Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 4
Reflexões sobre Questões Elencadas


O Ato da Vontade, Psicossíntese
(Roberto Assagioli)

Trabalho de Psicologia Transpessoal
(Rita Felicetti)

Pesquisado na Internet
Reflexões sobre Questões Elencadas
    4.1  Principal fator de sucesso apontado
    4.2  Considerações Finais
    4.3  Questionário
    4.4  Bibliografia

4.1  Principal fator de sucesso apontado

     O universo de pessoas entrevistadas foi de vinte pessoas, de idade variando entre 30 e 50 anos e com grau de escolaridade do Ensino Médio e Superior. Na tabela que se segue, os números entre parênteses são a quantidade de pessoas para cada resposta. Na primeira coluna, a área do objetivo (pergunta 3 do questionário no Apêndice) totaliza um número maior do que os 20 entrevistados, pois um objetivo, por exemplo "ser feliz", foi escolhido em diversas áreas.

     Na segunda coluna, as respostas à pergunta 4 mostram qual a motivação para a escolha da meta pessoal. Na terceira coluna, referente à pergunta 5, estão as dificuldades pessoais para o alcance do objetivo. Na quarta coluna, as respostas à pergunta seis mostram as qualidades individuais que cada entrevistado considera importante para esta caminhada e na quinta coluna, as qualidades negativas que precisa trabalhar em si próprio

     Também nas demais perguntas, alguns entrevistados escolheram mais de um item, e, por isso, o número total ultrapassa a 20 escolhas em cada pergunta. Os resultados da análise são válidos para este universo coletado, mas proporcionou algumas generalizações, pois as respostas foram repetidas, havendo uma confluência nas escolhas independentemente do objetivo principal de cada um.

Área do objetivo Motivação Dificuldades Qualidades positivas Qualidades negativas
(13) profissional (5) família (2) falta de equipe (14) perseverança (7) impaciência
(1) científico (3) econômica (2) conhecimento (7) paciência (6) dispersão
(3) político (3) religião (5) financeira (5) solidariedade (3) agressividade
(6) espiritual (2) amigos (5) saúde (2) compaixão (2) egoísmo
(7) outros (8) força de vontade (5) força de vontade (3) fortaleza (4) depressão
(3) outros (2) ética (6) justiça (5) falta de amor
(3) outras (6) alegria (5) falta de fé
(8) amor (3) outras
(3) outras

     "Ser feliz" foi o objetivo escolhido por cinco pessoas, uma se referindo ao casamento, outra à área espiritual e outra entrevistada se referia a todas as áreas. As três escolheram a força de vontade nos fatores que facilitarão a sua busca (item 4 do questionário em anexo). Sobre os fatores que dificultariam o alcance desta meta (item 5), para a primeira é a falta de amor, para a segunda, neste item prejudicial é a falta de conhecimento e para a terceira, é a falta de espírito de solidariedade.

     Força de vontade é o principal fator apontado na motivação para a realização de qualquer meta, desde parar de fumar, fazer um regime, ou tocar um instrumento musical com perfeição, concluir um trabalho árduo ou fazer uma revolução cultural, política e econômica em um país.

     Entre as qualidades positivas a perseverança foi a mais apontada com 14 escolhas. Este dado é significativo, pois demonstra que o aspecto da vontade mais necessário para o alcance do resultado final desejado é perseverar. Pode-se ter força de vontade e a habilidade, mas sem inúmeras tentativas, aceitando os erros e acertos, e seguindo em frente com perseverança, ninguém chega ao destino escolhido.

     As respostas sobre as metas, logo na primeira pergunta do questionário, também variaram segundo as condições econômicas, ou atendendo à pirâmide de Maslow [Hierarchy of Needs]. Ligada à sobrevivência material para pessoas mais carentes entrevistadas, a meta mais escolhida foi conseguir um bom trabalho e para isso, além da força de vontade para impulsionar a sua busca, elas identificaram a falta de conhecimento como o principal fator de dificuldade.

     Já aqueles que escolheram alcançar o desenvolvimento espiritual, realizar o bem comum ou formar ideologicamente os seus alunos para o bem, já alcançaram a estabilidade econômica e estão buscando a realização pessoal mais ampla e altruísta. Estes já se sacrificaram ou tiveram as condições de vida mais fáceis que proporcionaram a realização de sua sobrevivência e agora desejam ajudar os outros a alcançarem seus objetivos.

     Quando alguns entrevistados que responderam ao questionário alegaram as condições financeiras ou de tempo como dificuldade para alcançar uma meta como "falar fluentemente o inglês" ou "fazer um curso técnico", nas qualidades negativas apontadas está a falta de perseverança e a dispersão e até mesmo o fato terem o vício de fumar e não conseguirem assistir a uma aula. "Nunca desistir, persistir sempre", este é o aprendizado referido por uma pessoa que está almejando passar em um concurso público melhor. Ela identificou a dispersão, a tristeza e a falta de fé como as qualidades negativas que precisa trabalhar para alcançar o seu objetivo.

     Um casal de noivos colocou como objetivos de vida "ter conforto" e "formar uma família", sendo que os dois apontaram a solidariedade e o amor para superar as dificuldades. Um homem recém aposentado colocou "ser feliz" e o campo escolhido é a área espiritual. Este último tem a consciência que para alcançar este objetivo deve "estar com disposição para os estudos espirituais" e que a qualidade negativa que pode dificultar o alcance dessa meta, a seu ver, é a vaidade. Sobre os fatores que vão facilitar o alcance destas metas está sempre a força de vontade, a crença religiosa e o conhecimento. Nas qualidades positivas que acham necessárias ao desenvolvimento do seu objetivo está a perseverança, a fortaleza, a paciência, a alegria e o amor.

     Para a meta de trabalho ou viver bem, escolhida por seis pessoas, a família foi o item apontado por seis pessoas sobre a motivação para a busca de sua meta (item 4). As outras duas colocaram sua crença religiosa como impulsionador neste item e o aprendizado de vida é que Deus está acima de tudo.

     Outro que almeja o "bem comum" nas áreas profissional, político e espiritual, descobriu em sua caminhada (item 8) que "só o amor cura". Duas senhoras que escolheram como objetivos principais o social e a democracia plena, encontraram como aprendizado "mais conscientização e clareza da realidade". Uma delas salientou que em sua caminhada aprendeu sobre as contradições do ser humano e que ela não está só. Por isso, disse que sua meta é uma luta coletiva.

     Quanto ao aprendizado de vida que esperam alcançar durante a caminhada para atingir os objetivos, depende de cada um. Por exemplo, quem escolheu ser feliz em todas as áreas (item 3) afirmou que "a felicidade independe de fatores externos, pois é um estado de espírito que temos que buscar internamente, mesmo com todas as adversidades".

4.2  Considerações Finais

     Com o apoio de um questionário para reflexão, no Capítulo IV houve a constatação de que as pessoas em geral sabem que para alcançar suas metas e objetivos seja em que áreas forem, precisam desenvolver diversas qualidades, principalmente à vontade e a perseverança.

     Sem vontade, um ser humano saudável física e mentalmente, encontra mil desculpas para não perseverar. Alguns alegam a depressão e a ansiedade e apelam para as bebidas e as drogas tentando fugir de si mesmos. Outros não se amam e não tem nenhuma fé espiritual. E ainda, aqueles que não tentam com medo de falhar e sentem medo ou orgulho até de pedir ajuda.

     No entanto, outros, com grandes limitações físicas ou econômicas, fazem coisas extraordinárias, que muitos nascidos em "berço de ouro", estão longe de alcançar. Exemplos como de um homem nascido sem os braços, que aprendeu a pintura com os pés e faz trabalhos belíssimos e de outro que mesmo sem visão, é capaz de se aventurar a pedir carona a um desconhecido em uma estrada.

     Vale lembrar a história recente de um homem, Luís Inácio Lula da Silva, saído de uma situação financeira precária no sertão nordestino do Brasil e com fibra e o amor da mãe, que dizia sempre "teima, teima que você consegue tudo o que quiser na vida" chegou a ser presidente do país.

     E de pessoas que passaram por um campo de concentração nazista e sobreviveram para contar a história, como Max Wolguer, um ourives que morou em Belo Horizonte e contou no livro "Quero Viver", sem traços de ódio por seus algozes, a extrema vontade que tinha que viver. Ele passou aos 10 anos por esta dolorosa experiência e foi ajudado pelo seu irmão de 14 anos que dava parte de sua parca ração para que o irmão franzino pudesse sobreviver.

     Pode-se dizer que são casos raros, ou seja, um em um milhão, mas se eles não tivessem tentado não teriam conseguido nada. Já estariam derrotados antes de tentar. Alguns tentaram, mas o comodismo e a preguiça ou basicamente a falta de vontade encontrou desculpas para desistir. Conta-se que Thomas Edson tentou 600 vezes até que obteve a luz de uma lâmpada.

     Roberto Assagioli, mais do que um médico, era um iniciado e queria ajudar os seus irmãos a encontrar o caminho para o auto-domínio e espiritualização. Com a Psicossíntese resumida no Capítulo I desenvolveu uma forma de integrar as dificuldades humanas ou fraquezas a que chamou de sub-personalidades, identificando cada uma e desapegando-se delas encontrou uma maneira de iluminar os recantos da personalidade.

     Ao colocar como centro deste trabalho, o Ato da Vontade, que está no Capítulo II, Assagioli trouxe a grande responsabilidade para a Psicologia Transpessoal de conduzir o processo de ascensão do espírito humano. A descoberta de que a vontade e a Eu superior estão intimamente ligados proporciona uma reavaliação na vida pessoal e coletiva.

     A vontade não vai se limitar mais ao atendimento das necessidades básicas dos seres humanos. A vontade espiritual, abordada no Capítulo III é o impulso para alcançar a harmonia plena, alçar vôos mais altos, distante das turbulências, proporcionando um bem-estar permanente.

     A paz começa dentro de cada um. O homem ao buscar se auto-conhecer e desenvolver sua própria vontade precisa trabalhar as suas sub-personalidades. Algumas possuem medo, angústia, raiva, o que impede o desenvolvimento em direção à Luz. Ao tomar consciência disso, precisa perdoar estes sentimentos internos, como filhos necessitados, compreendendo-os e não se sentindo culpado por tê-los. Lembrar que não deve julgar ninguém e, por isso, também não se julgar ou permitir que outros o julguem.

     É preciso conversar com o SELF, buscar as respostas verdadeiras na consciência pura, esta parte interna que liga ao todo. Cada vez que surgirem os conflitos internos, precisa dar atenção a eles e não mascarar estes sentimentos. Orando, pedindo sabedoria, paz e serenidade, vai-se fortalecendo a luz interna em comunhão com o Pai criador. Ao acender essa centelha divina, cada ser humano pode se transformar em estrela luminosa, clareando o seu redor.

     Como a luz física atrai os insetos, a luz espiritual atrai espíritos de vários graus e muitos são necessitados de luz interior, pois não sabem se ligar diretamente à Fonte Divina. Por isso, o homem em busca de iluminação precisa estar sempre conectado com a Luz Maior, para que a sua luz não cesse e não se apague aos primeiros vôos dos pequeninos "insetos". Eles precisam de luz, assim como todos e precisam ser ajudados a se iluminar também.

     Na realidade, não existe o mal e sim ausência do bem, como não existe as trevas, mas ausência de luz. Ao acender uma luz em um quarto escuro, ela ilumina todos os seus cantos. Assim como o Sol, ilumina a todos e se ausenta, chegando à noite, no dia seguinte ele voltará mesmo que por trás das nuvens. Por que desanimar com as dificuldades encontradas e com as posições erradas adotadas? Como se processa este endireitamento e qual a técnica de funcionamento deste fenômeno? Qual é o jogo de forças por meio do qual se chega aos resultados desejados e com que método se consegue realizá-los?

     Nos capítulos sobre a Psicossíntese, o Ato da Vontade e outras visões sobre a vontade, vários autores traçaram os seus caminhos, que somente os verdadeiros "buscadores" encontrarão com o seu próprio esforço. A parte prática abordada pelas entrevistas por meio de questionário mostrou principalmente a necessidade da força de vontade no quesito da motivação e da perseverança para o alcance da meta.

     A Paz no Mundo todo surgirá quando cada um fizer o seu trabalho interior, através do ATO DA VONTADE e iluminar permanentemente o seu redor. Assim, todos juntos atrairão e serão co-autores de uma nova era de AMOR, com mais alegria e certeza do futuro venturoso que espera a todos.

     A associação da vontade com a alegria pode parecer surpreendente, visto que a vontade tem sido geralmente considerada exigente, severa e proibitiva. Poder-se-ia dizer que o prazer é concomitante e advém da satisfação de uma necessidade, ou seja, de qualquer necessidade.

     Por ser a natureza humana tão multifacetada, por existirem várias sub-personalidades conflitantes, a alegria de certo nível pode coexistir com o sofrimento em outros níveis. Pode haver, por exemplo, a alegria de dominar uma sub-personalidade desregrada, embora ela própria possa sentir esse fato como doloroso. Também a vívida antevisão de uma realização ou satisfação futura da vontade pode causar alegria, mesmo enquanto se sente dor.

     Pode-se chamar de prazer, a satisfação de uma necessidade básica. O estado subjetivo geral de uma pessoa cujas necessidades "normais" e desejos são - pelo menos temporariamente - satisfeitos pode ser chamado de felicidade. Da satisfação de necessidades mais elevadas provém a alegria. A boa vontade é alegre! Ela cria uma atmosfera harmoniosa, feliz, e os atos de boa vontade apresentam resultados ricos e, às vezes, surpreendentes. Atividades altruístas e humanistas proporcionam uma profunda satisfação e o sentimento de ter cumprido o propósito para o qual se veio ao mundo. Finalmente, a plena Auto-realização Transpessoal ou, até mais, a comunhão e identificação com a realidade transcendente universal têm sido chamadas de bem-aventurança.

     Sabe-se que existem muitos fatores que interferem positiva ou negativamente nas diversas situações humanas. Mas pode-se concluir que é o amor que está presente em todas as situações de vitória. O Amor a Deus, a si mesmo e ao próximo. Seja para aguentar as torturas físicas ou morais, a falta de alimento e de saúde, como tornar a ver os entes queridos para os que se afastaram involuntariamente, ou melhorar a situação de um povo ou apenas de uma família, o Ato da Vontade é o mecanismo para a realização de tudo.

4.3  Questionário

     Questionário sobre fatores positivos e negativos que interferem na obtenção das metas individuais e coletivas.

     1) Qual o seu objetivo ou meta principal?

Resposta:

     2) Em que faixa etária você despertou para este objetivo?

(a) infância - 7 a 14 anos
(b) adolescência - 14 a 21 anos
(c) adulto - 22 a 48 anos
(d) idoso - 49 a ...

     3) Em que área é este objetivo ou meta?

(a) profissional
(b) científico
(c) político
(d) espiritual
(e) outros; cite-os

     4) Quais os fatores facilitaram a busca de sua meta?

(a) família
(b) situação econômica
(c) crença religiosa
(d) amigos
(e) força de vontade
(f) outros; cite-os

     5) Quais os fatores dificultaram a busca de sua meta?

(a) falta de equipe
(b) conhecimento
(c) condições financeiras
(d) saúde
(e) falta de força de vontade
(f) falta de ética
(g) outros; cite-os

     6) Quais as qualidades positivas são necessárias ao desenvolvimento de sua meta?

(a) perseverança
(b) paciência
(c) solidariedade
(d) compaixão
(e) fortaleza
(f) justiça
(g) alegria
(h) amor
(i) outros; cite-os

     7) Quais as qualidades negativas impediram ou dificultaram o desenvolvimento de sua meta?

(a) impaciência
(b) dispersão
(c) agressividade
(d) egoísmo
(e) depressão
(f) falta de amor
(g) falta de fé
(h) outros; cite-os:

     8) Qual foi o aprendizado de vida durante a caminhada para alcançar seu objetivo?

Resposta:

4.4  Bibliografia

Referências Bibliográficas

[1]
Assagioli, Roberto. "O Ato da Vontade". São Paulo: Cultrix, 1993.
[2]
Assagioli, Roberto. "Psicossíntese - Manual de Princípios e Técnicas". São Paulo: Cultrix, 1991.
[3]
Assagioli, Roberto. "Revista Psychology Today". 1931.
[4]
Aveline, Carlos. "O Poder da Vontade Espiritual". Brasília, Nova Era, 1996.
[5]
Budhananda. "A mente e o seu controle". Calcutá, Filosofia Esotérica, 1992
[6]
Calò, Anthony. "Enciclopédia Universal Ilustrada Europeu-Americana Espasa Calpe". Espanha, Union Roman, 1945.
[7]
Cobra, Rubem Q. - Arthur Schopenhauer. "Filosofia Contemporânea", Cobra Pages - www.cobra.pages.nom.br, Internet, 2003.
[8]
Maslow, Abraham. "Motivation and Personality". New York: Harper & Row, 1970.
[9]
Robbins, Anthony. "Passos de Gigante". São Paulo, Record, 1995.
[10]
Ubaldi, Pietro. "A Lei de Deus, Obras Completas". Vol.17. Rio de Janeiro, Fundapu, 1982.