Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 2

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 1
Diálogo entre Pai e Filho

Diálogos baseados no
Livro de Urantia

Livro Três
uma apresentação de
religião, filosofia e ciência unificadas
de acordo com a revelação nos
Documentos de Urantia
Diálogo entre Pai e Filho
    1.1  Pai espiritual
        1.1.1  Pai espiritual: Ajustador dos Pensamentos
        1.1.2  Comunicação e fusão com o espírito Ajustador
        1.1.3  A busca de Deus e a religião do espírito
    1.2  Espírito divino e personalidade humana
        1.2.1  O pai humano e o pai espiritual
        1.2.2  Viva lealmente ao seu presente estado de ser
        1.2.3  Este texto é um diálogo interior
        1.2.4  As dimensões da personalidade humana
        1.2.5  Personalidade unificada e paradoxos da religião
        1.2.6  Pai divino, me ajuda a resolver os conflitos humanos
    1.3  Pai humano
        1.3.1  Pai divino, pai espiritual e pai humano
        1.3.2  Gratidão, confissão e pedidos ao Pai
        1.3.3  Segurança no espírito residente que guarda a alma
        1.3.4  Conclusão e conselhos de um pai de família

     Pai espiritual: Sobre o que você pretende falar neste diálogo?

     Filho: Pretendo falar sobre a comunicação, comunhão, e união entre o espírito divino e a personalidade humana.

     Pai espiritual: Como você sintetizaria estes ensinamentos?

     Filho: Os seres humanos são criaturas evolucionárias que recebem uma personalidade do Pai de todos. Os espíritos Ajustadores são seres de individualidade eterna que este mesmo Pai divino envia para nos guiar e ajudar na formação de nossa alma. Este é um diálogo interior entre o espírito Ajustadar, que chamo neste contexto de "pai espiritual", e a personalidade humana chamada aqui de "filho".

     Pai espiritual: Então neste diálogo interior eu represento o pai espiritual de sua alma ...

     Filho: ... e eu sou seu filho pela fé.

1.1  Pai espiritual

1.1.1  Pai espiritual: Ajustador dos Pensamentos

     Pai espiritual: Filho, você está apreensivo?

     Filho: Sim pai, eu estou atribulado com meus problemas humanos, principalmente minhas relaçõs pessoais com meus familiares e amigos.

     Pai espiritual: Você quer algum conselho?

     Filho: Sim. Eu gostaria que o senhor me aconselhasse sobre o que fazer para ter uma sintonização e comunicação mais perfeita contigo. De maneira que em todas as situações da minha vida eu pudesse saber qual a sua vontade e realizá-la.

     Pai espiritual: Então você me vê como sendo o Ajustador dos Pensamentos em você?

     Filho: Sim.

     Pai espiritual: Mas e se eu não for?

     Filho: Você é?

1.1.2  Comunicação e fusão com o espírito Ajustador

     Pai espiritual: As vezes eu me comunico contigo através da nossa alma. Porém normalmente você sente a minha presença e erroneamente considera as introvisões, e as palavras interiores, como sendo minhas mensagens para ti. Eu estou presente nestes momentos que você me busca com fé, mas muitas vezes a voz da consciência, que tu ouves interiormente, procede da sua própria mente carnal.

     Filho: Pai divino, eu quero fazer a sua vontade. Mas para realizar a sua vontade eu preciso de me comunicar contigo e saber qual é esta vontade divina. Eu não sei discernir tuas comunicações das minhas reações mentais. Eu creio que tu queres se comunicar comigo também. Eu também quero ter sua orientação na minha vida. Me ajuda.

     Eu fico sem chão, tento me apoiar na água da vida e no "sopro" do espírito, mas me sinto sem apoio sólido quando leio que:

     "... De qualquer modo é melhor, para o ser humano, errar, considerando uma expressão não como vinda do Ajustador, acreditando que se trata de uma experiência puramente humana, do que se precipitar no erro da exaltação de uma reação da mente mortal, considerando-a como sendo da esfera da dignidade divina ... Mais freqüentemente, para a vossa ordem de seres, aquilo que aceitais como sendo a voz do Ajustador é, em realidade, uma emanação do vosso próprio intelecto. Esse é um terreno perigoso; e todo ser humano deve colocar essa questão para si próprio, de acordo com a sua sabedoria humana natural e com o seu discernimento ou intuição supra-humana." LU [110:5.5-6] (P. 1208).

     Assim, tenho que admitir que talvez todo este diálogo seja um produto da minha mente mortal.

     Pai espiritual: Tu queres saber a minha vontade para ter uma orientação na sua vida e resolver problemas práticos. Vamos na direção da melhor decisão possível. Ouça estas palavras interiores como sendo as mais espirituais e centrais que tu consegues acessar em sua alma, no coração da sua mente. Você deve olhar um problema de cada vez. Deves buscar a melhor solução e então agir. Eu intensificarei minha presença em ti quando buscares, com sinceridade, conhecer minha vontade divina.

     Filho: Pai espiritual, será que você poderia simplesmente me dizer a sua vontade, através da nossa alma, na voz interior inspirada no centro da minha mente? Você diz a sua vontade, eu te obedeço e volto a perguntar sobre o próximo serviço, que tu queres que eu faça, para as pessoas da nossa família.

     Pai espiritual: Lembre-se que:

     "O primeiro círculo (psíquico). O Ajustador não pode, comumente, falar direta e imediatamente convosco, antes que vós atinjais o primeiro círculo (psíquico), que é a etapa final do progresso de realização mortal. Esse nível representa a mais alta realização possível, na relação da mente com o Ajustador, dentro da experiência humana, anterior à liberação da alma moroncial das cadeias do corpo material. No que concerne à mente, às emoções e ao discernimento cósmico, essa realização do primeiro círculo psíquico significa a maior aproximação possível entre a mente material e o espírito Ajustador, na experiência humana." LU [110:6.15] (P. 1210).

     Eu ainda não posso falar direta e imediatamente convosco. Por isso, eu ainda não consigo expressar a minha vontade em palavras como você está querendo. Precisamos perfeccionar nossa comunicação. A união de nossas mentes nos permitirá a melhor comunicação possível. A conquista dos sete círculos psíquicos significa a maior aproximação possível entre a mente material e o espírito Ajustador, na experiência humana. As palavras de uma língua são símbolos de comunicação. Eu antevejo o dia em que ficarei feliz ao comunicar-me contigo, por canais mais ou menos diretos! Os Ajustadores como eu, "se regozijam, quando podem descartar os símbolos e outros métodos indiretos, e passam a poder comunicar as suas mensagens diretamente aos intelectos dos seus parceiros humanos!" LU [108:6.7] (P. 1193).

     Porém, lembre-se que:

     "A realização dos sete círculos cósmicos não equivale à fusão com o Ajustador. Há muitos mortais em Urantia que realizaram os seus círculos; mas a fusão depende ainda de outras realizações espirituais maiores e mais sublimes; depende de uma sintonização final e completa da vontade mortal com a vontade de Deus, tal como esta se manifesta no Ajustador do Pensamento residente." LU [110:7.1] (P. 1212).

     Você tem orado para ter uma fé equilibrada, para desenvolver uma personalidade unificada, para adentrar os sete círculos psíquicos, e para chegar ao status de fusionamento comigo, seu Ajustador dos Pensamentos. Os sete círculos psíquicos significam a união de nossas mentes, a fusão indica a união de nossas vontades. Este processo de religação religiosa, de yoga unificadora e de fusionamento entre a sua personalidade humana e o espírito Ajustador que eu sou, está descrito na seguinte citação:

     "Vós, enquanto criaturas pessoais, tendes mente e vontade. O Ajustador, como uma criatura pré-pessoal, tem pré-mente e pré-vontade. Se vós vos conformardes, tão plenamente, à mente do Ajustador, a ponto de verdes juntos, por meio de um olho só, então, as vossas mentes tornar-se-ão uma; e vós recebereis o reforço da mente do Ajustador. Subseqüentemente, se a vossa vontade ordenar e reforçar a execução das decisões dessa nova mente, ou dessa combinação de mentes, a vontade pré-pessoal do Ajustador ater-se-á à expressão da personalidade por meio da vossa decisão, e, no que concerne a esse projeto em particular, vós e o vosso Ajustador estareis unificados. A vossa mente terá atingido a sintonização com a divindade; e a vontade do Ajustador terá alcançado uma expressão de personalidade." LU [110:2.5] (P. 1205).

     Quero concluir esta etapa de nosso diálogo dizendo que quando você cultiva a fé e a devoção por mim, eu me faço presente e junto comigo está minha vontade, meu amor por ti e todos. Caminhe para o fusionamento da sua pessoa humana e o espírito Ajustador que eu sou.

     Filho: Grato. Entendi que em termos práticos eu devo buscar, com fé, teu ser divino, e discernir sua presença em minha mente. Assim, unindo nossas mentes, poderei conhecer melhor a sua vontade divina. E ao escolher fazer esta sua vontade perfeita, serei orientado nos caminhos morais, retos e verdadeiros, em direção à religação, união e fusionamento da minha pessoa humana com o teu espírito eterno.

     Pai espiritual: Sim.

1.1.3  A busca de Deus e a religião do espírito

     Filho: Grato. Mas nós sabemos que este diálogo é uma contradição em si. Neste diálogo você está na fala do pai espiritual, o Ajustador dos Pensamentos que reside em minha mente. Mas no diálogo tu dizes que eu ainda não tenho capacidade de conversar contigo como estamos conversando. Há uma contradição lógica aqui. Você disse que eu não tenho capacidade de perceber o que você diz. Então de onde veio a frase que foi dita pelo pai espiritual neste diálogo?

     Pai espiritual: É bom que seja assim, para que quem ler este diálogo tenha noção das suas dúvidas e incertezas na busca de Deus, no interior de sua alma, filha do espírito Ajustador. Estes diálogos urantianos ocorrem entre partes de sua própria mente e algumas vezes entre a esfera da mente, a esfera da alma e o centro espiritual no núcleo do seu ser. Tu estais buscando além da capacidade de sua mente finita que busca. Seja sincero a respeito dos seus conflitos e dúvidas e continue buscando a verdade. A verdadeira religião do espírito requer uma atitude mais viva diante do infinito desconhecido que está focado no núcleo absoluto do Ajustador da personalidade humana.

     Por outro lado, a religião da civilização é uma religião da mente e se baseia na teologia intelectual cuja autoridade é a tradição religiosa já preestabelecida. "... Jesus deixou claro que a grande diferença entre a religião da mente e a religião do espírito é que, enquanto a primeira é sustentada pela autoridade eclesiástica, a última é totalmente baseada na experiência humana." LU [155:5.6] (P. 1729). Você é um esforçado buscador da verdade e a ciência1, que seu pai humano estimulou em ti, te protege das superstições e da "crença por comodidade" que pode ocorrer nas religiões autoritárias e eclesiásticas. Como revelado no Livro de Urantia (LU):

     "... Enquanto a raça humana progride até o nível de um reconhecimento mais elevado e mais geral das realidades da experiência espiritual, uma grande quantidade de homens e mulheres continuará a demonstrar uma preferência pessoal por aquelas religiões autoritárias, que exigem apenas um consentimento intelectual. A religião do espírito, ao contrário, requer uma participação ativa da mente e da alma na aventura da fé, no corpo a corpo com as realidades rigorosas da experiência humana progressiva." LU [155:5.8] (P. 1729).

1.2  Espírito divino e personalidade humana

     Filho: Grato. Realmente eu busco intensamente a verdadeira religião do espírito que, na minha interpretação, é uma experiência pessoal de amor com a personalidade infinita e eterna do Pai Universal. Porém, eu vivo muitos conflitos entre a natureza animal e a natureza espiritual.

     Pai espiritual: Eu compreendo você por trás de sua erudição intelectual. Tu vives conflitos entre o espírito e a carne, e queres resolvê-los buscando guiamento do espírito Ajustador que eu sou. Talvez você possa me chamar de seu "eu espiritual" e chamar seu corpo carnal de "eu material". Se quiser pode chamar sua mente de "eu intelectual" e chamar nossa alma de "eu moroncial". É importante compreender que a sua personalidade é o seu "eu total". A personalidade funciona como um fator na situação total, é ela quem decide, é você quem decide. Lembre-se, você é uma pessoa pela graça do Pai divino. As melhores decisões, que você está buscando, serão decididas pelo seu "eu total", pela sua personalidade unificada. Para visualizar corretamente, e adequadamente compreender a profundidade verdadeira da realidade do universo, é necessário olhar para matéria e para o espírito. Como explica Jesus:

     "Uma pessoa, com um olho apenas, nunca pode esperar visualizar a profundidade em perspectiva. Nem pode o cientista materialista, de um único olho, nem o místico e o alegorista espirituais, também cegos de um lado, visualizar corretamente e adequadamente compreender a profundidade verdadeira da realidade do universo. Todos os valores verdadeiros da experiência da criatura estão ocultos na profundidade do reconhecimento." LU [130:4.4] (P. 1434).

     Filho: Entendi que o cientista materialista e o alegorista espiritual olham apenas um lado da realidade. Começo a perceber que embora você seja um espírito divino e perfeito, para que eu decida melhor, é preciso não negligenciar outros fatores associados da minha personalidade material. Cada vez mais compreendo a revelação de que:

     "O eu material tem personalidade e identidade, identidade temporal; o espírito Ajustador pré-pessoal também tem identidade, identidade eterna. Essa personalidade material e essa pré-personalidade espiritual são capazes, assim, de unir os seus atributos criativos, para trazer à existência a identidade sobrevivente da alma imortal." LU [5:6.7] (P. 71).

     Meu esforço é tentar me comunicar contigo para receber sua orientação espiritual. Agora tu me explicastes que devo decidir de acordo com meu "eu total", de acordo com minha personalidade, e não apenas de acordo com meu "eu espiritual" que vossa mercê2 é para mim. Vou relaxar a mente e meditar um pouco na minha própria alma centrada no teu espírito divino, depois voltarei para escrever este diálogo.

1.2.1  O pai humano e o pai espiritual

     Pai espiritual: E então?

     Filho: Eu busquei durante algum tempo saber qual a sua vontade, mas não percebi uma orientação prática como eu esperava. Senti paz e já ia dormindo. Por favor pai divino, me orienta. Me diz qual a sua vontade. O que fazer diante de todos estes problemas que estou vivendo?

     Pai espiritual: Ligue para o seu pai humano.

     Filho: OK.

     (Observação: Durante meses fui abençoado pela presença semanal de meu pai humano em nossa casa, com nossos filhos e netos. Então nós discutimos sobre religião e meu pai sugeriu um tempo. Eu lhe prometi verbalizar minha experiência sobre estas questões vitais sobre a vida humana em busca da vida eterna. Este diálogo escrito nasceu do desejo de estar unido pelo amor, aos meus familiares, no serviço da vida.)

1.2.2  Viva lealmente ao seu presente estado de ser

     Pai espiritual: Oi filho, você quer conversar?

     Filho: Sim pai eterno, Ajustador da personalidade humana que sou pela graça divina.

     Pai espiritual: Você é uma personalidade finita. Eu sou o espírito Ajustador dos Pensamentos residindo em sua mente e criando nossa alma. Quando nosso corpo humano falecer, se nós não fusionarmos antes, nossa alma imortal, que é filha dos nossos esforços combinados, irá ressucitar nos mundos celestes. Então eu, seu pai eterno, irei te explicar muitas circunstâncias de nossa vida humana na carne que muito tem te atribulado, mas que nesse momento eu prudentemente não menciono para sua segurança e para segurança de nossos familiares humanos, em cuja alma vive também um Ajustador dos Pensamentos divino como eu. Neste momento eu desejo resignificar alguns fatos da nossa família, para que tu fiques mais tranquilo e desfrute a vida com mais alegria e felicidade.

     Filho: Por favor pai da nossa alma imortal, me explique o que é necessário para que a pessoa finita que sou, se fusione com o espírito Ajustador eterno e divino que tu és.

     Pai espiritual: Está escrito: "A maneira mais rápida de um girino tornar-se uma rã é vivendo lealmente cada momento como um girino." LU [100:1.4] (P. 1094). Assim como os girinos normais um dia se tornarão uma rã, um dia o espírito de individualidade eterna que sou, e a personalidade finita que tu és, estarão unidos em um só ser, um filho de Deus ascendente. No momento tu és um filho da fé na Pessoa Infinita e Eterna, O Pai Universal. Eu, o Ajustador dos Pensamentos que vivo no cerne absoluto do seu ser, sou um fragmento pré-pessoal da infinitude deste Pai de todos, que em português vocês chamam de Deus. Um girino se transforma numa rã e nós unidos e fusionados alcançaremos o status de filho de Deus ascendente. Um girino deve ser leal ao estado de desenvovimento de seu corpo vivo. Haverá problemas se o girino adaptado a vida submersa na água quiser saltar na terra como a rã que um dia ele se tornará.

     De maneira análoga tu és um ser humano vivendo na carne e na matéria finita e eu sou um espírito divino que vive na infinitude e na absolutez de Deus. Quando você me pergunta sobre a minha vontade no fundo você quer que eu me posicione, nas suas relações pessoais com seus irmãos e irmãs humanos, nas limitações do espaço e na finitude do tempo. Um pai sábio não toma partido de um dos filhos em detrimento dos outros. Além disso o absoluto não se divide no espaço nem se modifica no tempo. Você tem sido uma criatura humana que quer ser perfeita como um dia seremos quando unidos ascendermos ao Paraíso aondo habita o Pai dos espíritos de Quem eu venho, o Paraíso aonde habita o Pai das pessoas que te outorgou uma personalidade. E o meu Pai e o seu Pai são o mesmo Pai Universal. Contudo o nosso fusionamento não é nem mágico, nem mecânico. Nossa religação, união e fusionamento é uma relação de amor entre o meu ser espiritual e o seu ser humano. Um dia a personalidade humana que tu és, e o espírito Ajustador que eu sou, estarão fusionados. Eu serei um Ajustador personalizado e humanizado, tu serás um mortal Ajustadorizado e eternizado, e nós seremos um só ser. Meu ser ganhará a sua personalidade humana e sua pessoa ganhará a minha individualidade eterna. Seremos um só ser, uma só personalidade unificada, seremos um filho de Deus por minha parte e um filho do humano por sua parte. Mas este fusionamento ainda não aconteceu.

     Filho: O que eu posso fazer para acelerar este fusionamento, para realizar este processo religioso que religa a personalidade finita que sou e o espírito eterno que tu és?

     Pai espiritual: Seja paciente e viva lealmente ao seu presente estado de ser. Tu és uma pessoa humana, eu sou um espírito divino e nós nos unimos mais um pouco em cada momento que tu consegues se sintonizar com o espírito que eu sou, e eu consigo me expressar através da personalidade que tu és. Quando você escolhe fazer a minha vontade, o que é feito é uma co-criação. Quando você faz a minha vontade divina eu estou fazendo o que eu quero através da sua pessoa humana. Isto é uma criação conjunta. Eu e você criamos uma realidade na nossa experiência de vida, esta realidade é nossa alma imortal. A sua mente, que escolhe fazer a vontade de Deus, é a mãe da nossa alma. Eu sou o espírito divino que te revela a vontade de Deus que tu escolhestes fazer. Eu sou o pai da nossa alma. A nossa alma não é nem espiritual como eu, nem material como você. Nossa alma é moroncial e "morôncia é um termo que designa um vasto nível que se interpola entre o material e o espiritual." LU [0:5.12] (P. 9). Nossa alma é fruto dos nossos esforços combinados, ela é subespiritual e está abaixo do espírito que eu sou. Nossa alma é supramaterial e está acima dos circuitos da mente material aonde presentemente se localiza o poder de escolha-decisão da persoalidade que você é.

     Agora vá agir. Este diálogo interior aconteceu a partir do nível absoluto e espiritual do Ajustador dos Pensamentos que eu sou, através do nível absonito e moroncial da nossa alma, no nível finito e material da sua mente humana. E você, enquanto personalidade, é testemunha de tudo isto e deve tomar as suas decisões quanto ao melhor a ser feito.

     Filho: O.K. muito grato!

1.2.3  Este texto é um diálogo interior

     Pai espiritual: Vamos terminar este diálogo?

     Filho: Sim.

     Pai espiritual: Você já sabe qual a minha vontade?

     Filho: Creio que a sua vontade, e a minha também, é que a personalidade humana que sou se fusione com o espírito Ajustador que tu és. Creio também que a cada pequena tarefa que eu realizo que esteja de acordo com sua vontade na situação específica de nossa vida, nossa alma cresce e nossa alma é a cristalização de nossa vontade conjunta realizada. Pai divino, este meu entendimento está certo?

     Pai espiritual: Isto são palavras, e eu já lhe expliquei que minha vontade divina não cabe em palavras, embora ela esteja no meu ser espiritual, o qual com amor busca te guiar em sua vida humana.

     Filho: A sua vontade cabe nas ações do meu corpo? Eu estava em meu quarto meditando no teu ser e ouvi em minha mente algo como: "Eu tenho uma missão para ti, vamos terminar o diálogo." Eu me levantei e continuei escrevendo este diálogo.

     Pai espiritual: Terminar um diálogo interior não é a mesma coisa que escrever um diálogo e publicar na Internet. Há idéias e significados que quero dizer para você individualmente. Se tu publicares este diálogo interior tu podes confundir outras pessoas. Elas podem achar que estas são as palavras de uma terceira pessoa falando com o ser humano que tu és. Muitos não sabem que o Ajustador dos Pensamentos é o pai espiritual da alma humana. E você mesmo admitiu a sua incerteza sobre a possível origem destas palavras, no espírito Ajustador residente em ti.

     Filho: Você quer terminar um diálogo interior ou quer terminar este diálogo escrito no editor de textos do meu computador?

     Pai espiritual: Os dois. Eu quero terminar o diálogo interior contigo e revelar o que puder da minha vontade espiritual para a tua personalidade. E você poderá realizar em parte a minha vontade escrevendo este diálogo. Encontre nossa alma no centro da sua mente, e permita que ela me busque na dimensão absoluta de auto-expressão de nossa personalidade. A trindade pensamento, palavra e ação também se manifesta na pensatividade gerada por minha vontade, nas palavras interpretativas verbalizadas interiormente por nossa alma, e nas ações que sua mente, de boa fé, decide fazer. E não poderia ser diferente. Mesmo que você tenha orado para me dar a sua personalidade para mim, ter uma personalidade significa vivenciar todos os fatores associados de individualidade: espírito, alma, mente e corpo. A sua pessoa é quem decide afinal o que fazer.

1.2.4  As dimensões da personalidade humana

     Filho: Mas é revelado que:

     "O tipo de personalidade conferido aos mortais de Urantia (Terra) tem uma potencialidade de sete dimensões de auto-expressão ou de realização pessoal. Desses fenômenos dimensionais, três são compreensíveis-realizáveis no nível finito, três no nível absonito e um no nível absoluto. Em níveis subabsolutos, essa sétima dimensão, ou a da totalidade, é experienciável como fato da personalidade. Essa suprema dimensão é um absoluto associável e, ainda que não infinito, é dimensionalmente um potencial que permite uma penetração subinfinita do absoluto." LU [112:1.9] (P. 1226).

     Não seria correto que você, o Ajustador dos Pensamentos que amorosamente me guia, se responsabilizasse pela dimensão de auto-expressão absoluta de nossa personalidade? Está certo eu buscar que nossa alma moroncial preencha as dimensões absonitas supracitadas? É coerente responsabilizar a minha mente material pelo cuidado das dimensões finitas de auto-expressão? Está correto a crença de que "estes ensinamentos, sobre as três dimensões da personalidade finita e as sete dimensões de auto-expressão potenciais na pessoa humana, possam ser organizados no seguinte quadro:"

valor personalidade significado
espírito espiritual unificada absoluto
alma moroncial coordenada absonito
mente material e organizada finito
profundidade largura comprimento

1.2.5  Personalidade unificada e paradoxos da religião

     Pai espiritual: Em parte sim. Mas você está se esquecendo que:

     "Personalidade. A personalidade do homem mortal não é corpo, nem mente, nem espírito; e também não é a alma. A personalidade é a única realidade invariável em meio a uma experiência constantemente mutável da criatura; e ela unifica todos os outros fatores associados da individualidade. A personalidade é o único dom que o Pai Universal confere às energias vivas e associadas de matéria, mente e espírito, e que sobrevive junto com a sobrevivência da alma moroncial." LU [0:5.11] (P. 9)

     Isso significa que você não deve dividir o conceito que tu tens da sua personalidade, principalmente se tu estiveres buscando desenvolver uma personalidade forte e unificada, como a personalidade de Jesus. Lembre-se que a personalidade é supra-ordenadora, é ela quem decide. Eu sou um espírito, residente em ti, potencialmente diretivo. Eu sou seu eu espiritual. Cabe a tua pessoa buscar meu guiamento.

     Tu tens que exercer seu livre arbítrio e escolher fazer minha vontade. O espírito que eu sou pode dirigir a sua vida. Isto é uma possibilidade, uma potencialidade. Você precisa ter fé e decidir buscar o meu guiamento e só então eu poderei dirigir a sua vida. Mas esta sua decisão, de fazer a minha vontade, tem que ser de todo o seu ser. "Não apenas deveis reconhecer a vontade do Pai e escolher cumpri-la, mas deveis fazer uma consagração sem reservas e uma dedicação dinâmica para, de fato, cumprir a vontade do Pai." LU [91:9.6] (P. 1002).

     Eu ganharei a sua personalidade te servindo e te guiando. Eu trabalho a seu favor com todo meu ser. De certa forma eu sou como um gênio espiritual na "lâmpada" da sua alma, no coração da sua mente. Você é como Aladim. Tu podes em auto-respeito fazer "carinho" na lâmpada do teu coração e buscar no teu peito a fonte espiritual da sua vida. Lembre-se que eu, um gênio divino, escolhi estar presente contigo e me submeto a vontade da sua personalidade. No seu presente estado de ser, tu tens a decisão final do que fazer.

     Talvez seja melhor tu buscares o espírito que sou, no primeiro centro de nosso ser. Sinta nossa alma como sendo o segundo centro, e nossa mente como sendo o terceiro centro de nosso ser. Não fique frustrado com as limitações de sua finitude. Lembre-se que:

     "... A doutrina essencial da compreensão humana, de Deus, cria um paradoxo no entendimento finito. É quase impossível, para a lógica humana e a razão finita, harmonizar o conceito da imanência divina, um Deus no interior e como uma parte de cada indivíduo, com a idéia da transcendência de Deus, a dominação divina do universo dos universos. Esses dois conceitos essenciais de Deidade devem ser unificados, no entendimento-fé do conceito da transcendência de um Deus pessoal e na compreensão da presença residente do fragmento desse Deus, para justificar a adoração inteligente e para validar a esperança de sobrevivência da personalidade. As dificuldades e os paradoxos da religião são inerentes ao fato de as realidades da religião estarem extremamente além da capacidade da compreensão intelectual dos mortais." LU [5:5.6] (P. 69).

     Eu sou o Ajustador dos Pensamentos que está criando a nossa alma no ventre da sua mente. Eu sou a presença residente em ti, de um fragmento do espírito do Deus eterno. Eu sou seu eu divino e Deus é a fonte, a essência e o destino de todos os eus divinos, de todos os Ajustadores de Pensamento, em todos os seres humanos.

1.2.6  Pai divino, me ajuda a resolver os conflitos humanos

     Filho: Grato. Me sinto abençoado e amado por sua presença. Me sinto feliz e maravilhado com suas explicações. Mas eu estou confuso. Ainda não sei o que fazer. Não sei como lhe dar com alguns fatos que acontecem na minha vida pessoal. Eu preciso de uma orientação prática. Há mais de 28 anos que eu decidi em todas as situações da minha vida fazer a vontade de Deus. Mas eu não consigo discernir qual é esta vontade divina para mim. Eu estou tentando fazer esta vontade. Na dúvida eu costumo fazer aquilo que acredito irá beneficiar meus filhos, as pessoas da minha família, meus amigos e os seres humanos deste mundo. Contudo, acredito que há algo errado pois sofro com muitos conflitos, preocupações, tristezas e um sem-fim de infelicidades humanas. Eu devo estar dividido. Talvez eu não tenha tido êxito em unificar a minha personalidade e a tendência altruísta pode ter se tornado superdesenvolvida no meu caso. Como revelado no livro de urantia:

     "O homem tende a identificar o impulso de atender às próprias necessidades do seu ego, com o seu eu - consigo próprio. E, ao mesmo tempo, inclina-se a identificar a vontade de ser altruísta com alguma influência exterior a ele próprio - Deus. E esse julgamento de fato está certo, pois todos os desejos altruístas têm a sua origem nos guiamentos do Ajustador do Pensamento residente, e esse Ajustador é um fragmento de Deus. A consciência humana correlaciona o impulso do Monitor espiritual com a tendência de ser altruísta, de pensar fraternalmente. Ao menos, essa é a experiência primeira e fundamental na mente da criança. Quando a criança em crescimento não tem êxito em unificar a sua personalidade, a tendência altruísta pode tornar-se tão superdesenvolvida a ponto de causar um prejuízo sério ao bem-estar do eu. Uma consciência mal orientada pode tornar-se responsável por muitos conflitos, preocupações, tristezas e um sem-fim de infelicidades humanas." LU [103:2.10] (P. 1131).

     Pai espiritual: Este diálogo servirá para seus familiares e amigos entenderem o seu esforço de buscar inspiração no seu Ajustador de Pensamentos para resolver da melhor forma possível os seus problemas humanos. Para que te compreendam melhor, explico que quando tu elaboras um diálogo que se inspira em uma possível conversa com outro ser humano, tu se esforça para discernir em sua alma o seu espírito Ajustador unido ao espírito Ajustador deste outro ser humano com o qual imaginas um diálogo. Você tem mais alguma pergunta?

     Filho: O que eu faço?

     Pai espiritual: Elabore um diálogo com seu pai humano e busque inspiração no seu Ajustador em unidade espiritual com o Ajustador dos Pensamentos dele.

     Filho: O.K.

1.3  Pai humano

1.3.1  Pai divino, pai espiritual e pai humano

     Pai humano: Grato filho. Este diálogo está me ajudando a te compreender melhor. Começo a perceber como você toma as suas decisões. Tu tens fé na realidade de uma Personalidade infinita que muitos chamam de Deus e que no livro de urantia é chamado de Pai Universal. Você confia que este Pai infinito ama todas as pessoas e sabe o que é melhor para todos nesta família universal que inclui todas as personalidades. Então eu vejo que você se esforça para discernir no cerne, no centro de sua própria alma, a presença do espírito residente que neste diálogo tu chamas de pai espiritual e que a revelação urantiana chama de Ajustador de Pensamentos.

     Filho: Grato pai. Tenho esperança que se o senhor puder penetrar os motivos de minhas decisões, tu vais me compreender e entender melhor, e nossa amizade e amor será engrandecida. Meu ideal de vida é amar, e se possível ser amado pelas pessoas humanas e divinas. Creio que a vivência do amor espiritual com todos os seres, me tornará uma pessoa muito feliz e eu estou buscando a felicidade de alma.

     Pai humano: Talvez haja um erro neste diálogo bem intencionado. O erro é que você está falando em nome da minha pessoa. Estas palavras na verdade são suas e não minhas.

     Filho: Mas eu não tenho alternativa. Nós não encontramos tempo para conversar sobre estes assuntos fundamentais para vida eterna.

     Pai humano: Mas então quem é o pai humano deste diálogo?

     Filho: Eu acredito que tu és o meu Ajustador dos Pensamentos, em unidade espiritual e capacidade ilimitada de comunicar-se com o Ajustador dos Pensamentos do meu pai humano. Eu acredito que tu és a união espiritual do meu Pai no céu e do meu pai na terra, que vive no centro da minha alma, focalizado no meu coração, aonde minha mente busca conselho e orientação para tomar decisões práticas, quanto ao que deve ser feito, para o bem estar de nossa família.

     Pai humano: Eu entendi, mas ainda há um erro no seu entendimento, implícito neste diálogo. Você precisa fazer um discernimento da personalidade humana do seu pai e do espírito Ajustador do Pai Universal que reside na alma do homem mortal que é seu pai na terra. Você precisa entender que:

     "Muitos dos problemas experienciados pelos mortais no seu estudo da personalidade humana poderiam ser evitados, se a criatura finita se lembrasse de que os níveis dimensionais (da personalidade) e os níveis espirituais não estão coordenados na compreensão-realização experiencial da personalidade." LU [112:1.12] (P. 1227).

     Filho: Você está querendo dizer que o espírito Ajustador do Pai Universal, que vive na alma do meu pai humano, ainda não está coordenado com a personalidade dele que é meu pai na terra.

     Pai humano: Eu estou dizendo que não é seu pai humano quem está dialogando contigo.

     Filho: Quem é?

     Pai espiritual: Todas estas palavras estão sendo inspiradas na sua mente. Algumas delas vem da sua própria mente carnal. Algumas das palavras deste diálogo procedem da nossa alma imortal que está cresendo na sua mente mortal. Algumas destas palavras são inspiradas pelas influências espirituais do universo que chegam até ti divinamente coordenadas com o espírito Ajustador que eu sou pela graça de Deus, o Pai Universal.

1.3.2  Gratidão, confissão e pedidos ao Pai

     Filho: Como o senhor quer que eu te chame neste diálogo escrito?

     Pai: Me chame simplesmente de Pai e entenda que eu coordeno divinamente todas as influências espirituais que estão formentando o desenvolvimento da nossa alma, no ventre mãe da sua mente humana de boa fé.

     Filho: Eu te amo Pai. Eu fico maravilhosamente feliz quando sinto a sua presença intensificada no meu coração. Eu peço perdão pelos meus inúmeros erros e principalmente se eu prejudiquei alguma vez teus filhos humanos, meus irmãos e semelhantes na terra. Eu estou tentando de todas as formas me comunicar contigo para pedir orientação e resolver os problemas da nossa família. Peço piedade é misericórdia quando nós, seres mortais que erram, estamos nos debatendo dentro do pântano egoísta gerado por nós próprios.

     Eu me consagro inteiramente a presença e guiamento do seu espírito Ajustador. Fico preocupado com a possibilidade de eu estar esquecendo que:

     "... A cooperação com o Ajustador do Pensamento não inclui autotortura, nem falsa piedade, nem auto-humilhação hipócrita ou ostensiva; a vida ideal é aquela do serviço com amor, muito mais do que uma existência de apreensões temerosas." LU [110:3.4] (1206.2).

     De fato eu concordo com o ditado espanhol que diz: "Uma grama de maternidade é equivalente a um quilo de clero.". Eu cito este ditado porque talvez seja vergonhoso eu reclamar dos meus problemas enquanto as mães estão realizando um serviço com amor pelos meus próprios filhos e pelas crianças em geral.

     Estou confuso, não sei exatamente o que fazer. Tenho fé que você sabe e te peço para me ajudar de forma que, mesmo levando em conta meus inúmeros erros humanos até aqui, eu ainda consiga cumprir a minha missão divina e ao menos em parte viver a vida ideal, o modelo da carreira que tu trazes consigo. Esta minha prece e pedido é inspirada na revelação urantiana de que:

     "Quando os Ajustadores do Pensamento residem nas mentes humanas, eles trazem consigo o modelo da carreira, as vidas ideais, tais como foram determinadas e preordenadas por eles próprios e pelos Ajustadores Personalizados de Divínington, as quais foram certificadas pelo Ajustador Personalizado de Urantia. Assim, eles começam a trabalhar dentro de um plano definido e predeterminado, para o desenvolvimento intelectual e espiritual dos seus sujeitos humanos; mas não incumbe a nenhum ser humano ter de aceitar esse plano. Vós estais, todos, sujeitos à predestinação; não está preordenado, todavia, que devais aceitar essa predestinação divina; tendes a plena liberdade para rejeitar qualquer parte de todo o programa dos Ajustadores do Pensamento. A missão deles é efetuar alterações na mente e ajustamentos espirituais de forma tal que, como possais haver autorizado voluntária e inteligentemente, eles possam ganhar maior influência no direcionamento da personalidade; mas, sob nenhuma circunstância, esses Monitores divinos tirarão vantagem de vós, nem, de nenhum modo, vos influenciarão, arbitrariamente, nas vossas escolhas e decisões. Os Ajustadores respeitam a soberania da vossa personalidade; eles são sempre subservientes à vossa vontade." LU [110:2.1] (P. 1204).

1.3.3  Segurança no espírito residente que guarda a alma

     Pai: Eu sei das suas boas intenções. Sei também a respeito dos seus problemas humanos. Mas em termos práticos, eu faço minha a revelação de que:

     "Jesus retratou a profunda segurança do mortal sabedor de Deus ao dizer: `Para um crente do Reino, que conhece Deus, que importa se todas as coisas terrenas entrarem em colapso?' As seguranças temporais são vulneráveis, enquanto as seguranças espirituais são inexpugnáveis. Quando as torrentes da adversidade humana, do egoísmo, da crueldade, do ódio, da malícia e da inveja afluírem à porta da alma humana, podeis manter-vos na certeza de que há um bastião interior, a cidadela do espírito, que permanece absolutamente inatingível; e isso é verdadeiro, ao menos, para todo aquele ser humano que tenha entregado a guarda da sua alma ao espírito residente do Deus eterno." LU [100:2.7] (P. 1096).

     Filho: Pai, eu entrego a guarda da nossa alma ao teu espírito residente.

     Pai: Filho, por hora isto basta. Eu conclui o que queria dizer neste diálogo público. Você tem mais alguma pergunta?

     Filho: O que o senhor me aconselha fazer agora?

     Pai: Imprima este diálogo e partilhe com as pessoas ao qual ele se destina, e depois voltamos a conversar no íntimo de nossa alma cuja guarda tu confiastes a mim.

     Filho: Grato pai, faça de mim uma alma e pessoa humana que te propicie a vivência de ser um Ajustador dos Pensamentos muito feliz.

     Pai: Sim.

1.3.4  Conclusão e conselhos de um pai de família

     Filho: Pai, eu fiz o que acredito que o senhor me pediu. No último domingo eu li este diálogo junto com dois dos meus filhos, depois de compartilhá-lo com meu pai humano e com meu amigo irmão urantiano. Ontem eu senti a sua presença muito intensamente, e creio que nossas mentes estão se unindo e eu estou adentrando os sete círculos psíquicos pela sua graça. Estou me esforçando para discernir, em sua presença e em seu amor profundo e perfeito, qual é a sua vontade.

     Acredito que o ideal de fusionamento da minha pessoa humana com o teu espírito divino, contém todas as realizações desejáveis de nosso ser combinado. Nosso fusionamente é o coroamento da religião3 que religa, e da yoga que une, o teu ser divino e o meu ser humano. Ao fusionarmos, seremos uma personalidade unificada, pois teremos unido em nossa pessoa os outros fatores associados da nossa individualidade: minha mente e corpo humano estarão unidos à nossa alma imortal e ao teu espírito eterno. Ao fusionarmos, teremos unido nossas mentes na conquista sucessiva dos sete círculos psíquicos da potencialidade mortal ...

     Pai: ... Filho, vamos concluir este diálogo. Já falamos tudo isso para nossos familiares e amigos. Respeitemos e sejamos pacientes diante do fato que eles próprios tem que querer se unir ao espírito Ajustador divino que cria a alma no ventre da mente de cada um deles. Ontem tu transcrevestes a fala de um vídeo feito por um filho que pediu conselho para o próprio pai humano.

     Filho: Sim, eu fiz este trabalho ontem. Creio que este vídeo é uma resposta adequada para as perguntas que tenho feito para meu pai humano e para você, que creio ser meu pai espiritual. A seguir transcrevo este vídeo:

     Existem oportunidades na nossa vida que nós perdemos porque deixamos de ouvir um conselho de um amigo, de uma pessoa que entendia mais daquele assunto, e aí a gente fala: `puxa vida perdi aquela oportunidade, se eu voltasse atrás, ai se eu tivesse ouvido o que meu pai falou o que minha mãe disse, como teria sido diferente.'

     Pior, alguns dias atrás eu conversava com uma autoridade um homem muito conhecido e ele disse:

     "Olha, se eu voltasse atrás eu faria muita coisa diferente e uma delas eu teria dado mais valor a minha família, não vi meus filhos crescerem, me aposentei, meus netos são estranhos a mim. Hoje eu sou uma pessoa solitária, as vezes eu tenho a companhia da pessoa que lava o meu carro, porque eu gastei toda a minha vida talvez onde eu não deveria ter gastado, gastei todo o meu tempo, dei o melhor para o trabalho, e esqueci a minha família."

     Bom deve ter muitos outros conselhos que você deve estar pensando enquanto eu estou falando sobre isso. Meu pai tem 86 anos de idade, alguns dias atrás eu chamei ele para tomar um café e eu falei: `Pai, o senhor foi um homem que viveu tantas coisas, teve comércio, foi empresário, foi político. O que valeu a pena na sua vida, o que que não valeu. O que você diria para o seu filho aqui, qual o conselho.' Meu pai é um homem que lê muito, tem 86 anos, ele pensou e falou assim:

     "Meu filho, tem três coisas que eu diria para você. Primeira delas, nunca canse de ser bom para as pessoas, toda a bondade que eu fiz são as coisas que eu lembro hoje que me trás muita alegria no meu coração. Ser bom é algo que é um privilégio e nós devemos buscar este privilégio em nossas vidas. Precisamos fazer acontecer a bondade."

     Segunda coisa que ele disse foi:

     "Nunca aparte a sua família. Sabe eu tive grandes amigos, tive tanta coisa na minha vida, mas hoje quando eu olho para minha vida o que sobrou? São a minha família. Quem está comigo é minha família, e as vezes a gente dá o melhor tempo para quem não vai ficar com a gente. A gente dá o melhor para o nosso trabalho para as pessoas que um dia vão voltar as costas para nós. E damos o pior tempo, quando estamos cansados, para nossa família, para aqueles que irão ficar conosco para sempre. Pelo menos é isso o que nós esperamos." O segundo conselho foi esse.

     E o terceiro conselho, ele falou:

     "Meu filho nunca se aparte de Deus." Ele falou: "Nos meus momentos, nas minhas noites, nas caladas da noite, uma das coisas mais gostosas que eu tenho é a presença de Deus. Ele me consola, ele me conforta, ele me traz segurança."

     Este foi o conselho, que o meu pai de 86 anos me deu. Eu quero repartir com você. Lembrando: seja bom, segundo, dedique a sua família, e terceiro, nunca se aparte de Deus. Pense sobre isso, que Deus te abençoe.


Notas de Rodapé:

1 "A ciência ensina o homem a falar a linguagem nova da matemática e adestra o seu modo de pensar em linhas de precisão exatas. E a ciência também estabiliza a filosofia por meio da eliminação do erro: enquanto purifica a religião, ao exterminar a superstição." LU [81:6.10] (P. 907).
2 Vossa mercê → vosmecê → você.
3 A origem etimológica da palavra religião é religare, que significa religação.