Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 4

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 3
As Origens do Mal no Planeta

Diálogos baseados no
Livro de Urantia

Livro Dois
uma apresentação de
religião, filosofia e ciência unificadas
de acordo com a revelação nos
Documentos de Urantia
Escrito a partir de 2012
As Origens do Mal no Planeta
    3.1  Secularismo moderno e o ateísmo
    3.2  A rebelião de Lúcifer
        3.2.1  A importância de conhecer a história planetária
    3.3  O bem de cada um e da família
        3.3.1  A liberdade eterna e a imaturidade egoísta
        3.3.2  A liberdade verdadeira e a falsa liberdade
    3.4  O quê fazer diante do egoísmo e erros?
        3.4.1  Cuide de você: unido ao seu espírito divino, edifique sua alma imortal
        3.4.2  O pai humano e O Pai Espiritual
        3.4.3  O conforto e segurança do crente do Reino do Pai Universal
        3.4.4  O triunfo do amor
        3.4.5  Centre-se no espírito, conforte-se no amor, segura-te na boa vontade e valorize a vida verdadeira
    3.5  O mal, o pecado e a iniquidade
        3.5.1  A rebelião de Lúcifer e a queda de Caligástia
    3.6  Estude o livro de urantia completo
        3.6.1  Religião do espírito e religião da mente
        3.6.2  Filme: "A Vida é Bela"
    3.7  Evite a morte espiritual
        3.7.1  Confie nos Juízes do universo maior
        3.7.2  Misericórdia e justiça de Cristo com os rebeldes
        3.7.3  Juiz das questões de vida e morte eternas
    3.8  Cristo Michael: Criador do Universo Local
        3.8.1  Superuniversos, universos locais, constelações e sistemas de mundos habitados
            3.8.1.1  A localização astronômica da terra (urantia)
        3.8.2  Filhos Descendentes de Deus
        3.8.3  Jesus Cristo ensinou a orar para evitarmos os caminhos da morte
        3.8.4  Cristo Michael progenitor dos Arcanjos
        3.8.5  O propósito da auto-outorga de Jesus Cristo na terra
        3.8.6  As sete auto-outorgas de Cristo Michael
    3.9  O status atual da rebelião
        3.9.1  Os infortúnios de Caligástia
        3.9.2  Oração conclusiva para extinguir o mal da terra

     Amigo: Qual o objetivo deste diálogo?

     Pai: Transmitir de forma simples algum conhecimento sobre nossa comunidade planetária e nossa família humana, mais especificamente a respeito da origem do mal no planeta.

     Amigo: O que você considera mais importante para ser dito?

     Pai: De tudo que eu já estudei, aprendi e experimentei, o mais importante, dito da melhor forma possível em uma linguagem humana, foi revelado no livro de urantia, a bíblia da terra11.

3.1  Secularismo moderno e o ateísmo

     Amigo: Este livro diz alguma coisa sobre as causas dos problemas contemporâneos que a humanidade está enfrentando?

     Pai: A nossa geração, nesse início do terceiro milênio, vive problemas muito difíceis, estamos sufocados pelo secularismo moderno, nascido da ciência ateísta e da necessária oposição à dominação totalitária eclesiástica escravizante da igreja medieval institucionalizada. Muitos pensadores honestos prevêem terríveis destruições como consequência do materialismo e do secularismo que se descarta da ética e da religião, a troco de política e de poder. Como revelado no:

"Livro de Urantia", parágrafos 195.8_11-13:

     A fraqueza inerente ao secularismo é que ele se descarta da ética e da religião, a troco de política e de poder. Vós simplesmente não podeis estabelecer a irmandade dos homens se ignorardes ou se negardes a paternidade de Deus.

     O otimismo secular social e político é uma ilusão. Sem Deus, nem a independência, nem a liberdade, nem a propriedade, nem a riqueza conduzirão à paz.

     A secularização completa da ciência, da educação, da indústria e da sociedade pode conduzir apenas ao desastre. No primeiro terço do século vinte, os urantianos mataram mais seres humanos do que os que foram mortos durante toda a dispensação cristã até aquela época. E isso é apenas o começo da pavorosa ceifa do materialismo e do secularismo; destruições ainda mais terríveis ainda estão para vir.

3.2  A rebelião de Lúcifer

     Amigo: Estas são causas contemporâneas de alguns problemas de nossa sociedade. Será que a maldade no nosso mundo advém apenas dos erros humanos? Será que existem personagens não-humanas envolvidas com o erro, o mal e o pecado que nos aflinge?

     Pai: Sim, além dos erros e ignorância humana, em uma perspectiva mais planetária, ainda sofremos provações temporárias devido a rebelião de Lúcifer no sistema, a traição de Caligástia, e a consequente rebelião planetária. Isto ocorreu há 200 mil anos atrás, e os responsáveis, neste sistema de mundos e neste planeta, são revelados no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 53.1_4:  ...  Quase nada foi ouvido sobre Lúcifer em Urantia, devido ao fato de haver designado o seu primeiro assistente, Satã, para advogar a sua causa no vosso planeta. Satã, um membro do mesmo grupo de Lanonandeques primários, jamais funcionou como um Soberano de Sistema; mas participou totalmente da insurreição de Lúcifer. E o "diabo" não é nenhum outro senão Caligástia, o Príncipe Planetário deposto de Urantia, um Filho Lanonandeque da ordem secundária. Na época em que (Cristo) Michael esteve na carne em Urantia, Lúcifer, Satã e Caligástia aliaram-se para, juntos, tentar causar o insucesso da sua missão de auto-outorga. Todavia, tiveram um fracasso notável.

3.2.1  A importância de conhecer a história planetária

     Amigo: Que coisas horríveis. Então de acordo com o livro de urantia, realmente existiu este ser maligno que alegou que o Pai Universal não existe, e optou pelo erro, o mal, o pecado, e a iniquidade?

     Pai: Sim. De acordo com a revelação de urantia, isto aconteceu. Falo sobre estas coisas para que possas entender uma das causas da maldade que aflinge nosso planeta, família e nós mesmos. Afinal, como revelado no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 67_1:  ...  Os problemas relacionados à existência humana em Urantia são impossíveis de ser compreendidos sem um conhecimento de certas grandes épocas do passado, sobretudo a ocorrência da rebelião planetária e suas consequências. Embora esse levante não haja interferido seriamente no progresso da evolução orgânica, ele modificou acentuadamente o curso da evolução social e do desenvolvimento espiritual. Toda a história suprafísica do planeta foi profundamente influenciada por essa devastadora calamidade.

     Amigo: Este é mais um motivo para mim ler este livro de urantia (terra), especialmente a terceira parte, que conta a história de urantia, nosso planeta. Este conhecimento é importante para melhor compreender as origens da nossa família universal e planetária.

     Pai: Eu concordo, contudo primeiro devemos cuidar de nós mesmos e de nossa família humana para depois pensar em serviços maiores.

3.3  O bem de cada um e da família

     Amigo: O que você considera mais importante para nossa família humana aqui e agora?

     Pai: O bem estar de nossa família depende do bem estar de cada um e a felicidade de cada um aumenta muito com a união no amor verdadeiro e a alegria de toda família. Por isso, se nós estabelecermos um diálogo e convivermos, cada vez mais teremos a oportunidade de compartilhar nossa experiência de vida. Nesta oportunidade poderemos transmitir tudo que consideramos importante para felicidade de nossos filhos, a união e o crescimento harmônico da nossa família. Tenho argumentos convincentes de que a felicidade de um ser humano depende muito da convivência em uma família unida no amor e no trabalho alegre pelo bem de todas as pessoas.

3.3.1  A liberdade eterna e a imaturidade egoísta

     Amigo: Mas tu não achas que a liberdade de cada um tem que ser considerada?

     Pai: Sim, o livre arbítrio de cada um é fundamental. Contudo temos que discernir entre a falsa e a verdadeira liberdade. Sabemos que a única liberdade que dura eternamente é aquela que está associada com Deus, O Criador Espiritual de nossas almas imortais e o Pai de todas as pessoas eternas. Nós, pessoas humanas, somos compostos por um corpo, uma mente, uma alma e um espírito. Muitos seres humanos são imaturos porque ainda não tiveram uma experiência interior significativa com seu próprio espírito e alma. A mente humana não espiritualizada é uma mente imatura. Devemos buscar um amadurecimento e crescimento de nosso eu total - material, intelectual e espiritual.

     Um ser humano ainda imaturo cuja consciência gravita somente em torno do seu ego material, e do seu corpo físico de origem animal, costuma agir de forma egoísta e para satisfação de seu próprio ego. Uma pessoa assim, frequentemente busca prazeres materiais que não perduram na eternidade. Indivíduos imaturos e egoístas frequentemente pedem pela "liberdade da raposa dentro do galinheiro". Esta não é a verdadeira liberdade. Muitas pessoas querem ter conforto e prazer desregradamente. Devido a estas demandas de seu próprio ego, estas pessoas mentem, enganam e traem outras pessoas próximas, para conquistarem o que chamam de liberdade. Liberdade de mentir? Liberdade de ser infiel? Liberdade de usar outras pessoas como objetos de seu próprio prazer e controle? Isto não é a verdadeira liberdade.

3.3.2  A liberdade verdadeira e a falsa liberdade

     Amigo: Será que estas questões, sobre a liberdade eterna e o mal uso do livre arbítrio, também se aplicam às criaturas não-humanas, que faltaram com a fé e lealdade ao próprio Criador?

     Pai: Sim, como já foi dito, o "Livro de Urantia" revela que há cerca de 200 mil anos a rebelião de Lúcifer ocorreu na administração do sistema local dos mundos do qual a terra faz parte. Após descrever esta rebelião no capítulo 53, o livro base destes diálogos revela um capítulo intitulado: "Os Problemas da Rebelião de Lúcifer". Neste capítulo existe um item sobre a liberdade verdadeira e a falsa liberdade que transcrevo à seguir em resposta à sua pergunta:

"Livro de Urantia", Item 54.1:
A Liberdade Verdadeira e a Falsa Liberdade

     Entre os problemas de grande perplexidade, advindos da rebelião de Lúcifer, nenhum tem causado mais dificuldades do que a incapacidade com a qual os mortais evolucionários imaturos se defrontam ao tentar distinguir entre a verdadeira e a falsa liberdade.

     A liberdade verdadeira é uma busca de idades e a recompensa do progresso evolucionário. A falsa liberdade é o engano sutil do erro, no tempo, e do mal, no espaço. A liberdade que perdura, funda-se na realidade da justiça - inteligência, maturidade, fraternidade e equidade.

     A liberdade transforma-se em um instrumento de autodestruição na existência cósmica quando a sua motivação é pouco inteligente, incondicionada e descontrolada. A verdadeira liberdade, progressivamente, encontra-se relacionada à realidade e considera sempre a equidade social, a justiça cósmica, a fraternidade universal e as obrigações divinas.

     A liberdade torna-se suicida quando divorciada da justiça material, da honestidade intelectual, da paciência social, do dever moral e de valores espirituais. A liberdade não existe fora da realidade cósmica; e toda a realidade da pessoalidade é proporcional às suas relações com a divindade.

     A vontade própria incontida e a auto-expressão não regradas igualam-se ao egoísmo não mitigado: o ponto mais distante da divindade. A liberdade que não está associada à conquista e automestria do ego, que sempre devem estar em crescimento, é uma invenção da imaginação mortal egoísta. A liberdade motivada apenas no ego é uma ilusão conceitual, um engano cruel. E a licenciosidade mascarada com a veste da liberdade é precursora de uma escravidão abjeta.

     A verdadeira liberdade é derivada do auto-respeito genuíno; a falsa liberdade é companheira da auto-admiração. A verdadeira liberdade é fruto do controle de si próprio; a liberdade falsa é fruto da pretensão da afirmação do ego. O autocontrole conduz ao serviço altruísta. A admiração de si próprio tende a conduzir à exploração dos outros, visando um engrandecimento individual egoísta e no erro. Tal indivíduo, por egoísmo, dispõe-se a sacrificar a realização, na retidão, pela posse de um poder injusto sobre os seus semelhantes.

     Mesmo a sabedoria, é divina e segura apenas quando é cósmica, no seu alcance; e espiritual, pela sua motivação.

     Não há erro maior do que a prática de enganar a si próprio, o que leva os seres inteligentes a aspirarem ao exercício do poder sobre outros seres, resultando no propósito de privá-los das suas liberdades naturais. A regra de ouro da justiça humana põe-se contra todas essas fraudes, injustiças, egoísmos e falta de retidão. Só a liberdade genuína e verdadeira é compatível com o Reino do amor e o ministério da misericórdia.

     Como se atreve, a criatura movida pela vontade do ego, a intrometer-se nos direitos dos semelhantes, em nome de uma liberdade pessoal, quando mesmo os Governantes Supremos do universo abstêm-se, em respeito misericordioso, diante das prerrogativas e potenciais da vontade da pessoalidade! Nenhum ser, no exercício de uma suposta liberdade pessoal, tem o direito de privar qualquer outro ser dos privilégios da existência, conferidos pelos Criadores e devidamente respeitados por todos os seus leais companheiros, subordinados e súditos.

     O homem evolucionário pode ter de lutar pelas suas liberdades materiais contra tiranos e opressores, num mundo de pecado e iniquidade; ou durante os tempos iniciais de uma esfera primitiva, em evolução; mas não é assim nos mundos moronciais, nem nas esferas do espírito. A guerra faz parte da herança do homem evolucionário primitivo, mas, nos mundos em que a civilização tem um avanço normal, o combate físico, como uma técnica de ajustamento para os mal-entendidos raciais, há muito tempo caiu em descrédito.

3.4  O quê fazer diante do egoísmo e erros?

     Amigo: Neste mundo falta amor e sabedoria em alguns seres humanos. Mas a minha principal questão é o que fazer diante deste egoísmo e destes erros?

     Pai: Eu aprendi que todos nós primeiro devemos cuidar de nós mesmos para depois tentar ajudar o próximo. Eu gostaria de dizer algo que te confortasse e fizesse você se sentir parte de uma família maior.

3.4.1  Cuide de você: unido ao seu espírito divino, edifique sua alma imortal

     Amigo: Antes de me confortar, eu te peço para que você me oriente com base na sua experiência. Me instrua para que eu possa tomar as melhores decisões, e assim, seguir pelo melhor caminho.

     Pai: A vida na terra é nossa origem humana e o princípio de nossa vida eterna. Somente Deus é capaz de criar nossas almas no ventre de nossa mente de boa fé. A nossa pessoalidade sobrevive junto com nossa alma imortal, quando nosso corpo físico morre. A nossa alma é uma co-criação do espírito divino em nós e da nossa mente humana. É a nossa alma que rescussita nos mundos celestiais e progride até se fusionar com nosso espírito e iniciar a ascenção ao Paraíso, aonde habita a Pessoalidade Suprema, Última, Absoluta e Infinita de Deus, O Pai Universal.

     Você pergunta: O que fazer em meio à este mundo tão atribulado? Como tomar as melhores decisões? Qual o melhor caminho? Eu respondo, primeiro cuide de você. O seu maior valor é o potencial de sua própria pessoa eterna no centro de sua alma imortal. Jesus via este mundo como um local de edificação das almas. Em todas as situações tu podes decidir, pensar, falar e agir de acordo com a vontade do seu eu divino, o espírito pré-pessoal de Deus que vive em sua mente. Este espírito é chamado no livro de urantia de Ajustador de Pensamentos. Quando agimos assim, o espírito divino cria na nossa experiência humana uma nova realidade imortalizada na nossa própria alma moroncial, que cresce mais um pouco. Cada momento da vida humana é uma oportunidade de engrandecer mais um pouco a própria alma. E nossa alma é quem sobreviverá à morte do corpo físico. O mais importante e o motivo de todo este trabalho é contribuir para sobrevivência da pessoalidade de todos da nossa família humana, ou seja, que nossas almas sejam engrandecidas durante a vida na terra e rescussitem nos mundos das mansões no céu.

3.4.2  O pai humano e O Pai Espiritual

     Amigo: Entendi que o espírito divino é o pai criador da nossa própria alma, no ventre mãe de nossa mente humana. De acordo com esta interpretação, a respeito da revelação de urantia, eu tenho um pai biológico e Deus é nosso Pai Espiritual. Tenho um pai do meu corpo mortal e Deus é o Pai de minha alma moroncial imortal. Tenho um pai na terra e Deus é meu Pai no Céu.

     Considerando estas re-significações de nossa experiência humana, e, se a verdadeira religião é a aquela que nos religa ao nosso espírito divino, então, a religião religadora da nossa mente material, com, nossa alma moroncial e criador espiritual, é a experiência mais importante da vida!?

     Pai: Eu concordo plenamente. Adiciono a isso a verdade de que a genuína religião na experiência humana é uma vivência interior e pessoal. Ela acontece na nossa própria mente e vida, no nosso relacionamento com nosso próprio espírito e alma. Por isso, a religião do espírito é a verdadeira religião. Como você mesmo disse, tu tens um pai biológico, um pai humano. Além disto, é revelado no livro de urantia que aproximadamente aos cinco anos e dez meses de idade, quando tomamos a primeira decisão moral, vem residir no nosso intelecto um fragmento real do Deus vivo. Este espírito divino então começa a tecer, nos tecidos moronciais, a nossa própria alma sobrevivente no tear cósmico da nossa mente material, com a concordância supra-consciente de nossa pessoa. Na medida em que vamos tendo fé e buscando fazer a vontade deste nosso "eu espiritual", mais e mais nossa alma imortal cresce. É a nossa alma que sobreviverá quando nosso corpo falecer.

     Estou dizendo estas mesmas coisas, com diferentes palavras, para enfatizar que embora tu tenhas um pai natural, biológico e material, o Pai de sua alma imortal é o espírito divino que Deus enviou para viver na sua mente. Isto significa que graças ao seu pai e sua mãe tu tens um corpo biológico e fazes parte de uma família humana. Além disso, graças à Deus, e ao espírito divino que ele enviou para viver em sua mente, tu fazes parte de nossa família universal maior.

3.4.3  O conforto e segurança do crente do Reino do Pai Universal

     Amigo: Eu havia lhe perguntado o que fazer neste mundo tão atribulado. Quando você começou a responder minha pergunta mencionou que iria me dizer algo para me confortar. Pro-fessor pro-fessador do amor e da em Deus, por favor, pro-fesse algo confortador.

     Pai: Grato pelo pedido e oportunidade de exercer minha pro-fissão de . Eu compartilhei estas coisas a respeito do espírito divino em nós, O Pai de nossa alma imortal e de nossa pessoa eterna, para que você se sinta parte de uma família maior: nossa família universal pela graça de Deus. Isto é extremamente confortador.

     As vezes sofremos muito nesta vida devido à imaturidade e ao egoísmo das pessoas. Contudo em todos os momentos que somos excluídos e caluniados, o que mais nos conforta, em geral, é nosso próprio espírito no centro de nossa própria alma no coração vivo de nossa mente iluminada e fiel. Jesus falou, a respeito da segurança do crente do Reino, de acordo com a revelação no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 100.2_7:  ...  Jesus retratou a profunda segurança do mortal sabedor de Deus ao dizer: "Para um crente do Reino, que conhece Deus, que importa se todas as coisas terrenas entrarem em colapso?" As seguranças temporais são vulneráveis, enquanto as seguranças espirituais são inexpugnáveis. Quando as torrentes da adversidade humana, do egoísmo, da crueldade, do ódio, da malícia e da inveja afluírem à porta da alma humana, podeis manter-vos na certeza de que há um bastião interior, a cidadela do espírito, que permanece absolutamente inatingível; e isso é verdadeiro, ao menos, para todo aquele ser humano que tenha entregado a guarda da sua alma ao espírito residente do Deus eterno.

3.4.4  O triunfo do amor

     Amigo: Eu quero um dia viver esta segurança e esta felicidade de encontrar o centro e a fonte da minha pessoa eterna no interior da minha própria alma, mente e coração vivo. Eu também fico sensibilizado com alguns fatos que presencio que não estão de acordo com meu fórum íntimo, juízos morais e boa vontade.

     Pai: Perdoe caso nossos pais não tenham sido tão presentes. Vamos trabalhar por nossos filhos contribuindo para felicidade, auto-realização e sobrevivência para vida eterna. Sempre com humildade, boa vontade e gratidão continuemos servindo nosso Pai Espiritual.

     Amigo: Eu me sinto magoado com as pessoas que impedem a convivência e o amor entre os pais e os filhos. Eu sei que é muito errado tudo que separa a família e que seja contrário ao amor de alma. Eu prometo, vou me esforçar para ser uma pessoa íntegra e boa e um dia encontrar uma esposa fiel que não traia minha família e que permaneça comigo no trabalho de criar nossos filhos enquanto estivermos vivos. Mas o que fazer diante dos que são egoístas?

     Pai: Primeiro cuide de você e busque amizade dos que são consagrados à Jesus e leais à Deus. Mesmo que somente interiormente, sinta-se parte de uma família maior, de almas imortais e pessoas eternas. E lembre-se de um dos itens mais confortadores do:

"Livro de Urantia", Item 54.6:
O Triunfo do Amor

     Quaisquer sejam as dificuldades que os mortais evolucionários possam encontrar, nos seus esforços de compreender a rebelião de Lúcifer, deveria parecer claro, a todos os pensadores que meditam, que a técnica de lidar com os rebeldes constitui uma demonstração do amor divino. A misericórdia amorosa estendida aos rebeldes parece ter envolvido muitos seres inocentes em provações e atribulações; mas todas essas pessoalidades afligidas podem, com segurança, confiar nos Juízes, infinitamente sábios, para julgar também os seus próprios destinos, tanto em misericórdia, quanto em justiça.

     Sempre que lidam com seres inteligentes, tanto o Filho Criador, quanto o seu Pai do Paraíso, são conduzidos pelo amor. É impossível compreender muitas fases da atitude dos governantes do universo para com os rebeldes e a rebelião - o pecado e os pecadores - , a menos que seja lembrado que Deus, como Pai, tem precedência sobre todas as outras fases de manifestação da sua Deidade, em qualquer tratativa que a divindade tenha com a humanidade. Deveria também ser lembrado que todos os Filhos Criadores do Paraíso são motivados pela misericórdia.

     Se um pai afeiçoado de uma grande família, escolhe demonstrar misericórdia a um dos seus filhos, culpado por graves erros, pode muito bem acontecer que essa extensão da misericórdia, ao filho mal-comportado, resulte em provações temporárias para todos os outros filhos bem-comportados. Essas eventualidades são inevitáveis; e tal risco se faz inseparável da situação da realidade de se ter um pai cheio de amor e ser um membro de um grupo familiar. Cada membro de uma família beneficia-se da conduta justa de todos os outros membros; do mesmo modo, cada membro deve sofrer a consequência imediata, no tempo, da má conduta de todos os outros membros. Famílias, grupos, nações, raças, mundos, sistemas, constelações e universos são relacionamentos de associação que possuem individualidade; portanto, cada membro de todo o grupo, grande ou pequeno, colhe os benefícios e sofre as consequências das boas ações e dos erros de todos os outros membros do grupo envolvido.

     Entretanto, uma coisa deve ficar clara: caso sejais levados a sofrer as consequências más, por causa do pecado de algum membro da vossa família, de um compatriota ou companheiro mortal, ou mesmo por causa da rebelião no sistema, ou em outra parte - não importa o que vós possais ter de suportar, por causa do erro de conduta dos vossos parceiros, companheiros ou superiores - , podeis ficar seguros na certeza eterna de que tais atribulações serão aflições passageiras. Nenhuma dessas consequências do erro dos seres fraternos, do mau comportamento grupal, pode jamais colocar em perigo as vossas perspectivas eternas, nem vos privar, no mínimo grau que seja, do vosso direito divino de ascensão ao Paraíso e de alcançar a Deus.  ...

3.4.5  Centre-se no espírito, conforte-se no amor, segura-te na boa vontade e valorize a vida verdadeira

     Amigo: Muito grato por este ensinamento. Realmente, independente das atribulações exteriores, eu concordo com a revelação de que: há um bastião interior, a cidadela do espírito. Os orientais tem um provérbio:

     A água do oceano inteiro não é suficiente para afundar um barco.

     Nossa mente é como este barco, e, um oceano de escuridão não é capaz de ofuscar a emanação espiritual interior da luz piloto de nosso espírito divino. Como revelado de forma sublime no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 111.1_9:  ...  A mente é a vossa embarcação, o Ajustador é o vosso piloto, a vontade humana é o capitão. O mestre desse barco mortal deveria ter a sabedoria de confiar no piloto divino, para guiar a alma em ascensão até os portos moronciais da sobrevivência eterna. Somente por egoísmo, por preguiça e por pecado pode a vontade do homem rejeitar o guiamento desse piloto que age por amor e, finalmente, fazer naufragar a carreira mortal contra os arrecifes malévolos da misericórdia rejeitada e contra os rochedos submersos do pecado. Com o vosso consentimento, esse piloto fiel carregar-vos-á a salvo, por entre as barreiras do tempo e, apesar dos obstáculos do espaço, até a fonte mesma da mente divina, e mesmo adiante, até o Pai do Paraíso dos Ajustadores.

     Pai: Aprendiz do amor, isto me faz lembrar o apóstolo Paulo, afirmando que nada será capaz de nos separar do amor de Deus. Como revelado em mais uma pérola de sabedoria do:

     "Livro de Urantia", parágrafo 100.6_6:  ...  Um dos sinais mais surpreendentes para a identificação da vida religiosa é a paz dinâmica e sublime, aquela paz que está além de todo entendimento humano, aquele equilíbrio cósmico que indica a ausência de toda dúvida e tumulto. Tais níveis de estabilidade espiritual são imunes ao desapontamento. Os religiosos assim são como o apóstolo Paulo, que disse: "Estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem os poderes, nem as coisas presentes, nem as coisas que estão por vir, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra coisa será capaz de nos separar do amor de Deus".

     A maior felicidade e conforto é o amor de Deus. E nossa maior segurança é sermos capazes de discernir Sua Boa Vontade, em cada situação da vida, e com devoção seguirmos as orientações do Seu espírito divino em nós. Interpreto o Reino de Deus, que está dentro de nós, como sendo o Reino da Vontade da Pessoa do Criador no centro causal de nossa própria pessoa criada. Como o Mestre Jesus ensinou:

     "Livro de Urantia", parágrafo 140.6_13:  ...  Vós já aprendestes que mãos dispostas e corações honestos nunca terão fome. E agora, quando vos preparardes para devotar todas as vossas energias ao trabalho do Reino, podeis estar seguros de que o Pai não irá esquecer-se das vossas necessidades. Antes buscai o Reino de Deus e, quando houverdes encontrado a vossa entrada nele, todas as coisas que vos forem necessárias, virão por acréscimo. Não sejais, portanto, indevidamente ansiosos com o amanhã. Devemos preocupar-nos com o que é suficiente para o dia".

     Amigo: Grato mais uma vez. Sabendo estas coisas, em termos práticos, o que fazer? Muitas pessoas estão ansiosas pelo pão do dia a dia. A maioria trabalha motivada pelo lucro, mais do que pela motivação do serviço ao próximo. Muitas vezes ocorrem conflitos de interesse e muitos agem de forma não ética em detrimento da vida humana. O que fazer?

     Pai: Também percebo isso. Veja o exemplo dos agrotóxicos. Todos sabem que agrotóxico faz mal para saúde. Contudo muitas pessoas e instituições colocam o emprego e o dinheiro acima da saúde e da vida da comunidade. Somando-se a corrupção de poucos, e a ignorância de muitos, a população padece de doenças evitáveis.

     Contudo, nem sempre é assim. É possível de forma ponderada e sábia manter a ética e o cuidado com a vida. Precisamos defender iniciativas como a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida: www.contraosagrotoxicos.org. Devemos também agradecer e nos somar à profissionais como Luís Cláudio Meirelles e ao que chamamos de ação pró-vida contra agrotóxicos e dificuldades da ANVISA.

     Eu da minha parte quero estar do lado de pessoas como o Luís. Sei que para alguns é difícil, mas tenho certeza que, todo educador e agente de saúde devem colocar os valores da verdade e da vida acima do marketing tendencioso e do emprego anti-ético.

3.5  O mal, o pecado e a iniquidade

     Amigo: Eu fico um pouco ansioso e preocupado com a maldade no mundo. Eu realmente quero viver eternamente, e mesmo que agora eu não tenha certeza de uma vida após o falecimento de meu corpo físico, eu tenho esperança que seja verdade o que tu falas sobre a alma imortal e a vida eterna. Considerando esta fé e esperança, vejo a importância de trabalhar no sentido de contribuir para que ninguém da nossa família humana se perca, que todos sejam salvos e que nossas almas ressuscitem para vida eterna.

     Contudo sinto um certo peso e uma desproporção quando falas da rebelião de Lúcifer e dos erros dos seres humanos imaturos. Com o objetivo de fazer o bem e evitar a maldade eu peço que tu me esclareça mais a respeito destas coisas de forma prática para nossa vida humana.

     Pai: É muito bom tu me teres feito esta pergunta. É importante não confundir o maligno com o mal. Jesus se referiu a Lúcifer como sendo o maligno, um alto administrador que deliberadamente entrou em rebelião consciente contra o governo de Deus e seus Filhos leais. Por outro lado, todos nós seres humanos imaturos e imperfeitos muitas vezes cometemos erros devido à nossa inconsciência da vontade de nosso Pai Divino. Eu tenho muitas falhas e talvez esteja muito machucado e traumatizado psicologicamente. Contudo em todo meu esforço sincero para buscar a Deus, a verdade, e a vida eterna, tive a satisfação de encontrar o truth book (livro da verdade), o livro de urantia. Considerando isso, cito aqui a explicação do Mestre Jesus sobre o maligno e o mal:

"Livro de Urantia", Item 148.4:
O Mal, o Pecado e a Iniquidade

     Era hábito de Jesus manter uma conversa especial, por duas noites a cada semana, com indivíduos que desejavam falar com ele, em um certo canto isolado e abrigado do jardim de Zebedeu. Numa dessas conversas noturnas em particular, Tomé fez ao Mestre esta pergunta: "Por que é necessário para os homens nascerem do espírito para entrar no Reino? O renascimento é necessário para escapar do controle do maligno? Mestre, o que é o mal?" Quando ouviu essas perguntas, Jesus disse a Tomé:

     "Não cometas o erro de confundir o mal com o maligno, a quem, mais corretamente, chamaremos de iníquo. Aquele a quem tu chamas de maligno é filho do amor-próprio, é o alto administrador que deliberadamente entrou em rebelião consciente contra o governo do meu Pai e seus Filhos leais. Mas eu já triunfei sobre esses rebeldes pecadores. Que fique claro, na tua mente, como são diferentes a atitudes para com o Pai e o seu universo. Nunca te esqueças dessas leis de relação com a vontade do Pai:"

     "O mal é a transgressão inconsciente ou não intencional da lei divina, a vontade do Pai. O mal é, do mesmo modo, a medida da imperfeição da obediência à vontade do Pai."

     "O pecado é a transgressão consciente, consabida e deliberada da lei divina, a vontade do Pai. O pecado é a medida da falta de vontade de ser conduzido divinamente e dirigido espiritualmente."

     "A iniquidade é a transgressão voluntária, determinada e persistente da lei divina, a vontade do Pai. A iniquidade é a medida da rejeição continuada do plano de amor do Pai para a sobrevivência da pessoalidade e da ministração misericordiosa de salvação do Filho."

     "Por natureza, antes do renascimento do espírito, o homem mortal fica sujeito a tendências inerentes para o mal, mas tais imperfeições naturais de comportamento não são pecado, nem iniquidade. O homem mortal está apenas começando a sua longa ascensão até a perfeição do Pai no Paraíso. Ser imperfeito ou parcial, por limitação dos dons naturais, não é pecaminoso. O homem está de fato sujeito ao mal, mas ele não é, em nenhum sentido, um filho do maligno, a menos que ele tenha consciente e deliberadamente escolhido os caminhos do pecado e da vida da iniquidade. O mal é inerente à ordem natural deste mundo, mas o pecado é uma atitude de rebelião consciente que foi trazida a este mundo por aqueles que caíram da luz espiritual entrando em trevas espessas."  ...

3.5.1  A rebelião de Lúcifer e a queda de Caligástia

     Amigo: Então existe uma diferença entre o mal advindo do ser humano imaturo que ignorantemente erra, e o pecado advindo de Lúcifer, Satã, Caligástia e outras seres malignos não-humanos que se rebelaram conscientemente contra o próprio Pai Divino?

     Pai: Sim, existe muita diferença. A vida humana pode ser o início da vida eterna caso aproveitemos a oportunidade para edificarmos nossa alma junto com o espírito pré-pessoal que vive em nossa mente. Isto é diferente das criaturas não-humanas que participaram da rebelião de Lúcifer como exposto de forma resumida em:

"Uma Síntese Parcial do Livro de Urantia", Item 2.4:
A rebelião de Lúcifer e a queda de Caligástia

     Há 200 mil anos, entretanto, ocorreu a rebelião de Lúcifer, que desfez os planos amorosamente feitos para a Terra quando Caligástia, o diabo local, uniu-se aos revoltosos e aniquilou a maior parte dos progressos humanos feitos até então.

     Lúcifer era o Soberano do Sistema Planetário de Satânia, que na época contava com 607 mundos habitados na Constelação de Norlatiadeque, uma das 100 constelações do Universo Local de Nébadon. Durante uma reunião anual em Jerusém, capital do Sistema, Lúcifer manifestou sua estranha "Declaração de Liberdade", que negava a existência do Pai Eterno, rejeitava a divindade de Cristo Michael e criticava o plano de ascensão das almas dos mortais, desde seus mundos de origem até o destino final do Paraíso. Todo o seu gabinete lhe jurou fidelidade e 37 dos 607 Príncipes Planetários do Sistema de Satânia se associaram à rebelião, entre eles o nosso Caligástia de Urantia. Para cortar o perigoso contágio, a capital do Sistema rebelde e os 37 planetas sublevados foram logo postos em quarentena e cortados dos circuitos de comunicação e transporte que os ligavam à Constelação de Norlatiadeque e à sede do nosso Universo de Nébadon, a esfera de Sálvington.

     Ao cabo de sete anos, Lúcifer foi destituído de seu cargo de confiança, mas deixado em liberdade para circular pelo Sistema Planetário que antes governava. A situação perdurou até a encarnação de Jesus, há dois mil anos. Nesse meio-tempo os tribunais do Super-Universo, com jurisdição sobre 100 mil universos locais, deliberavam sobre as medidas a tomar, no processo Gabriel versus Lúcifer. Satã, assistente de Lúcifer na capital do Sistema Planetário, esteve na Terra algumas vezes, para contactar o Príncipe Caligástia.

3.6  Estude o livro de urantia completo

     Amigo: Eu tenho um genuíno interesse em ser uma pessoa boa e de caráter. Quero conhecer a mim mesmo, minha origem, natureza e destino. Não desejo cometer erros que possam prejudicar minha vida humana, dificultar o desenvolvimento de minha alma imortal, ou atrasar a factualização do espírito residente pré-pessoal que Deus enviou com amor para viver na fonte e centro do meu próprio ser eterno.

     Assim, se este conhecimento sobre a origem do mal na terra for me alertar sobre os caminhos que não devo seguir, então continue escrevendo. Tenho muitas questões sobre tudo que já li, peço-te contudo que sejas o mais simples possível.

     Pai: Preciso lhe dizer que estes diálogos urantianos são apenas um esforço para te estimular à ler integralmente o livro de urantia, a "bíblia da terra". Tudo que escrevo e lhe digo é um conhecimento humano incompleto muito inferior à dádiva da revelação, e especialmente a quinta revelação epocal contida nos Documentos de Urantia.

     O procedimento que parte, do simples para o complexo, das origens para o destino, pode ser mais fácil, mas não nos propicia a estimativa mais sábia do nosso status atual. Além disso o principal objetivo prático de todo este trabalho é ajudar cada pessoa humana à tomar as melhores decisões e seguir pelos caminhos mais retos em direção à vida eterna e ao Paraíso. Por isso, não basta conhecermos nossas origens humanas, precisamos entender as cinco revelações epocais para nosso planeta, e seguir em direção ao nosso destino divino.

     Além de buscarmos ressucitar e sobreviver nos mundos celestiais, todos nós buscamos ser felizes. Por isso, não podemos esquecer que a mais alta felicidade está ligada à busca inteligente e entusiasta de metas dignas. Destino divino, vida eterna, metas dignas. Precisamos saber para onde caminhamos. Feitas estas considerações, novamente aconselho que você leia e faça um estudo completo do livro de urantia na sua integridade. Considere a seguinte citação:

"Livro de Urantia", parágrafos 19.1_5-6:
...  a mente humana normalmente anseia por abordar a filosofia cósmica, retratada nestas revelações, por meio de um procedimento que parte do simples e do finito, indo ao complexo e infinito, das origens humanas aos destinos divinos. Mas esse caminho não leva à sabedoria espiritual. Esse procedimento é o caminho mais fácil, para certas formas de conhecimento genético, mas, na melhor das hipóteses, pode apenas revelar as origens do homem; e pouco ou nada revela sobre o destino divino deste.

     Mesmo no estudo da evolução biológica do homem, em Urantia, há graves objeções a uma abordagem exclusivamente histórica, do seu status atual e problemas presentes. A verdadeira perspectiva de qualquer questão da realidade - humana ou divina, terrestre ou cósmica - apenas pode ser obtida por intermédio de um estudo completo, sem preconceitos, e por meio de uma correlação entre as três fases da realidade do universo: a sua origem, história e destino. Um entendimento apropriado dessas três realidades experienciais proporciona a base para uma estimativa sábia do que é o status atual.

     Amigo: Então é esclarecedor conhecer nossa origem e destino para nos conhecermos melhor?

     Pai: Sim. E também para conhecer melhor o que acontece em nosso planeta, precisamos conhecer a história planetária e seu destino de se tornar uma esfera de luz e vida. Em outras palavras, para compreender melhor nossa família universal e nossa família humana, nós precisamos conhecer a história de nosso planeta e da nossa família, bem como nosso destino coletivo e individual.

     Você deve ficar atento aos livros, filmes e informações nas quais pesquisa a verdade. De que adianta uma enorme erudição sobre coisas fantasiosas e inverídicas? Otimize seu tempo, selecione aquilo que é mais verdadeiro, lógico e completo.

     Eu já estudei muito. Tenho buscado a verdade com muita intensidade nos campos da ciência e da religião. E com todo este estudo e busca sincera e honesta, eu cheguei à conclusão fundamentada de que o livro de urantia é a exposição mais lógica, unificada e completa sobre o conhecimento, a sabedoria e a verdade, da ciência, da filosofia e da religião do nosso mundo.

     Peço que confies e mim. Se tu me permitisse um único conselho na vida eu te diria: Leia, estude e pratique os ensinamentos do livro de urantia e especialmente a quarta parte sobre Jesus.

3.6.1  Religião do espírito e religião da mente

     Amigo: Eu recebi o seu conselho de leitura. Mas considerando o volume deste livro de urantia, há mais coisas que tu queiras selecionar da revelação, especialmente sobre espiritualidade e religião?

     Pai: Tudo que tento dizer será revelado para ti com a leitura atenta da revelação de urantia na medida em que ela for capaz de te conduzir à sua experiência pessoal com o espírito divino revelador no centro de sua alma e mente. Sou apenas um mero mortal com um pouco mais de experiência interior que você. Além disso eu te amo muito e trabalho intensamente para que seja defendida a sua liberdade esclarescida de conhecer nosso Pai Espiritual em seu íntimo, sem ser ridicularizado pelos sofismas de filosofias materialistas, mecanicistas ou superticiosas.

     Certa vez um monge budista me disse que a religião é como um barco para o lado espiritual do rio da vida. Depois que atravessamos o rio, não precisamos mais do barco. Sou seu amigo, contudo depois que você religar sua mente, pela verdadeira religião, ao seu próprio espírito e alma, não precisarás mais de muitos símbolos e metáforas para entender estas coisas. Teu próprio espírito e alma cada vez mais reinarão na tua mente e corpo. E este é o reino de Deus que está dentro de nós.

     Dentre inúmeras coisas, o Mestre Jesus ensinou que sucedendo a religião da mente, dogmática e eclesiástica, está a religião do espírito, viva e pessoal. Assim embora Deus seja o Criador da nossa família universal ele é também o Pai Amoroso de cada um de nós individualmente:

"Livro de Urantia", parágrafos 145.2_3-4:

     Esse sermão foi um esforço da parte de Jesus para deixar claro o fato de que a religião é uma experiência pessoal. Entre outras coisas, o Mestre disse:

     "Bem sabeis que um pai de coração terno, amando a sua família como um todo, considera-a como um grupo, por causa do forte afeto que dedica a cada membro individual dessa família. Não mais deveis pensar no Pai do céu como filhos de Israel, e sim como filhos de Deus. Enquanto grupo, sois de fato filhos de Israel, contudo, como indivíduos cada um de vós é um filho de Deus. Eu vim, não para revelar o Pai aos filhos de Israel, e, sim, para trazer esse conhecimento de Deus e a revelação do Seu amor e misericórdia ao indivíduo que crê, como uma experiência pessoal genuína. Os profetas todos têm ensinado que Yavé importa-se com o seu povo, que Deus ama Israel. Contudo, eu vim até vós para proclamar uma verdade maior, uma verdade que muitos dos profetas recentes também compreenderam, a verdade de que Deus vos ama - a cada um de vós - como indivíduos. Em todas essas gerações, vós tendes conhecido uma religião racial ou nacional, agora eu vim para vos dar uma religião pessoal."

"Livro de Urantia", Item 155.5:
O Discurso Sobre a Verdadeira Religião

     Esse discurso memorável sobre a religião, resumido e reformulado em linguagem moderna, deu expressão às verdades seguintes:

     As religiões do mundo têm duas origens - a natural e a da revelação - em qualquer época e em meio a qualquer povo podem ser encontradas três formas distintas de devoção religiosa. E estas três manifestações do impulso religioso são:

  1. A religião primitiva. O impulso seminatural e instintivo de temer as energias misteriosas e de adorar as forças superiores; principalmente em uma religião da natureza física; é a religião do medo.
  2. A religião da civilização. Os conceitos e as práticas religiosas, em avanço, das raças civilizadas - a religião da mente - , a teologia intelectual cuja autoridade é a tradição religiosa já preestabelecida.
  3. A verdadeira religião - a religião da revelação. A revelação dos valores supranaturais, uma visão com um discernimento parcial das realidades eternas, um vislumbre da bondade e da beleza do caráter infinito do Pai no céu - a religião do espírito, tal como fica demonstrada na experiência humana.

     O Mestre recusou-se a depreciar a religião dos sentidos físicos e dos medos supersticiosos do homem natural, embora deplorasse o fato de que tanto dessa forma primitiva de adoração perdurasse nas formas de religiões das raças mais inteligentes da humanidade. Jesus deixou claro que a grande diferença entre a religião da mente e a religião do espírito é que, enquanto a primeira é sustentada pela autoridade eclesiástica, a última é totalmente baseada na experiência humana.

3.6.2  Filme: "A Vida é Bela"

     Amigo: Como estas coisas podem me auxiliar diante do mal que infelizmente aflinge nosso mundo e nossa família?

     Pai: A maior segurança é viver de acordo com o guiamento e Vontade de Deus. É como uma criança atravessando uma rua no colo do pai. Mesmo que a criança não saiba nada a respeito dos perigos da rua, o fato dela confiar no pai, e se permitir ser conduzida por ele, abençoa esta criança com todo conhecimento e proteção do pai.

     Este mundo está cheio de problemas sinistros devido a rebelião de Lúcifer e Satã, a queda de Caligástia, e aos seres humanos desalmados que se alinharam com esta loucura suicida do mal. Eu poderia dizer muitas coisas sobre isso também. Mas se o que eu disser for suficiente para unir sua mente fiel ao nosso Pai Espiritual, ficarei tranquilo. Deus em cada um de nós sabe e pode muito mais que todos nós.

     Por isso, as vezes tento agir de forma que sua pureza não seja contaminada e sua atenção se volte para as realidades eternas gloriosas mais do que para estas tribulações insanas temporárias. Tento agir como numa versão moderna do filme: "A Vida é Bela" ...

     Amigo: ... Que filme é este?

     Pai: Você pode assistir na Internet o filme "A Vida é Bela". Eis um pequeno resumo:

     Título: A Vida é Bela; Gênero: Drama; Ano: 1999; Idioma: Dublado; Duração: 01h:56

     Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

     Encontrei um pequeno trecho característico do filme em:

"A Vida é Bela"

3.7  Evite a morte espiritual

     Amigo: Me interessei pelo filme. Contudo como minha avó paterna dizia: "não adianta tapar o sol com a peneira". Estou interessado em ouvir o que tu quiseres dizer de importante para minha proteção e guiamento neste final de milênio, em que muitas almas se aproximam do escape terrestre através de uma das ressurreições milenares.

     Pai: O mais importante é a sobrevivência de nossa pessoa na ressurreição de nossas almas nos mundos celestiais, o primeiro mundo das mansões. A vida humana é uma oportunidade de edificarmos nossas almas pela graça de nosso espírito divino. Isto é o mais importante. Eu temo que talvez alguns seres humanos possam ter escolhido ir na direção contrária da luz da vida, sendo obssediados pelo mal e indo ao encontro da morte espiritual, a morte da alma:

     "Livro de Urantia", parágrafo 112.3_2:  ...  1. A morte espiritual (da alma). Se e quando o homem mortal finalmente rejeitar a sobrevivência, quando ele houver sido pronunciado espiritualmente insolvente, moroncialmente em bancarrota, na opinião conjunta do Ajustador e do serafim sobrevivente, quando esse conselho coordenado houver sido registrado em Uversa e após os Censores e os seus colaboradores reflectivos haverem verificado essas conclusões, então os governantes de Orvônton ordenam a imediata liberação do Monitor residente. Todavia, essa liberação do Ajustador de nenhum modo afeta os deveres do serafim pessoal, ou grupal, ligado àquele indivíduo abandonado pelo Ajustador. Essa espécie de morte é final no seu significado, a despeito de uma temporária continuação das energias de vida dos mecanismos físicos e mentais. Do ponto de vista cósmico, o mortal já está morto; a vida em continuação indica meramente a persistência do impulso material das energias cósmicas.

     Amigo: Então um indivíduo pode morrer espiritualmente se rejeitar sua própria sobrevivência e inviabilizar sua ressurreição?

     Pai: Exatamente. Embora o corpo físico deste indivíduo permaneça vivo, não existe mais possibilidade dele desenvolver uma alma sobrevivente, pois o pai das almas humanas é o espírito divino em nossas mentes, o Ajustador de Pensamentos. Se o Ajustador juntamente com o anjo serafim pronunciar que tal mortal é espiritualmente insolvente e chegar ao ponto de abandoná-lo, não há como ele sobreviver para vida eterna pois não haverá mais como desenvolver uma alma.

3.7.1  Confie nos Juízes do universo maior

     Amigo: Morte espiritual, isto é muito grave. Nossa vida humana é de enorme valor, imagina o alto valor de nossa alma imortal. Não desejo que ninguém de nossa família humana sofra esta morte espiritual, se torne um indivíduo desalmado e finalmente deixe de existir quando seu corpo físico falecer.

     Pai: Preste atenção amante da vida, não devemos julgar ninguém. Lembre-se que o espírito divino em nós, chamado Ajustador de Pensamentos no livro de urantia, procede diretamente de Deus. Sua natureza absoluta é insondável e incompreenssível para o ser humano mortal. Devemos buscar com devoção o guiamento deste espírito em nós. Contudo façamos sua vontade sem julgar outras pessoas nestas questões tão imensas como a sobrevivência de uma alma.

     Cristo Michael é o criador deste universo local, com cem constelações, dez mil sistemas e potencialmente 10 milhões de mundos habitados como a terra. Lúcifer era o soberano deste sistema de mundos no qual está nosso planeta. Ou seja, ele era uma das criaturas deste universo local criado por Cristo Michael. Repare que mesmo nosso Criador não julgou Lúcifer e seus emissários quando esteve na terra. Jesus Cristo os entregou ao julgamento dos Juízes de um universo maior. Como revelado no:

"Livro de Urantia", parágrafos 134.8_6-7:

     Perto do final da permanência nas montanhas, Jesus perguntou ao seu Pai se lhe poderia ser permitido manter uma conversa com os seus inimigos de Satânia, enquanto Filho do Homem, como Joshua ben José. Esse pedido lhe foi concedido. Durante a última semana no monte Hermom, a grande tentação, a provação universal, aconteceu. Satã (representando Lúcifer) e Caligástia, o Príncipe Planetário rebelde, estiveram presentes junto a Jesus e foram tornados plenamente visíveis para ele. E, assim, pois, tal "tentação", essa provação final de lealdade humana em face das exposições falaciosas das pessoalidades rebeldes, nada tivera a ver com alimentos, nem com pináculos de templos, nem com atos presunçosos. Nada teve a ver com os reinos deste mundo, teve, sim, a ver com a soberania de um universo poderoso e glorioso. O simbolismo, nas vossas escrituras, foi elaborado para ser dirigido a épocas anteriores, nas quais o pensamento do mundo ainda era infantil. E as gerações posteriores deveriam compreender quão grande foi a luta pela qual o Filho do Homem passou durante aquele dia memorável no monte Hermom.

     Às muitas propostas e contrapropostas dos emissários de Lúcifer, Jesus apenas respondeu: "Que prevaleça a vontade do meu Pai no Paraíso, e que a vós, meus filhos rebeldes, possam os Anciães dos Dias julgar-vos divinamente. Eu sou o vosso Criador-pai; não posso julgar-vos com justiça; a minha misericórdia vós já a desprezastes. Eu vos entrego ao julgamento dos Juízes de um universo maior".

3.7.2  Misericórdia e justiça de Cristo com os rebeldes

     Amigo: Pelo que entendi Jesus Cristo falou com Caligástia e Satã (representando Lúcifer), com a misericórdia de um Criador-pai, ao mesmo tempo, transferiu a justiça do julgamento, destes filhos rebeldes, para os Anciões dos Dias, governantes e Juízes de um universo maior, o Superuniverso.

     Pai: Exatamente. Relembro que este diálogo é sobre nossa família universal e humana, e sobre a origem do mal nas decisões de má fé, de algumas poucas criaturas humanas e não-humanas, que influenciaram esta esfera astronômica na qual vivemos. Estudando a revelação, cada vez mais nos convencemos da Pessoalidade Paterna, Amorosa e Misericordiosa de nosso Criador Divino.

     Estamos estudando alguns dizeres do diálogo de Jesus com Satã, o emissário de Lúcifer, e com Caligástia, o deposto Príncipe Planetário deste planeta. Escrevo para re-enfatizar que Jesus falou, com estes filhos rebeldes, com a misericórdia de um Criador-pai. Repito aqui o último parágrafo da citação anterior:

     "Livro de Urantia", parágrafo 134.8_7:  ...  Às muitas propostas e contrapropostas dos emissários de Lúcifer, Jesus apenas respondeu: "Que prevaleça a vontade do meu Pai no Paraíso, e que a vós, meus filhos rebeldes, possam os Anciães dos Dias julgar-vos divinamente. Eu sou o vosso Criador-pai; não posso julgar-vos com justiça; a minha misericórdia vós já a desprezastes. Eu vos entrego ao julgamento dos Juízes de um universo maior".

3.7.3  Juiz das questões de vida e morte eternas

     Amigo: Agora me lembro, tu fizestes esta citação do livro de urantia para que nós, criaturas humanas, evitássemos julgar outras pessoas nestas questões. Afinal se a pessoa humano-divina de Jesus Cristo, transferiu o julgamento destes pecadores para as cortes dos Anciões dos Dias, Juízes do Superuniverso, quem somos nós para ousar fazer juízos nestas questões de vida e morte?

     Pai: Exatamente. Creio que você compreendeu. Como revelado no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 15.12_2:  ...  As cortes dos Anciães dos Dias são os altos tribunais de revisão para os julgamentos espirituais de todos os universos componentes. Os Filhos Soberanos dos universos locais são supremos nos seus próprios domínios; estão submetidos ao supergoverno apenas para aquilo que submeterem voluntariamente ao conselho, para o julgamento dos Anciães dos Dias; excetuando-se as questões que envolvam a extinção de criaturas de vontade. Os mandados de julgamento originam-se nos universos locais, mas as sentenças que envolvem a extinção de criaturas de vontade são formuladas sempre pelas sedes-centrais do superuniverso e executadas a partir das mesmas. Os Filhos soberanos dos universos locais podem decretar a sobrevivência do homem mortal, mas apenas os Anciães dos Dias podem reunir-se para o julgamento executivo nas questões de vida e morte eternas.

3.8  Cristo Michael: Criador do Universo Local

     Amigo: Vamos falar de coisas boas. Já ouvi da conceptora do plano de ação dos humanos livres (PAHL) que se nutrirmos somente o bem, o mal morrerá por subnutrição!

     Se entendi bem você está dizendo que Cristo Michael, o Filho de Deus, que esteve na terra como Filho do Homem, na pessoa de Jesus Cristo, é o Criador deste Universo Local e de certa forma todas nós somos seus filhos?

     Pai: Eu realmente te aconselho ler o livro de urantia inteiro. Nele é explicado que a medida que ascendemos, dos mundos evolucionários como a terra, até o Paraíso, teremos a experiência de reconhecer sete pais, sendo Cristo Michael o Pai do Universo. De fato, ninguém vai ao Pai do Paraíso, senão através do Filho Criador, Cristo Michael, Pai deste Universo Local. Como revelado no:

"Livro de Urantia", parágrafos 51.6_6-13:
...  O propósito é que os mortais, que começam em um mundo habitado, tenham a experiência de reconhecer sete pais:
  1. O pai biológico - o pai na carne.
  2. O pai do reino - o Adão Planetário.
  3. O pai das esferas - o Soberano do Sistema.
  4. O Pai Altíssimo - o Pai da Constelação.
  5. O Pai do Universo - o Filho Criador e governante supremo das criações locais.
  6. Os Super-Pais - os Anciães dos Dias, que governam o superuniverso.
  7. O Pai do espírito ou o Pai de Havona - o Pai Universal, que se encontra no Paraíso e que outorga o Seu espírito para viver e trabalhar nas mentes das criaturas inferiores que habitam o universo dos universos.

3.8.1  Superuniversos, universos locais, constelações e sistemas de mundos habitados

     Amigo: Universo Local? Constelação? Sistema?

     Pai: Para compreenderes o que significa dizer que Cristo Michael é o Pai do Universo Local aonde estamos, tu precisas entender o que é um Universo Local. Para compreenderes quem são os Altíssimos das Constelações e os Soberanos dos Sistemas tu precisas entender o que é uma Constelação e um Sistema.

     Além do Paraíso, que transcende o tempo e o espaço, e além do Universo Central de Havona, criado com um bilhão de esferas perfeitas, o livro de urantia revela a organização astronômica de potencialmente sete trilhões de mundos habitáveis como a terra, nos universos evolucionários do tempo e do espaço. De acordo com a revelação no:

"Livro de Urantia", parágrafos 15.2_10-24:

    

Excluindo as esferas do Paraíso-Havona, o plano da organização do universo provê as seguintes unidades:

Superuniversos 7
Setores Maiores 70
Setores Menores 7 000
Universos Locais 700 000
Constelações 70 000 000
Sistemas Locais 7 000 000 000
Planetas Habitáveis 7 000 000 000 000

     Cada um dos sete superuniversos é constituído, aproximadamente, como se segue:

Um sistema abrange 1 000 mundos
aproximadamente
Uma constelação 100 000 mundos
(100 sistemas)
Um universo 10 000 000 de mundos
(100 constelações)
Um setor menor 1 000 000 000 de mundos
(100 universos)
Um setor maior 100 000 000 000 de mundos
(100 setores menores)
Um superuniverso 1 000 000 000 000 de mundos
(10 setores maiores)

3.8.1.1  A localização astronômica da terra (urantia)

     Amigo: Qual é a localização da terra (urantia) nestes universos do tempo e do espaço?

     Pai: Para responder sua pergunta, menciono novamente com gratidão a revelação no:

"Livro de Urantia", parágrafos 15.14_5-7:

     O vosso mundo é chamado de Urantia (Terra), e o seu número é 606, no grupo planetário, ou sistema, que é o de Satânia. Esse sistema tem, presentemente, 619 mundos habitados e mais de duzentos outros planetas que estão evoluindo favoravelmente no sentido de tornarem-se mundos habitados em algum tempo futuro.

     Satânia tem um mundo sede-central chamado Jerusém, e é o sistema de número vinte e quatro da constelação de Norlatiadeque. A vossa constelação, Norlatiadeque, consiste em cem sistemas locais e tem um mundo sede-central chamado Edêntia. Norlatiadeque tem o número 70, no universo de Nébadon. O universo local de Nébadon consiste em cem constelações e tem uma capital conhecida como Sálvington. O universo de Nébadon é o de número oitenta e quatro, no setor menor de Ensa.

     O setor menor de Ensa consiste em cem universos locais e tem a capital chamada U Menor, a terceira. Esse setor menor é o de número três no setor maior de Esplândon. Esplândon consiste em cem setores menores e tem um mundo sede-central chamado U Maior, a quinta. É o quinto setor maior do superuniverso de Orvônton, o sétimo segmento do grande universo. Assim, vós podeis localizar o vosso planeta, no esquema da organização e da administração do universo dos universos.

3.8.2  Filhos Descendentes de Deus

     Amigo: Agora eu entendi as coordenadas astronômicas de nosso planeta. Também lembro de ter lido que Lúcifer era o Soberano do Sistema Planetário de Satânia, no qual a terra está. E agora tu me explicastes que um Universo Local possui 100 Constelações, cada uma com 100 Sistemas. Concluímos que cada Universo Local possui 100 ×100 = 10 000 Sistemas e potencialmente 10 milhões de mundos habitados.

     Agora entendo que Cristo Michael é o Filho Criador deste Universo Local com potencialmente 10 milhões de mundos habitados como a terra! Além disso, Lúcifer era o Soberano de um dentre 10 mil Sistemas de mundos deste Universo Local. Isto significa que Cristo Michael é muito maior que estes rebeldes.

     Pai: O livro de urantia revela que Lúcifer e Satã eram filhos Lanonandeques primários, e Caligástia, o "diabo", era um filho Lanonandeque secundário que, durante trezentos mil anos, foi o Príncipe Planetário de Urantia aonde vivemos, sendo que há 2 mil anos quem detém o título de Príncipe Planetário da terra é Cristo Michael, e recentemente a autoridade de vice-regente foi conferida à Maquiventa Melquisedeque.

     Os Soberanos dos Sistemas e os Príncipes Planetários costumam ser pessoalidades da ordem dos Filhos Lanonandeques. Precisamos entender a história de Lúcifer, Satã e Caligástia para entender a origem do mal e da rebelião neste sistema de mundos habitados, aonde nós vivemos.

     Os seres humanos são potencialmente filhos ascendentes de Deus, que ascendem dos mundos evolucionários como a terra até o Paraíso no centro do universo dos universos. Para conhecermos melhor a origem, natureza e destino dos seres humanos e de nossos Criadores, é importante saber sobre as ordens de Filhos Descendentes de Deus. Como revelado no:

"Livro de Urantia", Item 20.1:
Os Filhos Descendentes de Deus

     Todos os Filhos descendentes de Deus têm origem elevada e divina. Eles dedicam-se à ministração descendente de serviço aos mundos e sistemas do tempo e do espaço, facilitando o progresso de escalada até o Paraíso para as criaturas mais baixas, de origem evolucionária - os filhos ascendentes de Deus. Sete das inúmeras ordens de Filhos descendentes serão descritas nestas narrativas. Os Filhos que provêm das Deidades, da Ilha Central de Luz e Vida, são chamados de Filhos de Deus do Paraíso, e abrangem as três ordens seguintes:

1. Filhos Criadores - os Michaéis.
2. Filhos Magisteriais - os Avonais.
3. Filhos Instrutores da Trindade - os Dainais.

     As quatro ordens remanescentes de filiação descendente são conhecidas como os Filhos de Deus dos Universos Locais:

4. Filhos Melquisedeques.
5. Filhos Vorondadeques.
6. Filhos Lanonandeques.
7. Portadores da Vida.

3.8.3  Jesus Cristo ensinou a orar para evitarmos os caminhos da morte

     Amigo: Agora estou entendendo. Buscamos o autoconhecimento e o conhecimento de outras ordens de pessoalidades envolvidas com esta esfera astronômica aonde vivemos. Sabendo a causa e a origem do mal e as pessoas não-humanas e humanas envolvidas com a rebelião neste mundo habitado, podemos, pela graça de nosso espírito, defender a unidade e integridade de nossa pessoa, alma, mente, corpo, vida e família ...

     Pai: ... e também podemos orar ao nosso Pai Divino para que não nos deixe enveredar pelos caminhos das trevas e da morte. O Filho Criador da ordem dos Michaéis, Cristo Michael, ensinou aos apóstolos outras formas de prece além do "Pai Nosso" que havia se tornado a prece modelo da sua família em Nazaré. Dentre elas nós temos:

"Livro de Urantia", parágrafos 144.5_36-50:

     Pai nosso, que Te manténs em mistério,

     Revela-nos o Teu caráter santo.

     Faz, neste dia, com que os Teus filhos na Terra

     Vejam o caminho, a luz e a verdade.

     Mostra-nos a direção do progresso eterno

     E dá-nos vontade para caminhar dentro dele.

     Estabelece, dentro de nós, a Tua soberania divina

     E concede-nos o domínio pleno do ego.

     Não nos deixe enveredar pelos caminhos das trevas e da morte;

     Conduze-nos eternamente nas águas da vida.

     Ouve esta nossa prece, por amor da Tua própria causa;

     Contenta-te em fazer-nos cada vez mais semelhantes a Ti.

     E afinal, pelo Filho divino,

     Nos receba em Teus braços eternos.

     E assim, seja feita a Tua vontade, não a nossa.

3.8.4  Cristo Michael progenitor dos Arcanjos

     Amigo: Que oração elevada! Mais impressionante é a grandeza do Cristo revelado no livro de urantia. Foi ele então que criou este universo local com potencialmente 10 milhões de mundos habitados como a terra! Jesus Cristo revelado no livro de urantia é como a união do Cristo e do Arcanjo Miguel!

     Pai: Mais do que isso, Cristo Michael, Filho Criador, junto com a Ministra Divina, Espírito Materno do Universo, são os progenitores dos Arcanjos:

"Livro de Urantia", Item 37.3:
Os Arcanjos

     Os Arcanjos são uma progênie do Filho Criador e do Espírito Materno do Universo. São o tipo mais elevado entre os altos seres espirituais, produzidos em grandes números, em um universo local; sendo que na época do último registro havia quase oitocentos mil em Nébadon.

3.8.5  O propósito da auto-outorga de Jesus Cristo na terra

     Amigo: Qual o propósito da encarnação do Filho Criador como criatura na terra?

     Pai: Como revelado no:

     "Livro de Urantia", parágrafo 119_4:  ...  O propósito dessas encarnações, como criatura, é capacitar esses Criadores a tornarem-se soberanos sábios, compassivos, justos e compreensivos. Esses Filhos divinos são inatamente justos, entretanto, em consequência das sucessivas experiências de auto-outorga, eles tornam-se mais compreensivos na misericórdia; eles são naturalmente misericordiosos, mas essas experiências os fazem misericordiosos de um modo adicionalmente novo. Tais auto-outorgas são os últimos passos, na sua educação e aprendizado, para a sublime tarefa de governar o universo local com a retidão divina e o julgamento justo.

3.8.6  As sete auto-outorgas de Cristo Michael

     Amigo: Além de viver como uma criatura humana há 2000 anos, será que Cristo Michael viveu como outras outras ordens de criaturas deste universo local que ele mesmo criou?

     Pai: Sim, o Documento 119 da revelação de urantia, fala destas experiências do nosso Criador, Cristo Michael, se auto-outorgando, vivendo e compreendendo suas próprias criaturas:

     "Livro de Urantia", parágrafo 119.8_4:  ...  Esses vários aspectos da vontade das Deidades são pessoalizados, eternamente, nas diferentes naturezas dos Sete Espíritos Mestres; e cada uma das auto-outorgas de Michael foi, peculiarmente, reveladora de uma dessas manifestações da divindade. Na sua outorga Melquisedeque, ele manifestou o desejo unificado do Pai, do Filho e do Espírito; na sua outorga Lanonandeque, o desejo do Pai e do Filho; na sua outorga Adâmica, ele revelou a vontade do Pai e do Espírito; na sua outorga seráfica, a vontade do Filho e do Espírito; na sua outorga como mortal em Uversa, ele retratou a vontade do Agente Conjunto; na sua outorga moroncial mortal, a vontade do Filho Eterno; e na sua outorga material, em Urantia, ele viveu a vontade do Pai Universal, como um mortal, mesmo, em carne e sangue.

3.9  O status atual da rebelião

     Amigo: Muito grato, este diálogo está me ajudando a compreender as ordens de criaturas e pessoalidades que compõe os mundos habitados do grande universo. Mas voltemos ao tema deste capítulo dos diálogos urantianos. De acordo com o livro de urantia, atualmente qual é o status da rebelião que descrevestes?

     Pai: De acordo com a revelação:

"Livro de Urantia", Item 53.9:
O Status Atual da Rebelião

     Nos primeiros dias da rebelião de Lúcifer, a salvação foi oferecida a todos os rebeldes, por Michael. A todos aqueles que dessem prova de arrependimento sincero, ele ofereceu, quando chegasse a alcançar a sua soberania completa no universo, o perdão e o restabelecimento em alguma forma de serviço no universo. Nenhum dos líderes aceitou essa oferta misericordiosa. Mas milhares de anjos e ordens inferiores de seres celestes, incluindo centenas de Filhos e Filhas Materiais, aceitaram a misericórdia proclamada pelos Panoptianos e lhes foi dada a reabilitação na época da ressurreição de Jesus, há cerca de mil e novecentos anos. Esses seres, desde então, foram transferidos para o mundo do Pai, em Jerusém, onde devem ser mantidos, tecnicamente presos, até que as cortes de Uversa baixem alguma decisão sobre o caso de Gabriel versus Lúcifer. Contudo, ninguém duvida de que, quando o veredicto da aniquilação for emitido, essas pessoalidades arrependidas e salvas ficarão eximidas do decreto de extinção. Tais almas, em provação, trabalham agora com os Panoptianos na tarefa de cuidar do mundo do Pai.

     O arquifarsante nunca mais esteve em Urantia, depois dos dias em que tentou desviar Michael do propósito de completar a auto-outorga e estabelecer a si próprio, final e seguramente, como o governante irrestrito de Nébadon. Quando Michael tornou-se o soberano estabelecido do universo de Nébadon, Lúcifer foi levado em custódia pelos agentes dos Anciães dos Dias de Uversa e, desde então, tem estado prisioneiro, no satélite de número um, do grupo do Pai, nas esferas de transição de Jerusém. E, ali, os governantes de outros mundos e sistemas podem contemplar o fim do infiel Soberano de Satânia. Paulo sabia do status desses líderes rebeldes, depois da auto-outorga de Michael, pois escreveu sobre os chefes de Caligástia como as "hostes espirituais da maldade, nas regiões celestes".

     Michael, ao assumir a soberania suprema de Nébadon, solicitou aos Anciães dos Dias a autorização para internar todas as pessoalidades que participaram da rebelião de Lúcifer, até serem emitidas as sentenças dos tribunais do superuniverso para o caso Gabriel versus Lúcifer, assinalado nos registros da suprema corte de Uversa há quase duzentos mil anos, na medida de tempo adotada por vós. A respeito do grupo da capital do sistema, os Anciães dos Dias concederam o pedido de Michael, mas com uma única exceção: a Satã foi permitido fazer visitas periódicas aos príncipes apóstatas nos mundos caídos, até um outro Filho de Deus ser aceito por esses mundos apóstatas, ou até o momento em que as cortes de Uversa comecem o julgamento do caso de Gabriel versus Lúcifer.

     Satã podia vir a Urantia, porque vós não tínheis nenhum Filho de categoria com residência aqui - nem Príncipe Planetário, nem Filho Material. Machiventa Melquisedeque, desde então, foi proclamado Príncipe Planetário vice-regente de Urantia; e a abertura do caso Gabriel versus Lúcifer assinalou a inauguração de regimes planetários temporários, em todos os mundos isolados. É verdade que Satã visitou periodicamente Caligástia e outros príncipes caídos, exatamente até o momento da apresentação dessas revelações, quando aconteceu a primeira das audiências solicitadas por Gabriel para o aniquilamento dos líderes rebeldes. Satã, no entanto, está agora incondicionalmente detido nos mundos de prisão de Jerusém.

     Desde a auto-outorga final de Michael, ninguém, em todo o Satânia, desejou ir aos mundos de prisão para ministrar aos rebeldes internados. E nenhum outro ser foi conquistado pela causa dos enganadores. Por mil e novecentos anos, tal status não sofreu alteração.

     Nós não antecipamos uma eliminação das restrições atuais feitas a Satânia, antes que os Anciães dos Dias hajam tomado uma decisão final sobre os líderes rebeldes. Os circuitos do sistema não serão reinstalados enquanto Lúcifer estiver vivo. Nesse meio tempo, ele está totalmente inativo.

     A rebelião terminou em Jerusém. Ela cessa, nos mundos caídos, tão logo os Filhos divinos cheguem até eles. Acreditamos que os rebeldes que algum dia iriam aceitar a misericórdia já o fizeram, todos. Aguardamos pela teletransmissão que, em um clarão de relâmpago, irá privar tais traidores da existência da sua pessoalidade. Antecipamos que o veredicto de Uversa, a ser anunciado nessa transmissão, indicará a ordem de execução que irá efetivar a aniquilação desses rebeldes aprisionados. E então vós ireis procurá-los nos lugares deles, mas eles não serão encontrados. "E aqueles que vos conhecem, entre os mundos, espantar-se-ão convosco; pois fostes um terror, mas nunca mais o sereis novamente". E assim todos esses traidores indignos "serão como se nunca houvessem existido". Todos aguardam o decreto de Uversa.

     Contudo, durante idades, os sete mundos de prisão, de escuridão espiritual em Satânia, constituíram um solene aviso para todo o Nébadon, proclamando eloquente e efetivamente a grande verdade "de que o caminho do transgressor é duro"; "pois dentro de cada pecado está oculta a semente da sua própria destruição"; e que "a recompensa do pecado é a morte".

3.9.1  Os infortúnios de Caligástia

     Amigo: E Caligástia?

     Pai: Veja o que é revelado sobre os infortúnios de Caligástia no:

"Livro de Urantia", parágrafos 66.8_5-8:

     O poder que o Príncipe caído tinha de perturbar os assuntos humanos foi enormemente restringido pela encarnação mortal de Maquiventa Melquisedeque, nos dias de Abraão; e, subsequentemente, durante a vida de Michael na carne, esse Príncipe traidor foi finalmente despojado de toda a sua autoridade em Urantia.

     A doutrina de um diabo pessoal em Urantia, se bem que tenha algum fundamento, por causa da presença planetária do traidor e iníquo Caligástia, é, contudo, totalmente fictícia, quando apregoa que um tal "diabo" poderia influenciar a mente normal humana contra a sua escolha livre e natural. Mesmo antes da auto-outorga de Michael em Urantia, nem Caligástia nem Daligástia jamais foram capazes de oprimir os mortais, nem de coagir nenhum indivíduo normal a fazer qualquer coisa contra a sua vontade humana. O livre-arbítrio do homem é supremo nos assuntos morais; até mesmo o Ajustador do Pensamento residente recusa-se a compelir o homem a adotar sequer um único pensamento ou cometer um único ato contra a própria escolha da vontade do ser humano.

     E esse rebelde do reino, agora despojado de todo o poder de ser nocivo aos seus anteriores súditos, aguarda o julgamento final, a ser feito pelos Anciães dos Dias de Uversa; julgamento de todos aqueles que participaram da rebelião de Lúcifer.

3.9.2  Oração conclusiva para extinguir o mal da terra

     Amigo: Eu vou orar. Vou pedir para nosso Pai Divino para que as influências malignas de Lúcifer, Satã e Caligástia sejam extintas da terra. Vou pedir também para que todos os seres humanos satanistas, desalmados e que sofreram a morte espiritual, sejam expostos, presos e retirados das posições de poder social, político, econômico e militar.

     Vou estudar o livro de urantia, e, se eu estiver convencido que realmente ele é uma revelação verdadeira e genuína, irei trabalhar com coragem para vivenciar e disseminar estas boas novas para meus familiares e nossa comunidade. Vou de forma equilibrada atuar nos meios de comunicação e nas escolas para partilhar este conhecimento de valor.

     Pai: Grato meu amigo e irmão em Deus.


Notas de Rodapé:

11 Bíblia significa livro, e o nome da terra no grande universo é urantia. Por isso, "livro de urantia" pode ser entendido como "bíblia da terra".