabalhar juntas no corpo, assim tomar vitaminas individuais não é tão bom quanto um suplemento multivitamínico de qualidade. E vitaminas à base de alimentos são ainda melhores porque são facilmente absorvidas e utilizadas pelo organismo. Estes suplementos vitamínicos e minerais são normalmente feitos de sucos de frutas e vegetais. O suco é desidratado e combinado para produzir um suplemento multivitamínico completo.

     Obter vitaminas suficientes é muito importante, mas obter minerais pode ser ainda mais importante. Isso porque muitos dos métodos da agricultura moderna usam fertilizantes sintéticos. Devido a isso, o solo carece das bactérias e fungos benéficos. Estas são necessárias para tornar os minerais disponíveis às plantas. Muitos desses vegetais convencionais que comemos podem ter uma aparência boa, mas não terão muitos minerais. Se você optar por vegetais orgânicos, o conteúdo mineral será melhor devido a forma como é cultivado.

    

11.2.1  Minerais "quelados" biodisponíveis

     Além disso, há também ciência nova sobre a importância de "minerais verdadeiramente quelados". Estes minerais são ligados a um aminoácido para que o corpo possa facilmente absorvê-los. Isto é como a natureza planejou ajudar-nos para obter os nossos minerais. A empresa que criou esse processo é chamado Albion Labs. Eles são os principais pesquisadores e fabricantes de suplementos minerais do mundo. O suplemento mineral que recomendamos é desta empresa e é da melhor e mais alta qualidade. Existem muitos tipos de minerais no mercado, mas esses minerais quelatos são muito melhores. Muitos dos produtos minerais atuais são chamados de "colóides minerais", os quais não são facilmente absorvidos pela célula.

     Quando você olha para um livro de medicina como Fluidos do Corpo e Eletrólitos, ele lhe diz que os minerais coloidais não passam através das membranas celulares. A maior parte permanece na corrente sanguínea até serem removidos. Segundo o Dr. Tennant, muitos dos minerais do nosso corpo são usados dentro da célula. Devido a isso, a maioria desses minerais não podem ser corretamente detectados no sangue. Mais uma vez, os minerais são as co-enzimas que o Dr. Warburg menciona em seu trabalho. Estes minerais são necessários no interior das células para serem utilizados pelas mitocôndrias para a respiração celular. Estes são muito importantes na prevenção do câncer.

11.2.2  Quantidades recomendadas de diversos minerais

     O professor Brian Peskin também enfatiza a importância dos minerais para a oxigenação das células. Ele recomenda tomar um suplemento se você está tentando evitar ou curar o câncer. Aqui estão os valores que ele recomenda:

Minerais Quantidade Percentagem da RDA*
Cobre 1 mg 50%
Ferro 10 mg 56%
Magnésio 100 mg 25%
Manganês 5 mg 25%
Selênio 50 mcg 70%
Zinco 10 mg 67%
*RDA = Ingestão Diária Recomendada

11.2.3  Absorção dos minerais em combinações diversas de alimentos e suplementos

     Devemos também evitar de comer alimentos ricos em fibras com os suplementos minerais. Por exemplo, se você estiver preparando sucos de vegetais como sua fonte principal de minerais, ou tomando um suplemento mineral, não coma estes com alimentos ricos em fibras, como grãos integrais. Minerais contidos nos alimentos de grãos integrais são difíceis de absorver pelo ser humano devido a algo chamado "fitatos". Pense nisso como "ímãs de minerais" que impedem que o corpo absorva minerais.

     Isso acontece porque os seres humanos não conseguem digerir materiais vegetais como os outros animais conseguem. Um estudo recente feito pelos laboratórios Albion, mostrou que as pessoas não estavam recebendo muitos dos minerais que precisam de fontes à base de fibras [1]. Na verdade, muitos desses alimentos à base de fibras removeram minerais do nosso sistema! Devido aos seus conhecimentos, eles criaram o suplemento mineral quelatado e eles têm a pesquisa para provar sua eficácia. Um suplemento mineral como este é muito importante para a prevenção e cura do câncer. Produtos de origem animal também são uma boa fonte de minerais que são facilmente absorvidas. Mas você deve se certificar de que o animal foi alimentado corretamente e é livre de hormônios e outros aditivos. Produtos animais orgânicos são melhores. Também é importante equilibrar o pH do corpo se estivermos comendo mais produtos de origem animal. Você vai aprender exatamente como o pH refere-se a voltagem e nível de oxigenação do corpo no Capítulo 12.

11.2.4  Suplemento preventivo Protandim e superóxido dimutase "SOD"

     Além das vitaminas e minerais, há um outro suplemento que é muito bom para a prevenção do câncer. É chamado Protandim. Nós já falamos sobre o perigo do estresse oxidativo e inflamação para o câncer. Este é o melhor suplemento para evitar isto. Protandim foi pesquisado pelo Dr. Joe McCord, o famoso cientista que descobriu uma coisa chamada "SOD" (superóxido dismutase). SOD é o antioxidante do próprio corpo. Mas ao contrário de outros anti-oxidantes, ele não acaba sendo todo utilizado no processo de prevenção da oxidação.

    

     Por exemplo, vamos dizer que você tem 1 molécula de vitamina C. Ela vai ser oxidada por um radical químico livre e se tornar inútil. Mas uma enzima SOD pode neutralizar cerca de um milhão de radicais químicos livres antes que se torne inútil. Há uma outra enzima chamada catalase que também é similar à SOD. Quanto mais dessas enzimas nós tivermos, menor o nível de estresse oxidativo.

     Isto é medido por algo chamado teste "TBARS". Mas à medida que envelhecemos, os níveis de SOD e catalase caem dramaticamente.

     O suplemento Protandim é composto por 5 ingredientes à base de ervas e tem sido comprovado que ele aumenta ambos a SOD e a catalase. Isto diminui o valor do estresse oxidativo de uma pessoa. Lembre-se que se você e um fumante, você está constantemente ingerindo números muito mais elevados de radicais químicos livres da fumaça que você inala. É muito importante se certificar de que o SOD e enzimas catalase estão funcionando corretamente. Protandim é um suplemento muito valioso para todos, especialmente para pessoas que querem se prevenir e se curar do câncer.

     Uma coisa importante sobre o Protandim é que deve ser usado apenas para prevenir o câncer. Não deve ser usado se você já tem câncer. Cada célula no nosso corpo tem SOD para se proteger contra os danos dos radicais químicos livres, mas as células cancerosas têm menos SOD. Devido a isso, pode ser ruim aumentar o nível de SOD no corpo quando você tem um câncer ativo. Desta forma, você não fortalecerá as células cancerosas. Mas isto não se aplica a outros tipos de antioxidantes.

     Muitas pessoas também podem ter um câncer ativo crescendo no corpo sem saber. Cânceres começam muito pequenos, e não são visíveis em seus estágios iniciais. A melhor coisa a fazer é seguir os métodos neste guia por algumas semanas. Desta forma, podemos garantir que qualquer tipo de câncer em nosso corpo terá ido embora, em seguida começar a tomar algo como Protandim para proteger as células saudáveis. Isto é especialmente importante em fumantes devido à presença de muitas toxinas no cigarro. Manter o SOD, catalase e glutationa altos é também muito importante. Isto é especialmente verdade para os fumantes, porque estas substâncias protegem os ácidos graxos Ômega 6 e 3 no corpo. Esses ácidos graxos são muito sensíveis à danos causados por toxinas. Eles também são prejudiciais quando são danificados. Tomando algo como Protandim garante que as toxinas do fumo não transformem esses óleos saudáveis em óleos prejudiciais.

11.2.5  Suplemento multivitamínico Alive baseado em alimentos orgânicos

     Você também pode se proteger contra o estresse oxidativo obtendo antioxidantes suficientes na comida. Isso vem principalmente de vegetais frescos e sucos. Para prevenção de câncer sucos de vegetais são os melhores. Se você não tem tempo de preparar sucos, ou não consegue encontrar todos os produtos biológicos que você precisa, você também pode usar um multivitamínico com base em alimentos orgânicos. Isso irá garantir que você obterá todas as vitaminas e minerais que você precisa. Uma ótima maneira de fazer isso é com um suplemento chamado Alive!. Embora sucos sejam a melhor opção, um suplemento como Alive! é uma alternativa aceitável aos sucos de vegetais.

    

     Tomar um suplemento como este garante que você terá tudo que precisa. Há muitas vitaminas, e a maioria tem propriedades anti-câncer. Seria muito difícil enumerá-las uma por uma. E a maioria das pessoas não têm tempo de descobrir a dosagem para cada vitamina individualmente. Se você estiver tomando sucos de vegetais diariamente, tomando alguns copos de um suco de vegetais rico em nutrientes deve fornecer mais nutrientes do que você precisa. Os melhores vegetais para fazer sucos são os vegetais folhosos verde escuros como couve e acelga suíça. Brócolis também é carregado de muitas vitaminas e minerais. Certifique-se que você não beba suco de repolho ou coma muito dele cru, porque pode afetar a função da tireóide5. Se você é um vegano, é também importante incluir suplementos de ferro, vitamina B12, B6 e ácido fólico à dieta. Beterrabas também são uma ótima maneira de suplementar o ferro.

     Das muitas vitaminas que você precisa tomar há algumas que devemos enfatizar. A primeira é a vitamina D. Para as pessoas que recebem pelo menos 20 minutos de sol na pele todos os dias, não é tão importante suplementar com vitamina D. Um estudo recente descobriu que a vitamina D interage com os genes que estão envolvidos no câncer [30]. Este é provavelmente um efeito epigenético, como discutimos anteriormente. As pessoas que dizem que o sol causa câncer também estão confusas. Como mostramos anteriormente, gorduras trans causam um aumento de câncer devido à exposição à radiação UV. Se você comer gorduras trans e gorduras danificadas, ou tem falta de ácidos graxos de qualidade, isto é verdade. Neste caso, a luz solar ajudaria a aumentar o risco de câncer. Mas o risco de câncer aumenta de qualquer forma se comermos estes tipos de gorduras. Mas quando adquirimos os ácidos graxos corretos para o corpo, o sol vai ajudar a prevenir câncer, aumentando a vitamina D.

11.2.5.1  A importância do Iodo na dieta

     A segunda substância importante que você precisa na dieta é o Iodo. Isto normalmente é encontrado em coisas como algas. A maioria das pessoas não comem muito algas. Portanto, a melhor forma de complementar é através de um suplemento chamado Iodoral. A falta de iodo provoca muitos problemas. É por isso que muitos governos adicionam iodo ao sal de mesa. Mas esta quantidade é suficiente apenas para evitar que você fique muito doente. Não é suficiente para mantê-lo plenamente saudável.

    

     Segundo o Dr. Jerry Tennant, iodo também é importante por causa de todo o flúor que absorvemos. Muitos países adicionam flúor à água potável e a pasta de dente. Mas isso causa danos à tireóide e ao hormônio da tireóide. Quando temos flúor no corpo, ele usa o flúor para fazer hormônio tireoidiano em vez de usar iodo, como deveria fazer normalmente. Quando um médico faz um exame da tireóide ele não considera este problema. Por isso, é importante evitar o flúor usando pasta de dente sem flúor. Mas ainda mais importante, você deve obter iodo suficiente na dieta. Segundo o Dr. Tennant, isso é muito importante para manter a voltagem do corpo em um nível saudável. Nós estaremos falando sobre isso no próximo capítulo.

11.2.5.2  Doses diárias ideais de vitaminas e minerais

     Médicos e pesquisadores têm opiniões diferentes sobre a quantidade ideal diária de vitaminas e minerais. Mas a maioria concorda que a recomendação do governo através da RDA (Dose Diária Recomendada) é muito baixa.

     Aqui está um exemplo de um quadro que mostra uma dose total diária mais ideal de vitaminas e minerais. O suplemento Alive! é uma boa representação de percentuais ideais.

Alive! Suplemento Multivitamínico
Fatos do Suplemento
1 Porção (20 g). Porções por Unidade: 15
Quantidade % Valor
por Porção Diário
Calorias 50 *
Carboidrato Total 12 g 4 %
Açúcares 10 g *
Vitamina A (33% [5,000 IU] como palmitato de retinol e 67% [1000 IU] como betacaroteno) fornecendo (análise típica): beta-caroteno 2,813 mcg, caroteno gama 28 mcg, beta-caroteno trans 28 mcg, beta caroteno zea 6 mcg 15000 IU 300 %
Vitamina C (como ácido ascórbico) 1 g 1667 %
Vitamina D (como ergocalciferol) 400 IU 100 %
Vitamina E (como d-alpha tocopherol) 200 IU 667 %
Vitamina K (como fitonadiona) 80 mcg 100 %
Thiamina (como mononitrato de tiamina) 25 mg 1667 %
Riboflavina (Vitamina B2) 25 mg 1471 %
Niacina (como niacinamida) 125 mg 625 %
Vitamina B6 (como piridoxina HCl / piridoxal 5-fosfato) 50 mg 2500 %
Ácido Fólico 400 mcg 100 %
Vitamina B12 (como cianocobalamina) 200 mcg 3333 %
Biotina (como triturar biotina) 300 mcg 100 %
Ácido Pantotênico (como pantotenato d-cálcio) 125 mg 1250 %
Quantidade % Valor
por Porção Diário
Cálcio (como lactato / glicerofosfato) 250 mg 25 %
Magnésio (como o carbonato de magnésio) 125 mg 31 %
Zinco (como quelato de aminoácido) 15 mg 100 %
Selênio (como selênio monomethionine) 70 mcg 100 %
Cobre (como quelato de aminoácido) 2 mg 100 %
Manganês (como quelato de aminoácido) 4 mg 200 %
Cromo (como polynicotinate) 120 mcg 100 %
Molibdênio (como triturar molibdênio) 75 mcg 100 %
Sódio (como bicarbonato de sódio) 140 mg 6 %
Potássio (como quelato de bicarbonato de potássio / ácido amino) 300 mg 9 %
Alimentos Verdes/ Mistura de Spirulina: Spirulina (microalga); Kelp (talo inteiro); Alfafa (folha, tronco); Grama de Cevada (grama), Dandelion (folha); Grama de Trigo (grama), Melissa (folha); Capim-limão (grama), Urtiga (folha); Blessed Thistle (caule, folha, flor); Chlorella (broken-cell micro algae); Plantain (folha), Blue Green Algae (microalgas), Coentro (folha); Kelp (talo inteiro) 500 mg *
Mistura de Frutos de um Pomar: Pó do Suco da Ameixa, Pó do Suco da uva-domonte, Pó do Suco de Mirtilo, Pó do Suco da Morango, Pó do Suco da Amora Preta , Pó do Suco da Billberry, Pó do Suco da Cereja, Pó do Suco de Damasco, Pó do Suco de Mamão, Pó do Suco de Laranja, Pó do Suco de Uva, Pó do Suco de Abacaxi 100 mg *
Quantidade % Valor
por Porção Diário
Mistura de Vegetais de Jardim: Pó do Suco de Parsley , Pó do Suco de Couve, Pó do Suco de Espinafre, Pó do Suco de Grama de Trigo, Pó do Suco de Couve de Bruxelas Sprout, Pó do Suco de Espargos, Pó do Suco de Brócolis , Pó do Suco da Couve-flor, Pó do Suco de Beterraba, Pó do Suco de Cenoura, Pó do Suco de Repolho, Pó do Suco de Alho 100 mg *
Mistura de Cogumelos de Defesa Myco: contêm todas as fases de crescimento (mycelium, primordium, sclerotium and fruitbody) de: Cordyceps; Reishi; Shiitake; Hiratake; Maitake; Yamabushitake; Himematsutake; Kawaratake; Chaga; Zhu Ling; Agarikon; Mesima 100 mg *
Aminoácidos (de Spirulina, Zinco AAC, Chlorella, Blue Green Algae, AAC Boron) (Glutamina, Asparagina, Leucina, Alanina, Arginina, Lisina, Treonina, Valina, Glicina, Isoleucina, Serina, Prolina, Fenilalanina, Tirosina, Histidina, Menthionine , Triptofano, Cisteína) 225 mg *
Mistura de Enzimas Digestivas: Fórmula de Enzima Concentrada: (Protease I, II Protease, Peptizyme SP, Amilase, Lactase, Invertase, Lipase, Celulase, Alpha Galactosidase); Betaína HCI, Bromelina (do abacaxi); Papaína (do mamão) 100 mg *
Quantidade % Valor
por Porção Diário
Mistura de Sementes de Ácidos Graxos Omega: Semente de Linhaça em pó, (seca, pressionada a frio), Semente de Girassol em pó (seca, pressionada a frioo) (fornecendo Ácido Alfa-Linolênico, Ácido Oléico, Ácido Linoléico, Ácido Palmítico, Ácido Esteárico, Ácido Beénico, Ácido Gadoleico, Ácido Palmitoléico, Ácido Eicosanóicos, Acid Lignocérico) 100 mg *
Complexo Citrus Bioflavonoid (de limão, laranja, grapefruit, lima e tangerina) 60 mg *
Eleuthero Siberiano (raiz) 50 mg *
Inositol 50 mg *
Colina (bitartarato de colina) 30 mg *
PABA (para ácido aminobenzóico) 25 mg *
Rutina 25 mg *
RNA (de spirulina, chlorella) 14 mg *
DNA (de spirulina, chlorella) 4 mg *
Clorofila (de spirulina) 4 mg *
Hesperedin (complexo de bioflavonóides cítricos) 2 mg *
Boro (como quelato aminoácido) 1 mg *
Lutein (de calêndula) 200 mcg *

     * Valor diário não estabelecido. Outros Ingredientes: 100% de frutose pura e cristalina, Pó natural de limão, Ácido cítrico, Ácido málico, Sabores naturais, Lo han, Sílica, Stevia

11.3  Resumo

Referências Bibliográficas

[1]
Albion Research Notes - A Compilation of Vital Research Updates On Human Nutrition. Albion Laboratories, Clearfield, UT (Vol. 6, No. 2, 1997)
[30]
www.cbsnews.com

Notas de Rodapé:

5 Não confundir suco de repolho com suco de chucrute fermentado, que é saudável