Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 9

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 8
Fundação Urantia


História dos Documentos de Urantia
De Larry Mullins
Com Meredith Justin Sprunger

Traduzido generosamente por
Francisco Santos de Oliveira
Fundação Urantia
    8.1  A formação da Urantia Foundation
    8.2  A declaração de custódia
    8.3  Uma mudança de responsabilidade
    8.4  O mandato para publicar o livro de urantia
    8.5  O copyright do livro de urantia
    8.6  Os livros de urantia são por fim entregues

     CLARENCE BOWMAN, um membro do Fórum desde 1923, disse a sua família que o Fórum e a Comissão de Contato aguardavam o fim da II Guerra Mundial, quando eles estavam convencidos de que o Livro de Urantia poderia ser finalmente publicado106. Quando a guerra terminou, parecia que o planeta tinha atravessado um pesadelo que tinha ameaçado sua própria existência, e por fim a paz podia ser alcançada. Contudo, perto do fim do conflito, uma série de detonações atômicas tinha sinalizado uma nova ameaça para a civilização. E logo atrás disso, o Comunismo começou sua campanha incansável para conquistar o mundo.

     O Dr. Sadler relatou a Meredith Sprunger que, depois da guerra, a Comissão de Contato foi imediatamente informada de que os Reveladores acreditavam que o Comunismo representava uma das mais sérias ameaças que jamais existira à religião de Jesus e à liberdade da humanidade. Os Reveladores estavam alarmados porque o espectro da III Guerra Mundial estava emergindo, e prevenir um tal conflito era a prioridade imediata deles. Em janeiro de 1946, a Comissão de Contato foi informada de que os "Intermediários Unidos de Urantia" tinham declarado a intenção de derrotar o Comunismo. A Comissão de Contato foi informada, para seu desapontamento, que a antecipada publicação do Livro de Urantia no imediato pós-guerra não iria acontecer107.

8.1  A formação da Urantia Foundation

     Por mais de cinco anos, as placas fundidas do Livro de Urantia tinham estado armazenadas nas instalações de R. R. Donnelley & Sons, em Crawfordsville, Indiana, aguardando a ordem de impressão108. As Histórias Um e Dois relatam que, em janeiro de 1950, essas placas tornaram-se o material básico para a formação de uma organização que fora delineada e projetada para publicar os Documentos e para preservar perpetuamente a integridade do texto original:

     "As placas do Livro de Urantia que foram previamente feitas constituíram a base para a criação da Urantia Foundation, por uma Declaração de Custódia sob as leis do Estado de Illinois, datada de 11 de janeiro de 1950. Essa é uma organização não-lucrativa."

     "Um dos objetivos para o qual foi criada a Fundação foi para preservar perpetuamente inviolados os textos do Livro de Urantia e para disseminar os princípios e ensinamentos do Livro de Urantia109."

8.2  A declaração de custódia

     Uma Custódia é um título legal pelo qual uma parte assume a propriedade para o benefício de outra. O documento de Custódia tradicionalmente define a propriedade e as condições sob as quais a propriedade é transferida para o cuidado da outra parte. O propósito do documento de Custódia é estabelecer os parâmetros da Custódia, e evitar que prerrogativas e extravagâncias humanas causem dano à propriedade que é mantida em custódia. Uma Declaração de Custódia é um acordo legalmente obrigatório entre as duas partes em acordo. Para refletir esses objetivos, foi criada pela Comissão de Contato em ligação com advogados uma Declaração de Custódia para a Urantia Foundation. Foram providos cinco Curadores com poderes vitalícios. Novos Curadores, quando necessário, seriam eleitos pelos Curadores remanescentes.

     No caso da Declaração de Custódia que estabeleceu a Urantia Foundation, a "propriedade" que era para ser protegida pelos termos da Custódia era o texto original do Livro de Urantia. O "texto original" é definido no documento de Custódia como as placas que tinham sido estampadas e fundidas das galés que tinham sido compostas a partir do texto datilografado. Os manuscritos tinham sido destruídos antes do fim da II Guerra Mundial, depois que as placas estavam feitas. As placas eram para ser usadas para publicar O Livro de Urantia, e três cópias do texto original eram para ser preservadas perpetuamente. Portanto, sob a Declaração de Custódia, a Urantia Foundation assumiu provisoriamente inteira responsabilidade pelo texto e eventualmente se tornaria o publicador do Livro de Urantia. O primeiro Conselho de Administração da Urantia Foundation foi constituído por William Hales, Presidente; Bill Sadler Jr., Vice-Presidente; Emma L. Christensen, Secretária; Wilfred C. Kellogg, Tesoureiro, e Edith Cook, Secretária Assistente.

     Observe-se que a Comissão de Contato estava sendo cautelosa. Três membros da Comissão de Contato eram também Curadores no primeiro Conselho da Urantia Foundation: Bill Sadler Jr., Emma L. Christensen, e Wilfred C. Kellogg. Bill Sadler e Christy eram residentes no 533, e Wilfred morava numa casa apartamento a poucos quarteirões de distância. A Declaração de Custódia estabelecia que a Urantia Foundation era claramente reconhecida como o grupo agora responsável pela preservação do texto original, mas a Comissão de Contato mantinha a maioria de votos no Conselho. Qualquer "aviso" celestial para a Urantia Foundation podia ser encaminhado informalmente através da Comissão de Contato ainda funcionando. Os outros dois Curadores, William Hales, Presidente e Edith Cook, Secretária Assistente, tinham a honra de serem os primeiros estranhos a ser envolvidos com a administração do texto original. Contudo, eles obviamente pouca influência podiam exercer sobre as políticas da Urantia Foundation. Alguns urantianos acreditam que esse arranjo de um "grupo interno dentro do grupo interno" foi a semente da cultura original da Urantia Foundation, e continua até este dia. Veja os Capítulos 9 e 10.

     Embora três membros da Comissão de Contato fossem Curadores da Fundação, o Dr. Sadler e Anna Bell Kellogg não o eram. De acordo com a Declaração de Custódia, a Urantia Foundation foi organizada para eventualmente funcionar autonomamente; não era uma sucessora para a Comissão de Contato. Os três primeiros parágrafos da Declaração de Custódia tornava essa autonomia clara:

     "SAIBAM TODOS POR ESTES DOCUMENTOS que, desde que foi escrito um manuscrito de um livro intitulado `The Urantia Book', e foram produzidos desse manuscrito aproximadamente duas mil e duzentas (2.200) placas niqueladas de esteriotipia110 de espessura de base patenteada, para a impressão e reprodução de tal livro; e"

     "Considerando que certas pessoas, daqui por diante referidas como `Contribuintes' estando desejosas de que seja criada uma fundação para os objetivos aqui expressos a ser conhecida como `URANTIA FOUNDATION' contribuíram com certos fundos para esse fim, e ditos fundos foram gastos para a produção de tais placas para a impressão e reprodução do URANTIA BOOK; e"

     "Considerando que os Contribuintes, estando desejosos de que suas identidades permaneçam desconhecidas, de forma que a criação de tal fundação não tenha limitações por motivo de sua associação com seus nomes, coincidente com a execução desta Declaração de Custódia e com completo conhecimento e em consideração disso, induziram seus nomeados a entregar e transferir para os infra signatários as ditas placas para a impressão e reprodução do URANTIA BOOK, para serem mantidas em custódia a fim de tornar possível a consecução e cumprimento de tais desejos e para cuidar e perpetuar os objetos aqui expressos ..."

     O Dr. Sadler permaneceu o líder da Comissão de Contato. Embora a Comissão de Contato tenha transferido provisoriamente a responsabilidade pelo texto para a Urantia Foundation, ela reteve o controle sobre o Fórum - Grupo de Estudos e o Grupo dos Setenta. A Comissão de Contato continuou a funcionar por cinco anos depois do estabelecimento da Urantia Foundation em janeiro de 1950.

     A Declaração de Custódia declara que o dever primário dos Curadores "será preservar inviolado" ... "o texto original do Urantia Book" ... "de perda, dano, ou destruição, e de alteração, modificação, revisão, ou mudança de qualquer forma ou tipo".

     Os "Bens Substantivos" que foram confiados à Urantia Foundation são descritos na Declaração de Custódia como representando o texto original do Urantia Book e são discriminados em duas partes: 1. "placas e outros meios para impressão e reprodução do Urantia Book" e 2. "cópias autenticadas do texto original do Urantia Book, mas não menos do que três (3) de tais cópias". (Ao tempo da formação da Urantia Foundation, as cópias do livro ainda não tinham sido publicadas das placas). O documento deu à Urantia Foundation controle discricionário dos Bens Substantivos com exceção das "três cópias do texto original" que seriam impressas pelas placas. A Fundação deveria preservar esses três livros de perda, dano, destruição, e de alteração, modificação, revisão ou mudança de qualquer espécie ou tipo.

     Para realizar seu principal dever de preservar o texto original inviolável, a Urantia Foundation foi também incumbida da publicação do texto original e desse modo foi-lhe dada total autoridade sobre as "placas e outros meios" para "impressão e reprodução do Urantia Book". Eles têm permissão de transferir as placas sob a condição de que elas "voltem para os Curadores quando os propósitos para os quais foram transferidas tiverem sido alcançados" (presumivelmente a impressão do livro). Finalmente, é-lhes concedida permissão de destruir as placas, contanto que todos Curadores concordem que as placas "já não são necessárias para realizar os propósitos para os quais a Fundação é criada" ou se "os Curadores estão impedidos de preservar tais porções dos Bens Substantivos [as placas] por motivo de circunstâncias além do seu controle". Essas cláusulas permitirão aos Curadores criar novas placas, quando as placas originais estiverem gastas, uma situação que ocorreria depois de tiradas um milhão de cópias, ou se as placas se deteriorarem com o tempo e não puderem ser usadas. Duplicatas de placas podem ser produzidas, quando necessário, a partir das fitas de monotipo, como explicado no Capítulo 7, ou talvez por alguma tecnologia que permita a continuada reprodução inviolada do texto original. Deve-se notar, contudo, que todos os Curadores teriam que concordar antes que qualquer porção dos Bens Substantivos fosse destruída. O Capítulo 9 discutirá como, depois que apenas 10.000 cópias tinham sido impressas, parte dos bens substantivos foi destruída em 1967 - muito provavelmente sem concorrência ou mesmo sem conhecimento de todos as Curadores.

     Os Curadores aceitaram suas responsabilidades com esta declaração:

     "Nós os aqui subscritos aceitamos em custódia, por nós mesmos e por nossos sucessores, como neste definido, e por meio deste damos a conhecer que nos foram transferidas e entregues aproximadamente duas mil e duzentas (2.200) placas niqueladas de esteriotipia, com espessura de base patenteada, preparada dos manuscritos do THE URANTIA BOOK para impressão e reprodução do mesmo, cujas placas estão agora armazenadas na câmara subterrânea de placas de R. R. Donneley & Sons Company em Crawfordsville, Indiana ..."

     Note-se que o manuscrito datilografado original não é mencionado como parte da Custódia. Ele tinha sido destruído quando as placas foram estampadas, e agora as placas eram o texto do The Urantia Book que foi referido na Declaração de Custódia. Foram as placas que os primeiros Curadores juraram "aceitar em custódia por si e seus sucessores". Depois de 1945, os membros do Grupo dos Setenta e do Fórum-Grupo de Estudos usaram as cópias de prova que eram feitas a partir das placas - e não os manuscritos datilografados - para estudar os Documentos.

     Alguns urantianos têm examinado a Declaração de Custódia e salientado que, embora a Comissão de Contato tenha sido autorizada a padronizar a soletração, o uso de maiúsculas e a pontuação no texto original datilografado, a Urantia Foundation não tinha tal prerrogativa com as placas. O "dever primário" dos Curadores, descrito na Declaração de Custódia da Urantia Foundation, era preservar o texto original do Urantia Book (as placas) de "perda, dano, ou destruição, e de, alteração, modificação, revisão, ou mudança de qualquer espécie ou tipo". Esses leitores vêem a autoridade para controlar a publicação e a reprodução do Livro como concedida no espírito de proteger o texto de alterações, não para estabelecer a autoridade dos Curadores para fazer alterações no texto. Naturalmente, se uma pessoa é para ser responsável pela preservação do texto original, essa pessoa deve também receber autoridade para imprimi-lo inviolado. Contudo, não há estipulação na Declaração de Custódia que sequer sugira permitir qualquer alteração no texto original. De fato, aos olhos de quase todos os leitores familiarizados com esse documento, tanto o espírito quanto a linguagem da Declaração de Custódia claramente proíbe quaisquer alterações sejam quais forem.

     Nós observamos que, anos antes, Clyde Bedell e uns poucos outros no Fórum abrigavam fortes reservas acerca da maneira pela qual os Curadores da Fundação seriam escolhidos e substituídos. Esses primeiros urantianos estavam preocupados acerca do estabelecimento de uma oligarquia auto-indicada que controlaria totalmente (pelo período de uma geração, pelo menos) o texto da Revelação. (Veja Capítulo 7, "O Tumulto de Sherman"). O Dr. Sadler disse a Meredith, Clyde Bedell e outros que uma vez que um rascunho de Uma Declaração de Custódia fosse redigido pelos advogados, ele seria submetido pela Comissão de Contato à Comissão de Intermediários, para a reação deles. Isso pode ter sido feito mais de uma vez. De acordo com uma declaração de Meredith numa entrevista de vídeo, e o que Clyde me disse pessoalmente, os Intermediários se recusaram a dar sugestões específicas para o documento. Contudo, finalmente declararam: "Se isso é o máximo que vocês podem conseguir, assim terá de ser." Meredith e Clyde citaram virtualmente as mesmas palavras.

8.3  Uma mudança de responsabilidade

     De acordo com Mark Kulieke, a quantidade e a natureza dos contatos foram muito modificados, depois de 1952, e as "organizações foram largamente deixadas por conta própria"111. Presumivelmente, essas organizações incluíam a Urantia Foundation, o Grupo dos Setenta e o Fórum dos Domingos-Grupo de Estudos. Havia restrições provisórias, contudo. A Urantia Foundation ainda não tinha recebido permissão para publicar realmente o Livro.

     Em novembro de 1951, aos Setenta e ao Fórum dos Domingos-Grupo de Estudos foi lida uma importante comunicação do "Príncipe Planetário de Urantia em Exercício". Tinha sido entregue à Comissão de Contato pelo seu Regente pessoal. Não há dúvida de que houve grande suspense, porque o grupo estava antecipando um anúncio de que o The Urantia Book seria agora impresso. O anúncio informou ao grupo que o Príncipe Planetário em Exercício tinha tomado várias decisões. Algumas delas envolviam responsabilidades angélicas pela Revelação de Urantia. O status da recém-formada Urantia Foundation era discutida:

     "Os aspectos humanos do Urantia Book serão colocados nas mãos dos Curadores da Urantia Foundation, sujeitos a sugestões consultivas e ao poder de veto da Comissão de Revelação dos Intermediários Unidos de Urantia. Quando, como e se a Comissão de Intermediários deixar de comunicar-se com os Curadores da Fundação por um período de três anos, então tais Curadores considerarão que os assuntos do Urantia Book estão completa e exclusivamente em suas mãos e sob sua jurisdição. Por ora, a mediação entre a supervisão global e super-humana dessa Comissão e o funcionamento diretamente humano dos Curadores da Urantia Foundation deve ficar a cargo da Comissão de Intermediários, a sucessora da Comissão dos Reveladores de Urantia original. Essa Comissão continuará a funcionar como conselheira tanto para os Supervisores Celestiais quanto para os Curadores da Urantia Foundation, mas seu poder de veto se estenderá somente às decisões e atos dos Curadores humanos112."

     Observe-se que, com a fundição das placas, agora completa, e a responsabilidade por sua preservação transferida para a Urantia Foundation, o grupo celestial que se estava comunicando através da Comissão de Contato foi alterado. A "Comissão de Revelação de Urantia" foi agora sucedida por um grupo chamado a "Comissão de Intermediários." Observe-se também o comentário de que essa assistência continuaria "por ora" e estavam sendo feitas preparações para colocar os assuntos do Urantia Book "inteira e exclusivamente" sob a supervisão humana. Isso parece indicar claramente que a assistência celestial especial estava terminando. Na mesma citada mensagem eles ouviram a declaração que parecia prognosticar a notícia pela qual os primitivos urantianos estavam esperando:

     "Na ausência de intervenções de Intermediários depois de 11 de fevereiro de 1954, os Curadores da Urantia Foundation deveriam proceder de acordo com seus próprios julgamentos".

     Aproximadamente um ano mais tarde, na data do nascimento de Jesus, 21 de agosto de 1952, outra mensagem do Regente do Príncipe Planetário em Exercício foi recebida e lida para o grupo. O Fórum Grupo de Estudos devia permanecer sob a direção da ainda em operação Comissão de Contato. A Constituição para uma nova organização a Urantia Brotherhood foi provisoriamente aprovada, com o comentário de que o documento "providencia sua própria emenda". Foi deixada à discrição da Urantia Foundation quando lançar a nova Urantia Brotherhood autônoma. Quanto ao destino do Urantia Book, o Regente do Príncipe Planetário em Exercício transmitiu o seguinte anúncio:

     "Eu, e só eu, decidirei a hora da publicação do Urantia Book. Se eu não providenciar tais instruções antes de ou em 1 de janeiro de 1955, então os Curadores da Urantia Foundation devem dar prosseguimento aos planos para a publicação, de acordo com seus próprios julgamentos113."

     Fora fixada uma data provisória! A mensagem também aprovava planos para publicar um índice num volume separado. O Grupo dos Setenta foi orientado para encerrar as atividades independentes com a inauguração da Urantia Brotherhood.

     A Comissão de Contato nada ouviu vindo do regente até a data fatal de 1 de janeiro de 1955. Consequentemente, os Curadores da Urantia Foundation agiram com base em seu próprio julgamento. A Urantia Brotherhood começou oficialmente a 2 de janeiro de 1955. Naquela data o Dr. Sadler leu uma diretiva para o Grupo dos Setenta explicando como a Brotherhood devia ser inaugurada. Em seguida William Hales, que estava presidindo o encontro, solicitou uma escolha direta dos oficiais da Brotherhood. Bill Sadler Jr. foi eleito presidente da Brotherhood. Ele em seguida tomou posse e fez convites selecionando para as nove presidências de comitê114. Dessa forma, 36 membros do grupo original das noites das quartas-feiras, denominado "Os Setenta" tornaram-se a Urantia Brotherhood.

     Pouco tempo depois que a data fatal para intervenção passou, a 11 se fevereiro de 1955, os Curadores da Urantia Foundation assinaram sua "Declaração de Intenção de Publicar o Urantia Book", e leram-na para o Fórum. Por fim, dez anos depois de estampadas e fundidas, as placas foram desempoeiradas e logo as prensas impressoras estavam girando em Crawfordsville. Deve-se notar uma vez mais que, embora os Curadores estivessem cientes de uma lista de "erros" que tinham sido descobertos desde a fundição das placas, não havia dispositivo na Declaração de Custódia que previsse sua "correção" pela alteração do texto original. Além do mais, cinco dos seis membros originais da Comissão de Contato estavam ainda funcionando, e três deles eram Curadores. Não estou a par de qualquer documentação acerca de uma indagação feita à Comissão de Intermediários, nem de qualquer preocupação àquela época acerca de "erros" nas placas fundidas.

8.4  O mandato para publicar o livro de urantia

     A primeira menção pública da expressão específica do mandato para publicar The Urantia Book, foi no documento de 1958 do Dr. Sadler CONSIDERATION of SOME CRITICISMS of the URANTIA BOOK. [Consideração de Algumas Críticas do Urantia Book]. No documento de 26 páginas o Médico parece estar tão agudo energética e intelectualmente como sempre.

     O Dr. Sadler também nos diz que o mandato para publicar o Livro foi acompanhado de algumas admoestações pela Comissão de Intermediários, que era a sucessora da Comissão Reveladora de Urantia original. Aqui está uma lista completa daquelas admoestações que o Dr. Sadler escolheu para tornar públicas:

     "Antes de dar início a essas críticas individuais, permita-me chamar a sua atenção para algumas admoestações que nos foram dadas em conexão com o mandato para a publicação de The Urantia Book. Entre outras coisas nós fomos aconselhados:

     `Vocês são chamados para um grande trabalho e lhes cabe o transcendente privilégio de apresentar essa revelação para as pessoas desse conturbado mundo.'

     `Arrogantes cientistas os ridicularizarão e alguns podem até mesmo acusá-los de maquinação e fraude. Bem-intencionados religiosos condená-los-ão como inimigos da religião Cristã e acusá-los-ão de difamar o próprio Cristo.'

     `Milhares de almas espiritualmente famintas abençoá-los-ão pela mensagem que vocês trazem, e milhares de outras condená-los-ão por perturbar sua complacência teológica.'

     `Vocês estão prontos para seu batismo de alegrias e tristezas que seguramente acompanhará o começo da difusão da Revelação de Urantia?' "115

     Mais tarde, na História Um, observações adicionais seriam dadas a essas admoestações. Desta vez elas foram referidas como "sugestões". Foram fornecidas as seguintes informações adicionais sobre elas:

     "Ao tempo da publicação do Urantia Book, foram dadas sugestões pelos reveladores a respeito do método a ser empregado no trabalho de sua distribuição. Essas instruções podem ser resumidas como segue:"

     "1. Estudem os métodos empregados por Jesus na introdução do seu trabalho na terra. Observem como ele trabalhou silenciosamente, a princípio - muito frequentemente depois de um milagre, ele admoestaria o receptor de sua ajuda dizendo: `Não diga a ninguém o que lhe aconteceu'."

     "2. Foi sugerido que evitemos todo esforço para cedo obter reconhecimento espetacular."

     "Durante os primeiros cinco anos essas sugestões têm sido seguidas e a distribuição aumenta anualmente. A vasta maioria da Brotherhood tem concorrido com essa espécie de quieta e gradual apresentação do livro. Contudo, uma coisa deve ser feita clara: Enquanto é política da Brotherhood trabalhar vagarosamente na distribuição do livro, nada é feito para interferir com o esforço entusiástico e energético de qualquer indivíduo para introduzir o livro para seus amigos e associados116."

     Ao contrário de alguns apócrifos questionáveis, nunca houve um conjunto de "mandatos" permanentes dados à Comissão de Contato relativos à distribuição da Revelação de Urantia. Houve um mandato de publicação para The Urantia Book, e esse foi acompanhado por várias "admoestações" ou "sugestões" muito claramente referentes a suas primeiras fases de distribuição. Que eu saiba, os excertos acima são as únicas referências a essas sugestões que foram publicadas para o Movimento de Urantia enquanto o Dr. Sadler ainda vivia. A História Dois (que nunca foi publicada) devota uma página para o "Mandato de Publicação", e cita de sua introdução. Geralmente, essa página (23) previne que: "O Livro pertence à era que se seguirá imediatamente à conclusão da presente luta ideológica." Também adverte que o Livro é oferecido cedo "para estar à mão para o treinamento de professores e líderes" e para permitir cedo traduções para outras línguas. (Veja o comentário abaixo, de Bill Sadler Jr., que parafraseia o mesmo material que está na página 23 de História Dois). Não há documentação confiável de que os Reveladores estiveram em contato com a Urantia Foundation, toda comunicação foi com a Comissão de Contato.

     As sugestões que acompanharam o mandato para publicar o Livro foram parafraseadas, editadas e seletivamente usadas e adotadas em vários memorandos internos da Brotherhood. Bill Sadler Jr. preparou um documento em 1955 intitulado: "Cronometragem do Urantia Book" para os arquivos do Comitê Executivo da Urantia Brotherhood. Nesse documento ele parafraseou as sugestões, chamando-as "ditos sábios" Ele também leu seu documento para o Fórum-Grupo de Estudos. Por aquela época, a ameaça comunista parecia estar ganhando impulso. Os sovietes tinham adquirido armas atômicas, e as crianças das escolas americanas recebiam rotineiramente instruções sobre o que fazer no caso de um ataque atômico. Bill Sadler Jr. relembrou ao grupo que a Revelação estava sendo distribuída cedo e era realmente destinada para a era depois da "presente luta ideológica" Ele disse, em parte:

     "O Livro pertence á era que se seguirá à conclusão da presente luta ideológica. Aquele será o dia em que os homens estarão desejando buscar a verdade e a retidão. Quando o caos da presente confusão tiver passado, será mais prontamente possível formular o cosmos de uma nova e melhorada era para as relações humanas. E é para essa melhor ordem de coisas que o Livro foi aprontado."

     "Mas a publicação do Livro não foi protelada até aquela data (possivelmente) um tanto remota. Foi providenciada cedo uma publicação do Livro de forma que pudesse estar em mãos para o treinamento de líderes e professores. Sua presença é também requerida para atrair a atenção de pessoas de meios que possam assim ser levadas a prover fundos para traduções para outras línguas. Vocês que dedicam suas vidas ao serviço do livro e da Brotherhood pouco podem perceber da importância do que estão fazendo. Vocês seguramente viverão e morrerão sem compreender que estão participando do nascimento de uma nova era de religião neste mundo"117.

     Na verdade, a Comissão de Contato e os membros do Fórum original tinham envelhecido esperando pela publicação e propagação da Revelação. Muito poucos dos que ouviram essa mensagem viveriam para ver o súbito colapso do Comunismo Soviético aproximadamente 35 anos no futuro.

8.5  O copyright do livro de urantia

     Parece claro que a Comissão de Contato foi orientada pelos Reveladores para obter um copyright internacional para o Urantia Book. Ambas as Histórias declaram que o Urantia Book foi publicado sob um copyright internacional em 12 de outubro de 1955. O Dr. Sprunger relembra claramente tanto Christy quanto o Dr. Sadler declarando que eles foram orientados pelos Reveladores para obter um copyright internacional118. Um copyright internacional permite o registro de autoria divina, como é o caso do Urantia Book. Nenhuma das Histórias menciona um copyright dos Estados Unidos. Um copyright dos Estados Unidos só pode ser obtido para obras que tenham por autores cidadãos dos Estados Unidos.

     A aplicação do copyright de 1955 dos Estados Unidos para o Urantia Book registrava a Urantia Foundation como autor. Muitos urantianos sustentam que os Reveladores jamais teriam orientado a Comissão de Contato para obter um copyright dos Estados Unidos por meio de uma tal aplicação fraudulenta. Alguns acreditam que, embora o copyright internacional possa ter sido sugerido pela Comissão de Reveladores Celestiais, a aquisição de um copyright dos Estados Unidos foi uma idéia humana. Há alguma base documental para isso. Em 1973, Martin Myers e Christy colaboraram estreitamente num discurso que Myers fez para os leitores em geral. Era intitulado "Unidade, não Uniformidade!". O discurso foi cuidadosamente elaborado e seu copyright foi feito pela Urantia Foundation. Contém as seguintes declarações na página 5 do manuscrito original:

     "Os primeiros líderes do Movimento de Urantia projetaram um plano engenhoso. A estratégia deles era dupla."

     "Com o objetivo de proteger o texto de revisões, alterações, e distorções, eles previram a necessidade de colocar o The URANTIA Book sob copyrights dos Estados Unidos e internacional, assim garantindo às futuras gerações o privilégio de ter a Quinta Revelação de Época sem adulterações. Para esse fim, a Urantia Foundation foi formalizada e o copyright do Livro foi legalmente registrado em seu nome."

     Muitos leitores que estudaram esses comentários foram perturbados por suas implicações. Por que declarou Myers (em colaboração com Christy) que foram os "primeiros líderes", e não os Reveladores, quem projetou um "plano engenhoso"? O que havia de tão "engenhoso" em obter um copyright comum? Teria a técnica usada de obter um copyright dos Estados Unidos registrando a Urantia Foundation como autor sido considerada engenhosa por Myers? Essa é a primeira menção de um copyright dos Estados Unidos. Por que afinal mencionou Myers o copyright dos Estados Unidos, quando ambas as histórias e as lembranças do Dr. Sprunger só dão apoio à idéia de que os Reveladores sugeriram obter um copyright internacional? E por que declarou Myers que o copyright do Livro foi "legalmente" registrado? Não presumiríamos que o copyright era legal? (Veja o Epílogo para uma discussão da pretendida "mensagem" de 1942, que foi alegada ter sido descoberta por Myers e Christy em 1980).

     O copyright original foi renovado em 1983, com base em que The Urantia Book é uma antologia, uma coleção de escritos de vários autores, e as perguntas feitas pelo Fórum constituíam co-autoria. Durante o litígio com Kristen Maaherra nos anos 90 tanto o copyright original quanto a renovação do copyright dos Estados Unidos foram severamente disputados. Maaherra sustentou que se a Urantia Foundation tivesse submetido propostas verdadeiras o Cartório de Copyright dos Estados Unidos nunca as teria aceito. Como um resultado do litígio de Maaherra, tanto o copyright original quanto a renovação do copyright dos EUA existem agora numa condição enormemente enfraquecida. Veja o Capítulo 10 para uma discussão adicional do litígio de Maaherra, que foi encerrado em fevereiro de 2.000.

8.6  Os livros de urantia são por fim entregues

     Pode-se imaginar a alegria dos primeiros urantianos quando os primeiros Urantia Books foram finalmente entregues. Mark Kulieke relata a excitação quando seu pai veio para casa na noite daquela quarta-feira de 1955 com quatro Livros119. Carolyn Kendall relata que seu pai acreditava que o Urantia Book ia ser "o maior sucesso em centenas de anos, e ia ser analisado em todos os jornais". Era seu plano adquirir cópias de todos esses jornais com suas históricas análises da grande Revelação120.

     Pouco tempo depois da publicação de The Urantia Book, foi recebida pela Comissão de Contato uma mensagem dos Intermediários:

     "Vocês estão agora por conta própria".

     Depois de quase cinquenta anos, a conexão entre os mortais do nosso planeta e a invisível Comissão de Intermediários foi rompida e cessou de existir.

     "Eles nem disseram adeus", observou o Dr. Sadler121.


Notas de Rodapé:

106 The PLAN FOR THE URANTIA BOOK REVELATION, [Plano para a Revelação do Urantia Book], por Carolyn B. Kendall, documento distribuído a 18 de Janeiro de 1996, página 4.
107 Idem, página 2. Também declarações do Dr. Sprunger numa entrevista de vídeo. Há um número de comentários semelhantes sobre a situação política mundial da época que vieram à tona em forma escrita. A maioria delas são muito questionáveis. Contudo, essa estória particular acerca da intenção de derrotar o Comunismo foi transmitida ao Dr. Sprunger pelo Dr. Sadler , e eu a ouvi de Clyde Bedell e Berkeley Elliott. Todavia, David Kantor tem muitas dúvidas acerca da veracidade dessa estória. Ele acredita que um comentário casual sobre os negócios humanos teria sido uma violação do mandato de revelação.
108 Muito provavelmente as fitas originais e os negativos de filmes também estavam armazenados. No velho processo de monotipo descrito no Capítulo 7, o compositor não fundia o tipo diretamente, havia um processo em dois estágios. Seu teclado fazia buracos numa fita de papel, que era em seguida introduzida num fundidor. Referência para essa informação era a edição de 1958 da World Book Encyclopedia.
109 HISTORY OF THE URANTIA MOVEMENT ONE, [História do Movimento de Urantia Um] por um grupo de Pioneiros Urantianos, assistidos por Membros da Comissão de Contato, 1960, página 9. A real expressão de Declaração de Custódia, página 8, é também "para perpetuamente preservar inviolado o texto do Urantia Book ... " David Kantor salientou que a expressão "texto inviolado" não aparece na Declaração de Custódia ou nas Histórias. A Custódia usa a expressão "texto original" quando se referindo às placas e na edição de 1955. A Urantia Foundation usa a expressão "textos inviolados" genericamente para se referir a qualquer versão do texto dos documentos que podem publicar. Isso será discutido no Capítulo 9. [Na última sentença da documentada História Um original, lê-se: "Um dos objetivos pelos quais a Urantia Foundation foi criada foi para preservar perpetuamente inviolado o texto do Urantia Book e para disseminar os princípios, ensinamentos e doutrinas do Urantia Book."] Aparentemente o Dr. Sadler alterou "perpetuamente preservar" para ler "preservar perpetuamente" e circundou "doutrinas", recomendando sua supressão declarando "o U.B. me parece evitar usar essas palavras".
110 O número de "placas", 2.200, corresponde grosseiramente ao número de páginas do Urantia Book, incluindo o material preliminar na frente. Aqueles que prepararam a Declaração de Custódia evidentemente considerava cada página como uma "placa", embora cada placa realmente inclua 16 páginas.
111 BIRTH OF A REVELATION [O Nascimento de uma Revelação], por Mark Kulieke, segunda edição, 1992, página 24.
112 Veja o cronograma de David Kantor no site da Felowship, para 1951 e 1952, http://www.uversa.org/archive/history/message112251.htm onde essa mensagem é reproduzida. Em "THE PLAN FOR THE URANTIA BOOK REVELATION", por Carolyn B. Kendal, Carolyn apresenta, na página 3, a mesma "mensagem" com uma instrutiva omissão. A declaração que falta é: "Quando, como, e se a Comissão de Intermediários deixar de se comunicar com os Curadores por um período de três anos, então devem esses Curadores considerar que os assuntos do Urantia Book estão inteira e exclusivamente em suas mãos e sob a sua jurisdição". Essa sentença omitida dá claramente apoio àqueles que acreditam que orientação celestial especial para os Curadores terminou em 1955, com a mensagem: "Vocês agora estão por conta própria". Veja o Capítulo 9 para uma discussão do tema de continuar a orientação celestial especial. Veja também o Epílogo para discussões adicionais do questionável uso do apócrifo "mensagens" e como eles têm tido com demasiada frequência a aparência de serem revisados para dar apoio a uma posição política, filosófica ou legal. Nesse caso, "The PLAN FOR THE URANTIA BOOK REVELATION", (datado de 18 de janeiro de 1995) foi submetido aos Membros do Fellowship General Council num esforço para persuadi-los a reconsiderar seus votos de publicar The Urantia Book, que estava então no domínio público. Com seu documento, Carolym também escreveu uma carta envolvente para os Conselheiros. Alguns de seus comentários são interessantes. Escreve ela: "Independentemente de como alguém possa querer que as velhas mensagens prossigam, o fato é que elas existiram, elas exerceram uma forte influência e são ainda relevantes" ... "Como um antigo membro do Fórum, eu fui constrangida por promessas a não discutir a origem do livro ou qualquer coisa que aconteceu antes da publicação". Se as velhas "mensagens" são ou não relevantes pode ser disputável. O que é difícil de compreender é a declaração de Carolyn de que ela era um "antigo membro do Fórum". De acordo com a História Um (página 6) e História Dois (Página 10), o último encontro do Fórum teve lugar a 31 de maio de 1942, quando Carolyn tinha cerca de dez anos de idade. Em 1951, aquilo a que ela se associou foi ao Grupo de Estudos dos Domingos. Carolyn tinha 23 anos quando The Urantia Book foi publicado. Veja também o Epílogo, onde a história de Carolyn, Os Anos Dourados, é discutida. A mesma passagem crítica é omitida naquele documento.
113 IBID, "THE PLAN FOR THE URANTIA BOOK REVELATION, por Carolyn B. Kendal, página 3.
114 Documento de abril de 1992, intitulado AD HOC COMMITTEE ON RESEARCH: PRINCIPLES, PATTERNS, AND STRUCTURES IN THE URANTIA BOOK AND RELATED SOURCES [Comitê de Pesquisa ad hoc: Princípios, Padrões e Estruturas no Urantia Book e Fontes Relacionadas] por Carolyn Kendall, página 9.
115 CONSIDERATION OF SOME CRITICISMS OF THE URANTIA BOOK, [Consideração de Algumas Críticas do Urantia Book], pelo Dr. William S. Sadler, documento produzido em 1958, página 1.
116 HISTORY OF THE URANTIA MOVEMENT ONE, [História do Movimento de Urantia Um] por um grupo de Pioneiros Urantianos, assistidos por Membros da Comissão de Contato, 1960, página 9.
117 The PLAN FOR THE URANTIA BOOK REVELATION, [Plano para a Revelação do Urantia Book], por Carolyn B. Kendall, documento distribuído a 18 de Janeiro de 1996, página 4
118 AFFIDAVIT [Depoimento] do Dr. Meredith Sprunger, datado de 24 de outubro de 1998. (Veja pp: 316-320).
119 BIRTH IF A REVELATION [O Nascimento de uma Revelação] por Mark Kulieke, segunda edição, 1992, página 24.
120 WITNESSES TO A REVELATION [Testemunhos para uma Revelação], por Polly Friedman, Summer, 1993, página 4.
121 A MONOGRAPH ON A VITAL ISSUE CONCERNING THE URANTIA BOOK AND MOVEMENT [Monografia Sobre um Tema Vital Relativo a The Urantia Book e seu Movimento] por Clyde Bedell, janeiro de 1981, página 19. Também Clyde Bedell relatou-me pessoalmente a história dessa mensagem. O Dr. Sadler relatou a mensagem para o Dr Sprunger e adicionou o comentário acerca da súbita interrupção da conexão: "Eles nem disseram adeus".