Livro de Urantia

Grupo de Aprendizes da Informação Aberta

Contato

Índice Superior

Arquivos de Impressão: Tamanho A4.

Livro em Texto (txt).

Capítulo 11
Apêndices


História dos Documentos de Urantia
De Larry Mullins
Com Meredith Justin Sprunger

Traduzido generosamente por
Francisco Santos de Oliveira
11  Apêndices
    11.1  Depoimento do Dr. Meredith Justin Sprunger
        11.1.1  Suplementos ao depoimento
    11.2  Lista das referências usadas

11.1  Depoimento do Dr. Meredith Justin Sprunger

     Em 24/10/1998

     Declaro, sob a pena de perjúrio, que o que se segue são as minhas lembranças acerca da autoria, e dos temas circunvizinhos da autoria de The Urantia Book.

     Seguindo-se à minha descoberta de The Urantia Book em dezembro de 1955, e depois de introduzi-lo para certo número de colegas e amigos clericais, eu gastei anos pesquisando com eles os aspectos históricos do livro. Descobrimos rapidamente que os Documentos de Urantia eram recebidos por um pequeno grupo de pessoas em Chicago. O Líder deles era o Dr. William S. Sadler. O Dr. Sadler era um psiquiatra altamente respeitado e professor universitário na Escola de Graduação em Medicina da Universidade de Chicago. Por quase trinta anos o Dr. Sadler foi também um conferencista no Conselho Pastoral do Seminário Teológico McCormick.

     A 7 de maio de 1958, nosso grupo de ministros teve um encontro com o Dr. Sadler para discutir os fenômenos associados com a origem dos Documentos de Urantia. Minha associação pessoal com o Dr. Sadler continuou até sua morte em 1969. No curso dessa amizade, tivemos muitas conversas sinceras acerca da materialização da Introdução e dos 196 documentos que foram eventualmente publicados como o texto de The Urantia Book. É importante salientar que, com respeito a isso, o Dr. Sadler era um pesquisador profissional de inquestionável integridade.

     O Dr. Sadler declarou categoricamente que não havia nenhum fenômeno psíquico conhecido ligado à origem dos Documentos de Urântia. O texto final dos Documentos de Urantia foi materializado em forma escrita, mas não foi canalizado ou falado, nem foi o produto de escrita automática. O Dr. Sadler declarou que, embora o Ajustador do Pensamento (um fragmento de Deus que reside todas as mentes humanas normais) da "personalidade de contato" estivesse de alguma forma ligado ao processo de materialização por seres espirituais, a personalidade de contato estava totalmente alheio a essa atividade. Nem essa pessoa de contato, nem qualquer outro humano, escreveu qualquer dos textos nem produziu ou originou qualquer material usado nos textos da revelação dos Documentos de Urantia, que consistem da Introdução e dos 196 documentos.

     Embora o Dr. Sadler fosse enfático que nenhum fenômeno psíquico conhecido estava associado de qualquer forma com a autoria dos Documentos de Urantia, ele admitia que ele estava frustrado quanto a precisamente de que maneira o texto dos Documentos de Urantia foi materializado na língua inglesa. Ele era muito claro em sua convicção de que nenhum ser humano editou, selecionou ou teve qualquer contribuição criativa de qualquer espécie na autoria dos Documentos de Urantia, nem na arrumação dos textos de The Urantia Book, que consiste da Introdução e de Documentos de 1 a 196.

     O Dr. Sadler foi claro como cristal que os membros da Comissão de Contato não tinham autoridade editorial para o que quer que fosse e a responsabilidade deles estava confinada à ortografia, uso de maiúsculas e pontuação. Os Membros do Fórum não tinham sequer permissão de ver os documentos originais materializados, e em nada contribuíam para a autoria. O Dr. Sadler estava convencido de que os Documentos de Urantia são exatamente o que eles se propõem ser, uma revelação de época da autoria tão somente de seres celestiais.

     Eu estudei The Urantia Book em profundidade por mais de quarenta anos, e também estou convencido de que a autoria do texto é supra-humana, e de que ele foi materializado por meios sem precedentes que não são plenamente entendidos. Em minha melhor opinião pessoal e profissional, eu estou absolutamente convencido de que não houve autoria nem contribuição criativa humana e não houve decisões editoriais humanas envolvidas com a materialização dos Documentos de Urantia. Eu acredito na verdade do que o Dr. Sadler escreveu - e revelou-me pessoalmente numerosas vezes: os Documentos de Urantia foram publicados tal como recebidos, e a Comissão de Contato não teve autoridade editorial de qualquer espécie, e seu papel estava confinado à tarefa de cuidar da ortografia, do uso de maiúsculas e da pontuação. Os membros do fórum também não contribuíram para o conteúdo criativo dos Documentos de Urantia. O fórum era equivalente a um dispositivo de sintonia, no sentido de que eles eram usados pelos autores celestiais unicamente como um meio para medir o entendimento humano.

     O Dr. Sadler foi também absolutamente claro acerca de duas coisas relacionadas: (1). Absolutamente nenhum nome ou nomes humanos deveriam jamais ser ligados à autoria ou materialização dos Documentos de Urantia e a publicação de The Urantia Book. Mesmo quem imprimiu, R.R. Donnelley and Sons não obteve permissão para colocar na primeira edição um indício da impressão que declarasse sua identidade. (2). Nenhum ser humano sabe, ou jamais soube o método exato pelo qual os Documentos de Urantia foram materializados. Nós só podemos estar categoricamente certos de que não houve autoria humana, nenhum envolvimento editorial humano, nem qualquer atividade na criação, seleção, e ou arrumação dos Documentos de Urantia, que consistem da Introdução e de Documentos numerados de 1 a 196 inclusive, e que constituem o texto de The Urantia Book.

     O Dr. Sadler tornou manifesto para mim que os reveladores mantiveram total autoridade sobre o processo pelo qual os Documentos de Urantia foram materializados. Os reveladores sugeriram a submissão de questões, e, em certo ponto, depois que a Comissão de Contato e o fórum tinham lido alguns dos documentos, pediram que indagações mais significativas fossem desenvolvidas e apresentadas pela Comissão de Contato. O Dr. Sadler disse que, numa certa sessão, uma personalidade celestial que dizia ser um estudante em visita ao nosso planeta declarou para a comissão: "Se vocês percebessem com que alta fonte espiritual vocês estão agora se associando, vocês suspenderiam essas investigações pueris para identificar fraude e fariam perguntas significativas sobre a natureza e realidade do universo". Foi nesse ponto que o fórum foi convocado pelo Dr. Sadler para ajudá-lo a formular indagações apropriadas, em resposta ao desafio dos reveladores. O fórum tinha sido originalmente reunido pela família Sadler como um grupo de pessoas leigas que se reuniam na casa do Dr. Sadler para tomar chá e passar uma ou duas horas de discussão informal e intercâmbio social. Os reveladores logo responderam às indagações que o fórum tinha formulado e essas respostas foram apresentadas ao fórum pela Comissão de Contato. Pouco depois disso os reveladores orientaram o Dr. Sadler e a Comissão de Contato para fazer do fórum um grupo fechado, e pedir que cada membro fizesse um juramento de segredo acerca do conhecimento do que a Comissão de Contato estava fazendo e de quais informações os reveladores tinham fornecido para o fórum através da Comissão de Contato. "O fórum, como era antes, foi retirado de nós" escreveu o Dr. Sadler. Ele estava indicando que a discussão geral cessara no fórum, e os reveladores daí em diante dirigiam a agenda do grupo através da Comissão de Contato, e usavam o fórum essencialmente como um grupo de focalização para os Documentos de Urantia.

     O Dr. Sadler disse que nenhum membro do fórum, exceto os membros da Comissão de Contato, jamais esteve presente durante qualquer dos contatos com os reveladores. Ele também disse que apenas uma pessoa ou "sujeito adormecido" estava envolvido na totalidade do processo de materialização do texto dos Documentos de Urantia.

     O Dr. Sadler me disse que, em certo ponto, ele e seu filho Bill escreveram um rascunho para uma introdução aos Documentos de Urantia, e o submeteram aos reveladores. Numa sessão de contato com os reveladores eles foram informados de que, embora eles fossem bem-intencionados, tais submissões não eram aceitáveis, e os reveladores fizeram o comentário, referindo-se à introdução escrita pelo Dr. Sadler e Bill Sadler Jr.: "Uma vela não pode iluminar o sol". No momento próprio, foi assegurado aos humanos, uma introdução para o livro seria materializada. Quando os reveladores produziram a Introdução para os Documentos de Urantia, o Dr. Sadler declarou que ele e seu filho perceberam a inadequação de sua tentativa conjunta para escrever uma introdução.

     O Dr. Sadler e seu filho receberam, contudo, permissão para compor um Índice para The Urantia Book. Bill Sadler compilou os títulos, à medida que eles apareciam nos Documentos, assim como os cabeçalhos das seções dos Documentos, e resumiu alguns materiais que eram originados nos Documentos de Urantia, e incorporou-os a um Índice para The Urantia Book. O Dr. Sadler e outros membros da Comissão de Contato me asseguraram que nenhum humano escreveu, editou, ou arrumou qualquer dos textos dos Documentos de Urantia, que consistem da Introdução e todos os Documentos desde o Documento 1 até o Documento 196, inclusive.

     O Dr. Sadler me disse que um indivíduo, não um membro da Comissão de Contato, mas em vez disso um membro do fórum, que fez sugestões para "melhorar" os Documentos de Urantia, foi vigorosamente informado pelos reveladores (através da Comissão de Contato) de que nenhuma adição humana aos Documentos de Urantia seria permitida. O Dr. Sadler disse que foram tomadas todas as precauções possíveis para se ver que os textos dos Documentos de Urantia fossem apresentados tal como os reveladores os produziram e materializaram.

     Deve ser enfatizado que não há, nem nunca houve, uma autoridade humana sobre o conteúdo ou a origem dos Documentos de Urantia. Contudo, Christy com frequência me pediu que respondesse a muitas cartas recebidas pela Foundation, de leitores que pediam esclarecimentos sobre a origem dos Documentos de Urantia. Como esses pedidos aumentassem, eu produzi um documento sobre o essencial da origem dos Documentos de Urantia, que constituem o texto de The Urantia Book. Esse documento foi aprovado pela Urantia Foundation, impresso e distribuído livremente por vários anos tanto pela Urantia Foundation quanto pela Urantia Brotherhood.

     Com relação aos esforços precipitados de urantianos, a seguinte declaração foi escrita pelo Dr. Sadler sob o cabeçalho, Distribuição de The Urantia Book:

     "Contudo, uma coisa deve ficar clara: Enquanto é política da Brotherhood trabalhar vagarosamente na distribuição do livro, nada é feito para interferir com os esforços entusiásticos e enérgicos de qualquer indivíduo para introduzir The Urantia Book para seus amigos e associados".

Assinado
Meredith Justin Sprunger

11.1.1  Suplementos ao depoimento

     MEREDITH JUSTIN SPRUNGER é ministro na Igreja Unida de Cristo e professor universitário, agora afastado das responsabilidades do ensino e da pastoral. Por muitos anos o Dr. Sprunger esteve em atividade como Conselheiro e Consultor Psicológico, mantendo uma Prática Privada como Certificado em Psicologia no Estado de Indiana. Ele serviu a congregações no Midwest e ensinou no Elmherst College e no Instituto de Tecnologia da Indiana, funcionando como Chefe do Departamento de Psicologia, Supervisor da Divisão de Artes Liberais, e como Presidente.

     O Dr. Sprunger serviu como Representante de Campo, Supervisor dos Comitês de Relações Fraternais e Educacionais, e Presidente da Urantia Brotherhood. Ele é fundador e Diretor Executivo da Christian Fellowship for Students of The Urantia Book [Fraternidade Cristã para Estudantes do Livro de Urantia], e Editor Executivo do Jornal da Fraternidade Espiritual. O Dr. Sprunger é o único colega educacional e profissional vivo, do Dr. William S. Sadler, associado com The Urantia Book.

11.2  Lista das referências usadas

     Notas e Referências Chave são listadas na ordem aproximada em que pela primeira vez figuraram nas NOTAS FINAIS. Nenhum documento baixado da web foi usado para referência editorial primária.

     O website da Fellowship (http://www.ubfellowship.org) foi usado para várias fotos e verificações de algumas datas. A data da segunda impressão de The Urantia Book é dada como 1 de março de 1968. Contudo, a própria impressão é designada como 1967, e essa foi a data que usamos. A data de impressão da Fellowship pode ser acurada, devido a alteração das placas, como explicado no Capítulo 9.

Referências Bibliográficas

[1]
The Urantia Book, impressão de 1955 do texto original. Foi usada a publicação original. Se fizermos referência ao Livro de Urantia na forma 100.7_2, entenda-se Documento 100, item 7, parágrafo 2 do respectivo item. Caso haja apenas um número como por exemplo 1622, entenda-se página 1622. LU é a abreviação de Livro de Urantia.
[2]
THE MIND AT MISCHIEF ["A Mente em Desordem"], por William S. Sadler, M. D., F.A.C.S.; Funk & Wagnall's Company, Nova York e Londres, 1929. Foi usada a publicação original.
[3]
Documento escrito pelo Dr. Meredith Sprunger depois da morte do Dr. Sadler, e um artigo em PERVADED SPACE, uma newsletter publicada pelo urantiano de Chicago David Kulieke, Primavera de 1979. Foram usados os documentos originais.
[4]
THE HISTORICITY OF THE URANTIA BOOK [A Historicidade de The Urantia Book] por Meredith J. Sprunger, Documento revisado em 18 de dezembro de 1993. Documento original fornecido pelo Dr. Sprunger. Foi usado o documento original.
[5]
CHICAGO, A PHOTOGRAPHIC JOURNEY [Chicago, uma Jornada Fotográfica] por Bill Harris, Crescent Books, Nova York, 1989.
[6]
"HOW TO KNOW WHAT TO BELIEVE [Como Saber no Que Acreditar]" por Harold Sherman, Fawcett, Nova York, 1976. Foi usada uma publicação original em brochura. Foi usada a publicação original.
[7]
THE CONJOINT READER, entrevista por Polly Friedman, Verão, 1993. Foi usada a publicação original.
[8]
HISTORY OF THE URANTIA MOVEMENT TWO [História do Movimento de Urantia Dois] - [Compilada por um membro da Comissão de Contato] sem data. Cópia do Documento original de 30 páginas fornecido à corte em defesa da Urantia Foundation, por Carolyn Kendall, no litígio com Maaherra. A página do título tinha sido removida e as páginas renumeradas, algumas páginas tanto tinham os números originais, quanto novos números. O autor acredita que este documento foi um híbrido criado pelo uso de materiais de várias fontes. Foi provavelmente compilado por Christy, usando o mesmo molde que História Um. Veja Capítulo 3.
[9]
HISTORY OF THE URANTIA MOVIMENT ONE [História do Movimento de Urantia Um], "Por um Grupo de Urantianos Pioneiros, assistidos por Membros da Comissão de Contato, 1960". Essa História me foi fornecida pelo Dr. Meredith Sprunger, que a recebeu diretamente do Dr. Sadler. A página de título tinha "Dr. Sadler" escrito através dela. Continha redação manual e comentários em várias páginas, provavelmente do Dr. Sadler. O autor acredita que o molde original para esse documento foi desenvolvido por várias pessoas e usado para a História Dois assim como para a História de Marian Rowley criada para a Urantia Brotherhood em 1960. Marian fez uma folha comparando sua História com a do "Médico". Qualquer que fosse a versão que o médico usasse, tinha a mesma folha de capa que a dela, de acordo com as notas dela. E tinha um total de 34 páginas (embora duas estejam listadas como "omitidas") A História Um tem apenas 17 páginas, e a História Dois (faltando a página de título), tinha 30 páginas.
[10]
AN INTERVIEW WITH CLYDE BEDELL [Entrevista com Clyde Bedell], conduzida por Barbara Kulieke, The Study Group Herald, Dezembro de 1992. Foi usado o documento original publicado.
[11]
Urantia Brotherhood Bulletim, Special Memorial Edition, Primavera de 1982. Foi usado o documento original publicado.
[12]
Fita de Bill Sadler Jr. gravada na Cidade de Oklahoma, datada de 18/2/62. Cópia cassete de carretel para carretel da fita original me foi dada por Berkeley Elliott no fim dos anos setenta. David Kantor também distribuiu cópias dessa fita.
[13]
CONSIDERATION OF SOME CRITICISMS OF THE URANTIA BOOK [Consideração sobre algumas Críticas ao The Urantia Book] por Dr. William S. Sadler, documento produzido em 1958. Foi-me dada uma cópia do documento original em 1969, por Clyde Bedell.
[14]
The PLAN FOR THE URANTIA BOOK REVELATION [Plano para a Revelação do The Urantia Book], por Carolyn B. Kendall. Documento distribuído a 18 de Janeiro de 1996. Usei a versão original que Carolyn distribuiu. Há algumas diferenças de paginação entre esta e as cópias posteriores publicadas na Internet.
[15]
Depoimento juramentado de Helen Carldon, Chicago, 29 de junho de 1994, Litígio de Maaherra.
[16]
BIRTH OF A REVELATION [O Nascimento de Uma Revelação], por Mark Kulieke, segunda edição, 1992.
[17]
The Fellowship Archive, cronologia histórica, várias referências a verificações cruzadas de datas de outras fontes.
[18]
Entrevistas de vídeo de Meredith Sprunger, fita por Eric Cosh, de Phoenix, AZ.
[19]
Carta pessoal de JJ Johnson, 29 de setembro de 1999.
[20]
A MONOGRAPH ON A VITAL ISSUE CONCERNING THE URANTIA BOOK AND MOVEMENT [Monografia sobre um Tema Vital Relativo ao The Urantia Book e seu Movimento] por Clyde Bedell, 1/81. Foi usada a publicação original, fornecida pelo autor.
[21]
A COMMENTARY ON THE ORIGIN OF THE URANTIA BOOK [Comentário sobre a Origem do The Urantia Book] por Meredith J. Sprunder, 13/6/91. Foi usada a publicação original, fornecida pelo autor.
[22]
The World Book Encyclopedia [Enciclopédia Mundial do Livro], edição de 1959. Foi usada a publicação original.
[23]
Duas conversas telefônicas, uma com Mr. Krohn e outra com Mr. Bart Paddock, que vivem em Crawfordsville, Indiana. Krohn foi um supervisor de impressão e Paddock foi gerente do Departamento de Placas, para R. R. Donnelley Company, nos anos cinquenta e sessenta. Também tive várias conversas telefônicas com pessoas de Crawfordsville. Duas conversas telefônicas com Greg Young (agora um Ministro), que trabalhou no Prelo M-1000 em 1969, um ano ou algo assim depois da segunda impressão.
[24]
Postado no site (http://www.urantia.org/newsinfo/strs.htm) pela Urantia Foundation, em 1999-2000, sob o título "Setting the Record Straight" [Pondo os Registros em Ordem].
[25]
A RESPONSE TO A THINLY DISGUISED ATTACK ON THE URANTIA BOOK [Réplica a Ataque Mal-disfarçado ao The Urantia Book] por Clyde Bedell, documento datado de 5 de setembro de 1976. Foi usada a publicação original.
[26]
Carta do Curador Emérito James Mills para Ken e Betty Glasziou, em 5 de março de 1991. Cópia do original fornecida por Kristen Maaherra.
[27]
THE CREATORS [Os Criadores], por Daniel J. Boorstin, Random House, Nova York, 1992.
[28]
Documento de abril de 1992, intitulado AD HOC COMMITTEE ON RESEARCH: PRINCIPLES, PATTERNS, AND STRUCTURES IN THE URANTIA BOOK AND RELATED SOURCES [Comitê ad hoc sobre Pesquisa: Princípios, Padrões e Estruturas no The Urantia Book e Fontes Relacionadas] por Carolyn Kendall. Foi usada a publicação original. Carolyn preparou esse material para assistir um Comitê ad hoc para o trabalho da Fellowship numa nova constituição. Eu fui um membro desse Comitê.
[29]
AFFIDAVIT [Depoimento] de Dr. Meredith Sprunger, datado de 24 de outubro de 1998. Foi usada a publicação original, fornecida pelo autor. (Veja página 316-320).
[30]
WITNESSES TO A REVELATION [Testemunhos para uma Revelação] por Polly Friedman, Verão de 1993, School of Meanings and Values [Escola de Significados e Valores] Foi usada a publicação original.
[31]
URANTIA, The Great Cult Mystery [Urantia, o Grande Mistério Religioso], por Martin Gardner, Prometheus Books, Nova York, 1995. Foi usada a publicação original.
[32]
THE PLANETARY PRINTS [Edições Planetárias], Primavera de 1985. Foi usada a publicação original.
[33]
RESPONSE TO URANTIA FOUNDATION'S REPORT TO READERS OF THE URANTIA BOOK [Réplica ao Relato da Urantia Foundation para os Leitores de The Urantia Book], 21 de junho de 1990, Tom e Carolyn Kendall. Foi usada a publicação original, fornecida pelos autores em 1990, quando eu era um Conselheiro Geral.
[34]
Declaração de Custódia da Urantia Foundation . Foi usada a publicação original.
[35]
HAVES AND HAVE NOTS [Ter e Não Ter] por Mortimer J. Adler, Macmillan Publishing Company, Nova York, 1991.
[36]
THE FELLOWSHIP BULLETIN, Inverno de 1992. Foi usada a publicação original.
[37]
AFFIDAVIT OF MARTIN MYERS [Depoimento de Martin Myers], 24 de maio de 1993. Foi usada cópia do documento original da corte.
[38]
Cópia de carta de Clyde Bedell para Martin W. Myers, 16 de outubro de 1979. Dada a mim por Clyde, em novembro de 1984.
[39]
URANTIA BROTHERHOOD BULLETIN, Primavera de 1982. Foi usada a publicação original.
[40]
THE FUTURE OF THE FIFTH EPOCHAL REVELATION [O Futuro da Quinta Revelação de Época] por Meredith J. Sprunger, documento de 10/2/93. Foi usada a publicação original.
[41]
UNITY, NOT UNIFORMITY! [Unidade, não Uniformidade] Conversa a propósito de The Urantia Book, as Organizações Oficiais do Movimento de Urantia, e Unidade, não Uniformidade, por Martin W. Myers. Apresentada para a Primeira Conferência Ocidental de Urantia, 29 de junho de 1973. Foi usada cópia da publicação original.
[42]
AN UNOFFICIAL "WHITE PAPER" Some things for the TRUSTEES OF THE URANTIA FOUNDATION and the EXECUTIVE COMMITTEE OF THE URANTIA BROTHERHOOD CORPORATION to ponder ["Documento Branco" não oficial com Algumas coisas para os Curadores da Urantia Foundation e o Comitê Executivo da Urantia Brotherhood Corporation ponderarem], por Clyde Bedell, abril de 1976. Foi usada a publicação original.
[43]
VERN GRIMSLEY MESSAGE EVALUATION [Avaliação da Mensagem de Vern Grimsley] por Hoite Caston, editado por Richard Keeler, 17 de junho de 1984. Foi usada a publicação original.
[44]
THE PROBABLE BOMBING OF US NUCLEAR TARGETS (OR IMPROBABLE) [O Provável (ou Improvável) Bombardeio de Alvos Nucleares dos USA] de 27 de outubro de 1983, por Clyde Bedell. Foi usada a publicação original.
[45]
TO BE (upset) OR NOT TO BE [Ser (perturbado) ou não o Ser], "Lido para um encontro em Boulder, na noite de 27/10/83, depois que as pessoas tinham tido cerca de meia-hora de uma conversa assustadora, recomendando estocar alimentos, água, etc., a preparação de cada membro da família com um grande conjunto de coisas para levar a abrigos para onde fugir em caso de alarme, etc." por Clyde Bedell. Foi usada a publicação original.
[46]
THE GOLDEN YEARS [Os Anos Dourados], por Carolyn Kendall e Barbara Newsome, História Comemorativa do 50o Aniversário da Urantia Foundation, primeira impressão, 2000.