Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior    Vai para o próximo: Capítulo 7

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 6
A Revelação da Vida e dos Ensinamentos de Jesus


História dos Documentos de Urantia
De Larry Mullins
Com Meredith Justin Sprunger

Traduzido generosamente por
Francisco Santos de Oliveira
A Revelação da Vida e dos Ensinamentos de Jesus
    6.1  A datação de cada parte
    6.2  Parte IV, os documentos de Jesus
    6.3  Preparando uma introdução aos documentos
    6.4  A terceira rodada para o fórum

     HAVIA UM GRANDE TUMULTO e incerteza no mundo quando, por volta de 1929, o Fórum começou a re-leitura dos 76 Documentos de Urantia67 e a fazer "perguntas mais inteligentes". O Domingo Negro, 28 de outubro de 1929, viu o colapso do mercado de ações dos EUA, a que seguiu-se uma crise econômica de âmbito mundial. Os Estados Unidos mergulharam em severa depressão. A Europa sentiu o impacto agudo da crise e na Alemanha um partido nazista militante ganhou 107 cadeiras nas eleições alemãs do ano seguinte. Entre 1924 e 1928 Bill Sadler Jr. estava alistado na Marinha. Em 1929, ele estava com 21 e devia tornar-se cada vez mais ativo na revelação68.

     Através de tudo isso, a Comissão de Contato prosseguiu com sua tarefa de uma nova rodada de apresentação dos Documentos de Urantia aos membros do Fórum e recolher suas perguntas relativas ao material.

     Nos Documentos de Urantia não há reconhecimento pelos Reveladores de qualquer auxílio dado pelo Fórum ou pela Comissão de Contato. As perguntas formuladas pelo Fórum não são incluídas no texto nem se lhes faz qualquer referência de maneira específica. Muitos leitores têm notado que com frequência uma pergunta surgida nos grupos de estudo é respondida uns poucos parágrafos mais adiante. Isso indica para a comunidade humana o tipo de perguntas que eram feitas pelo Fórum. A exigência de melhores questões provou-se válida, e os Reveladores expandiram consideravelmente o material existente. O Documento original acerca da natureza de Deus foi inicialmente expandido para dois e em seguida para cinco documentos, os primeiros cinco do livro. Uma pergunta acerca do uso pelos Reveladores da palavra personalidade resultou em mais um Documento adicional69. Eventualmente, durante os pouco mais ou menos cinco anos seguintes os 76 Documentos seriam aumentados para 119. Os Documentos foram divididos em três partes:

     O UNIVERSO CENTRAL E OS SUPERUNIVERSOS. Esta parte ficou a cargo de um Corpo de Uversa de Personalidades do Superuniverso, agindo sob a autoridade dos Anciães dos Dias de Orvônton. Uversa é a Capital de Orvônton, que é o nosso superuniverso. Esses Documentos se tornaram eventualmente 31.

     O UNIVERSO LOCAL. Esses 25 Documentos ficaram a cargo de um Corpo de Personalidades de Nébadon, agindo sob a autoridade de Gabriel de Sálvington. Nébadon é o nome de nosso universo local, e Sálvington é a Capital.

     A HISTÓRIA DE URANTIA. Estes ficaram a cargo de um Corpo de Personalidades do Universo sob a autoridade de Gabriel de Sálvington. Estes Documentos são em número de 63. Na avaliação do autor, esses Documentos podem ter sido originalmente em número de 62, e possivelmente foram expandidos para 63 quando chegaram os Documentos de Jesus. Essa possibilidade responderia pela data, e será examinada em alguns dos próximos parágrafos.

     Enquanto o Fórum estava completando a segunda rodada de leitura dos Documentos existentes em 1934, outro drama estava se desdobrando. Por trás da cena, por assim dizer, o destino dos Documentos de Jesus estava sendo decidido. Sabemos que o Dr. Sadler acreditava que os membros da Comissão de Intermediários designada para a Revelação tinha dúvidas acerca de sua autoridade para apresentar à Comissão de Contato humana sua narrativa da Vida e Ensinamentos de Jesus. Para esclarecer o assunto, seguiu-se um "desafio legal" celestial "amigável", em que os Intermediários a cargo da Revelação tiveram um confronto técnico com o grupo de Intermediários responsável pela compilação dos Documentos de Jesus. A "acusação" era desrespeito à política do universo70. Os Conselhos do Sistema Local se recusaram a rever a disputa, e remeteram-na acima para os Conselhos da Constelação de Norlatiadek. Quando essas cortes remeteram o caso para os Conselhos de Nébadon, ele foi empurrado ainda mais para cima para as autoridades do superuniverso de Orvônton. Do princípio ao final, o protesto amigável se estendeu por um ano do tempo de Urantia, antes que descesse a decisão. O grupo de Intermediários que tinha preparado a Vida e Ensinamentos de Jesus foi não apenas absolvido, mas recebeu um mandato especial de mais alta prioridade para o projeto. Quando as notícias chegaram, a Comissão de Intermediários ficou exultante. O Dr. Sadler disse a Meredith Sprunger que, de um modo ou de outro, a Comissão de Contato teve permissão de por algum tempo ficar "ouvindo sem opinar" para a resultante celebração dos Intermediários71.

     A história dessa divergência amigável transmite uma profunda mensagem. É tocante considerar a energia e devoção do grupo de Intermediários que tinha esperado pacientemente para trazer a Vida e Ensinamentos de Jesus para nosso escuro e decadente mundo. Ao mesmo tempo, é inspirador considerar a abstenção e o respeito que eles tiveram para com os limites de sua própria autoridade, não obstante seus sentimentos e crenças pessoais. Talvez os Intermediários estivessem modelando uma atitude de não proprietário ideal para com os Documentos de Urantia.

6.1  A datação de cada parte

     Alguns urantianos têm sido confundidos pela datação das várias partes do Livro de Urantia. Um comentarista proclamou que em 1934 os Documentos estavam "completos" e "certificados", baseando essa idéia numa declaração fora do contexto na História Dois. A informação completa contida na História Dois, o testemunho daqueles que estavam lá, e, mais importante, os próprios Documentos de Urantia refutam claramente a idéia de que os Documentos tenham sido considerados "completos" pelos Reveladores em 1934-1935.

     No fim de cada uma das três primeiras partes dos Documentos de Urantia está uma citação, esclarecendo certas informações acerca dos Documentos daquele segmento e dando a data em que foram formulados ou redigidos na língua inglesa. Note-se que em nenhum caso uma citação declara que os Documentos foram "certificados" ou "completados" nessas datas. Veremos que as sequências estabelecidas de leitura e edição deviam levar muitos anos adicionais antes que o manuscrito de 196 Documentos fosse considerado concluído pelos Reveladores, e pronto para ser impresso.

     A citação no fim da Parte I informa:

     "Livro de Urantia", parágrafo 31.10_22:  ...  "Estes trinta e um documentos descrevendo a natureza de Deus, a realidade do Paraíso, a organização e funcionamento do Universo Central e dos Superuniversos, as personalidades do grande universo e o elevado destino dos mortais evolucionários, ficaram a cargo, foram formulados e postos em inglês por uma alta comissão consistindo de vinte e quatro administradores de Orvônton, agindo de acordo com um mandato editado pelos Anciães dos Dias de Uversa dispondo que deveríamos executá-lo em Urantia, 606 de Satânia, em Norlatiadek de Nébadon no ano de 1934, A. D." (pág. 354 [1])

     A citação no fim da Parte II informa:

     "Livro de Urantia", parágrafo 56.10_23:  ...  "Este documento sobre a Unidade Universal é o vigésimo quinto de uma série de apresentações por vários autores, tendo ficado, como um grupo, a cargo de uma comissão de personalidades de Nébadon em número de doze e agindo sob a direção de Mantútia Melchizedek. Nós redigimos estas narrativas e as pusemos na língua inglesa, por uma técnica autorizada por nossos superiores, no ano de 1934 do tempo de Urantia." (pág. 648 [1])

     A citação ao fim da Parte III informa:

     "Livro de Urantia", parágrafo 119.8_9:  ...  "[Este Documento, descrevendo as sete outorgas de Christo Michael, é o sexagésimo terceiro de uma série de apresentações, a cargo de numerosas personalidades, narrando a história de Urantia até a época do aparecimento de Michael sobre a Terra, à semelhança da carne mortal. Estes Documentos foram autorizados por uma comissão de doze de Nébadon agindo sob a direção de Mantútia Melchizedek. Nós redigimos estas narrativas e as pusemos na linguagem inglesa, por uma técnica autorizada por nossos superiores, no ano de 1935 A. D. do tempo de Urantia.]"72 (pág. 1319 [1]) Os colchetes são do original.

     O Documento final da Parte III é possivelmente uma "ponte" para os Documentos de Jesus, e, em virtude de sua datação e autoria, pode ter sido acrescentado aos 62 Documentos da Parte III existentes, por ocasião ou um pouco antes de os Documentos de Jesus chegarem em 1935. O Documento 119, (o 63o da Parte III) parece não ter relação sequencial aparente com os Documentos que o precedem na Parte III. É de autoria de "O Chefe das Estrelas Vespertinas" - uma entidade que não é autor de outros Documentos - e parece sinalizar uma mudança de foco para uma nova fase da história do nosso planeta: a recuperação e expansão do conhecimento humano que tinha sido perdido, relacionado com a Quarta Revelação de Época, a Vida e Ensinamentos de Jesus de Nazaré.

6.2  Parte IV, os documentos de Jesus

     A Vida e Ensinamentos de Jesus veio de uma vez em 1935, e não em resposta a perguntas do Fórum. Provavelmente a Parte IV já tinha sido autorizada pelos Intermediários ao tempo em que a permissão foi dada para materializá-los e inseri-los no processo de Revelação. Não há datação nos Documentos da Parte IV. A declaração inicial de autoria informa:

Livro de Urantia
Parte IV - A Vida e Os Ensinamentos de Jesus

     "Este grupo de documentos ficou a cargo de uma comissão de doze intermediários de Urantia agindo sob a supervisão de um Melchizedek diretor de revelação. As bases desta narrativa foi fornecida por um intermediário secundário que foi certa vez designado para a guarda supra-humana do Apóstolo André." (pág. 1321 [1])

     A citação do Diretor Melchizedek do primeiro Documento da série (120) informa:

     "Livro de Urantia", parágrafo 121_1:  ...  "Agindo sob a supervisão de uma comissão de doze membros da Irmandade Unida de Intermediários de Urantia, promovida conjuntamente pelo presidente de nossa ordem e o Melchizedek relator, sendo eu o intermediário secundário que uma vez esteve ligado ao Apóstolo André, estou autorizado a fazer o registro da narrativa dos atos da vida de Jesus de Nazaré, como foram observadas pela minha ordem de criaturas terrenas, e como foram parcialmente registradas subsequentemente pelo sujeito humano que esteve sob minha guarda temporária. Sabendo como seu mestre evitou tão escrupulosamente deixar registros escritos atrás de si, André recusou-se firmemente a fazer muitas cópias de sua narrativa escrita. Uma atitude semelhante da parte dos outros apóstolos de Jesus retardou enormemente a redação dos evangelhos." (Página 1332 [1]) O restante da Revelação de Urantia - os Documentos de Jesus - ficaram a cargo de uma "Comissão de Intermediários".

     Tanto o Dr. Sadler quanto Christy disseram ao Dr. Sprunger que a revelação inteira foi materializada em forma manuscrita. Na entrevista de Bill Sadler Jr. previamente gravada e discutida, ele disse que o processo de materialização jamais foi observado, mas ele especulava que se a materialização de um Documento pudesse ter sido observada, provavelmente tudo o que poderia ter sido visto teria sido um lápis escrevendo inteiramente por si mesmo numa tabuleta. Quando perguntado se todos os Documentos foram escritos a lápis, ele afirmou que foram73.

     James "JJ" Johnson, de Phoenix, Arizona teve duas conversações pessoais com Christy - uma nos anos 70 e novamente no começo dos anos 80. Ela disse a ele em sua primeira visita que o manuscrito era escrito a mão. Ele perguntou especificamente como sabia ela que palavras deviam ficar em itálico, quando ela datilografava o manuscrito. Christy respondeu, "todas as palavras que datilografamos em itálico, estavam sublinhadas". Ele fornece essa informação como um suporte adicional para um texto que foi materializado em forma escrita a mão74.

     PARTE IV, A Vida e Ensinamentos de Jesus foi materializada da mesma forma como o foram os outros Documentos. O mesmo processo teve lugar depois que eles foram recebidos: datilografar os Documentos a partir dos manuscritos escritos a mão, conferi-los, e em seguida os manuscritos desapareciam. Tem havido testemunhos, notadamente do urantiano Bud Kagan, de que os Documentos de Jesus chegaram datilografados. Contudo, essa idéia se vai, diante do testemunho e da correspondência do Dr. Sadler. Uma carta de Benjamin N. Adams, copiada para o Dr. Sadler, questionava a precisão de várias áreas dos Documentos. Num ponto, Adams notou que o professor de Alexandria que ensinou a Clemente era Pantaenus, e não Poutaenus, como incorretamente declarado na página 2074 da edição de 1955. O Dr. Sadler explicou o erro numa carta ao Reverendo Adams de 17 de maio de 1959:

     "Eu penso que a soletração incorreta do nome do professor em Alexandria é indubitavelmente um erro na transcrição para a datilografia. Um `an' foi indubitavelmente transcrito como um `ou'. Eu lembro como às vezes ficávamos em dúvida quanto a se uma letra era um `a' ou um `u' no manuscrito. Certamente, nós que estávamos preparando esse assunto, não sabíamos o nome desse professor e assim podíamos ter facilmente incorrido nessa falta." [Ver Apêndice B para o texto completo dessa carta].

     Uma vez que a passagem em questão é dos Documentos de Jesus, foi claramente transcrito de um documento escrito a mão. Um documento escrito com as mesmas características do resto dos Documentos de Urantia. Numa parte diferente da carta o Dr. Adams aponta um outro possível erro:

     "Página 1363 (próximo ao fim) `Para leste eles podiam discernir à distância o vale do Jordão e mais além as colinas rochosas de Moab.' Mas as colinas rochosas de Moab não estavam a leste de Nazaré mas a leste do Mar Morto." [Ver Apêndice B, para o texto completo da carta do Dr. Adams.]

     Responde o Dr. Sadler:

     "Sua observação acerca de Moab é um enigma para mim. Eu apenas olhei no atlas, e, por certo, você tem razão. Não tenho explicação para esse tópico - seja um engano dos intermediários ou um engano de cópia. Não posso dizer, mas evidentemente você tem razão nesse ponto." [Ver Capítulo Sete, mudanças na anotação do texto da Parte IV, página 156, # 13]

     Em sua carta, o Dr. Sadler é franco e não indica que ele instituirá mudanças para corrigir as discrepâncias aparentes. O leitor pode notar que transparece de suas respostas que ele já não tem acesso aos Reveladores por volta de 1959. Outro ponto de interesse na carta do Dr. Sadler é que ele indica que os Reveladores preferiram reter uma parte considerável do manuscrito de A Vida e Ensinamentos de Jesus. Escreve ele:

     "Você deve lembrar que os intermediários prepararam uma narrativa que era muitas vezes maior do que a que foi finalmente dada como Parte IV do Livro de Urantia. Pode ser que tenham sido encontradas algumas dificuldades na hora de suprimir."

     Baseado no testemunho do Dr. Sprunger, Clyde Bedell e outros, os Documentos de Jesus foram lidos para o Fórum e entregues pelos Reveladores exatamente como o resto do Livro de Urantia. Isso também pode ser documentado dentro do contexto completo da declaração em História Dois de que os Documentos de Jesus foram lidos para o Fórum:

     "O plano era esse. Nós leríamos um Documento na tarde de domingo e no domingo seguinte as novas perguntas seriam apresentadas. Estas seriam outra vez sorteadas, classificadas, etc. Esse programa cobriu vários anos e finalmente resultou na apresentação dos 196 Documentos do Livro de Urantia."

     "De certo modo, havia uma terceira apresentação. Depois de receber esses 196 documentos, diziam-nos que a `Comissão de Revelação' gostaria que nós verificássemos os Documentos mais uma vez e fizéssemos perguntas relativas ao `Esclarecimento de Conceitos' e à `Remoção de Ambiguidades.' Esse programa cobriu mais uma vez vários anos. Só eram feitas mudanças de pequeno vulto. Alguns tópicos eram acrescidos - outros removidos - mas havia pouca revisão ou amplificação do texto."

     "O que acabamos de registrar se refere mais particularmente às Partes I, II e III do Livro de Urantia. A Parte IV - os Documentos de Jesus - teve uma origem ligeiramente diferente. Eles foram produzidos por uma comissão de intermediários e foram completados um ano depois dos outros documentos. [Veja: a seguinte linha é a que costuma ser usada fora do contexto]. As primeiras três partes foram completadas e certificadas para nós no A. D. de 1934. Os Documentos de Jesus não foram entregues até 1935"75.

     A linha que é apresentada fora do contexto é usada para dar suporte à idéia de que os Documentos foram "completados e certificados" em 1934. Contudo, no contexto próprio, com as passagens prévias, é claro que um escritor inexperiente (provavelmente Christy) quis comunicar que as Partes I-III dos Documentos foram materializados e entregues a mãos humanas em 1934. Os Documentos de Jesus vieram um ano mais tarde. As sequências de leitura de todos os 196 Documentos continuaram então por "vários anos" sob a vigilância da Comissão de Intermediários para a Revelação. [A cópia do texto não foi fixada até aproximadamente maio de 1942. Naquela ocasião, o Fórum foi informado pela Comissão de Revelação de que não seriam acolhidas mais perguntas. Esses acontecimentos serão examinados com mais detalhes no próximo capítulo.]

     Há uma anedota que eu ouvi de Clyde Bedell, Dr. Sprunger e outros, que mais uma vez indica que os Documentos de Jesus foram lidos para o Fórum e subsequentemente editados pelos Intermediários. O Dr. Sadler, ao apresentar certo domingo um Documento para o Fórum, leu que "Natanael tinha bastante senso de humor para um judeu." Houve um riso abafado de divertimento que se espalhou pelos membros do Fórum. Mais tarde, quando a cópia datilografada foi removida da câmara subterrânea e examinada (os manuscritos originais escritos a mão tinham sido destruídos), essa afirmação não aparecia. Uma vez que os manuscritos eram sempre guardados numa câmara subterrânea, jamais se conseguiu entender como esta e outras "correções" puderam ser executadas no manuscrito datilografado.

     O processo de ler todos os Documentos para o Fórum continuou através dos anos Trinta. Clyde Bedelll afirmou em 1983:

     "Os Documentos foram revisados até que foi apresentado o Documento 196, foram feitas perguntas e em seguida produzidas respostas dentro do texto, que se ampliaria, e assim por diante76."

     Quando os Documentos de Jesus chegaram pela primeira vez em 1935, eles foram não apenas uma surpresa (pois o manuscrito original não era uma resposta a perguntas do Fórum), mas A Vida e Ensinamentos de Jesus também ampliava muito os objetivos e as implicações da Revelação. Como indicado, de acordo com a carta do Dr. Sadler para o Dr. Adams, a versão final que foi materializada para os humanos (depois que tinha sido editada pelos Intermediários), era muito menor que a versão original. Contudo, a Parte IV aumentava de um terço o tamanho do manuscrito. Além disso, a Parte IV estava marcadamente enfocada e detalhada para uma específica estrutura de tempo.

     As mais de 1300 páginas prévias do Livro de Urantia cobriam um período de 400 bilhões de anos, tocando mesmo a própria origem do tempo. Elas descreviam distâncias circundando o universo que estão além do que pode a imaginação humana abraçar. Em contraste, as 773 páginas que descrevem a vida e ensinamentos de Jesus cobre apenas um pouco mais de 35 anos da vida de um homem, e em sua maior parte focalizam suas viagens sobre um território de umas poucas centenas de milhas quadradas. Aproximadamente um terço dos Documentos de Jesus registram os últimos sete dias da vida de Jesus e os acontecimentos que se seguiram imediatamente à sua morte. Seria um desafio calcular as razões proporcionais de tempo real pela distribuição do espaço no texto! Não admira que Clyde Bedell escrevesse mais tarde:

     "As primeiras 1300 páginas do Livro de Urantia são preliminares para suas últimas 800 páginas, as mais importantes 800 páginas impressas na Terra - A VIDA E ENSINAMENTOS DE JESUS. As 800 páginas não são suporte para as primeiras 1300. As primeiras 1300 páginas estão, no Livro de URANTIA, para fornecer uma imensurável visão retrospectiva cósmica. Uma montagem infinita e de apoio para o Criador de nosso universo - viver uma vida com uma missão em nosso minúsculo planeta77."

     Alguns cristãos fundamentalistas chamariam a atenção para a advertência que João colocou no fim das Revelações, o último livro da Bíblia, na qual ele declarou que ninguém devia acrescentar ou subtrair uma simples palavra ao que tinha sido escrito. Naqueles dias anteriores ao "copyright" tais advertências não eram incomuns. Urantianos chamarão atenção para outras palavras escritas por João no fim do seu Evangelho de Jesus:

     "Jesus fez ainda muitas outras coisas, se todas elas fossem registradas, eu suponho que mesmo o mundo todo não teria lugar para os livros que seriam escritos78."

     Muitas pessoas têm sido subjugadas pelos feitos e retido as palavras de Jesus na Bíblia. Se há a menor possibilidade de que haja palavras e feitos adicionais que foram fervorosamente registrados e são agora revelados, não valeria a pena pelo menos examinar os Documentos de Jesus? Para muitos, muitos urantianos (eu incluso), os Documentos de Jesus reacenderam meu desejo latente de acreditar no Homem de Nazaré e no Filho de Deus, e estudar seus ensinamentos. Quando eu terminei minha primeira leitura dos Documentos de Jesus, descobri que recuperara uma fé confiante em Jesus que iria eventualmente reformular meu inteiro sistema de crença. Tal é o poder da vida e ensinamentos de Jesus de Nazaré. Na verdade, "De todo o saber humano, aquele que é de maior valor é conhecer a vida religiosa de Jesus e como ele a viveu." (página 2090 [1])

     Contudo, nos anos que se seguiram à publicação do Livro de Urantia, os Documentos de Jesus foram atacados por pessoas com várias idéias preconcebidas na base de que eles eram "acrescentados" como um pensamento posterior, ou mesmo inventado pelo próprio Dr. Sadler. Mesmo hoje, alguns indivíduos fazem essa alegação. Ao contrário, há algumas evidências a dar apoio à afirmativa de Clyde Bedell de que os Documentos de Jesus foram projetados para ser a obra-prima final, e os primeiros Documentos formariam a moldura que estava destinada a apresentá-los. Como um urantiano anônimo certa vez declarou:

     "A última parte do livro de Urantia mostra como vive alguém que compreende as primeiras três partes."

     Nenhum dos críticos que insinuaram que o Dr. Sadler era o autor, ou opressivamente editou os Documentos de Urantia no todo ou em parte, jamais indicou um motivo plausível. O Dr. Sadler não precisava dos Documentos de Urantia, pois tinha uma vida muito bem sucedida. Ele não obteve poder ou riqueza dos Documentos de Urantia, e já era bastante famoso. De fato, tivesse o envolvimento do Dr. Sadler com a publicação do livro de Urantia sido publicada largamente, isso teria sem dúvida comprometido sua florescente carreira profissional. O Dr. Sadler era um homem de reputação e honra inquestionáveis, e ninguém que o conhecia acreditou que ele tivesse violado seu sagrado voto de proteger os Documentos de Urantia da contaminação de acréscimos ou modificações humanas.

     Com o acréscimo de A Vida e Ensinamentos de Jesus, Parte IV, foram acrescidos setenta e sete Documentos. Os Documentos eram agora 196.

6.3  Preparando uma introdução aos documentos

     Em algum ponto, o Dr. Sadler e BILL Sadler Jr. decidiram que os Documentos de Urantia precisariam de alguma espécie de introdução. Compuseram um documento para servir a esse propósito, mas foram firmemente rejeitados numa sessão de contato. Os Reveladores disseram a eles que, embora eles estivessem bem intencionados, sua contribuição não era aceitável: "Uma vela não pode iluminar o caminho para o sol." Os Sadler foram além disso avisados de que na ocasião propícia seria preparada uma introdução para o Livro. Quando eles receberam a Introdução para o Livro, o Dr. Sadler admitiu a inadequação do que ele e seu filho tinham preparado79.

     Mais tarde, contudo, Bill Sadler Jr. recebeu autorização para compor um Índice para o Livro. Ele compilou os títulos dos Documentos e os cabeçalhos das partes para esse Índice. O urantiano James "JJ" Johnson, de Phoenix, Arizona, destaca que Bill Sadler tomou algumas pequenas liberdades no processo. Uma das várias descobertas de Johnson é que Bill lista Mantútia Melchizedek como o autor do Documento 120. Conquanto os Documentos dêem a entender que ele pode ter sido o autor, não o listam especificamente. O Dr. Sadler deixou bem claro que, fora do Índice, nenhum humano tinha sido autor de qualquer parte do texto atual dos Documentos de Urantia.

     Um membro do Fórum fez certa vez uma sugestão para "melhorar" um dos Documentos e isso foi levado através da Comissão de Contato para os Reveladores. Eles foram energicamente informados de que não seria permitido nenhum acréscimo humano aos Documentos de Urantia. Toda precaução foi tomada para publicar os Documentos de Urantia e a Introdução exatamente como foram recebidos80. A Introdução do Livro de Urantia termina com esta citação:

     "[Ditada por um Conselheiro Divino de Orvônton, Chefe dos Corpos de Personalidades do Superuniverso, designado para retratar em Urantia a verdade relativa às Deidades do Paraíso e do universo dos universos.]" Colchetes do original (página 17 [1])

6.4  A terceira rodada para o fórum

     Por volta de 1939, o processo pode ter-se tornado um tanto rotineiro e talvez mesmo sem método para a maioria dos frequentadores do Fórum. A rotação de frequentadores continuava alta e o comparecimento regular ao Fórum era com frequência pouco expressivo. Alguns dos mais dedicados frequentadores do Fórum sugeriram que um grupo se propusesse voluntariamente a empenhar-se em mais profundos estudos dos Documentos e comparecimento mais regular. (Tanto o Dr. Sprunger quanto Mark Kulieke sugeriram que essa idéia deveria vir como uma ordem dos Reveladores. Há também apócrifos alegando uma "comunicação" para aquele fim). Setenta membros do Fórum se apresentaram voluntariamente para turmas mais intensivas. Encontros dos setenta foram mantidos de maneira mais formal, com turmas nas noites de quarta-feira e também encontros aos domingos. Os "setenta", como se tornaram conhecidos, empreenderam um estudo sistemático dos Documentos de 5 de abril de 1939 até o verão de 1956. Durante esses 17 anos, os Setenta inscreveram 107 estudantes. Esse grupo foi o predecessor da "Escola da Irmandade Urantia", que se formou mais tarde81.

     Dizia-se que os Setenta tinham recebido, através da Comissão de Contato, oito mensagens escritas, comunicações do Serafim do Progresso, que estava adido ao Governo Planetário Sobrehumano do nosso planeta. Durante esses anos muitas outras mensagens escritas foram supostamente recebidas pela Comissão de contato. Quase todas essas mensagens tinham uma anotação no fim da última página, que dizia: "Para ser destruída pelo fogo não depois do aparecimento dos Documentos de Urantia impressos." O desígnio dos Reveladores era claramente que nenhum apócrifo existisse depois da publicação do Livro82.

     Infelizmente, alegados apócrifos de Urantia continuamente aparecem. Algumas vezes a informação é interessante e ajuda-nos a compreender as coisas, algumas vezes está fora do contexto, editada e mal orientada. Quando examinamos esses materiais devemos lembrar que tais "mensagens" não são revelação, e que não é possível verificar a fonte de tais escritos. Mesmo que fossem comunicações dos Reveladores, seriam sem qualquer dúvida destinados a outra ocasião e a outro lugar. Uma vez que os originais eram supostamente para serem destruídos, a existência de apócrifos de Urantia tais como cópias de "apontamentos instrutivos" de personagens celestiais são menos evidências históricas do que indicações da fraqueza e insensatez da natureza humana. Com esses avisos em mente, segue-se alegada mensagem de um regente do Príncipe Planetário de Urantia em exercício que se diz ter sido endereçada tanto aos Setenta quanto ao Fórum:

     "Tenho interesse pessoal em vosso grupo e profunda afeição por vocês como indivíduos. Eu louvo a vossa lealdade, mas estou um tanto espantado com vossa relativa indiferença para com a importância da missão que foi confiada às vossas mãos. Vosso grupo de Setenta pode parecer mostrar mais interesse porque vocês foram selecionados e porque vocês estão mais ou menos sob disciplina. Mas a maioria do vosso Fórum deixa-me chocado com vossa falta de entusiasmo ... Advirto-vos a estar sempre atentos para a importância da extraordinária confiança que foi colocada em vossas mãos83."

     Com a aproximação dos anos Quarenta, parecia que os Reveladores logo "fixariam" o texto e permitiriam o começo dos trabalhos tipográficos em preparação para a publicação do Livro de Urantia. A 1 de agosto de 1939, a Dra. Lena Sadler morreu depois de uma longa e corajosa luta com um Câncer de seios. Ela conseguira levantar 20.000 dólares em pequenas doações para o fundo de publicação do Livro de Urantia84. Uma vez que esse fundo não era suficiente, um membro rico do Fórum ofereceu-se para custear inteiramente a publicação. Contudo, de acordo com o que o Dr. Sadler contou a Meredith Sprunger, os Intermediários deliberaram contra isso. Eles aconselharam fortemente que o fundo para publicação do Livro de Urantia devia ser uma atividade de grupo. Foi feito um apelo geral e a resposta entusiasta do Fórum, junto com o que a Dra. Lena tinha levantado previamente, alcançou um valor suficiente para a primeira impressão.

     Com a morte da Dra. Lena Sadler em 1939, um membro da Comissão de Contato original se fora e não havia preparativos para substituí-la. Tornou-se óbvio que o tempo estava se tornando cada vez mais um fator importante à medida que os membros remanescentes da Comissão de Contato imaginavam se eles viveriam para ver a publicação do Livro. O Dr. Sadler e os Kellogg estavam na metade dos seus sessenta agora. Christy estava quase com cinquenta, e Bill Sadler Jr. tinha há pouco passado os trinta. Ainda assim, os membros da comissão tinham esperança de que os Documentos de Urantia "seriam publicados durante a vida de pelo menos alguns dos membros"85.

     Um mês após a morte da Dra. Lena, a 1 de setembro se 1939, a Alemanha invadiu a Polônia. A II Guerra Mundial tinha começado.

Referências Bibliográficas

[1]
The Urantia Book, impressão de 1955 do texto original. Foi usada a publicação original. Se fizermos referência ao Livro de Urantia na forma 100.7_2, entenda-se Documento 100, item 7, parágrafo 2 do respectivo item. Caso haja apenas um número como por exemplo 1622, entenda-se página 1622. LU é a abreviação de Livro de Urantia.

Notas de Rodapé:

67 A "Introdução" ainda não fora materializada. Isso veio mais tarde, como veremos.
68 No Capítulo Três ficou documentado que Bill Sadler Jr. começou a examinar seriamente os Documentos de Urantia quando em licença da Marinha. Naquela ocasião (como documentado previamente) ele foi cauteloso acerca deles, e perguntou a seu pai se alguém estava "fazendo dinheiro" do fenômeno. Numa fita de áudio gravada em Oklahoma, datada de 18/2/62, Bill Sadler apresenta uma teoria sobre como os Documentos de Urantia foram materializados (Ver Capítulo Cinco). Ele também declara que as informações que ele relata acerca do período 1924 - 1928 é "por ouvir dizer". Ele fornece essa data duas vezes, e também se refere a estar "em Nicarágua lutando numa revolução" nos anos Vinte. Esse período parece definir as datas de sua incorporação nos Quadros da Marinha. O World Book Encyclopedia confirma que a Marinha Americana estava na Nicarágua durante esse período, acalmando uma revolução e supervisionando eleições.
69 Depoimento de Helen Carlson, em Chicago, a 29 de junho de 1994.
70 Entrevista de vídeo de Meredith Sprunger, e também BIRTH OF A REVELATION [O Nascimento de Uma Revelação] de Mark Kulieke, Segunda Edição, 1922, página 16.
71 Entrevista de vídeo de Meredith Sprunger, e também BIRTH OF A REVELATION [O Nascimento de Uma Revelação] de Mark Kulieke, Segunda Edição, 1922, página 16.
72 JJ Johnson salienta que, por qualquer razão, a citação para a Parte III é apresentada entre colchetes [ ], enquanto as citações das Partes I e II não o são.
73 Fita de áudio gravada em Oklahoma, datada de 18/2/62.
74 Carta pessoal de JJ Johnson, de 29 de setembro de 1999. JJ forneceu outros elementos chave de informação para esta história.
75 História do Movimento de Urantia Dois - [Compilada por um membro da Comissão de Contato, sem data] página 18-19.
76 AN INTERVIEW WITH CLYDE BEDELL [Uma Entrevista com Clyde Bedell], conduzida por Barbara Kulieke, em 1983, The Study Group Herald, dezembro de 1992, página 1.
77 A MONOGRAPH ON A VITAL ISSUE CONCERNING THE URANTIA BOOK AND MOVIMENT [Monografia Sobre um Tópico Vital Relativo ao Livro de Urantia e ao Movimento] por Clyde Bedell, 1/81, página 25.
78 João 21:25.
79 A COMMENTARY ON THE ORIGIN OF THE URANTIA BOOK [Comentário Sobre a Origem do Livro de Urantia], por Meredith J. Sprunger, 13/6/91, página 5.
80 IBID., página 5.
81 História do Movimento de Urantia Dois - [Compilada por um membro da Comissão de Contato, sem data] página 22.
82 História do Movimento de Urantia Dois - [Compilada por um membro da Comissão de Contato, sem data] página 21.
83 The PLAN FOR THE URANTIA BOOK REVELATION [Plano para a Revelação do Livro de Urantia], por Carolyn B. Kendall, Documento distribuído a 18 de janeiro de 1996, página 8.
84 História do Movimento de Urantia Dois - [Compilada por um membro da Comissão de Contato, sem data] página 24.
85 IBID., página 21