Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior

Arquivos de Impressão: Tamanho A4 (pdf), Texto (txt).


O Espírito Ajustador e a Vida Eterna
Ensinamentos para os buscadores
da saúde, longevidade e felicidade humana,
em direção a vida eterna,
pela graça do Espírito.

Inspirados pela revelação da verdade
no Livro de Urantia

Sumário

A vida pulsa entre a semente e o ventre
    1.1  O que é a vida?
    1.2  Buscando a saúde, a longevidade e a felicidade
A vida pulsando entre o interior e o exterior
    2.1  A personalidade unifica o corpo material e o espírito divino
    2.2  A mente viva mediando a experiência interior espiritual e a exterior material
A vida humana em direção a vida eterna
    3.1  A fusão com o espírito Ajustador do Pensamento e a vida eterna

1  A vida pulsa entre a semente e o ventre

     Da vontade de servir nossa família e contribuir para que você tenha uma vida humana saudável, longa e feliz, resolvi registrar algumas palavras que sintetizem minha experiência de vida e que talvez possam beneficiar você, nossa família e descendência. Ao registrar estes pensamentos estarei me dirigindo primeiramente à você, desejando-lhe saúde, paz e felicidade. Porém, expressarei estas vivências pensando também nos filhos, nas mães, nos irmãos, irmãs e em toda nossa família humana.

1.1  O que é a vida?

     O que é a vida? A resposta desta pergunta é importante se desejamos viver saudavelmente e se buscamos a vida eterna. É sensato procurar as respostas sobre nossa vida no coração vivo da nossa própria mente que procura. Faz sentido buscar o centro e fonte da nossa vida no pulsar vital em nosso interior. Todos nós, seres humanos, temos uma experiência exterior e uma interior. Quando penso nos organismos vivos penso no movimento animado de pulsar, expandir e contrair. Esta pulsação vitalizante harmoniza o interior e o exterior do ser vivo. Percebemos estes movimentos de pulsação nos ciclos de vida da mente, do coração, da respiração, da água, do alimento, do sono e da reprodução. De fato, ocorrem pulsos eletro-químicos de íons que entram e saem pelas membranas dos neurônios do cérebro no qual se apoia a mente. O coração pulsa, expande e contrai, bombeando o sangue, emitindo e recebendo ondas eletromagnéticas na velocidade da luz. Ao respirar o pulmão infla e depois se esvazia como um balão de ar. Ocorre também uma pulsação no ciclo de vida da água e da alimentação, nos enchemos de líquido e sólido quando bebemos e comemos, e depois nos esvaziamos quando devolvemos a água e o adubo para o reino vegetal e para a terra. Nossa consciência pulsa no ciclo circadiano do sono, durante a vigília nossa consciência se expande e no sono ela se interioriza. No ciclo da reprodução o ventre da mãe é preenchido, quando a semente do pai fecunda o óvulo e a célula ovo se multiplica, crescendo o embrião até a contração do ventre materno quando do nascimento da criança na primavera da família, a primeira verdade1 da vida que é o amor2 do qual nascemos.

     Testemunhamos este pulsar vital quando a membrana do coração do ser vivo expande e contrai entre a semente e o ventre da vida dos seres animados. Em um sentido mais amplo, "a vida, como tal, constitui a animação de um sistema de energias - material, mental ou espiritual". E assim, podemos pensar sobre a revelação de outras formas de energia, além da gravita que é a energia material dos universos finitos do tempo e do espaço. A revelação para Urantia nos ensina sobre a existência de energias materiais, mentais e espirituais, cuja interassociação constitui o mecanismo com o qual, no qual e por meio do qual, o Pai Universal leva a sua dádiva da personalidade a funcionar. Deus, o Pai Universal, doa a personalidade a inúmeras ordens de seres, os quais atuam em diversos níveis da realidade no universo. Dito isso concluo que: A Personalidade Infinita, Eterna e Criadora dá uma personalidade, para cada um de seus filhos criados, que se desenvolve no "ventre" espiritual, mental e material do universo. A vida é o movimento pulsante entre a "semente e o ventre universal". Estas explicações ajudam a compreender a seguinte revelação no "Livro de Urantia", parágrafos 112.1_13 e 14:

     "A vida realmente é um processo que ocorre entre o organismo (a individualidade) e o seu meio ambiente. A personalidade atribui valor de identidade e significados de continuidade a essa associação organismo-ambiente. Assim, será reconhecido que o fenômeno de estímulo-resposta não é um mero processo mecânico, pois a personalidade funciona como um fator na situação total. É sempre verdade que os mecanismos são inatamente passivos; e os organismos, inerentemente ativos."

     "A vida física é um processo que tem lugar, não tanto dentro do organismo, mas antes entre o organismo e o ambiente. Cada um desses processos tende a criar e estabelecer modelos de reação do organismo a esse ambiente. E todos esses modelos diretivos são altamente influenciadores na seleção de metas."

1.2  Buscando a saúde, a longevidade e a felicidade

     Quando penso na vida como um processo entre o organismo e o ambiente, penso na membrana intangível de um "coração transcendental" que pulsa entre o organismo vivo e o ambiente externo da personalidade, nos níveis espiritual, mental e material. Nestes registros, com um pouco do que aprendi na escola da vida, pretendo expressar meu entendimento a respeito da natureza da personalidade, do espírito, da alma, da mente, do corpo, da vida e da energia física. Decidi começar, partilhando minha compreenção sobre a vida pois o ser humano primeiro vive e depois pensa sobre o seu viver. Precisamos viver a vida humana na carne para podermos almejar a vida eterna no espírito. Além disso, creio que se discernirmos o cerne e centro vital, no coração de nosso ser, a pulsação da vida nos revitalizará desde o nível mais central e profundo até o nível do nosso corpo material. E eu creio que isto poderá contribuir para nossa saúde, longevidade e felicidade. Por isso, escolhi falar sobre a vida primeiro.

     Recentemente eu li um livro de um médico americano chamado Gabriel Cousens no qual ele explica sobre o conceito de campos organizados de energia sutil, e que nossa saúde depende da nutrição e vitalidade de nosso ser em todos os níveis da realidade. O doutor Gabriel chega a nos falar numa nutrição espiritual em harmonia com a revelação de que a base do universo é material, mas a essência da vida é espírito, e de que o Pai dos espíritos é também o ancestral dos universos. É importante uma abertura de mente para revelação da existência de outros sistemas de energia, em outros níveis da realidade, que transcendem a finitude do espaço e tempo. E de fato, dos sete sistemas de energia física, revelados no livro de urantia, dois deles são absolutos, um deles é a energia viva do Pai Universal. Esta energia viva absoluta de Deus é chamada de monota. Os reveladores explicam que a monota é monádica e una, nela não existe dualidade entre espírito e matéria. Eu creio que a monota é a energia do espírito Ajustador de Pensamento que cria nossa alma no ventre de nossa mente de boa fé. Por isso acredito que se nós buscarmos no coração de nossa mente, no centro de nossa alma, a presença, a comunhão, a direção e o reino deste espírito vivo em nós, a saúde e todas as outras coisas essenciais para a sobrevivência eterna nos serão asseguradas, por acréscimo. Concluo este texto sobre a vida estimulando os buscadores da verdade a buscarem, no interior da sua própria mente, uma sintonia e unidade com o espírito divino que Deus nos envia para nos guiar até o Paraíso.

     Foi com amor e votos de saúde e felicidade que elaborei este pequeno texto sobre a vida. Eu espero que estas palavras estimulem você a buscar, no seu próprio interior, o centro e a fonte do seu ser. Conheço muitas histórias de amantes da vida que em uma circunstância de busca interior encontraram valores mais duradouros e verdadeiros dentro de si mesmos. Monges, meditadores, as vezes pessoas que precisam ficar na cama, e até indivíduos que foram presos, algumas vezes se voltam para dentro em suas reflexões e vida interior, discernem a alma imortal e o espírito eterno. Sendo criaturas finitas, nós jamais compreenderemos o Criador infinito de todos os seres e coisas. Mas nós podemos ter fé e confiar que o Criador do universo dos universos é o Pai bondoso e amantíssimo que criou, sustenta e orienta todas as pessoas da família universal.

2  A vida pulsando entre o interior e o exterior

     Na comunicação anterior expliquei que compreendo a vida como o movimento de pulsar, o movimento de expandir e contrair entre o organismo e o ambiente. Este movimento pulsante vital anima a semente e o ventre da vida em vários níveis da realidade: material, mental, espiritual e pessoal. Estou me esforçando para contribuir para sua saúde, vida e felicidade. Se a vida é a pulsação animada entre o ser interior e o ambiente exterior, então a experiência interior pode nos conduzir ao discernimento do nosso eu espiritual eterno, no interior de nossa mente observadora de si mesma. Eu sei que neste momento você tem tido grande oportunidade de ter uma experiência interior e por isso tenho me expressado sobre a busca interna do espírito da vida, que cria nossa alma imortal, no ventre de nossa mente moral.

2.1  A personalidade unifica o corpo material e o espírito divino

     Para um melhor entendimento do que estou explicando, podemos fazer uma analogia com um telefone celular. Nosso corpo é como a matéria do telefone, mas o interlocutor, com o qual nos comunicamos, transcende o espaço no qual está o corpo material. Assim a vida pulsa e anima sistemas de energia materiais, intelectuais e espirituais, e a mente viva pode sintonizar e se comunicar com seres que existem em outros níveis da realidade, os quais transcendem a gravita, que é o sistema de energia na qual se apoiam as realidades finitas do tempo e do espaço. Nesta comunicação quero lhe falar sobre a vida interior na esperança de estimular a sua experiência pessoal no centro íntegro do seu próprio ser. Lembre-se, você é uma pessoa para personalidade infinita de Deus, o seu corpo é como uma roupa, um veículo do organismo para a manifestação da sua personalidade única. É um erro achar que somos a "roupa" e identificar o ser eterno com o corpo mortal. Nós estamos buscando a fonte da vida eterna em nosso interior. Nesta busca de vida, nós precisamos entender que para a contemplação da Deidade, o conceito da personalidade deve ser desprovido da idéia de corporalidade. Um corpo material não é indispensável à personalidade, seja no homem, seja em Deus.

     Estas explicações são um esforço para beneficiar a sua vida e das pessoas da nossa família. Diariamente, quando desperto antes do sol nascer, busco adorar nossos espíritos Ajustadores unidos no seio do Pai dos espíritos. Eu realmente acredito que é possível vencer os males da doença, da velhice e da morte, mesmo antes da ressurreição nos mundos das mansões celestiais, pela graça de Deus. Estou me dedicando em explicar claramente como alcançar esta realização. Creio que este é o principal propósito do livro da verdade3 revelada para a família humana neste mundo chamado de Urantia pelos reveladores celestes. O propósito é a religação, é a união, é a fusão da nossa personalidade humana com o espírito Ajustador do Pensamento. Os reveladores ensinam que:

     "a busca eterna é de unificação, de coerência divina." ... "O mortal isolado, do tempo e do espaço, faz-se coerente em Deus, o Pai, mediante a ligação direta entre o Ajustador do Pensamento residente e o Pai Universal." Livro de Urantia [2:7.7] (p.42). ...

     ... "A saúde, a sanidade e a felicidade são integrações da verdade, da beleza e da bondade, ao misturarem-se na experiência humana. Esses níveis de uma vida eficaz advêm da unificação de sistemas de energia, de sistemas de idéias e de sistemas espirituais." LU [2:7.11] (p.43).

     Caminhemos em direção a unificação de nossa personalidade de maneira que nosso corpo e mente humana estejam unidos a alma e ao espírito divino. Busquemos a fonte da vida eterna no espírito criador da nossa própria alma que cresce no ventre da nossa mente material. A experiência interior pode nos levar a um discernimento da presença do espírito eterno em nós e neste espírito encontraremos a possibilidade de sobrevivência da personalidade.

2.2  A mente viva mediando a experiência interior espiritual e a exterior material

     Estas realizações se iniciam na vida interior, na experiência interior. Na religião, Jesus defendeu e seguiu o método da experiência, do mesmo modo que a ciência moderna busca a técnica pela experimentação. Se buscamos a verdade da vida, precisamos olhar com eqüidade, não apenas para os fatos da realidade exterior que nos chegam através dos sentidos materiais, mas principalmente para os valores da experiência interior que discernimos quando honestamente buscamos o centro totalizante de nosso ser, para viver com mais integridade. A vida, pulsando como um coração, movimenta e harmoniza a experiência exterior e a experiência interior do ser humano. Observamos nossos próprios pensamentos, buscamos a origem do nosso ser, e, conforme a intensidade de nossa busca, nos supreendemos na vida interior quando nossa consciência é inspirada pelo nosso eu espiritual supraconsciente. Não seria honesto desistir da busca da compreenção da dimensão mais central, profunda e íntegra de nosso ser. Também não seria inteligente tentar enquadrar no espaço finito, o ser espiritual inefável que vive no centro causal de nossa própria alma. A vida é uma escola e se vivermos, como aprendizes do centro vital, nosso entendimento aumentará, florescendo em nossa mente a coerência e a harmonia dos fatos do ambiente exterior e a verdade do espírito vivo, do núcleo absoluto do Ajustador da personalidade humana.

     O livro de urantia revela a unidade da realidade e as relações entre a matéria e o espírito, pela mediação da mente. A mente faz a interface entre o espírito e a energia material. Por isso, é necessário uma coordenação filosófica da mente que busca integrar a religião do espírito interior com a ciência dos fatos materiais exteriores. O método científico, e a religião do espírito, principiam na experiência humana exterior e interior respectivamente. A experiência é o que há em comum na ciência dos fatos materiais exteriores e na religião dos valores espirituais interiores. A mente busca a unificação dos polos exterior e interior da experiência humana. Estas palavras foram inspiradas na revelação de que:

     "O espírito interior do homem dependerá sempre, para a sua expressão e auto-realização, do mecanismo e da técnica da mente. Do mesmo modo, a experiência externa do homem com a realidade material, deve basear-se na consciência mental da personalidade que está experienciando. Portanto, as experiências humanas, a espiritual e a material, a interior e a exterior, estão sempre correlacionadas com a função da mente, e condicionadas, quanto à sua realização consciente, pela atividade da mente. O homem experimenta a matéria na sua mente; ele experiencia a realidade espiritual na alma, mas torna-se consciente dessa experiência na sua mente. O intelecto é o harmonizador, é o condicionador e o qualificador, sempre presentes, da soma total da experiência mortal. Ambos, as coisas da energia e os valores do espírito, quando passam ao âmbito da consciência mental, por meio da interpretação, são coloridos por esta." LU [103:6.6] (p.1136).

     Nós estamos buscando a saúde, a felicidade e a vida eterna. Estudamos a revelação de que a vida é um processo que ocorre entre o organismo individual e o seu meio ambiente. Inferimos que este processo é o movimento pulsante de expandir e contrair. Enfatizamos que este movimento vital de pulsação harmoniza a experiência humana interior e exterior. Expressei minha esperança que você aproveite esta oportunidade de experiência interior para observar a fonte da vida no espírito criador da sua própria alma no coração de sua mente. Concluo citando a revelação urantiana de que:

     "Na ciência, o eu humano observa o mundo material; a filosofia é a observação dessa observação do mundo material; a religião, a verdadeira experiência espiritual, é a compreensão experiencial da realidade cósmica dessa observação da observação de toda essa síntese relativa dos materiais energéticos do tempo e do espaço. Construir uma filosofia do universo na base exclusiva do materialismo é ignorar o fato de que todas as coisas materiais são inicialmente concebidas como reais na experiência da consciência humana. O observador não pode ser a coisa observada; a avaliação demanda algum grau de transcendência em relação à coisa que está sendo avaliada." LU [112:2.12] (p.1228).

3  A vida humana em direção a vida eterna

     Nas comunicações anteriores, eu falei sobre a vida como um processo que ocorre entre o organismo individual e o seu meio ambiente. Sugeri que este processo é o movimento de pulsação, de expansão e de contração, como um coração entre a semente paterna que se expande e o ventre materno que contrai nutrindo esta semente da vida. Pela graça, recebemos do Pai Universal uma "semente de personalidade eterna" que cresce no ventre material, mental e espiritual do Universo dos universos. Isto explica a revelação de que a vida, como tal, constitui a animação de um sistema de energias - material, mental ou espiritual. Neste contexto, eu falei da mente viva pulsando e intermediando as experiências humanas, a espiritual e a material, a interior e a exterior. Então, eu conclui estimulando você a intensificar a sua experiência interior e o discernimento da presença do seu "eu espiritual eterno", o qual é chamado no livro de urantia de Ajustador do Pensamento.

3.1  A fusão com o espírito Ajustador do Pensamento e a vida eterna

     A finalidade desta exposição vai além de uma interpretação teórica da revelação urantiana sobre os fatos, significados e valores da vida. O meu propósito prático é contribuir para saúde, longevidade e felicidade de todas as pessoas da nossa família humana. Como alcançar este propósito? Resposta: discernindo, sintonizando, se unindo e finalmente fusionando-se com o espírito Ajustador residente que individualiza o amor de Deus em cada alma humana. A imortalidade é alcançada quando ocorre o fusionamento com este espírito divino residente na alma e na mente do ser humano que se torna imortal. A fusão depende de uma sintonização final e completa da vontade mortal com a vontade de Deus, tal como esta se manifesta no Ajustador do Pensamento residente. Se nós escolhemos fazer a vontade de Deus, então cada vez mais o Pai Universal reinará em nossa mente, alma e vida. Este é o Reino de Deus que devemos primeiro buscar. Este Reino nos guiará até fusão com o espírito Ajustador, e nos possibilitará a vida eterna. Este Reino é o desejo dos homens bons de todas as idades.

     Realmente, a religação, a sintonia e a fusão com o espírito divino, residente em nossa mente, nos possibilitará a vida eterna. A compreenção estimula a experiência de amor, com este espírito eterno que vive dentro de nós. Eu estou trabalhando para melhorar a compreenção da nossa origem, natureza e destino enquanto mortais planetários. Mas para alcançarmos o Paraíso, é preciso que cada um de nós confie e tenha fé no Pai dos espíritos, o Pai de cada espírito Ajustador do Pensamento, cada um deles sendo um fragmento da infinitude feito à imagem de Deus. Para uma melhor compreenção, do ser humano e do espírito divino, enfatizo o seguinte ensinamento:

     "O eu material tem personalidade e identidade, identidade temporal; o espírito Ajustador pré-pessoal também tem identidade, identidade eterna. Essa personalidade material e essa pré-personalidade espiritual são capazes, assim, de unir os seus atributos criativos, para trazer à existência a identidade sobrevivente da alma imortal." Livro de Urantia [5:6.7] (p.71).

     Eu estou motivado pelo ideal de que você e todas as pessoas da nossa família vivam muito, com saúde, paz, alegria e amor. Eu estou lhe explicando minha interpretação sobre o espírito da vida individualizado, que reside na mente de cada ser humano e que cria nossa alma imortal. Eu tenho fé, e alguma experiência interior, de que este espírito Ajustador do Pensamento é a esperança de vida eterna no centro de nossa própria alma. Creio que esta causa é justa, mas Jesus nos lembra que as vitórias espirituais apenas podem ser ganhas pelo poder espiritual. Assim, a força espiritual residente em nós é potencialmente diretiva da nossa vida, porém nossa personalidade, nosso "eu total", precisa querer este direcionamento superior para que sejamos abençoados pelo guiamento do nosso Pai espiritual. A nossa personalidade é supra-ordenadora4 nas decisões que tomamos. A vida eterna é possível a partir de uma decisão pessoal de cada indivíduo buscador da verdade viva. Precisamos decidir amar, confiar e ter fé no Pai eterno para conhecermos e nos unirmos eternamente a Ele. O amor é o melhor caminho para Deus e a vida eterna. Afinal, as coisas humanas devem ser conhecidas, para serem amadas, mas as coisas divinas devem ser amadas, para que sejam conhecidas.

     Eu peço que você seja paciente com minha insistência, entenda que minha motivação é de trabalhar por sua saúde. É revelado que a experiência espiritual genuína nos leva a gozar de uma saúde física melhor e mais completa. Por isso estou insistindo para que você busque mais o espírito vivo que reside em sua mente, estou insistindo para que você intensifique sua experiência interior espiritual. Eis uma descrição revelada da nossa relação com este espírito Ajustador:

     "A mente é a vossa embarcação, o Ajustador é o vosso piloto, a vontade humana é o capitão. O mestre desse barco mortal deveria ter a sabedoria de confiar no piloto divino, para guiar a alma em ascensão até os portos moronciais da sobrevivência eterna. ... Com o vosso consentimento, esse piloto fiel carregar-vos-á a salvo, por entre as barreiras do tempo e, apesar dos obstáculos do espaço, até a fonte mesma da mente divina, e mesmo adiante, até o Pai do Paraíso dos Ajustador." LU [111:1.9] (p.1217)


Notas de Rodapé:

1 Prima-vera significa literalmente primeira-verdade.
2 Podemos interpretar a palavra a-mor como sendo não-morte, que é sinônimo de vida.
3 "Livro da Verdade" traduzido para o inglês se escreve "Truth Book". Um dos mais frequentados sites da Internet, sobre o "Livro de Urantia", chama-se justamente "Truth Book", e pode ser acessado no endereço www.truthbook.org
4 Livro de Urantia, [112:2] (p.1227):
O Eu (as explicações do texto original estão entre parênteses)
Ao estudar o eu, seria útil lembrar:
  1. Que os sistemas físicos são subordinados. (corpo físico: eu material)
  2. Que os sistemas intelectuais são coordenadores. (mente: eu intelectual)
  3. Que a personalidade é supra-ordenadora. (personalidade: eu total)
  4. Que a força espiritual residente é potencialmente diretiva. (espírito: eu espiritual)