Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior

Arquivos de Impressão: Tamanho A4 (pdf), Tamanho A5 (pdf), Texto (txt).


A Causa Primária do Câncer:
Hipóxia e Acidose

Carta de Pessoas Espiritualizadas Pró-Vida
Sobre o trabalho do Prêmio Nobel
Doutor Otto Heinrich Warburg

Sumário

Doutor Otto Heinrich Warburg
    1.1  Citação: "Prevenção e Cura do Câncer"
Alimentos, acidez → hipóxia → câncer
    2.1  Afirmações de Warburg sobre o câncer
    2.2  Acidez e hipóxia → células fermentadoras → câncer
Ácido, alcalino e potencial Hidrogeniônico (pH)
    3.1  Definição científica do pH
Alimentos acidificantes ou alcalinizantes
    4.1  Dieta Gerson alcalinizante
    4.2  Alimentos que acidificam o organismo
        4.2.1  Acidificação em "As Frutas na Medicina Natural"
    4.3  Alimentos alcalinizantes
        4.3.1  Alcalinização em "As Frutas na Medicina Natural"
Médicos afirmam: "acidez gera doenças"
E a quimioterapia?
    6.1  A indústria da doença

1  Doutor Otto Heinrich Warburg

     Sabiam que no ano de 1931 um cientista recebeu o prêmio Nobel e descobriu a causa primária e a prevenção do câncer? O nome dele é Otto Heinrich Warburg. Parte do seu trabalho sobre a causa e a cura do câncer pode ser estudado em:

  1. "On the Origin of Cancer Cell" [2]
    [Sobre a Origem da Célula Cancerosa]
  2. "The Prime Cause and Prevention of Cancer" [3]
    [A Causa Primária e Prevenção do Câncer]

    

Figura 1: Doutor Otto Heinrich Warburg (1883-1970)

1.1  Citação: "Prevenção e Cura do Câncer"

     Vejam as seguintes citações sobre Warburg no livro:

"A Ciência da Prevenção e Cura Natural do Câncer", Capítulo 2:
A História do Dr. Otto Warburg,
um Gênio da Pesquisa Sobre o Câncer

     Para entender a principal causa do câncer, temos que olhar no passado para um pesquisador muito importante, o Dr. Otto Warburg. O Dr. Warburg foi um médico e cientista da Alemanha ganhador do Prêmio Nobel. Este cientista tem sido considerado como o maior bioquímico do século 20. Ele realizou tanto em sua vida que muitas pessoas até o consideram o bioquímico mais talentoso de todos os tempos. Em 1931, o Dr. Warburg recebeu o Prêmio Nobel em "Fisiologia ou Medicina" pela descoberta da enzima da respiração celular e como ela funcionava [1].

    

Figura 2: Doutor Otto Warburg
Warburg: médico, bioquímico e cientista

     Seu trabalho é grande demais para explicar em detalhes, mas temos que entender a importância deste cientista e suas muitas descobertas. Dr. Warburg descobriu o uso de dióxido de carbono em plantas, o metabolismo dos tumores, os reaagentes químicos envolvidos na respiração celular por fermentação, a origem das células cancerosas, o início do metabolismo do câncer das células normais, a anaerobiose das células cancerosas, a maior causa do câncer e a prevenção desta doença crônica degenerativa não-natural. Todas as suas grandes descobertas ao longo de um período de 40 anos foram documentadas, e ele publicou entre 5 a 10 artigos científicos sobre cada tópico.

     O Dr. Warburg era também um técnico qualificado e foi um pioneiro em métodos e ferramentas de pesquisa bioquímica. Ele foi o cientista que descobriu a forma de medir a pressão de oxigênio em uma célula viva, através da criação de uma ferramenta especial chamada manômetro. Isso foi crucial na descoberta de que baixas concentrações de oxigênio e pressão sempre vem antes do desenvolvimento de câncer. Ele também descobriu uma enzima chamada ferro oxigenase pelo aumento da pressão de monóxido de carbono de 5% até 95%. Seu trabalho nessa área foi muito importante para as ciências biológicas, pois aumentou consideravelmente o nosso conhecimento de como a célula funciona.

Otto Warburg, Otto F. Meyerhof,
Axel H.T. Theorell e Hans Krebs:
quatro prêmios Nobel do mesmo laboratório!

     Dr. Warburg foi formalmente treinado como um médico primeiramente, e depois como um bioquímico. Isso lhe deu uma perspectiva única para a investigação. Para aqueles que estudam a ciência, é muito interessante observar que muitos dos cientistas que trabalharam com o Dr. Warburg posteriormente ganharam o Prêmio Nobel. Nunca na história existiu um único laboratório que produziu três cientistas ganhadores do Prêmio Nobel. Estes incluem Otto Fritz Meyerhof, Axel Hugo Theodor Theorell e Hans Krebs.

2  Alimentos, acidez → hipóxia → câncer

     Segundo este cientista, o câncer é a consequência de uma alimentação e um estilo de vida antifisiológico. Por quê?

     Porque uma alimentação antifisiológica e a falta de exercícios criam em nosso organismo um ambiente ácido. A acidez por sua vez, "sequestra" o oxigênio das células! Pois a acidez se caracteriza por uma maior concentração de íons de hidrogênio na água. Estes íons de hidrogênio se combinam com o oxigênio intra-celular. Isto faz com que diminua a concentração de oxigênio no interior da célula. A baixa concentração de oxigênio nos tecidos é chamada de hipóxia1. A hipóxia, falta de oxigênio intra-celular, sufoca as células que passam à obter energia pelo processo bioquímico anaeróbico2 chamado fermentação. As células cancerígenas são células fermentadoras. A fermentação é uma respiração anaeróbica, sem oxigênio. Por isso, a acidez e a hipóxia são as causas primárias das células cancerígenas fermentadoras e do câncer.

2.1  Afirmações de Warburg sobre o câncer

     Warburg afirmou:

     "A falta de oxigênio e a acidez são as duas caras de uma mesma moeda: quando você tem um, você tem o outro."

     Ou seja, se você tem excesso de acidez, então automaticamente falta oxigênio em seu organismo! Outra afirmação interessante:

     "As substâncias ácidas repelem o oxigênio; em oposto, as substâncias alcalinas atraem o oxigênio."

     Ou seja, um ambiente ácido, é um ambiente sem oxigênio. Warburg afirmava que:

     "Privar uma célula de 35% de seu oxigênio durante 48 horas, pode convertê-la em cancerígena."

     Ainda segundo Warburg:

     "Todas as células normais tem como requisito absoluto o oxigênio, porém as células cancerosas podem viver sem oxigênio - uma regra sem exceção."

     E também:

     "Os tecidos cancerosos são tecidos ácidos, enquanto que os saudáveis são tecidos alcalinos."

2.2  Acidez e hipóxia → células fermentadoras → câncer

     Em sua obra "O metabolismo dos tumores", Warburg demonstrou que todas as formas de câncer se caracterizam por duas condições básicas: a acidose (acidez do sangue) e a hipóxia (falta de oxigênio). Também descobriu que as células cancerosas são anaeróbias (não utilizam oxigênio na respiração celular) e não podem sobreviver na presença de altos níveis de oxigênio; em troca, sobrevivem graças a glicose, sempre que o ambiente está livre de oxigênio ... Portanto, o câncer não seria nada mais do que um mecanismo de defesa que tem certas células do organismo para continuar com vida em um ambiente ácido e carente de oxigênio.

Resumindo:

     Células sadias vivem em um ambiente alcalino e oxigenado, o qual permite seu funcionamento normal:

     Células cancerosas vivem em um ambiente extremamente ácido e carente de oxigênio:

    

Figura 3: Células sadias

    

Figura 4: Células cancerosas

3  Ácido, alcalino e potencial Hidrogeniônico (pH)

Importante:

     Uma vez finalizado o processo da digestão, os alimentos de acordo com a qualidade de proteína, hidrato de carbono, gordura, minerais e vitaminas que fornecem, gerarão uma condição de acidez ou alcalinidade no organismo. Ou seja, depende unicamente do que você come!

     O resultado acidificante ou alcalinizante se mede através de uma escala chamada pH, cujos valores se encontram em um nível de 0 a 14, sendo pH 7, um pH neutro.

3.1  Definição científica do pH

"A Ciência da Prevenção e Cura Natural do Câncer", Item 1.3.2:
Definição científica do pH

     pH é a abreviação de potencial Hidrogeniônico. O pH é uma medida da concentração de íons de hidrogênio em uma solução aquosa. A água (H2O) está constantemente se hidrolisando em íons positivos de hidrogênio (H+) e íons negativos de hidroxila (OH). As reações de síntese e hidrólise da água estão em equilíbrio na água com pH neutro. No equilíbrio a quantidade molar de íons formada pela hidrólise da água (H2O) se iguala a quantidade de água produzida pela reação química de síntese dos íons de hidrogênio (H+) e de hidroxila (OH). Isto é indicado na fórmula química à seguir:

H2O ↔ H+ + OH

     As concentrações de íons de hidrogênio e hidroxila na água neutra são da ordem de 10−7 e o potencial Hidrogeniônico: pH, é o negativo da potência na base 10 da concentração de hidrogênio na solução aquosa. Matematicamente:

pH = − log[H+] ⇒ pH (água neutra) = − log10−7 = 7

     Quando a concentração de íons de hidrogênio aumenta, a solução aquosa se torna ácida e o pH terá um valor entre 0 e 7. Quando a concetração de íons de hidrogênio diminui a solução se torna alcalina e o pH terá um valor entre 7 e 14.

4  Alimentos acidificantes ou alcalinizantes

     É importante saber como os alimentos ácidos e alcalinos afetam a saúde, já que para que as células funcionem de forma correta e adequada, seu pH deve ser ligeiramente alcalino. Em uma pessoa saudável, o pH do sangue se encontra entre 7,40 e 7,45. Leve em conta que se o pH sanguíneo caísse abaixo de 7, entraríamos em estado de coma, próximo a morte.

     Então, o que temos a ver com tudo isto? Vamos ao que interessa! Nosso objetivo prático curativo é alcalinizar o corpo através da dieta. O que interessa efetivamente é saber o que acidifica e adoece, bem como o que alcaliniza e cura o organismo. Assim, amante da vida saudável, leia com atenção sobre os efeitos de diversos alimentos na acidez e alcalinidade do corpo.

4.1  Dieta Gerson alcalinizante

     Em termos práticos é importante conhecer a dieta alcalinizante, natural e orgânica da Terapia Gerson:

"A Terapia Nutricional de Max Gerson", Item 3.1.11
Alimentos alcalinizantes da dieta Gerson

     Em quase todos os casos de doenças degenerativas há excesso de acidez no corpo: no sangue, nos órgãos e nas células. Isso altera grandemente o metabolismo. O metabolismo saudável do corpo requer um meio mais alcalino. Os alimentos usados na Terapia Gerson tendem a criar a alcalinidade necessária ao bom metabolismo.

4.2  Alimentos que acidificam o organismo

4.2.1  Acidificação em "As Frutas na Medicina Natural"

     É muito pertinente também consultar as tabelas com o poder de acidificação dos alimentos. Elas foram citadas no livro pró-saúde escrito por Alfons Balbach e Daniel S.F. Boarim:

"Citações: As Frutas na Medicina Natural", Item 4.9:
Alimentos acidificantes

     Tabela fornecida pelo professor N. Capo com alimentos que produzem acidificação.

Poder de acidificação de alguns alimentos
Açúcar branco 36,00% Azeite frito 54,00%
Doce de confeitaria 42,00% Farinha branca 29,00%
Fava 45,00% Feijão frito 56,00%
Feijão cozido 42,00% Lentilha 35,00%
Manteiga de vaca 25,00% Mostarda 39,00%
Ovo cru 20,00% Ovo requentado 24,00%
Ovo frito 45,00% Pão branco 30,00%
Purê de legumes 39,00% Queijo duro fermentado 82,00%
Queijo seco 71,00% Sal comum 12,00%
Soja 53,00%

4.3  Alimentos alcalinizantes

4.3.1  Alcalinização em "As Frutas na Medicina Natural"

     É muito pertinente também consultar as tabelas com o poder de alcalinização e de acidificação dos alimentos. Elas foram citadas no livro pró-saúde escrito por Alfons Balbach e Daniel S.F. Boarim:

"Citações: As Frutas na Medicina Natural", Item 4.8:
Alimentos alcalinizantes

     Baseados numa tabela fornecida pelo professor N. Capo, damos a seguir uma lista de alimentos vegetais que produzem a alcalinização do sangue em comparação com uma lista de artigos que favorecem a acidificação do sangue.

Poder de alcalinização de alguns alimentos
Acelga 4,50% Agrião 16,75%
Aipo 13,00% Alcachofra 5,50%
Alface 7,00% Alho 45,00%
Alho-porro 25,00% Ameixa-preta 22,00%
Amora-silvestre 28,00% Ananás 36,00%
Arroz integral 0,03% Aveia 0,05%
Azeda 14,00% Azeitona 0,50%
Banana 0,60% Batata 0,09%
Batata-doce 0,06% Beldroega 6,50%
Berinjela 2,50% Beterraba 5,00%
Brócolo 1,00% Cardo 5,75%
Cebola 40,00% Cenoura 6,00%
Centeio integral 0,04% Cereja 28,00%
Cevada integral 0,05% Chicória 15,00%
Couve 8,00% Couve-flor 0,05%
Dente-de-leão 16,00% Ervilha tenra 1,35%
Espargo 2,00% Espinafre 11,00%
Poder de alcalinização de alguns alimentos
Fava tenra 1,25% Feijão verde 1,00%
Figo 5,00% Funcho 10,00%
Groselha 27,00% Laranja 50,00%
Lima 18,50% Limão 75,00%
Mel 5,00% Melão 20,00%
Milho integral 0,04% Milho tenro 0,08%
Nabo 9,00% Pepino 1,50%
Pêssego-branco 31,00% Pêssego-amarelo 39,00%
Rabanete 15,00% Salsa 2,00%
Soja tenra 0,90% Tomate 39,00%
Uva 32,00%

5  Médicos afirmam: "acidez gera doenças"

     O Dr. Robert O. Young disse:

     "O excesso de acidificação no organismo é a causa de todas as enfermidades degenerativas. Quando se rompe o equilíbrio e o organismo começa a produzir e armazenar mais acidez e lixo tóxico do que pode eliminar, então se manifestam diversas doenças."

     O Doutor George W. Crile, de Cleveland, é um dos cirurgiões mais importantes do mundo.

     Ele declara abertamente:

     "Todas as mortes mal chamadas `naturais', não são mais que o ponto terminal de uma saturação de ácidos no organismo."

    

Figura 5: Doutor Robert O. Young

    

Figura 6: Doutor George W. Crile

     Como dito anteriormente, é totalmente impossível que um câncer prolifere em uma pessoa que evita a acidez do corpo, nutrindo-se com alimentos que produzam reações metabólicas alcalinizantes e aumentando o consumo de água pura; e que por sua vez, evita os alimentos que produzem acidez, e se abstém de elementos tóxicos. Em geral o câncer não se contrai nem se herda o que se herda são os costumes alimentícios, ambientais e o estilo de vida. Isto sim é que produz o câncer.

     Mencken escreveu:

     "A luta da vida é contra a retenção de ácido. ... O envelhecimento, a falta de energia, o stress, as dores de cabeça, enfermidades do coração, alergias, eczemas, urticária, asma, cálculos renais e arterioscleroses entre outros, não são nada mais que a acumulação de ácidos."

     O Dr. Theodore A. Baroody disse em seu livro "Alkalize or Die [Alcalinizar ou Morrer]":

     "Na realidade não importa o sem-número de nomes de enfermidades. O que importa sim é que todas elas provém da mesma causa básica: muito lixo ácido no corpo!"

6  E a quimioterapia?

     Não vou entrar em detalhes, somente me limito a enfatizar o óbvio: a quimioterapia acidifica o organismo a tal extremo, que este recorre às reservas alcalinas do corpo de forma imediata para neutralizar tanta acidez, sacrificando assim bases minerais (Cálcio, Magnésio, Potássio) depositadas nos ossos, dentes, articulações, unhas e cabelos. É por esse motivo que se observa semelhante degradação nas pessoas que recebem este tratamento, e entre tantas outras coisas, se lhes cai a grande velocidade o cabelo. Para o organismo não significa nada ficar sem cabelo, porém um pH ácido significaria a morte.

6.1  A indústria da doença

     Pergunta-se: Será necessário dizer que isto não é disseminado porque a indústria do câncer (leia-se indústria alimentícia + indústria farmacêutica) e a quimioterapia são alguns dos negócios mais multimilionários que existem hoje em dia?

     Será necessário dizer que a indústria farmacêutica e a indústria alimentícia são uma só entidade?

     Você se dá conta do que significa isto?

     Quanto mais gente doente, mais a indústria farmacêutica no mundo vai lucrar! E pra fabricar tanta gente doente, é necessário muito alimento lixo, como a indústria alimentícia tem produzido hoje no mundo, ou seja, um produz pra dar lucro ao outro e vice-versa, é uma corrente. Esta é uma equação bem fácil de entender, não é?

     Quantos de nós temos escutado a notícia de alguém que tem câncer e sempre alguém diz:

     "É ... poderia acontecer com qualquer um ..."

     Com qualquer um?

     Agora que você já sabe, o que você vai fazer a respeito?

     "Que teu alimento seja teu remédio, que teu remédio seja teu alimento."

Hipócrates

Referências Bibliográficas

[1]
www.nobelprize.org: Otto H. Warburg
[2]
Warburg O., On the Origin of Cancer Cell [Sobre a Origem da Célula Cancerosa], SCIENCE, 1956, Volume 123, Number 3191
[3]
Warburg, O. H., Burk, D. "The Prime Cause and Prevention of Cancer [A Causa Primária e Prevenção do Câncer]", (English Translation), National Cancer Institute, Bethesda Maryland.

Notas de Rodapé:

1 Hipo significa pouco, óxi é a abreviação de oxigênio. Hipóxia significa pouco oxigênio.
2 Anaeróbico significa não aeróbico, ou seja, "sem ar". A respiração celular anaeróbica é o metabolismo energético sem o oxigênio do ar. A fermentação é um metabolismo energético anaeróbico.