Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 12
Termos de Dianética


Dianética:
A Ciência da Saúde Mental

Livro Três
A Terapia

L. Ron Hubbard
Ponte para liberdade dos engramas da mente reativa
www.dianetics.org
www.dianetica.pt
www.dianetica.com.br

12  Termos de Dianética

     Aberração: Qualquer desvio ou afastamento da racionalidade. Usado em Dianética para incluir psicoses, neuroses, compulsões e repressões de todos os tipos e classificações.

     Aberrado: Neologismo dianético para qualquer indivíduo aberrado.

     Clarear: v.tr. Tornar limpo, tal como de sujidade ou obstrução; iluminar; libertar de culpa, censura, etc.; abrir passagem; desemaranhar. v.i. Tornar-se claro e brilhante.

     Agrupador: Um comando engrâmico que faz com que a linha do tempo ou incidentes que se encontram nesta fiquem emaranhados de tal forma que parece que a linha do tempo está encurtada.

     Apagar: Causar que um engrama "desapareça" completamente através da recontagem, altura em que este é arquivado como memória e experiência.

     Auditor: O indivíduo que administra a terapia de Dianética. Auditar significa "escutar" e também "computar".

     Banco de engramas: O local de armazenamento no corpo onde os engramas, com todos os seus percépticos, são registrados e retidos e a partir do qual os engramas agem sobre a mente analítica e o corpo.

     Banco de memória padrão: O local de armazenagem na mente onde todos os dados percepcionados conscientemente (visão, som, ouvir, cheiro, sensação orgânica, cinestesia, táctil, assim como as computações mentais do passado) são registrados e guardados e a partir do qual são entregues à mente analítica. Inclui todos os dados de uma natureza consciente, desde a concepção até "agora".

     Básico: O primeiro engrama em qualquer cadeia de engramas similares.

     Básico-básico: O primeiro engrama após a concepção, o básico de todas as cadeias unicamente por ser o primeiro momento de dor.

     Cadeias: Qualquer série de incidentes no banco de engramas que têm um conteúdo semelhante.

     Clear: O indivíduo ótimo; que já não possui quaisquer engramas. Do dicionário inglês: claro; límpido e, por conseguinte, sereno; limpo; audível; diferenciador; compreensivo; livre de dúvidas; seguro; inocente; líquido, tal como lucro após despesas; sem dívidas; livre de qualquer enredo. s. Um espaço ou localização claro.

     Comando engrâmico: Qualquer frase contida em um engrama.

     Demônio: Um circuito de derivação na mente, chamado "demônio" porque foi interpretado assim durante muito tempo. Provavelmente é um mecanismo eletro-químico.

     Desorientador: Qualquer comando engrâmico que faz com que o paciente se mova de uma forma ou numa direção na linha do tempo que é contrária às instruções do auditor ou aos desejos da mente analítica do paciente.

     Dianética: (do grego dia, através, e nous, mente ou alma); o que a mente (ou alma) está a fazer ao corpo.

     Dinâmica: O impulso, ímpeto e propósito da vida - SOBREVIVER! - nas suas quatro manifestações: a própria pessoa, família, grupo e humanidade.

     Engrama: Qualquer momento de maior ou menor "inconsciência" por parte da mente analítica que permite que a mente reativa registre o conteúdo total desse momento com todos os percépticos.

     Liberado: Qualquer pessoa que foi levada até um estado que se aproxima do normal de 1950 através da terapia de Dianética, quer tenha avançado desde uma condição psicótica ou neurótica.

     Liberar: O ato de liberar através da terapia.

     Linha do tempo: O período de tempo de um indivíduo desde a concepção até tempo presente, no qual se encontra a sequência de acontecimentos da sua vida.

     Memória: Qualquer coisa que, percepcionada, é arquivada nos bancos de memória padrão e que pode ser recordada pela mente analítica.

     Mente analítica: A mente que computa - o "Eu" e a sua consciência.

     Mente reativa: A mente a nível celular que não está "inconsciente" mas está sempre consciente - a mente oculta, previamente desconhecida.

     Negador: Qualquer comando engrâmico que faz com que o paciente acredite que o engrama não existe.

     Percéptico: Qualquer mensagem sensorial tal como uma visão, som, cheiro, etc.

     Preclear: Qualquer pessoa que começou a terapia de Dianética.

     Pré-liberado: Qualquer paciente que começou a terapia para alcançar uma Liberação das suas principais dificuldades, psicossomáticas ou aberrativas.

     Psicossomático: Qualquer doença ou distúrbio físico gerado pelo próprio corpo.

     Reduzir: Fazer com que um engrama fique livre de somáticos ou emoção através de recontagens.

     Ressaltador: Qualquer comando engrâmico que, quando abordado pela mente analítica na linha do tempo, faz com que o paciente se mova de volta para tempo presente.

     Segurador: Qualquer comando engrâmico que faz um indivíduo permanecer em um engrama, consciente ou inconscientemente.

     Simbiota: Qualquer entidade de vida ou energia que ajuda um indivíduo ou o ser humano na sua sobrevivência.

     Somático: Um neologismo de Dianética para dor, qualquer condição do corpo experimentada quando se contata um engrama; a dor de uma doença psicossomática.

     Sônico: Recordação ao ouvir um som do passado com o "ouvido da mente".

     Supressor: As forças exteriores que reduzem as possibilidades da sobrevivência de qualquer forma.

     Visio: Recordação através de ver uma visão do passado com o "olho da mente".