Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 1

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 0
Introdução


O Ato da Vontade, Psicossíntese
(Roberto Assagioli)

Trabalho de Psicologia Transpessoal
(Rita Felicetti)

Pesquisado na Internet
Introdução

     O ser humano está em constante evolução, realizando sucessivamente muitas potencialidades latentes. Cada um pode ser constantemente confrontado por escolhas e decisões, com a consequente responsabilidade que elas acarretam. Isso leva ao desenvolvimento dos valores éticos, estéticos, intelectuais e religiosos na sociedade. O despertar de cada ser para a busca de um significado na vida acontece através de erros e acertos.

     A necessidade de adquirir uma consciência clara das motivações que determinam as decisões e escolhas e o reconhecimento da profundidade e seriedade da vida humana, do lugar que a ansiedade ocupa nela e do sofrimento precisa ser enfrentado. A evolução é obrigatória, mas pode se dar pelo amor ou pela dor.

     Este trabalho de Psicologia Transpessoal pretende investigar e analisar quais são os fatores ou qualidades individuais, que interferem para o resultado positivo ou negativo das metas individuais e coletivas. Com entrevistas e questionários a pessoas de diversos segmentos profissionais, políticos e religiosos, vai verificar quais os aspectos positivos e negativos foram relevantes para certas situações marcantes em suas vidas que a aproximaram ou afastaram da realização do seu ideal de vida.

     Utilizando os estudos do psicólogo italiano Roberto Assagioli , a "Psicossíntese" [2] e o "Ato da Vontade" [1] como fundamentação teórica deste trabalho, sabe-se que é possível superar a visão determinista do homem como um conjunto de forças competitivas sem nenhum centro. Basta analisar os casos práticos de pessoas que conseguiram desenvolver a sua "vontade" em um momento de crise ou ameaça ou ainda para alcançar um alto ideal e aquelas que começaram com boas intenções, mas se afastaram totalmente do caminho traçado.

     Ao longo da história da humanidade e da sua evolução no Planeta Terra, pode ser verificada que os homens que se destacaram por terem realizado avanços científicos, políticos, econômicos, espirituais tinham uma série de qualidades que os levaram ao sucesso na obtenção de resultados pelo seu Ato de Vontade, tais como a perseverança, a fortaleza, a prudência, a justiça, a alegria, o conhecimento e o amor. Muitos anônimos e outros conhecidos por suas conquistas são os exemplos para todos conseguirem os seus objetivos ou sua missão de vida, a maioria com sua contribuição individual para o avanço coletivo. Para citar alguns temos Leonardo da Vince, Charles Darwin, Thomas Edson, Mozart, Beethoven, Einstein, Francisco de Assis, Gandhi, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Chico Xavier, Dag Hammarskjold, Henry Ford, Nelson Mandela, sem falar dos grandes mestres que fundaram religiões como Zoroastro, Confúcio, Moisés, Maomé e o mestre dos mestres, Jesus de Nazaré.

     Por outro lado, muitas pessoas e grupos têm metas e planos, mas tem dificuldade em implementá-los pelo seu grau de evolução, condições sociais, econômicas e familiares, mas principalmente por não terem adquirido as virtudes necessárias e, muitas vezes, se desviam do caminho traçado, gerando desânimo e descrença à sua volta. Muitos exemplos na vida política, social e religiosa são divulgados pela mídia, sem falar nas guerras locais ou mundiais do século passado, algumas ainda continuando no atual século como a Faixa de Gaza, entre palestinos e judeus e no Iraque com a invasão norte-americana.

     Da mesma forma, ainda existem muitos problemas, que por não estarem diretamente ligados a cada um e aos seus países deixam grande parte das pessoas a pensarem que isto não é com elas. Assim, a fome na África, com crianças e adultos esquálidos, quando há tanto desperdício de alimentos em outras regiões. Às vezes, apenas para aumentar os preços, os produtores jogam fora toneladas de alimentos fora ...

     E ainda, os costumes em algumas partes do mundo que deixam as mulheres em pleno século XXI tolhidas em sua liberdade, já que entre outras coisas, precisam andar com a cabeça e o rosto sempre tampados com as burcas quando saem às ruas, sendo que muitas que aprenderam desde pequena que isto é normal, não reclamam e aceitam passivamente. Como também ainda não acordaram alguns grupos que matam baleias ou focas, elefantes ou animais com peles, apenas para utilização de seus produtos de decoração ou enfeite do homem, exterminando esta e outras espécies de animais, que afinal, deveriam poder conviver harmonicamente neste planeta.

     Estes exemplos, a nível mundial e nacional, portanto, no macro, seja pelo lado positivo ou negativo, tem suas correlações com situações pessoais, dos indivíduos, no micro. Partindo do princípio que a maioria dos seres humanos deseja a felicidade e têm objetivos de melhoria das suas condições materiais e espirituais, quais são os fatores ou qualidades individuais, que interferem para o resultado positivo ou negativo das metas individuais e coletivas? Quais aspectos da vontade forte, vontade hábil, boa vontade e vontade transpessoal e as qualidades necessárias à vontade, entre elas, a energia, disciplina, concentração, determinação, paciência, coragem, integração precisam ser desenvolvidas em cada desafio que o homem enfrenta no decorrer de sua existência?

     Para esclarecer tais questionamentos estrutura-se a monografia em três capítulos:

     No Capítulo I, este trabalho apresenta de forma resumida a cartografia de Roberto Assagioli, a "Psicossíntese" [2], uma psicoterapia de orientação transpessoal, que trouxe uma percepção da realidade. A nova visão baseia-se na consciência do estado de inter-relação e interdependência essencial de todos os fenômenos - físicos, biológicos, psicológicos, sociais e culturais.

     No Capítulo II, também com o médico italiano Roberto Assagioli, o enfoque sobre a descoberta da vontade, um dos pontos importantes de sua obra, trazendo para a psicologia a possibilidade de superar a visão determinista do homem. A revelação de que o Self e a vontade estão intimamente ligados pode mudar a consciência da pessoa sobre si própria.

     No Capítulo III, mostram-se outras visões sobre o tema da vontade com os filósofos Pietro Ubaldi [10] e Carlos Aveline [4], que seguem a mesma linha transpessoal, de Roberto Assagioli. Em seguida, as idéias de outro filósofo do século XIX, Arthur Shopenhauer, que foi um dos primeiros a desenvolver este assunto não somente referente ao homem, como também à natureza, talvez de uma forma mais materialista ou pessimista, mas cujos pensamentos influíram grandes pensadores da história da humanidade, como Freud, Wagner e outros.

     E no Capítulo IV, os resultados quantitativos e qualitativos do questionário elaborado para reflexão, anexado como Apêndice, mostrando ser a vontade e a perseverança, os elementos primordiais para o alcance dos objetivos pessoais e coletivos.

     Este estudo visa fortalecer a idéia de que o ser humano está sempre evoluindo em direção à Luz, com o auxílio do Amor e do Poder, com exemplos práticos de caminhadas individuais dos diversos estágios de aprimoramento humano, até alcançar o estado búdico ou de bem aventurança.

     A contribuição desse trabalho é a de identificar os obstáculos individuais para a evolução social e espiritual, traçando um paralelo com as qualidades e ferramentas necessárias. Dessa forma, a Psicossíntese e o Ato da Vontade, trabalhos do médico italiano Roberto Assagioli, são métodos eficazes para o aprimoramento individual e coletivo, saindo cada vez mais das experiências negativas, que afastam os homens das suas metas como a afirmação bíblica, "desejo fazer o bem, no entanto, faço o mal".

     Para processar o Ato da Vontade é preciso que aquele que assim o deseje em qualquer área do conhecimento humano, chegando ao ápice do encontro com sua Alma, ou o casamento alquímico entre a Matéria e o Espírito, desenvolva a disciplina, a adaptabilidade, a força, o perdão, a tolerância, etc. Alguns sacrifícios, como o significado desta palavra, "sagrado ofício", serão necessários para superar os obstáculos para alcançar o objetivo de auto-superação ou bem maior, colocando em prática ações altruístas ou realizando a síntese.

Referências Bibliográficas

[1]
Assagioli, Roberto. "O Ato da Vontade". São Paulo: Cultrix, 1993.
[2]
Assagioli, Roberto. "Psicossíntese - Manual de Princípios e Técnicas". São Paulo: Cultrix, 1991.
[4]
Aveline, Carlos. "O Poder da Vontade Espiritual". Brasília, Nova Era, 1996.
[10]
Ubaldi, Pietro. "A Lei de Deus, Obras Completas". Vol.17. Rio de Janeiro, Fundapu, 1982.