Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 5

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 4
Educação Integral na Família Universal

Diálogos baseados no
Livro de Urantia

Livro Três
uma apresentação de
religião, filosofia e ciência unificadas
de acordo com a revelação nos
Documentos de Urantia
Educação Integral na Família Universal
        4.0.5  Escola da Ponte e o plano de estudo
        4.0.6  A educação personalizada na família
        4.0.7  A "mãe professora" e Jacob, o "menino prodígio"
        4.0.8  Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano
        4.0.9  Jesus e a "escola em casa"
        4.0.10  Educação provida pelos pais no lar
    4.1  Relações pessoais, religião e família
        4.1.1  O Pai, a Mãe e a família universal
        4.1.2  Religião urantiana desenvolvida na família universal
        4.1.3  Deus salvador, nos defenda da maldade
        4.1.4  Educação e religião na família humana e universal
        4.1.5  Ser Supremo, Mãe Universal das criaturas finitas
        4.1.6  A "semente" do Pai e o "ventre" da Mãe Universal
    4.2  Absoluto, absonito e finito. Eternidade, tempo e espaço
        4.2.1  Palestras e entrevistas sobre o livro de urantia
        4.2.2  A realidade revelada e a ciência do espaço, tempo e matéria

     Filho: Como faço para ser bem sucedido nos exames nacionais do ensino médio e ingressar na universidade?

     Pai: Você quer ingressar em um dos melhores cursos de engenharia do nosso país?

     Filho: Sim, eu estou me esforçando para ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

     Pai: Eu tenho uma idéia. Podemos elaborar juntos um projeto de estudo e resolução de exercícios. Podemos aprender cada tópico do programa de estudo para o ITA e também podemos resolver os exercícios dos vestibulares anteriores.

     Filho: Mas isso eu já estou fazendo no colégio preparatório aonde estudo.

     Pai: Podemos fazer isso juntos. Fazemos uma brincadeira, pegamos as provas passadas do ITA e vemos quantas questões resolvemos durante um período limitado de tempo. Tentamos acertar o maior números de questões no menor tempo possível. Estudamos a teoria das questões que não conseguirmos resolver. Quanto mais questões nós resolvermos, mais pontos nós fazemos. Fazemos assim até resolvermos todas as questões de todas as provas passadas do ITA.

     Filho: São muitas provas. E também são muitos assuntos para o vestibular.

     Pai: Podemos dividir as tarefas e aprender cooperativamente. Podemos estruturar uma comunidade de aprendizagem com o objetivo de ingressar na universidade. As provas passadas do vestibular de interesse e os programas de estudo estarão disponíveis. Cada aprendiz pode se encarregar de resolver e entender bem a resolução de uma prova. E depois ele fica como um consultor, um professor especialista daquela prova. Com a coordenação dos professores, os aprendizes podem também dar aulas personalizadas para os colegas sobre aquela prova na qual concentrou seu esforço de aprendizagem. Podemos estruturar um Sistema Econômico Local Organizado (SELO) na sala de aula para organizar as aulas personalizadas entre os aprendizes que aprenderam diferentes partes do programa de estudo e das provas de vestibular passadas de interesse.

4.0.5  Escola da Ponte e o plano de estudo

     Filho: Tudo bem. Podemos verificar se meus colegas na escola se interessam por este tipo de planejamento de estudo na qual cada um focaliza na teoria e resolução de algumas provas de vestibular passadas e depois partilha com os outros. De qualquer maneira poderemos fazer isto entre nós.

     Pai: OK. Eu dei esta idéia inspirado na Escola da Ponte na qual os aprendizes participam do planejamento de estudo. Eu posso ser para ti como um professor-tutor e podemos elaborar juntos um plano de estudo diário e quinzenal. Veja como é inspirador esta citação sobre a Escola da Ponte:

O plano de estudo quinzenal

     A primeira coisa que minha filha aprendeu a fazer na Escola da Ponte foi a elaborar e seguir seu plano de estudos quinzenal. Cada criança elabora um, segue este plano, marca objetivos alcançados e os ainda por alcançar. Vocês poderiam contar para nós o que é este plano e como ele é usado no dia-a-dia das crianças na escola?

     Posso caracterizar o plano como o instrumento utilizado para gerenciar as aprendizagens durante a quinzena escolar. Esse plano, confeccionado e avaliado pelos alunos nos dias de quarta-feira, sob a orientação do professor-tutor, contém os objetivos selecionados a partir do currículo, as atividades que serão realizadas, as tarefas dos grupos de responsabilidade, as tarefas dos projetos.

     A elaboração do plano torna-se um elemento fundamental para a organização da Ponte, pois os alunos chegam pela manhã nos espaços de trabalho e já sabem que precisam elaborar o seu plano do dia a partir do plano da quinzena, o que permite uma maior autonomia na gestão da aprendizagem. No final de cada quinzena, acontece uma espécie de auto-avaliação, onde os alunos podem registrar os objetivos alcançados, aquilo que gostaram de fazer ou mesmo aquilo que sentiram dificuldade.

4.0.6  A educação personalizada na família

     Filho: Estas idéias são boas, mas de certa forma eu já estou fazendo isto no colégio no qual estudo. Qual seria a diferença de estudar a teoria, e resolver as provas de vestibular passadas, junto contigo?

     Pai: A diferença é que eu te conheço pessoalmente. Se estudarmos juntos esta tarefa não será apenas uma atividade informativa e técnica. Haverá um crescimento na nossa relação pessoal e um desenvolvimento das nossas personalidades. Em latim existem duas palavras para o "outro" alius e alter. "Alius" é o outro em uma relação impessoal, como alguém que não conhece sua vida pessoal. "Alter" é o outro que conhece seu ser pessoal único. Veja como isto é colocado pelos praticantes da educação personalizada:

A Educação Personalizada na Família
Participação e responsabilidade da família na educação
Rogelio Medina Rubio
A família, dimensão constitutiva raiz da vida humana pessoal

     Em latim há duas palavras, referentes ao "outro" (alius e alter) que expressam bem essa diversidade de situações na relação pessoal com "o outro" e "com os outros" e que, de uma maneira translativa, podem servir de esclarecimento neste caso. Alius é o "outro", enquanto indivíduo ou ser indeterminado, membro de uma existência coletivizada, uma estatística social, impessoal, abstrato. Alter é o "outro" enquanto ser pessoal, determinado e concreto, com características singulares únicas, e uma situação de vida peculiar. A relação de alienidade é aquela na qual existe um outro individual, como elemento de relação objetiva, mas sem que este "outro" tenha maior relevância e seja em si o centro de referência da relação pessoal; na conduta de alteridade, o "outro" não é só um elemento individual da relação, e sim fim e sujeito agente de uma comunicação intersubjetiva, na qual se tem em conta sua singularidade, sua situação real, sua qualidade pessoal na relação comunicativa com os demais.

     Filho: Creio que entendi a intenção das suas palavras. Eu posso ter aulas nos melhores colégios e com os melhores professores, mas na maioria das vezes serão relações impessoais e o outro será um alius, alienado da personalidade única que eu sou para Deus e para minha família. Por outro lado, se eu organizar grupos de aprendizagem no lar aonde convivo, além do aspecto informativo do estudo, estarei regando o florescimento, e permitindo o desenvolvimento, dos atributos fundamentais do meu próprio eu humano, bem como do núcleo absoluto do Ajustador da personalidade humana que eu sou na família universal pela graça divina.

     Pai: Sim, é isto.

4.0.7  A "mãe professora" e Jacob, o "menino prodígio"

     Filho: Independente da maneira como aprendermos, eu estou me esforçando para ser o melhor possível no que estou fazendo. Eu me considero um "estudante profissional", e ficarei satisfeito se conseguir sucesso neste meu empreendimento, realizar meus sonhos, e também tranquilizar meus pais que se preocupam com meu futuro. Agora quero voltar a dialogar sobre o desenvolvimento intelectual e o sucesso acadêmico e profissional. Você quer conversar comigo sobre este assunto?

     Pai: Sim.

     Filho: Recentemente assisti um vídeo sobre Jacob, menino prodígio. A minha pergunta é: Como este menino, que foi diagnosticado como autista quando criança, com 12 anos já estava frequentado cursos universitários com notas elevadas?

    

Figura 4.1: Jacob apresenta um painel na universidade

    

Figura 4.2: Jacob mostra o seu laboratório em casa

     Pai: Também assisti este vídeo. Para mim existe um "segredo" do desenvolvimento impressionante deste menino, que teve dificuldades quando criança. O segredo é que seus primeiros professores foram seus pais e a "escola" fundamental foi sua própria casa. Quando avós, mães, pais e irmãos são os professores das crianças da família, observamos um desenvolvimento maravilhoso da totalidade da personalidade humana, inclusive do intelecto.

    

Figura 4.3: Pensavam que a mãe era a estudante

    

Figura 4.4: Mãe e pai de Jacob buscam a felicidade

4.0.8  Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano

     Filho: Você pode me dar mais exemplos que comprovem esta afirmação? Porque, quando o pai e a mãe são os amorosos e sábios professores de suas próprias crianças, o desenvolvimento dos filhos as vezes é genial?

     Pai: Um exemplo marcante deste fato são os Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano (IAHP) idealizados pelo pai, professor e médico Glenn Doman, e edificado por sua família e colaboradores. Existem alguns vídeos publicados na Internet sobre estes Institutos:

www.youtube.com/watch?v=XDdWiY6xje0

    

Figura 4.5: Glenn Doman, fundador do IAHP

    

Figura 4.6: Mãe e filho de dois anos
www.youtube.com/watch?v=9W8v9blWYwE

    

Figura 4.7: Mãe Hillary Lee & Susan (3 anos)

    

Figura 4.8: Mãe Ruth Allman & Joshua (1 ano)

     Considero que o motivo dos "milagres", que acontecem no IAHP, é que muitas vezes quem está nas cadeiras das salas de aula dos institutos são as mães e os pais das crianças, os quais se qualificam para serem "profissionais de ensino" dos próprios filhos no ambiente da sua própria casa. Quando você edificar sua família, considere o trabalho feliz de ser professor de suas próprias crianças e com este ideal te aconselho a leitura do seguinte livro:

     Como Multiplicar a Inteligência do Seu Bebê - Livro sobre a suave revolução feita pelos avós, mães e pais professores dos bebês e crianças da família. Escrito pelo pai Glenn Doman e sua filha Janet Doman, diretora dos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano. Este livro é um estímulo a união da família no ideal de uma educação integral. Ele possui instruções práticas sobre como ensinar seu bebê a ler, como lhe dar conhecimento enciclopédico, e também como lhe ensinar matemática.

     Filho: Grato. Me interessei por esta sugestão bibliográfica, não apenas pela possibilidade de ser professor de meus próprios filhos, mas também pela minha vontade de compreender o funcionamento da mente e da aprendizagem humana. Eu sou um aprendiz dos ensinamentos intelectuais do ensino médio. Talvez entender minha própria mente, e a maneira como eu aprendo, me ajude nos meus estudos. Porém, no momento eu tenho uma grande quantidade de livros e provas de vestibular para estudar. Por isso, creio que seja mais focado adiar a leitura deste livro do Glenn Doman sobre a aprendizagem e a inteligência potencial das crianças e do ser humano em geral.

     Pai: Eu concordo contigo. Todos estes livros e estudos são interessantes, mas é sábio discernir o que é prioritário em cada momento de sua vida. Creio que, nesta fase de seu desenvolvimento, você deve se dedicar ao ingresso na universidade, depois à sua formação profissional e finalmente, quando você casar e estiver planejando ter filhos, tu podes estudar e preparar uma "escola em casa" com uma aprendizagem e educação integral baseadas na instituição do lar que você edificar com sua futura esposa.

     Por outro lado, há uma alternativa que exige menor esforço intelectual para se interar do trabalho, sobre o potencial humano de aprendizagem e inteligência, desenvolvido por Glenn Doman nos Institutos IAHP, que ele fundou em 1955 na Filadélfia dos Estados Unidos da América. Você pode assistir a série de 6 vídeos disponíveis na Internet nos quais Doman dá uma explicação introdutória sobre os Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano. As conexões "Internáuticas", ao primeiro destes vídeos, estão na citação que se segue:

     Glenn Doman, Introdução dos Institutos (Parte I) - Transcrição e tradução de um vídeo da Internet, no qual Glenn Doman faz uma introdução ao trabalho com crianças, por mais de 50 anos, dos Institutos para o Desenvolvimento do Potencial Humano [Institutes for the Achievment of Human Potencial - IAHP]. Pais vêm do mundo inteiro aos Institutos para aprender como significativamente aumentar as habilidades intelectuais, físicas e sociais de suas crianças. Como Multiplicar a Inteligência do seu Bebê é um curso compreensivo projetado para prover mães e pais com a informação essencial que eles necessitam para enriquecer o ambiente do lar para suas crianças.

4.0.9  Jesus e a "escola em casa"

     Filho: O que diz o livro texto de educação integral? O que diz o livro de urantia sobre a "escola em casa"?

     Pai: O livro revela que Jesus ainda muito jovem, com apenas 16 anos, era um pai real para seus irmãos. Além de apoiar a sua mãe viúva e trabalhar ganhando a vida para a família, ele já estimulava aulas especiais em casa para suas irmãs Míriam, Marta e Rute:

     LU [127:1.5 e 8] (p.1396): Nesse ano, Simão entrou para a escola, e foram obrigados a vender outra casa. Tiago, agora, encarregava-se de ensinar as suas três irmãs, duas das quais tinham já idade suficiente para começar a estudar seriamente. Tão logo Rute cresceu, foi confiada às mãos de Míriam e de Marta. Comumente as meninas das famílias judias recebiam pouca educação, mas Jesus era da opinião (com o que a sua mãe concordava) de que as meninas deviam ir à escola como os garotos e, já que a escola da sinagoga não as receberia, nada havia a fazer senão dar aulas especiais em casa para elas.

     Ainda que muito jovem, era um pai real para a família; passava cada hora possível com os mais jovens e, de fato, eles o amavam. Sua mãe afligia-se de vê-lo trabalhando tão duramente; lamentava que ficasse, dia após dia, labutando na bancada de carpinteiro, ganhando a vida para a família ...

4.0.10  Educação provida pelos pais no lar

     Filho: Eu percebo que quando os avós, pais, mães e irmãos são os professores das próprias crianças da família, então a educação é ministrada com o amor pessoal do lar. Concordo que esta educação em casa pode estimular o desenvolvimento das habilidades práticas, do intelecto, da alma espiritual e da totalidade da personalidade.

     Pai: Sim. O livro de urantia revela que há um povo que considera o lar como a instituição básica da sua civilização. Dentre este povo, a expectativa é de que a parte de maior valor na educação de uma criança, da formação e aperfeiçoamento do seu caráter, seja provida pelos seus pais e no lar. A instrução sexual é ministrada em casa pelos pais. Além disso, é revelado que na cultura deste povo a educação religiosa é considerada um privilégio exclusivo dos pais, pois a religião é vista como uma parte integral da vida do lar.

     LU [72:3.4 e 5] (p.811): Esse povo considera o lar como a instituição básica da sua civilização. A expectativa é de que a parte de maior valor na educação de uma criança, da formação e aperfeiçoamento do seu caráter, seja provida pelos seus pais e no lar, e o pai dedica quase tanta atenção à cultura da criança quanto o faz a mãe.

     Toda a instrução sexual é ministrada em casa pelos pais ou por guardiães legais. A educação moral é oferecida pelos professores, durante os períodos de recreio, nas oficinas das escolas, mas a educação religiosa não é dada assim. A educação religiosa é considerada um privilégio exclusivo dos pais, pois a religião é vista como uma parte integral da vida do lar. A educação puramente religiosa é dada, publicamente, apenas nos templos de filosofia, pois esse povo desenvolveu as igrejas como instituições que não são tão exclusivamente religiosas como as igrejas de Urantia. Na filosofia desse povo, a religião é o esforço para conhecer a Deus e manifestar amor pelo semelhante, servindo a ele; mas essa não é uma concepção típica do status da religião nas outras nações nesse planeta. A religião é uma questão tão completamente da família, junto a esse povo, que não há locais públicos devotados exclusivamente a reuniões religiosas. Politicamente, a igreja e o estado, como os urantianos têm o hábito de dizer, são inteiramente separados, mas há uma estranha superposição entre religião e filosofia.

4.1  Relações pessoais, religião e família

     Filho: Eu fico surpreso com esta revelação e me pergunto como pode a religião ser uma questão tão completamente da família?

     Pai: Eu creio que é assim porque na família e na verdadeira religião é aonde ocorrem as relações pessoais mais importantes e o desenvolvimento da nossa personalidade. As relações entre pai, mãe, filho e irmãos ocorrem na família. Eu acredito que podemos interpretar a religião revelada no livro de urantia como uma vivência de amor entre a Pessoa Criadora de Deus e a pessoa criada que cada ser humano é. O amor entre o Pai espiritual e cada filho humano, religa o Criador e a criatura e realiza o religare da verdadeira religião15.

     Os reveladores celestes do "livro da verdade"16 acreditam sinceramente que o evangelho contido nos ensinamentos de Jesus são baseados na relação pai-filho. Eles enfatizam a importância da vida familiar abranjer mais amor e mais sabedoria e concluem o parágrafo da próxima citação dizendo que: A vida baseada no amor de um lar sábio e na devoção leal da verdadeira religião exercem uma profunda influência mútua e recíproca. A vida em um lar assim intensifica a religião, e a religião genuína sempre glorifica o lar.

     Acreditamos sinceramente que o evangelho contido nos ensinamentos de Jesus, baseados que são na relação pai-filho, dificilmente poderá desfrutar de uma aceitação mundial até o momento em que a vida familiar, dos povos civilizados modernos, abranja mais amor e mais sabedoria. Não obstante os pais deste século possuírem um grande conhecimento e uma verdade maior, para melhorar o lar e enobrecer a vida no lar, continua sendo uma verdade que, para educar os meninos e as meninas, poucos lares modernos são bons quanto o foram os lares de Jesus na Galiléia e de João Marcos na Judéia, se bem que a aceitação do evangelho de Jesus tenha como resultado um aperfeiçoamento imediato da vida no lar. A vida baseada no amor de um lar sábio e na devoção leal da verdadeira religião exercem uma profunda influência mútua e recíproca. A vida em um lar assim intensifica a religião, e a religião genuína sempre glorifica o lar. LU [177:2.6] (p.1922).

4.1.1  O Pai, a Mãe e a família universal

     Filho: Eu confesso que somente li partes deste livro revelado que você cita com tanta frequência. Por isso, talvez minha próxima pergunta seja respondida no próprio livro de urantia. Ouço você chamar Deus frequentemente de Pai Universal. Contudo, já que estamos dialogando sobre família e religião, eu pergunto: Onde está a Mãe Universal?

     Pai: Existe um parágrafo da revelação no qual a Segunda Pessoa da Deidade é chamada de Mãe Universal. Existem três Pessoas da Deidade na Trindade do Paraíso: o Pai Universal, o Filho Eterno e o Espírito Infinito. Os Pais divinos da Terceira Pessoa da Deidade são o Pai-Pai e o Filho-Mãe, são a Primeira e a Segunda Pessoa da Deidade. Assim, considerando o ensinamento urantiano, eu acredito que podemos chamar as três Pessoas eternas da Deidade de Pai, Mãe e Irmão Universal. E todos nós, elevados ou inferiores, constituímos a Sua família universal. Como revelado:

     Quanto à identidade, à natureza e a outros atributos da personalidade, o Filho Eterno é plenamente equivalente ao Pai Universal, é o complemento perfeito e a eterna contraparte do Pai Universal. Do mesmo modo que Deus é o Pai Universal, o Filho é a Mãe Universal. E todos nós, elevados ou inferiores, constituímos a Sua família universal. LU [6:8.1] (p.79).

     O primeiro ato do Espírito Infinito é o reconhecimento e o exame dos Seus Pais divinos, o Pai-Pai e o Filho-Mãe. Ele, o Espírito, identifica ambos de um modo inqualificável. Ele é inteiramente conhecedor das personalidades separadas e dos atributos infinitos Delas, bem como das Suas naturezas combinadas e da Sua função unificada. Em seguida, voluntariamente, com uma disposição transcendente e espontaneidade inspirada, a Terceira Pessoa da Deidade, não obstante a Sua igualdade com a Primeira e a Segunda Pessoas, promete lealdade eterna a Deus, o Pai, e reconhece dependência eterna de Deus, o Filho. [8:1.2] (p.90).

4.1.2  Religião urantiana desenvolvida na família universal

     Filho: Então a Primeira e a Segunda Pessoa da Deidade são Pai e Mãe da Terceira Pessoa da Trindade do Paraíso. E todas as personalidades existem no seio da família universal pela graça de um único Deus e Pai de todos!

     Pai: Sim. Eu creio que com este entendimento fica claro a possibilidade de desenvolvimento de uma religião urantiana baseada no amor e serviço altruísta da convivência pessoal no núcleo da família:

     ... O indivíduo verdadeiramente religioso busca identificar o eu com o universo e então dedica as atividades desse eu unificado ao serviço da família universal de seres companheiros, humanos e supra-humanos. LU [5:4.3] (p.67).

4.1.3  Deus salvador, nos defenda da maldade

     Filho: Estou me sentindo um pouco frustrado porque creio que estes ideis divinos do Pai eterno e da família universal estão sendo prejudicados pelo ataque do maligno contra a vida, a religião e a família. Eu fico atribulado pois percebo um processo de subversão e desmoralização de nossa nação, que já dura 20 anos ou mais, e aflinge uma geração de crianças e jovens, durante todo tempo da formação da mentalidade, da ideologia, e do caráter destes indivíduos. Fico ansioso em pensar que a nossa civilização está em perigo pois muitos jovens aderem a profissões materialistas e negligenciam o seu interesse pela ética, a filosofia, a religião e os valores espirituais do mundo interior. Estas minhas preocupações se baseiam na revelação de que:

     O mundo interior e o mundo exterior têm um conjunto diferente de valores. Qualquer civilização está em perigo, quando três quartos da sua juventude aderem a profissões materialistas e devotam-se à busca de atividades sensoriais no mundo exterior. A civilização está em perigo, quando a juventude negligencia o seu interesse pela ética, a sociologia, a eugenia, a filosofia, as artes, a religião e a cosmologia. LU [111:4.4] (p.1220).

     Pai: Não fique frustrado, ansioso ou preocupado. "As dificuldades podem desafiar a mediocridade e derrotar os temerosos, mas apenas estimulam os verdadeiros filhos dos Altíssimos." LU [48:7.7] (p.556). Estou estimulado a trabalhar por três gerações e, junto com jovens como você, factualizar a fase educacional do GAIA, realizando uma educação integral, baseada na instituição da família, com conhecimento das leis cósmicas, sabedoria dos significados filosóficos e experiência dos valores espirituais. E mesmo que nossos próprios familiares falhem conosco, individualmente podemos estar tranquilos sabendo que:

     Entretanto, uma coisa deve ficar clara: caso sejais levados a sofrer as conseqüências más, por causa do pecado de algum membro da vossa família, de um compatriota ou companheiro mortal, ou mesmo por causa da rebelião no sistema, ou em outra parte - não importa o que vós possais ter de suportar, por causa do erro de conduta dos vossos parceiros, companheiros ou superiores - , podeis ficar seguros na certeza eterna de que tais atribulações serão aflições passageiras. Nenhuma dessas conseqüências do erro dos seres fraternos, do mau comportamento grupal, pode jamais colocar em perigo as vossas perspectivas eternas, nem vos privar, no mínimo grau que seja, do vosso direito divino de ascensão ao Paraíso e de alcançar a Deus. LU [54:6.4] (p.619).

     Por fim, lembre-se que: "... O homem não pode esperar viver à altura dos seus ideais mais elevados, mas ele pode ser fiel ao seu propósito de buscar a Deus e tornar-se mais e mais como Ele." LU [103:4.3] (p.1133). Busque a Deus como sendo o Pai espiritual da sua própria alma imortal. Deus ... "É uma pessoa salvadora e um Pai cheio de amor, para todos aqueles que desfrutam da paz espiritual na Terra, e que anseiam por experimentar a sobrevivência da personalidade após a morte." LU [1:2.2] (p.23).

4.1.4  Educação e religião na família humana e universal

     Filho: Eu concordo com o que você está dizendo. Contudo, minha questão é o que fazer aqui e agora, neste mundo atribulado pelas trevas espirituais e que foi colocado em quarentena?

     Pai: Nós podemos vivenciar uma educação religiosa e integral, com a formação do caráter e desenvolvimento da personalidade, orientada pela revelação no livro de urantia e baseada na instituição da família. Qualquer filho pode relacionar-se melhor com a realidade, se primeiro dominar os relacionamentos da situação pai-filho, e se depois, ampliando esse conceito, abranger a família como um todo:

     Já é como ir longe o bastante, para a mente material dos filhos do tempo, conceber o Pai na eternidade. Sabemos que qualquer filho pode relacionar-se melhor com a realidade, se primeiro dominar os relacionamentos da situação pai-filho, e se depois, ampliando esse conceito, abranger a família como um todo. Subseqüentemente, a mente em crescimento do filho, tornar-se-á capaz de ajustar-se ao conceito das relações familiares, às relações com a comunidade, a raça e o mundo, para então se ajustar às relações com o universo, o superuniverso e até mesmo com o universo dos universos. LU [8:1.11] (p.92).

4.1.5  Ser Supremo, Mãe Universal das criaturas finitas

     Filho: Entendi. Eu agradeço seus ensinamentos de educação integral - religiosa, intelectual e familiar. Porém, como os reveladores afirmam, é difícil para mente material dos filhos do tempo, conceber o Pai na eternidade. Eu compreendo melhor os fatos da minha casa e da escola, bem como os relacionamentos humanos com meus amigos, meus pais e família. Fiquei confortável com a revelação de que a Segunda Pessoa da Deidade é chamada também de Mãe Universal, sendo um dos Pais divinos da Terceira Pessoa da Trindade do Paraíso. Contudo, reafirmo que estas três Pessoas eternas estão muito distantes da minha realidade finita.

     Pai: "A realidade, tal como compreendida pelos seres finitos, é parcial, relativa e vaga. O máximo de realidade da Deidade, plenamente compreensível pelas criaturas evolucionárias finitas, está abrangido no Ser Supremo." LU [0:3.20] (p.5). Há uma outra passagem do livro de urantia na qual os reveladores usam a expressão Mãe Universal, desta vez em referência ao Ser Supremo no relacionamento com as almas das criaturas mortais finitas que somos.

     A alma moroncial de um mortal em evolução é realmente filha da ação do Ajustador do Pai Universal, e é filha da reação cósmica do Ser Supremo, a Mãe Universal. A influência da mãe domina a personalidade humana durante toda a infância da alma, que cresce, no universo local. A influência dos Pais-Deidade torna-se mais semelhante depois da fusão ao Ajustador e durante a carreira no superuniverso, mas, quando as criaturas do tempo começam a travessia do universo central da eternidade, a natureza do Pai torna-se crescentemente manifesta, alcançando o máximo da sua manifestação finita junto com o reconhecimento do Pai Universal e a admissão no Corpo de Finalidade. LU [117:6.5] (p.1288).

4.1.6  A "semente" do Pai e o "ventre" da Mãe Universal

     Filho: Eu compreendo, e posso descrever características do meu pai e mãe humanos. Porém, estou ainda me esforçando para entender o significado para ti quando tu chamas Deus de Pai e Mãe Universal.

     Pai: O significado primeiro é que Deus é uma Pessoa infinita e a Trindade da Deidade é formada por três Pessoas eternas que são uma Família divina. No nível humano e biológico percebo o masculino como uma semente e o feminino como um ventre. Biologicamente o pai humano coloca uma semente no ventre da mãe formando a célula ovo que se multiplica e cresce culminando com o nascimento de uma criança. O pai é um centro seminal, a mãe é um ventre envolvente, e a vida pulsa entre a semente e o ventre de ambos.

     Esta é uma "teoria do todo", a "semente universal" no núcleo de cada organismo individual no "ventre cósmico". Geometricamente visualizo uma simetria de escala na qual a macro estrutura universal se faz imagem e semelhança no núcleo de cada micro elemento do universo em criação. Biologicamente penso no gen do corpo inteiro que está no núcleo de cada célula deste corpo vivo pluricelular. Cosmicamente eu entendo que a Personalidade Criadora do Pai Infinito dá uma personalidade para cada um de seus filhos criados, que crescem no "ventre" material, intelectual e espiritual da Mãe Universal.

     O Pai Universal nos dá uma personalidade com os atributos de relativa consciência criadora e com o correspondente controle de livre-arbítrio. Os atributos fundamentais do eu humano, bem como o núcleo absoluto do Ajustador da personalidade humana, são dádivas do Pai Universal. O espírito do Filho Eterno está conosco e à nossa volta, mas não dentro de nós, como o Ajustador dos Pensamentos enviado pelo Pai. O Pai é a fonte da personalidade no núcleo de cada ser pessoal. A Mãe envolve como um ventre - espiritual, mental e material - cada criatura pessoal. A nossa vida é como a membrana de um coração que pulsa entre a semente e o ventre universal. A vida realmente é um processo que ocorre entre o organismo (a individualidade) e o seu meio ambiente.

     Eu interpreto estes ensinamentos inferindo que a Segunda Pessoa da Deidade é uma Mãe Universal inclusive para um dos Absolutos da Infinitude: a Terceira Fonte e Centro, a Terceira Pessoa da Deidade. Deus, o Último é uma Mãe Universal para as criaturas absonitas. Deus, o Supremo, é uma Mãe Universal para as criaturas finitas.

4.2  Absoluto, absonito e finito. Eternidade, tempo e espaço

     Filho: Eu estava conseguindo acompanhar sua explicação mas fiquei sem entender quando você falou em Absolutos da Infinitude e absonito. O que significam estes termos?

     Pai: Eu vou transcrever algumas definições destes termos do livro de urantia. Eu também não entendo plenamente estas revelações. Contudo, percebo nas citações a seguir que os significados de absoluto, absonito e finito estão relacionados com a eternidade, o tempo e o espaço.

     LU [0:4.8] (p.7): ... As realidades absolutas são existências na eternidade. As realidades subabsolutas são projetadas em dois níveis: Absonitas - realidades que são relativas com respeito ao tempo e à eternidade. Finitas - realidades que são projetadas no espaço e factualizadas no tempo.

"Livro de Urantia", parágrafos 0.1_11-13

     O nível finito de realidade caracteriza-se pela vida da criatura nas limitações do tempo e do espaço. As realidades finitas podem não ter fim, mas têm sempre um começo - elas são criadas. O nível da Supremacia da Deidade pode ser concebido como uma função relacionada com as existências finitas.

     O nível absonito de realidade é caracterizado por coisas e seres sem começo nem fim; e pela transcendência do tempo e do espaço. Os seres absonitos não são criados; são derivados - simplesmente são. O nível de Ultimidade da Deidade conota uma função relacionada às realidades absonitas. Sempre que o tempo e o espaço são transcendidos, não importando em que parte do universo-mestre, esse fenômeno do absonito é um ato da Ultimidade da Deidade.

     O nível absoluto não tem começo nem fim, é fora do tempo e do espaço. Por exemplo: no Paraíso, o tempo e o espaço não existem; assim, o status tempo-espacial do Paraíso é absoluto. As Deidades do Paraíso alcançam esse nível, existencialmente, por meio da Trindade; mas esse terceiro nível de expressão unificadora da Deidade não está plenamente unificado experiencialmente. Quaisquer que sejam o momento, o local e o modo como funcione o nível absoluto da Deidade, os valores e significados Paraíso-absolutos são manifestados.

4.2.1  Palestras e entrevistas sobre o livro de urantia

     Filho: Vendo o seu entusiasmo e esforço de transmitir estes ensinamentos elevados da revelação, eu te prometo que oportunamente lerei o livro de urantia com atenção e cuidado. Porém, estou em um período crítico de minha vida, estou estudando para um dos vestibulares mais concorridos do país. Sei que sou uma criatura finita e talvez seja inadequado neste momento tentar compreender algo das realidades absolutas na eternidade e do nível absonito, entre o absoluto e o finito no tempo e no espaço.

     Pai: Eu concordo. Me perdoe se estas considerações estejam dispersando o seu foco de estudo no momento. Gostaria apenas de concluir este diálogo com duas observações. Primeiramente quero lhe indicar um vídeo na qual o entrevistado conta sobre um momento da vida, antes de conhecer a revelação urantiana, em que estava em um impasse sobre a possibilidade de conhecer mais sobre a infinitude e absolutez de Deus. Nas palavras deste irmão na fé, durante esta entrevista sobre o livro de urantia:

    

www.youtube.com/watch?v=YdPPschH19s#t=1680

     ... esta foi a minha surpresa ... eu estava em um impasse, pensava que não era possível acessar uma percepção maior de quem seria Deus. E derrepente começo a ler o livro de urantia e ... era possível acessar mais informação ...

     Filho: Interessante! Mesmo que eu decida adiar a leitura do "livro da terra"17 posso assistir esta entrevista que você citou e o ciclo de palestras sobre o livro de urantia disponível na Internet.

     Pai: Esta é uma ótima idéia. Se você fizer assim seu estudo não será solitário, e tu poderás participar da comunidade de aprendizagem da informação aberta na Internet.

4.2.2  A realidade revelada e a ciência do espaço, tempo e matéria

     Filho: Você disse que tinha uma segunda observação antes de concluir este diálogo.

     Pai: A segunda observação é sobre como os níveis da realidade absoluto, absonito e finito estão relacionados com a eternidade, o tempo e o espaço. Talvez isto signifique que a teoria moderna de Kaluza-Klein sobre o Espaço-Tempo-Matéria [7] em um formalismo matemático de cinco dimensões, possa ampliar nosso quadro conceitual sobre a realidade física e nos ajudar a entender mais sobre o absoluto, o absonito e o finito de acordo com a mais recente apresentação da verdade revelada por personalidades celestiais para nosso mundo.

     Filho: Grato por sua presença atenciosa e sua dedicação em Responder as minhas Perguntas. Sua última observação me interessou, pois eu estou estudando as disciplinas de física e matemática para o vestibular. Se tu percebes conexões, entre a realidade revelada no livro de urantia e a ciência acadêmica contemporânea, então este estudo paralelo poderá atrair minha atenção.

     Pai: Grato também por sua receptividade ao meu trabalho de professor em seu benefício. Nós próximos diálogos podemos abordar mais o tempo, o espaço, a matéria e a energia de acordo com a ciência humana e a revelação divina.

     Filho: Sim!

Referências Bibliográficas

[7]
Wesson, Paul S. (1999) "Space - Time - Matter" - "Modern Kaluza-Klein Theory". World Scientific Publishing Co. Re. Ltd. Singapore, 1999.

Notas de Rodapé:

15 Estudiosos consideram que a palavra religião vem do latim, e se origina na palavra religare que significa religação.
16 "Livro da Verdade", the "Truth Book" - www.truthbook.org
17 Urantia é o nome da terra no grande universo, assim livro de urantia significa livro da terra.